sexta-feira, 17 de março de 2017

Exercício intenso pode afetar a libido do homem

Um novo estudo mostrou que a prática pode ter tem efeito negativo na produção do hormônio testosterona

Especialistas explicam que enquanto exercícios moderados e regulares aumentam a produção de testosterona, aqueles longos e extenuantes diminuem o hormônio, o que afeta seu desejo sexual. (iStockphoto/Getty Images)

Não é novidade que os exercícios trazem muitos benefícios à saúde e que a prática deveria ser incorporada ao dia a dia de todos. No entanto, um novo estudo acaba de alertar para o risco associado ao excesso de atividade física. Um estudo publicado recentemente no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise constatou que homens que realizam uma carga intensa de exercícios têm menor libido, em comparação com aqueles que fazem atividade moderada ou leve.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, perguntaram a 1.000 homens sobre sua vida sexual, prática de exercício e histórico médico. Os resultados mostraram que homens com rotinas de exercício moderadas ou leves (em intensidade ou duração) eram muito mais propensos a relatar libido moderada ou alta do que aquele que realizavam exercícios eram longos ou intensos.

Márcio Coslovsky, ginecologista e especialista em reprodução humana da Clínica Primordia, explica que, enquanto o exercício regular e moderado aumenta o nível de testosterona, a atividade física intensa tem efeito contrário sobre o hormônio.

Todos os homens que fazem exercício moderadamente e regularmente, têm seu nível de testosterona aumentado instantaneamente. Além da produção hormonal, esse homem estará melhor fisicamente e psicologicamente. Por outro lado, aqueles que fazem exercício extenuantes, exageradamente, apresentam uma redução na produção de hormônios androgênios, incluindo a testosterona. Esse homem também estará mais cansado e menos motivado para o sexo, já que toda sua motivação é direcionada ao esporte.”, diz o especialista.

Por Giulia Vidale
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.