domingo, 16 de abril de 2017

Por que você deve comer abacate

Os benefícios do abacate estão, sobretudo na polpa, mas os efeitos podem estar também nas folhas, cascas, óleos e sementes da fruta

O abacate pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura no abdômen, o tipo mais perigoso. (Pixabay/iStock)

Boa notícia para os amantes do abacate. Segundo estudo publicado no jornal Phytotherapy Research, a fruta ajuda a prevenir a síndrome metabólica, condição que envolve a existência de três ou mais fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, como pressão alta, nível alto de triglicérides e maior circunferência abdominal.

A pesquisa avaliou resultados de 129 estudos já publicados, examinando os efeitos do abacate em diferentes causas da síndrome metabólica. A maior parte desses estudos envolvia o consumo da polpa da fruta, mas outros também analisaram os efeitos das folhas, cascas, óleos e sementes.

Benefícios do abacate
Os pesquisadores concluíram que consumo da fruta pode ter influência sobre diversos aspectos, como no nível ruim de colesterol (LDL), o colesterol bom (HDL), triglicérides, colesterol total e fosfolipídeos. “Os agentes hipolipemiantes, anti-hipertensivos, antidiabéticos, anti-obesidade, antitrombóticos, anti-ateroscleróticos e cardioprotetores presentes no abacate têm sido demonstrados em vários estudos”, explicaram os autores do compilado. Em outras palavras, o abacate pode agir na prevenção de todos os sintomas da síndrome metabólica.

A maioria dos estudos recomenda comer a fruta diariamente. “Este é apenas mais um estudo para mostrar que o abacate realmente merece o status de um superalimento“, disse Cynthia Sass, editora de nutrição do site Health.com que não teve participação no estudo. Cynthia explicou que o abacate pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura no abdômen, o tipo mais perigoso. Por ser rico em gordura saudável e bastante denso, proporciona maior saciedade.

Superalimento
Pessoas que comem mais abacate, segundo a pesquisa, pesam menos e tem circunferências abdominais menores do que aquelas que não o consomem, mesmo sem controlar a quantidade de calorias que ingerem. “Este é mais um exemplo de como nem todas as calorias são iguais”, afirmou Cynthia. Além disso, o abacate também é uma boa fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Como adicionar o abacate na dieta?
Além da vitamina e guacamole, é possível comer abacate acompanhando torradas e saladas, como recheio de sanduíches, omeletes e sopas. O abacate pode ser, ainda, um substituto para a manteiga em receitas e sua cremosidade pode servir de base parar sobremesas e pudins.

Apesar de o estudo ter analisado todas as partes da fruta, Cynthia recomenda consumir apenas a polpa, de forma tradicional, por enquanto. “Nós ainda não sabemos o suficiente sobre a segurança em comer a semente e a casca”, concluiu.

fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.