quarta-feira, 12 de abril de 2017

Taxa de sobrevivência para quase todos os tipos de câncer cresceu

Avanços nas últimas décadas tornaram os tumores menos letais — mas especialistas ressaltam que mais medidas preventivas devem ser tomadas

(Foto: Science Photo Library/Science Photo Library)

Um relatório do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, em parceria com outras associações traz um dado animador. De algumas décadas para cá, a taxa de sobrevivência por cinco anos ou mais após o diagnóstico de um tumor maligno cresceu consideravelmente. As únicas exceções são os casos de colo e de corpo de útero.

Essa constatação surgiu depois de os cientistas compararem indivíduos que tiveram câncer entre 1975 e 1977 com outros que sofreram dessa doença entre 2006 e 2012. Os maiores aumentos absolutos na sobrevida, de 25% ou mais, foram observados nos tumores de próstata e rim, bem como linfoma, mieloma e linfoma não-Hodgkin. “Investigar essas tendências é uma forma de avaliar o progresso contra o câncer”, explica Ahmedin Jemal, médico que fez parte da elaboração do documento.

De acordo com a pesquisa, a melhora englobou todas as raças. Porém, ainda existe uma disparidade — apesar de a incidência de câncer de mama ser parecida entre as mulheres, as negras possuem um risco 40% maior de morrer com ele. “Temos muito que estudar para entender as causas dessas discrepâncias, mas certamente as diferenças nos tipos e no momento dos tratamentos recomendados desempenham um papel”, explica Lynne Penberthy, que também trabalhou no relatório.

Os experts chamaram a atenção para dois fatores ligados à doença: tabagismo e excesso de peso. As taxas de sobrevivência de câncer relacionadas ao cigarro continuam baixas. Já a obesidade preocupa por financiar alguns tipos da enfermidade — e por atingir 30% da população mundial.

fonte
Por Ana Luísa Moraes
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.