terça-feira, 7 de março de 2017

Mulher que quase nunca tem fome pode ajudar na cura da obesidade

Abby Solomon, de 21 anos, nunca sentiu fome devido a uma doença rara. Sua condição pode ajudar na busca de uma 'cura' para a obesidade

Abby Solomon nasceu com síndrome progeroide neonatal. condição deforma olhos e nariz, provoca o envelhecimento precoce e inibe a produção de asprosin, hormônio que regula o açúcar no sangue e desempenha um papel importante no estímulo do apetite. (Facebook/Reprodução)

Já imaginou não sentir fome? Esse, que é o desejo de muitas pessoas, é a realidade de Abby Solomon. Desde quando nasceu, a americana de 21 anos sofre de uma doença rara que faz com que ela praticamente não sinta fome. Ou melhor, embora sinta, sacia-se após poucas mordidas. Sua condição, uma mutação no gene FBN1 que afeta uma em um bilhão de pessoas, faz com que, uma hora após comer algo, ela já esteja morrendo de fome. Por isso, sua bolsa está sempre cheia de comida.

“Minha vida basicamente gira em torno da comida”, disse Abby à rede americana CBS News.

Embora sempre carregue comida, Abby ingere menos da metade da quantidade de calorias necessárias para uma pessoa de sua idade e como se satisfaz após poucas mordidas, ela se alimenta o necessário apenas para não desmaiar. Sua condição é conhecida como síndrome progeroide neonatal. A condição deforma olhos e nariz, provoca o envelhecimento precoce e inibe a produção de asprosin, hormônio que regula o açúcar no sangue e desempenha um papel importante no estímulo do apetite.

Como a mutação causa o envelhecimento precoce, a jovem é um dos raros casos de pessoas com a síndrome que conseguiram sobreviver até a idade adulta. Mas, quando questionada se gostaria que seu gene defeituoso fosse consertado, ela afirmou, sem hesitar, ao jornal americano The New York Times que “não mudaria por nada nesse mundo”.
Esperança contra a obesidade

Apesar das terríveis consequências da doença para seus portadores, a síndrome é uma esperança para a busca de uma ‘cura‘ para a obesidade. Atul Chopra, geneticista na Escola Baylor de Medicina em Houston, nos Estados Unidos, está trabalhando no desenvolvimento de um anticorpo projetado para desligar o efeito do aprosin no corpo. Para isso, o especialista analisou o DNA de Abby e replicou sua condição em ratos.

“A esperança aqui seria injetar anticorpos contra o asprosin em diabeticos obesos e, se isso funcionar tão bem quanto funciona em rato, nós temos uma importante descoberta que irá mudar a forma como tratamos a obesidade.”, disse Chopra à rede

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.