domingo, 19 de março de 2017

Saiba por que você não precisa cortar o álcool da dieta

Um estudo americano definiu a quantidade de doses diárias de bebida alcoólica que não afeta o regime

Os pesquisadores canadenses concluíram que o consumo exagerado de álcool ou em binge - no período de duas horas, consumir pelo menos cinco doses de bebida alcoólica, no caso dos homens, ou quatro doses, no caso das mulheres - está associado ao aumento do risco de obesidade e expansão da cintura (IStock/Getty Images)

Na maioria das dietas, o primeiro item a ser cortado é a bebida alcoólica. Mas um novo estudo acaba de trazer uma boa notícia para as pessoas que querem emagrecer sem deixar de lado um drinque de vez em quando. Uma revisão publicada no periódico científico Current Obesity Reports mostrou que beber moderadamente não leva ao ganho de peso.

Beber moderadamente
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Eastern Ontario, no Canadá, analisaram vários estudos já publicados sobre o assunto e concluíram que o consumo moderado de álcool – dois drinques por dia para homens e um para mulheres – não foi associado ao ganho de peso. Pelo contrário. Enquanto nos homens, beber até duas doses de álcool por dia não os fez engordar, nas mulheres, a ingestão de bebida alcoólica (um drinque por dia) ou não afetou o peso ou foi associada a um menor peso corporal, em comparação com aquelas que não bebiam.

Por outro lado, o consumo exagerado ou em “binge” (beber no período de duas horas pelo menos cinco doses de bebida alcoólica), no caso dos homens, ou quatro doses, no caso das mulheres – foi associado ao aumento do risco de obesidade e expansão da cintura, de acordo com informações do jornal americano The New York Times.

Exceto adolescentes e idosos
O estudo mostrou também que, para adolescentes e idosos, qualquer quantidade de álcool pode “promover o excesso de peso e um porcentual mais alto de gordura corporal”. Os autores salientam ainda o peso de diferenças individuais e da genética na forma como o consumo de álcool interfere no ganho de peso de cada um.

Cuidado com as calorias extras
Jean-Philippe Chaput, coautor da revisão, alerta para o aumento do apetite causado pelo álcool. “As calorias extras consumidas com o álcool são armazenadas como gordura”, advertiu. Uma estratégia para continuar bebendo durante a semana sem correr o risco de ganhar peso é manter uma alimentação saudável e balanceada.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.