quarta-feira, 19 de abril de 2017

É verdade que as mulheres conseguem sincronizar a menstruação?

Segundo pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, não há correlação entre a convivência entre mulheres e a sincronia menstrual

Outras análises já mostraram defeitos na teoria da sincronização dos ciclos menstruais. (IStock)

Você já deve ter ouvido falar que os ciclos menstruais de mulheres coincidem quando convivem muito tempo juntas e que até existe uma explicação científica para isso. No entanto, os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluíram que a menstruação de mulheres que moram juntas, na verdade, não sincronizam com o tempo.


Desmitificando

Em 1971, o estudo liderado pela psicóloga Martha McClintock, da Wellesley College, nos Estados Unidos, sugeria que mulheres liberam feromônios que influenciam os hormônios de outras mulheres, aproximando ou distanciando reciprocamente seus ciclos menstruais. A descoberta ficou conhecida no meio científico como ‘efeito McClintock’.

Para comprovar a teoria, os pesquisadores acompanharam 360 mulheres que utilizavam o aplicativo de calendário menstrual ‘Clue’ e que não utilizavam nenhum tipo de anticoncepcional hormonal. Elas também relatavam convivência próxima com outras mulheres. De acordo com os resultados, ao contrário do que se imaginava, mais de 75% das participantes viram seus ciclos cada vez mais distantes de suas colegas. Apenas 79 observaram o fenômeno da sincronia.

Teorias
A pesquisa não é tão inovadora assim. De fato, poucos estudos chegaram às mesmas conclusões que o realizado em 1971, baseado no entendimento de que as mulheres emitem dois tipos de feromônios que podem acelerar e retardar a ovulação. Desde então, diversas análises mostraram defeitos na fundamentação dessa teoria.

Jeffrey Schank, psicólogo que hoje trabalha na Universidade da Califórnia, encontrou falhas em seus próprios métodos. Em um estudo altamente controlado de feromônios em roedores, Schank descobriu que a ideia de que os feromônios se comunicam e influenciam, na realidade, não faz sentido.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.