quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Alzheimer: novo exame dos olhos permite detectar a doença antes dos sintomas surgirem


Quanto mais cedo o Alzheimer for diagnosticado, melhor o paciente responde ao tratamento. Idealmente, o paciente deve começar a ser tratado antes de exibir sintomas neurológicos. Para tentar passar a perna na doença, pesquisadores criaram até jogos de memória e localização espacial para identificar pioras discretas nas funções cerebrais da população geral.

Outra grande novidade do diagnóstico precoce da doença é o exame da retina. A pesquisa feita na Universidade de Minnesota (EUA) foi publicada na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science.

No trabalho, os pesquisadores detectaram mudanças na retina de ratos com predisposição para desenvolver Alzheimer.

Olhos como janelas para o cérebro
Neurologistas costumam dedicar uma boa atenção ao exame dos olhos de seus pacientes. “A retina não é apenas ‘conectada’ ao cérebro – ela é parte do sistema nervoso central”, explica o pesquisador Swati More. Apesar de tanto o cérebro quanto a retina se alterarem com o Alzheimer, a retina tem uma vantagem: “Ao contrário do cérebro, a retina é acessível, tornando alterações mais fáceis de serem observadas. Percebemos mudanças na retina de ratos com Alzheimer antes da idade típica em que os sinais neurológicos são observados”, aponta More.

Novos tratamentos
Além de oferecer diagnóstico precoce para pacientes, outro objetivo do estudo é melhorar a criação de medicamentos para os primeiros estágios da doença. Já que o Alzheimer costuma ser diagnosticado quando sintomas neurológicos já são apresentados, as drogas existentes são voltadas para esta fase tardia.

“Drogas não podem ser testadas para determinar se são eficazes no começo do Alzheimer. Com uma ferramenta de diagnóstico precoce, podemos ajudar no desenvolvimento de novas drogas”, explica outro autor do trabalho, Robert Vince.

Com esta tecnologia de diagnóstico, novos tratamentos podem ser desenvolvidos para a fase anterior da doença. [Science Daily]

por Juliana Blume
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.