quinta-feira, 2 de março de 2017

Por que gostamos tanto de chocolate? A ciência explica

A razão pela qual gostamos tanto de chocolate pode estar relacionada à nostalgia dos nossos primeiros anos de vida

A proporção de gordura e açúcar presente no chocolate ao leite é semelhante à do leite materno. Logo, o alimento nos remete, inconscientemente à nostalgia dos nossos primeiros anos de vida e essa pode ser a principal explicação para o nosso amor ao doce. (Nastia11/iStock)

O sucesso do chocolate vai muito além do sabor. Uma série de fatores como a presença de substâncias químicas psicoativas e estimulantes e a textura característica contribuem para sua irresistibilidade. Mas a proporção entre gordura e açúcar, principalmente das versões ao leite, talvez seja a maior responsável pelo nosso amor ao chocolate.

Resgate à infância
A versão ao leite do chocolate normalmente tem de 20% a 25% de gordura e 40% a 50% de açúcar. De acordo com informações da BBC Brasil, níveis tão altos dessas substâncias são pouco encontrados na natureza, mas o leite materno é um desses casos raros. Rico em nutrientes essenciais para os primeiros anos de vida, ele é composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares.

Essa proporção, também observada em biscoitos, sorvetes e outros alimentos deliciosos, pode ser uma das principais explicações para amarmos tanto o chocolate: a proporção de gordura e açúcar no alimento nos remete ao primeiro alimento que experimentamos em vida, o leite materno.

Origem amarga
No entanto, não foi sempre assim. Os Maias e os Astecas criaram uma bebida feita com o grão do cacau, chamada xocolatl, que significa, “água amarga”. Isso porque os grãos de cacau são naturalmente amargos. Com o tempo, foi-se aumentando a quantidade de açúcar e gordura, com o objetivo de torná-la mais saborosa ao nosso paladar.

Textura e substâncias químicas
O chocolate é feito a partir da fermentação dos grãos e da polpa do cacau. Após a fermentação, esses elementos são secos e torrados, liberando um conjunto de compostos químicos, que juntos criam o aroma característico que tanto gostamos. Além disso, substâncias químicas psicoativas presentes em sua composição como a anandamida – neurotransmissor que estimula o cérebro assim como a cannabis – , a tiramina e a feniletilamina, – que possuem efeitos semelhantes ao das anfetaminas, os e os estimulantes teobromina e cafeína contribuem para o nosso amor pelo chocolate.

Já a textura cremosa ativa em nossas línguas receptores que detectam a mudança de textura e estimulam um sentimento de prazer.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.