quarta-feira, 5 de abril de 2017

Adolescente morre ao contrair superbactéria no Espírito Santo

O Staphylococcus aureus está presente na pele humana, mas existe um risco de infecções graves ao atingir a corrente sanguínea. Entenda como age a bactéria

A estudante Lara Furno, morreu após contrair uma super bactéria em Vitória, Espírito Santo (Facebook/Lara Furno/Reprodução)

Lara Furno, uma adolescente do Espírito Santo, morreu na madrugada do último domingo, um dia antes de completar 15 anos, após contrair uma bactéria resistente a medicamentos. A garota estava internada desde quinta-feira no Hospital da Unimed Vitória, quando sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. Dias antes da internação, Lara havia sido atendida duas vezes, recebendo pela primeira vez o diagnóstico de rinite e, na segunda, de bronquite. De acordo com a família, ao ser internada, a garota apresentava frequência cardíaca acelerada e a extremidade dos dedos roxos, por consequência da falta de oxigenação.

A superbactéria
A bactéria, no caso, é o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, sigla em inglês), que pode causar problemas independente de sua resistência à antibióticos, de acordo com Artur Timerman, chefe do serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. “Essa bactéria está presente na pele humana e até mesmo na mucosa nasal. A rinite pode favorecer a cultura dessa bactéria em até 20 vezes, mas isso não é necessariamente um problema”, explica. São as opções reduzidas de antibióticos que a torna resistente e não sua capacidade de se multiplicar.

As infecções na pele são as mais comuns, por ser sua porta de entrada. No entanto, o risco está na penetração pela corrente sanguínea e outros órgãos. Ela tem capacidade de invadir o organismo e espalhar toxinas com maior rapidez do que as outras – por isso é considerada uma superbactéria. O surgimento de pequenas lesões na pele pode propiciar a entrada, podendo causar infecções fulminantes em alguns pacientes, como foi o caso da adolescente.
Uso de antibióticos

A transmissão é feita pelo contato entre as pessoas, principalmente pelas mãos e objetos compartilhados, e muito frequente em hospitais. “Infelizmente, o Staphylococcus faz parte do dia a dia da prática médica. Não é incomum”, conta Timerman. O uso indiscriminado de antibióticos também pode ser uma das causas pela qual infecções causadas pela bactéria tem sido cada vez mais relatadas. Uma vez resistente, a bactéria se dissemina na comunidade.

Prevenção
O risco de doenças em pessoas saudáveis é muito baixo, mas ela pode acontecer. “A infecção depende de uma série de fatores, tanto das características da bactéria quanto do paciente e sua suscetibilidade imunológica. Nosso organismo é um campo minado”, explica o infectologista. No entanto, não há motivo para pânico. É possível prevenir a contaminação com simples cuidados básicos de higiene, principalmente se houver machucados na pele: lavar as mãos, alimentos e feridas é essencial.

O caso de Lara
“É de contaminação comunitária. Está na rua. Não é um surto. É azar mesmo. É uma bactéria muito resistente, que atinge principalmente vias aéreas e vai se disseminando pelo corpo e causa um choque séptico (sepsemia). E por causa disso ela faleceu”, contou à Gazeta Online o irmão da adolescente e estudante de medicina, Felipe Furno.

Por Marina Felix
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.