sábado, 4 de março de 2017

Obesidade e fertilidade masculina: um alerta

A obesidade pode causar alterações testiculares que afetam a produção hormonal, de espermatozoides e, consequentemente, a reprodução

Homem gordo medindo a barriga com fica métrica (iStock/Getty Images)

A obesidade, acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, é a patologia mais comum em todo mundo e vem sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Questão de saúde pública, também preocupa em matéria de reprodução porque associamos obesidade a alterações testiculares que afetam a produção hormonal e de espermatozoides.

Parâmetro comum de avaliação da obesidade, o índice de massa corpórea (IMC) é calculado dividindo o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Índices acima de 25 indicam, em adultos, sobrepeso e acima de 30, obesidade. Atualmente, contamos 82 milhões de brasileiros com sobrepeso e um, em cada cinco homens, com obesidade.

As consequências e interfaces da obesidade na fertilidade masculina, estudadas hoje de forma cuidadosa, revelam dados alarmantes. Um trabalho conjunto, com a participação do nosso grupo (Fertility Medical Group), publicado na revista científica Human Reproduction Update, investigou 13.077 homens da população geral , numa coletânea de 21 estudos multicêntricos de vários países e mostrou que a probabilidade de alteração seminal nos homens com sobrepeso aumenta em 11% e, nos obesos, 28%.

Na obesidade mórbida (IMC maior que 40), situação cada vez mais presente em nossa população, dobra a probabilidade de diminuição da motilidade e do número de espermatozoides e, ainda, triplica a probabilidade do homem apresentar azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado).

As cirurgias antiobesidade, como as bariátricas, embora eficientes no tratamento da obesidade mórbida e no controle do peso em longo prazo, podem ser procedimentos deletérios à fertilidade, pois a qualidade seminal, já muitas vezes alterada em razão do excesso de peso, pode piorar ainda mais a função testicular e a capacidade fértil.

Uma boa dica é fazer uma avaliação seminal criteriosa antes de qualquer tratamento para obesidade, em especial da cirurgia bariátrica, para possibilitar a preservação da fertilidade com terapias adequadas, incluindo o congelamento dos espermatozoides.


Por Edson Borges
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.