quinta-feira, 13 de abril de 2017

Efeito sanfona eleva mortalidade em pessoas com doenças cardíacas

As consequências da flutuação do peso podem ser ainda mais severas para quem já sofre com disfunções no coração

(Alex Silva/A2 Estúdio)

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Clínica Cardiovascular, em Nova York, nos Estados Unidos, descobriram um ótimo motivo para manter o número da balança estável. Eles apontaram que portadores da doença arterial coronariana (DAC) que passaram por muitas variações de peso têm risco aumentado de derrame, ataque cardíaco e morte prematura.

A tal DAC é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que faz com que o fornecimento de sangue para o coração fique comprometido. No Brasil, são 2 milhões de novos casos por ano.

Mais de 9 500 pessoas com o distúrbio foram analisadas no estudo, todas com idade entre 35 e 75 anos. Além disso, os participantes possuíam colesterol elevado e histórico de problemas cardiovasculares. Eles foram examinados 12 vezes durante quase cinco anos para, entre outras coisas, checar flutuações do peso.

Depois que os especialistas ajustaram outros fatores de risco, chegaram à conclusão que o grupo com maior variação na forma física tinha um risco 117% maior de sofrer um ataque cardíaco, 136% maior de ter um derrame e 124% maior de morrer ao longo do experimento. Não é pouca coisa.

“É importante perder peso. Mas os dados mostram que você tem que mantê-lo também”, disse Sripal Bangalore, autor da investigação, em entrevista ao jornal The New York Times. “Muitas vezes as pessoas ficam motivadas até emagrecerem, e aí sentem que podem relaxar. Talvez essa nova informação possa ser usada como estímulo”, completa. É claro que pequenas oscilações são até naturais. Contudo, o vaivém excessivo de fato deve ser evitado.

Por Ana Luísa Moraes
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.