sábado, 3 de junho de 2017

Kefir de água: O que é, como consumir, benefícios e receitas


O kefir, também conhecido como iogurte da Bulgária, de passarinhos ou búlgaros, é um produto fermentado rico em bactérias probióticas e leveduras. Pode ser feito a partir de diferentes produtos, como a água e o leite. Quais são os benefícios de tomar kefir em jejum e como prepará-lo, você vai encontrar neste artigo.

O que são os nódulos de Kefir?
O kefir é uma combinação de leveduras e bactérias probióticas com um aspecto semelhante ao couve-flor, seus nódulos ou búlgaros têm uma textura gelatinosa e estão envoltos em uma matriz denominada kefiran.

A origem do kefir remonta há milhares de anos, na região do Cáucaso, onde os muçulmanos o chamavam de “Os Grãos do Profeta Mahona”. Já nessa altura os seus benefícios eram aproveitados, e hoje em dia você também pode fazer isso.

Quais tipos de Kefir existem?
Você pode preparar três tipos de kefir: búlgaros de água, de leite e de chá kombucha. Dependendo da região e do tipo de cultivo, o kefir tem diferentes composições, mas os micro-organismos mais comuns que o compõem são: a bactérias Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus brevis, Streptococcus thermophilus e a levedura Kluyveromyces marxianus. Todos os tipos de kefir têm a mesma microflora, mas adaptada para diferentes meios.

Saiba quanto de Kefir consumir por dia:
Tomar kefir em jejum é o mais recomendado para o seu corpo aproveitar ao máximo. Se você quer usar o kefir como um remédio natural preventivo com um copo em jejum ou no meio da manhã é perfeito.

No entanto, se você tem algum problema e quer usá-lo como remédio, pode tomar de 1 a 3 litros de kefir por dia. A quantidade recomendada que você tenha é de 1 litro, embora em casos de leucemia e anemia grave possa chegar a 2 litros.

Não existe uma denominada dieta kefir, mas você pode tomar o kefir para perder peso, já que é um dos seus benefícios. Você se pergunta como tomar o kefir de água ou leite? A resposta é muito simples, você apenas deve adicioná-lo ao seu café da manhã de sementes, frutos secos ou frutas, também pode preparar uma bebida de búlgaros de água para emagrecer e tê-la na geladeira para estar sempre à mão e beber quando quiser.

Benefícios do Kefir:
Os búlgaros de água ou qualquer outro tipo de kefir tem propriedades semelhantes. Vejamos algumas das suas principais características.

É desintoxicante.
Regenera a flora intestinal.
Melhora as defesas.
Favorece a digestão.
Evita a constipação.
Equilibra a flora bacteriana.
Produzir a síntese de vitamina B.
Ajuda a reduzir o colesterol.
Age como laxante.
Ajuda a tratar eczemas.
Regula a pressão arterial.
Colabora na perda de peso.
Ajuda em casos de ansiedade, depressão e sono.
Fornece fósforo, potássio, cálcio e vitaminas.

Como preparar Kefir em casa:
A forma mais simples de preparar iogurte de búlgaros para emagrecer é conseguindo os nódulos. É uma tradição que alguém deve resgatá-los, existem grupos no Facebook, onde você pode encontrar doadores, embora também possa comprá-los.

Uma vez que você tem os nódulos em suas mãos, é hora de começar a reproduzi-los. Você pode fazê-lo no leite integral ou água, seja qual for sua opção, você nunca deve usar elementos metálicos, opte pelos de plástico ou vidro.

Coloque duas colheres de sopa de nódulos de kefir em um frasco de vidro (ou plástico) limpo, despeje duas xícaras e meia do seu líquido de preferência no frasco, não encha completamente, já que o kefir precisa respirar para fermentar.

Feche o frasco e armazene em temperatura ambiente, não no congelador. Em cerca de 8 horas já estará pronto. O ideal é fazê-lo durante a noite para que esteja pronto pela manhã. Coe e guarde na geladeira.


Mais bebidas benéficas para a saúde:

Você pode incorporar o kefir em outras bebidas para melhorar suas propriedades ou se você não gosta do sabor, também pode escolher outras opções que resultam muito eficazes, como as que trazemos a seguir.

Bebida de mirtilos. Você já deve saber algo sobre as propriedades desintoxicantes dos mirtilos, bom, você também pode tirar proveito de uma deliciosa bebida para perder peso.

Ingredientes
1 copo de suco natural de mirtilos
3 copos de água mineral
Um copo de suco de limão natural
½ colher de chá de gengibre ralado
¼ colher de chá de canela

Preparação: Em primeiro lugar, processe os mirtilos para obter o seu suco. Depois disso, no mesmo liquidificador ou processador de alimentos coloque a água mineral e o suco de limão. Por último, adicione o gengibre e a canela. Mexa e beba. Se você desejar, pode adicionar gelo picado e adoçante.

Refresco de chá verde. Um imperdível nas dietas para perder peso é o chá verde. Combine-o com hortelã e crie um delicioso refresco de emagrecimento.

Ingredientes:
Um litro de chá verde
O suco de um limão
Algumas folhas de hortelã
Gelo
Seu adoçante preferido

Preparação: Prepare um litro de chá verde um pouco concentrado, procedendo como costuma fazer. Quando estiver pronto, deixe esfriar. Enquanto isso, esprema o suco de limão e coloque em uma jarra junto com o gelo. Adicione o chá verde, algumas folhas de hortelã (que também podem ser incluídas na infusão prévia, se desejar) e adoce se você quiser ou não com stevia ou o adoçante dietético que você usa habitualmente.

Então, bastará apenas desfrutar deste saboroso refresco de chá verde. Perfeito para beber em uma tarde de calor substituindo outros tipos de bebidas que não fornecem nada para a sua saúde.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.