segunda-feira, 10 de abril de 2017

Antídoto contra tristeza, irritação e estresse: meditação


Um estudo realizado com executivas de uma grande empresa indica que em oito semanas já é possível obter melhora significativa no bem-estar

Os resultados mostraram que o stress, um dos grandes vilões da atualidade foi reduzido em 35,3% após 8 semanas de práticas de meditação, relaxamento, atenção plena e psicologia positiva. Também houve melhora em sensações de tristeza e preocupação e emoções negativas como medo e irritação. (IStock/Getty Images)

Meditar regularmente pode ajudar a reduzir o stress e problemas de saúde e bem-estar associados a ele. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, oito semanas de práticas regulares de atividades de relaxamento, respiração, atenção e psicologia positiva reduziram em 35,3% os sintomas de stress, 27,84% de tristeza e preocupação e 14% de emoções como medo e irritação.
Estudo

Durante oito semanas, 70 mulheres que ocupam cargos de liderança na Natura participaram de um programa desenvolvido em parceria com a Associação Palas Athena que consistia em encontros presenciais semanais com 1h30 de duração. As participantes também foram orientadas a praticar em casa, pelo menos quatro vezes por semana, durante 15 minutos, , guiando-se por áudios recebidos.

Resultados
Os resultados, gerados a partir de questionários validados na literatura científica, mostraram que o stress, um dos grandes vilões da atualidade e uma das principais queixas das mulheres, foi reduzido em 35,3% em relação ao mês anterior à pesquisa. Também houve melhora nos sintomas psiquiátricos, geralmente associados ao stress. Sensações de tristeza e preocupação, por exemplo, diminuíram em 27,84% dos casos. Também houve 14% de redução em emoções negativas, como medo e irritação.

O desempenho das participantes com maiores níveis de stress no início do estudo também melhorou após a incorporação das práticas de meditação. Exames de ressonância magnética funcional realizados nessas mulheres verificaram uma mudança no padrão de funcionamento do cérebro antes e depois da adoção das práticas.

“A jornada dupla é realidade para a maioria das mulheres e isso contribui para o aumento do stress, que é um ciclo vicioso“, diz Patrícia Tobo, gerente científica de bem-estar da Natura.

Psicologia positiva
A pesquisadora Elisa Kozasa, responsável pelo estudo no Instituto do Cérebro, explica que as aulas contemplam conteúdos teóricos e práticos baseados no contexto das práticas contemplativas, de relaxamento, meditação e atenção plena. Mas o principal diferencial é a psicologia positiva.

“Em vez de tratar doenças, a psicologia positiva ajuda as pessoas a desenvolverem suas virtudes. Associadas a práticas de gratidão e ao cultivo da empatia nas relações pessoais. Mais do que reduzir o stress, o programa traz uma questão sobre estilo de vida e formas de olhar o mundo, mudando o foco dos problemas e acontecimentos negativos na vida, para os positivos.”, explica Elisa.

Grupo de meditação Natura
O projeto inspirou a criação de um grupo fixo de meditação na Natura. Desde janeiro cerca de 30 homens e mulheres já aderiram à atividade e se reúnem às quartas-feiras, pela manhã, na sede da empresa, em Cajamar (SP). (Divulgação Natura/Divulgação)

Meditação em casa
Embora o ideal seja fazer as aulas para aprender conceitos habilidades básicas das técnicas, meditar e realizar práticas de mindfulness ou atenção plena nunca é demais e certamente já te ajudarão a relaxar. Algumas dicas que podem ser incorporadas ao dia a dia são:

Focar na respiração. A prática diária de exercícios de respiração pode ser uma forte aliada para controlar o estresse, liberar a tensão acumulada e melhorar sua qualidade de vida.Respiração 1-2-3-4: Sente-se confortavelmente, feche os olhos e coloque atenção na sua respiração. Faça uma respiração profunda contando 1, com o pulmão cheio de ar conte 2, faça uma expiração lenta contando 3 e com o pulmão vazio conte 4. Repita esta sequência por 10 vezes e várias vezes ao longo do dia.

Estamos acostumados com o imediatismo e nos esquecemos de coisas simples e que são essenciais à vida, como por exemplo, o ato de respirar.

Carla Barrichello, gerente de bem-estar da Natura

Praticar a bondade ou gentileza amorosa: procurar lembrar de momentos de felicidade
Estar atenta ao que acontece em seu cotidiano e na forma como se relaciona consigo mesmo e com as outras pessoa
Praticar a autocompaixão: devemos nos tratar tão bem quanto queremos tratar as outras pessoas.
Manter um diário de gratidão: Toda noite, antes de dormir, pense em tudo de bom que aconteceu neste dia. Selecione as 3 principais e reflita sobre qual foi a sua participação ou como você contribuiu para que ela acontecesse. Sinta e agradeça cada uma delas. Você pode também manter um diário para registrar estes momentos e ser grata por eles
.

fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.