quinta-feira, 27 de abril de 2017

Benefícios da cenoura: Saiba mais sobre os poderes desse alimento para a saúde!

A cenoura, em suas mais diversas formas de consumo, é um poderoso aliado à saúde. Conheça seus principais benefícios!

Cenoura ralada, crua ou cozida, no bolo, purê, no deliciosos sucos detox... Diversas são as possibilidades gastronômicas para investirmos nesse vegetal tão conhecido e apreciado em nossa alimentação. E, dentre tanta utilidades e funções, você conhece os benefícios nutricionais desse ingrediente para a saúde? De prevenção à infecções à questões da visão, o alimento é um poderoso aliado ao organismo, promovendo bem-estar e o fortalecimento geral do corpo.

A cenoura é um dos alimentos mais utilizados na culinária brasileira. Compondo preparações doces e salgadas, o vegetal, além de saboroso, é fonte de importantes nutrientes para o nosso corpo, que ajudam a torná-lo saudável. Essas substâncias, tais como as vitaminas A, C e K, e minerais, como o ferro, potássio e manganês, favorecem desde o controle dos níveis da pressão arterial até um emagrecimento saudável. A nutricionista Carine Rodrigues listou os principais benefícios da cenoura para nossa alimentação. Confira!

Por que comer cenoura no dia a dia?

1° - Faz bem aos olhos: Fonte de vitamina A, a cenoura atua na proteção da nossa visão, diminuindo os riscos da degeneração macular e outras doenças que podem ser desenvolvidas com a falta da substância. "É essencial para a visão e para os tecidos epiteliais, como a pele, pois possui um alto teor de B-caroteno, que é um precursor da vitamina A", explica a nutricionista.

2° - Diminui os riscos de infecções: Com propriedades anti-inflamatórias e agentes antioxidantes, o consumo da cenoura ajuda a reduzir a suscetibilidade a infecções no nosso organismo. Essa ação se dá devido a presença da vitamina C em sua composição.

3° - Controla os níveis da pressão arterial: Segundo Carine Rodrigues, o vegetal é fonte de potássio, substância com ação vaso dilatadora, que melhora o fluxo sanguíneo: "É um mineral essencial para um bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e o controle da pressão arterial", completa a profissional.

4° - Favorece o trânsito intestinal: A cenoura também é rica em fibras alimentares. Conhecidas por proporcionarem saciedade e ajudarem no emagrecimento saudável, essas substâncias também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação, ajudam a controlar a glicemia sanguínea e a reduzir os níveis de LDL, colesterol "ruim".
Possui baixo valor calórico, aproximadamente 35 Kcal a cada 100 gramas.
É um vegetal bastante versátil pode ser consumido in natura em saladas, cruas ou cozidas, em sucos, sopas, bolos, purês, suflês, pães, cremes e doces.

5° - Possui baixo valor calórico: O vegetal, além de tornar nosso corpo saudável, possui poucas calorias, favorecendo uma alimentação equilibrada e ajudando que deseja perder peso. "Aproximadamente 35 Kcal a cada 100 gramas", analisa Carine.

6° - Versátil e saborosa: Saudável e cheia de nutrientes, a cenoura ainda possui diversas formas de consumo: "Pode ser consumida in natura em saladas, cruas ou cozidas à vapor, em sucos, sopas, bolos, purês, suflês, pães, cremes e doces", indica a profissional.

Consumo - A recomendação de hortaliças, incluindo a cenoura, é de 3 a 5 porções por dia.

As cenouras e suas cores: Conheça outros 5 tipos do vegetal

Popular, nutritiva e altamente saudável, a cenoura ainda possui algumas variações pouco conhecidas. Veja quais são as diferenças entre os 5 tons do alimento

- Roxa: Fonte de antocianinas e licopeno, essa versão de cenoura é algo mais difícil de se encontrar. Suas propriedades nutricionais incluem o bem-estar da saúde cardiovascular e a melhora das capacidades cognitivas.

- Vermelha: Com o mesmo pigmento da beterraba, as antocianinas e o carotenoides atuam na prevenção de doenças como o câncer de pele, próstata etc.


- Laranja: A mais comum e encontrada, esse vegetal é fonte de betacaroteno, substância associada à saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.


- Amarela: Com sabor mais adocicado, essa variedade da cenoura inclui a luteína e zeaxantina em sua composição. Essas substâncias atuam no bem-estar das nossas células e na boa visão.

- Branca: É considerada por especialistas a mais rara das cenouras. Contém em sua composição a presença de flavonoides, responsáveis por promoverem a saúde das nossas artérias.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.