sábado, 3 de junho de 2017

Perigosa doença que havia desaparecido está de volta - Pais precisam ficar atentos


Escarlatina é uma doença muito antiga, que havia desaparecido e todos pensavam que ela havia ficado para trás. Trata-se de uma infecção que atinge, na grande maioria das vezes, crianças entre 5 e 12 anos. O problema é que ela está de volta: há um verdadeiro surto no Reino Unido e na Ásia. Já foram registrados na Inglaterra, desde 2014, 12 mil casos. E a tendência é se espalhar pelo mundo. As crianças não têm o sistema imunológico fortalecido. Por isso são mais propensas a várias doenças e a escarlatina é uma delas.

Os sintomas são erupção cutânea, coceira, vermelhidão no rosto, dor na garganta, comichão na pele e gânglios inchados. A causa está principalmente na presença da bactéria Streptococcus, muito agressiva ao organismo. Se seu filho tem essa bactéria, tem grandes chances de desenvolver a doença. As erupções cutâneas parecem muito com queimaduras do sol e atacam principalmente o pescoço, o peito, o rosto e as costas.

Se a doença não for tratada em seis dias, todos os sintomas se espalharão rapidamente. Talvez você não tenha tanta preocupação, se mora num lugar muito distante de onde a doença reapareceu. No entanto, todos sabem que num mundo globalizado é muito difícil limitar as doenças contagiosas. Então, a primeira medida é garantir que seu filho não está exposto a nenhuma pessoa que luta contra a infecção. Separe bem a escova de dente e tenha muito cuidado com os produtos de higiene que a criança usa. Se, infelizmente, ele contrair escarlatina, você precisa levá-lo ao médico. Seu filho deve ser tratado com antibiótico, prescrito pelo profissional de saúde, possivelmente por dez dias, ainda que ele pareça ter melhorado antes desse prazo.

É bom observar durante 24h como o corpo reagiu sem o remédio, se houve recaída, depois desses dez dias. Caso a doença não seja tratada, as consequências serão marcantes para a saúde física da criança, como o desenvolvimento de problemas renais.

Ninguém quer sofrer com os sintomas até ser curado definitivamente da infecção, não é? Para ajudar a aliviar o desconforto, recomendamos o uso de algumas alternativas naturais.

Veja:

- Vinagre de maçã: este ingrediente fornece muitas qualidade para o corpo, mas quando se trata de escarlatina, ele ajuda a aliviar as dores, principalmente na garganta. Misture um pouco com pimenta caiena e isso potencializará o efeito do vinagre. O vinagre de maçã é bom para prevenir e curar infecções, além de tratar feridas. Então derrame um pouco num pano limpo e aplique sobre a pele. Mas tem que ser vinagre de boa qualidade e, se possível, orgânico.

- Mel e folhas de hortelã: coloque esses ingredientes num copo de água quente e dê para a criança tomar de duas a três gotas diariamente. Outra boa opção é fazer uma inalação com o vapor dessa mistura. Isso aliviará a garganta, limpará as vias aéreas e prevenir infecções.

- Óleo essencial de lavanda (vende-se em lojas de produtos naturais): passe um pouco do óleo (duas gotas já é uma boa quantidade) na pele para aliviar a inflamação. O ideal é misturá-lo com um pouco de azeite ou óleo de amêndoa. Feito isso, você deve passar na erupção cutânea. É bom observar se a criança não está se coçando sem motivo, porque isso piora o estado da pele.

Recomendamos também o consumo de alimentos alcalinos (como saladas de folhas temperadas com limão), pois eles acalmam a pele irritada e hidratam o corpo e impede as toxinas.

E, por fim, é essencial que seu filho fique longe de pessoas que fumam, pois o ar puro é importante nessas horas.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.