sexta-feira, 17 de março de 2017

Nova opção em câncer de próstata: terapia fotodinâmica

A nova terapia usa laser associado a um medicamento para eliminar os tumores, sem causar os severos efeitos colaterais de terapias tradicionais

Idoso em consulta médica (iStock/Getty Images)

Cerca de 20% dos tumores malignos da próstata apresentam comportamento indolente e crescem lentamente, sem impor riscos imediatos aos pacientes atingidos. Esses casos podem ser apenas acompanhados com exames periódicos e em torno de 50% nunca precisam ser tratados. Na outra metade, realiza-se cirurgia ou radioterapia porque os pacientes sentem-se inseguros ou por indícios de piora da doença.

Recentemente, uma nova técnica de tratamento menos agressiva foi idealizada para os casos indolentes. Trata-se da chamada terapia fotodinâmica, que consiste em expor a próstata a feixes de laser após a injeção de uma substância chamada padelipofirna, que se fixa aos vasos sanguíneos do tumor. Como resultado, esses vasos se ocluem, interrompe-se o aporte local de sangue e ocorre a morte das células cancerígenas.

Num estudo inicial desenvolvido em 47 centros europeus, 513 pacientes foram sorteados para se submeter ao tratamento ou apenas realizar exames periódicos. Após dois anos, biópsias da próstata demonstraram ausência de câncer em, respectivamente, 49% e 14% dos pacientes tratados e não tratados. Efeitos adversos foram muito raros e a disfunção sexual, observada nos tratamentos tradicionais, ocorreu em apenas 1% dos casos.

Se esses resultados forem reafirmados, a terapêutica fotodinâmica se consagrará como uma opção bastante atraente para os casos de câncer indolente da próstata.


Por Miguel Srougi
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.