sábado, 15 de abril de 2017

O que suas unhas podem dizer sobre sua saúde

Poucos sabem, mas as características das unhas possibilitam avaliar o estado de saúde geral, já que determinadas alterações podem indicar doenças

Unhas (iStockphoto/Getty Images)

As unhas são compostas por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além dessa função de proteção, o que muitos não sabem é que as unhas também são indicadores de como está a saúde geral de uma pessoa e que algumas alterações ungueais ainda são características de algumas doenças.

Características de unhas saudáveis
Unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal.
Quando as unhas apresentam aspecto quebradiço, frágil, descamativo podem ser sinal de anemia ou carência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico.

Alertas
Linhas transversais podem ser indicativas de má nutrição, insuficiência renal e podem aparecer até mesmo depois de quimioterapia.

Já linhas longitudinais são comuns em indivíduos idosos e também podem indicar trauma da matriz ungueal e são comuns na artrite reumatoide, doenças vasculares e algumas doenças dermatológicas como líquen plano.

Unhas muito espessas, opacas e com restos córneos subungueais ou descoladas podem ser sinal de micose ou, menos frequentemente, de doenças como a psoríase ou até mesmo indicação de problemas circulatórios e pulmonares.

O formato alterado da unha também pode significar algumas doenças. Por exemplo a unha em formato de colher pode ser um indicativo de anemia, doenças do fígado (como hemocromatose), doenças cardíacas e até hipotireoidismo.

A unha em formato de vidro de relógio acompanhada do baqueteamento dos dedos também está presente em doenças pulmonares, cardíacas, hepáticas e gastro intestinais (como na doença inflamatória intestinal).

Concluindo, através da observação das características das unhas, também é possível avaliar o estado de saúde geral, pois diversos problemas de saúde graves podem alterar seu processo de crescimento e desenvolvimento.


fonte
Por Adriana Vilarinho
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.