quarta-feira, 22 de março de 2017

Veneno de aranha pode ter efeito protetor contra derrame

A aranha estudada é a mais mortífera da Austrália: sua picada é capaz de matar o ser humando em 15 minutos

Aranha-funil é a espécie mais mortífera da Austrália (Mark Baker/Reuters)

O veneno da aranha-funil, a mais mortífera na Austrália poderá ser o passo inicial para a criação do primeiro tratamento no mundo capaz de evitar que células cerebrais sejam danificadas após um acidente vascular cerebral. É o que revela um estudo inédito da universidade de Queensland, na Austrália.

Utilizando pipetas, os cientistas sugaram o veneno de três aranhas da espécie, cujo veneno é capaz de matar o ser humano em até 15 minutos, e identificaram uma proteína chamada Hi1a. Entenderam que a substância se assemelhava a outros compostos químicos capaz de protegerem células cerebrais. A substância foi recriada em laboratório e injetada em ratos.

Por que olhar para o veneno de aranha em primeiro lugar? Glenn King, cientista que liderou a pesquisa, explica: “Muitos dos distúrbios do sistema nervoso humano envolvem canais iônicos disfuncionais (por exemplo, epilepsia) ou canais iônicos sobre-ativos (dor crônica e acidente vascular cerebral). Assim, estamos tipicamente procurando moléculas que modulam a atividade destes canais. O veneno de pequenos invertebrados venenosos, como aranhas, centopeias e escorpiões, evoluiu para direcionar o sistema nervoso de insetos e, consequentemente, estão absolutamente cheios de moduladores de canais iônicos”, explicou.

No estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências do país, eles descreveram a Hi1a como “altamente neuro protetor”, nos modelos do que acontece quando alguém sofre um derrame causado por um coágulo de sangue. “Esta primeira descoberta mundial nos ajudará a fornecer melhores resultados para os sobreviventes de AVC, limitando os danos cerebrais e a incapacidade causados ​​por esta lesão devastadora”, disse Glenn King. “Entendemos que Hi1a ainda fornece alguma proteção para a região do cérebro central mais afetada pela privação de oxigênio, que é geralmente considerado irrecuperável devido à rápida morte celular causada por acidente vascular cerebral”, complementou.

Kate Holmes, vice-diretora de pesquisa da Associação Nacional de Acidente Vascular Cerebral, no país, surpreendeu-se com a descoberta, mas acredita que ainda não se sabe se a proteína poderá ser usada em futuros tratamentos para humanos. “Qualquer tratamento que tenha o potencial de reduzir os danos causados ​​por acidente vascular cerebral é muito bem vindo, especialmente se isso pode beneficiar as pessoas que são incapazes de chegar ao hospital rapidamente, mas ainda é muito cedo para sabermos se esta pesquisa pode oferecer uma alternativa para pacientes com AVC”, ponderou.

Sobre Acidente Vascular Cerebral
Um acidente vascular cerebral é uma espécie de ataque ao cérebro que acontece quando o suprimento de sangue na parte de trás do órgão é cortado, ou quando há algum tipo de sangramento no cérebro. Acredita-se que a cada dois segundos, alguém no mundo terá um Acidente Vascular Cerebral, sendo considerado a segunda causa mais comum de morte, com cerca de 6,7 milhões de casos no mundo.

(Com agências)
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.