segunda-feira, 17 de abril de 2017

Implantes mamários causam forma rara de câncer após 9 mulheres morreram de doença ligada ao silicone


Os implantes mamários podem causar uma forma de câncer rara e difícil de tratar. A FDA, órgão do governo dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos, suplementos alimentares, medicamentos e cosméticos, confirmou a informação em uma atualização para suas diretrizes.

Essa notícia vem após a agência federal receber relatórios de 359 mulheres que alegam uma ligação entre os seus implantes e o diagnóstico de linfoma anaplásico de células grandes (ALCL), uma forma rara de linfoma. A atualização marca um triunfo para os pesquisadores médicos dos EUA, seis anos depois que a Organização Mundial de Saúde alertou pela primeira vez sobre a potencial ligação.

No ano passado, os pesquisadores franceses tornaram-se os primeiros a reconhecer o “elo claramente estabelecido”, ordenando que os fabricantes provassem a segurança de seus produtos ou enfrentassem a proibição. A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido ainda está analisando os relatórios francês e americano, e ainda não reconheceu o “vínculo claramente estabelecido“.

Implantes de silicone são a segunda forma mais popular de cirurgia plástica nos EUA, com mais de 300.000 procedimentos realizados por ano. Os pesquisadores asseguraram aos pacientes que o câncer é facilmente tratável se os implantes foram removidos. “Todas as informações até à data sugerem que as mulheres com implantes mamários têm um risco muito baixo, mas a crescente possibilidade de desenvolver ALCL em comparação com as mulheres que não têm implantes mamários“, disse a FDA em um comunicado.

“A maioria dos casos de ALCL associado ao implante mamário é tratada por remoção do implante e da cápsula que rodeia o implante, alguns casos foram tratados por quimioterapia e radiação“, dizia o comunicado.

A agência disse que a atualização chegou em meio a um recente aumento de evidências circunstanciais mostrando uma ligação entre a doença e o implante. “A partir de 1º de fevereiro de 2017, a FDA recebeu um total de 359 relatórios de cânceres relacionados ao implante de mama, incluindo 9 mortes“, dizia também o comunicado.

Os implantes mamários aprovados nos Estados Unidos podem ser preenchidos com solução salina ou com gel de silicone. Eles vêm em diferentes tamanhos e formas e têm superfícies lisas ou texturizadas. “Existem 231 relatórios que incluíram informações sobre a superfície do implante. Destes, 203 foram relatados como sendo implantes texturizados e 28 relatados como implantes lisos”, escreveram no comunicado.

Algumas pesquisas sugeriram que as bactérias presentes no invólucro externo durante a implantação levam a alterações no sistema imunológico que desencadeiam o câncer. No entanto, isso não é comprovado.

Um órgão britânico, a Agência de Medicamentos e Produtos de Saúde Regulamentar (MHRA) não tenha revisto sua orientação desde 2014. Um porta-voz disse: “Vamos acompanhar de perto os resultados da investigação pela Autoridade Reguladora francesa e tomar medidas adequadas regulamentares ou de segurança, se necessário.”

Na maioria dos casos de BIA-ALCL, as mulheres são tratadas com sucesso apenas com a cirurgia, mas a quimioterapia e a radioterapia também podem ser necessárias. Desde 2011, quando os chefes de saúde dos EUA, a FDA, a MHRA e a Organização Mundial da Saúde emitiram alertas para os médicos, obrigando-os a relatar os casos. A comunidade médica tem se preocupado cada vez mais com a BIA-ALCL.

Desde então, os médicos registrados na Associação Britânica de Cirurgiões Estéticos e Cirúrgicos BAAPS, que representam todos os cirurgiões cosméticos que trabalham no SNS, alertaram pacientes sobre a doença.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]
de Gustavo Teixera
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.