sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O que posso fazer para evitar a Infecção Urinária Recorrente?


O que posso fazer para evitar a Infecção Urinária Recorrente?
A infecção urinária é uma doença proveniente do aparecimento anormal de microorganismos no trato urinário, sendo um dos mais frequentes problemas especialmente em mulheres, que correspondem a 80% da incidência da doença.

O mais evidente sintoma da infecção urinária são as intensas dores na região da bexiga e pélvis, que se assemelham a cólicas, atrapalhando completamente a qualidade de vida das pessoas. Os principais sintomas dessa doença são:

*Disúria (ardor na uretra durante a micção);
*Noctúria (mais de uma micção noturna);
*Aumento da frequência urinária (mais de sete vezes por dia);
*Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
*Dor supra púbica;
*Sangue na urina;
*Alteração do aspecto físico da urina (coloração escura, aparência turva e odor forte).

Em casos mais severos, podem-se apresentar dores lombares e, como toda infecção grave, estados febris.

As principais causas para a infecção urinária são maus hábitos de higiene e relações sexuais. Sua incidência em mulheres é maior por que nelas a uretra é mais curta e mais próxima ao ânus, tornando-a mais susceptível a infecções.

Outros grandes fatores que provocam a infecção urinária são a alimentação, com baixa ingestão de líquidos (que diluem a composição da urina), hábito de ficar muitas horas com a bexiga cheia sem urinar e mau funcionamento do intestino. Se não for tratada, ela pode acometer outros órgãos do trato urinário, espalhar-se pelo organismo e se tornar uma infecção generalizada.

Como combater a infecção urinária?
Algumas pessoas possuem maior propensão a sofrer infecção urinária e esses episódios podem acontecer repetidamente, diminuindo cada vez a resistência dos órgãos do trato urinário. Para essas pessoas, os cuidados de prevenção e tratamento são ainda mais importantes. Confira abaixo algumas dicas simples e fundamentais para evitar a infecção urinária recorrente:

Alimentação: Aumentar a ingestão de água para no mínimo um litro e meio por dia e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra para combater a constipação intestinal. Durante episódios de infecção, é importante evitar beber determinadas bebidas gasosas ou ácidas, como café e refrigerante.
Higiene: A higiene íntima deve ser sempre realizada no sentido da frente para trás, para evitar a contaminação com bactérias do ânus;
Relações sexuais: é importante fazer a higienização da área íntima antes e após da relação sexual. Urinar após o ato sexual auxilia a expulsar bactérias que possam ter penetrado a uretra e bexiga;
Micção: evitar manter a bexiga cheia por muitas horas.
Ciclo Menstrual: dê preferência a absorventes externos, evitando os internos, e nunca mantenha o mesmo absorvente por muitas horas.
Roupas: evite usar calças muito apertadas ou calcinhas que impeçam a ventilação local.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.