quinta-feira, 27 de abril de 2017

Benefícios da Lecitina de Soja


A Lecitina de Soja é rica em colina, inositol, fosfatídios e ácidos graxos poliinsaturados essenciais.
Estudos vêm mostrando os benefícios da Lecitina de Soja para a saúde em diversos aspectos. Para melhores resultados, seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

A Lecitina é uma das melhores fontes naturais de Colina e Inositol, dois nutrientes do complexo B. A Colina é uma das substâncias que o nosso organismo exige em maiores quantidades. A sua função principal é a mobilização de gorduras no fígado (ação liotrópica), impedindo assim que as gorduras se acumulem nesse órgão, o que desencadearia a enfermidade conhecida como cirrose.
Ela é essencial para o funcionamento saudável do sistema nervoso, pois o revestimento de mielina que rodeia e protege os nervos depende da colina, sendo que este nutriente é também imprescindível para o bom funcionamento dos músculos.

A Colina é uma das poucas substâncias que tem permissão para penetrar diretamente nas células do cérebro onde produz a neurotransmissora acetilcolina, o qual está envolvido em uma vasta gama de atividades cerebrais: memória, percepção dos sentidos e coordenação muscular. O Nositol encontra-se sempre associada a Colina, sendo a ação conjunta de ambas que promove a maior produção de Lecitina pelo fígado.

A falta deste nutriente pode provocar a queda dos cabelos e assim predispor à calvície.
O Inositol começou a apresentar alto interesse na nutrição esportiva a partir dos anos 80, principalmente na União Soviética onde o seu uso na medicina esportiva era mantido em segredo. Foi amplamente pesquisado no Japão com a finalidade de se obter, com o seu emprego, um melhor desempenho do músculo cardíaco. O Inositol atua também para a beleza da pele e dos cabelos e seu efeito calmante contraria a insônia e as ansiedades.

A lecitina de soja, um derivado da soja, pode ter efeitos benéficos sobre a produção e regulação hormonal. Aconselhada nos processos de menopausa, pode reduzir os efeitos desagradáveis consequentes da falha na produção hormonal.

Suplementar a alimentação diária com lecitina de soja é uma excelente opção tanto para mulheres em menopausa como para aquelas que possuem o ciclo menstrual irregular, por oferecer um substrato natural de alto valor biológico e constituir um excelente suplemento alimentar rico em vitaminas lipossolúveis.

Auxilia na redução do colesterol, desde que associada a uma dieta pobre em gorduras.
Lecitina de soja é um complexo de fosfolipídios naturais isolados de soja (Soja hispida), da família das leguminosas Papilionaceae.

A soja fosfolipídeos naturais são quimicamente definido como diésteres de ácido fosfórico esterificados com acilgliceróis, colina, etanolamina ou inositol. Lecitina de fosfolipídios são normalmente distruibuidos naturalmente pelo corpo humano capaz de encontrar no fígado, sangue, bílis, tecido nervoso central, os neurônios, pulmões, etc. E nas membranas das células do corpo, como elementos estruturais básicas.

Papel de fosfolipídios
Devido a isso envolvido em uma série de importantes processos metabólicos tais como a absorção de gordura, o metabolismo do colesterol, a regulamentação do teor de lipídios séricos, o transporte lipídico, a coagulação do sangue, o metabolismo do fígado, percepção visual, a função do neurotransmissor, a biossíntese de prostaglandinas e reprodução sexual.

Ação e indicações de lecitina de soja
Clinicamente, verificou-se que um valor elevado de LDL (lipoproteína de baixa densidade) é um fator de alto risco para doença cardíaca, sobre a taxa de um contrário elevados de HDL (lipoproteína de alta densidade) diminui o risco de doença cardíaca coronária.

Ele também tem vindo a registrar na ação de alimentos em hospitais adjuvante de lecitina de soja, o que traduz uma diminuição das lipoproteínas LDL e um aumento simultâneo do HDL.

Em outras doenças como a doença aterosclerótica, o efeito do emulsificante lecitina permite a hidrólise de ésteres de ácidos gordos e remoção de conchas e até mesmo impedir o seu aparecimento.
Em processos naturais ou envelhecimento precoce é a redução da neurotransmissão colinérgica no cérebro, que se manifesta pela perda de memória, tremores, nervosismo, e assim por diante. Essas manifestações podem ser evitados ou compensados com a contribuição de fosfatidilcolina contida na lecitina de soja, que exerce uma acção reguladora e regenerar os níveis de acetilcolina diretamente responsáveis por esses transtornos.

Na lecitina de soja neurológica mesmo aspecto é revelado como um suplemento dietético de escolha para crianças e estudantes, que exigem uma melhoria no desempenho intelectual. Para os atletas é um alimento de regeneração após a atividade física intensa.

Finalmente, é interessante que elogia maciças e contínuas agressões emocionais e químicas (poluição, tratamentos com drogas, etc.) Responsável pelo estado de estresse, acelerar processos metabólicos, afetando principalmente o fígado e o sistema nervoso. A contribuição da dieta natural de fosfolipídios da lecitina de soja produzidos a reparação "in situ" dos órgãos afetados.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.