domingo, 19 de março de 2017

Detalhe em foto ajuda pai a descobrir câncer do filho

Graças a uma foto feita com seu smartphone, o inglês Owen Scrivens descobriu um tumor no olho de seu filho de apenas 1 ano

Owen Scrivens percebeu que havia algo de errado com seu filho após notar o brilho branco em seu olho direito nessa foto. (GoFundMe/Reprodução)

Um detalhe em uma foto feita por um smartphone ajudou o inglês Owen Scrivens a descobrir um tumor no olho de seu filho de apenas um ano e dois meses. Ao observar uma foto que fez do filho, Owen notou um reflexo branco no fundo do olho esquerdo da criança, que não estava lá antes, de acordo com informações do jornal britânico Metro News.

“Eu verifiquei algumas fotos antigas e é possível ver o momento em que isso mudou. Não havia nada de errado, mas depois que percebemos a cor dos olhos, ele começou a desenvolver um pouco de estrabismo”, contou Owen ao Metro News.


Retinoblastoma
Após pesquisar na internet sobre as possíveis causas da alteração, ele e a esposa, Emily, decidiram levar o pequeno Jaxson ao médico. A criança foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de câncer que começa na retina. Em menos de um mês após o diagnóstico, Jaxson iniciou a quimioterapia e teve o tumor reduzido em um terço do tamanho original.
Um exame ocular comprou que Jaxson tinha retinoblastoma, um tipo raro de câncer que tem início na retina.

Um exame ocular comprovou que Jaxson tinha retinoblastoma, um tipo raro de câncer que tem início na retina. (GoFundMe/Reprodução)

“Depois da quimioterapia ele costuma ficar muito doente. Ele não quer fazer nada. Mas depois de alguns dias volta ao normal e está feliz. A sua vista está bem. Embora não consigam fazer um teste de visão apropriado, eles já concluíram que ele perdeu um pouco da visão periférica. Mas está indo tudo bem e nós temos orgulho dele”, contou o pai.

De acordo com os médicos, o tumor nunca irá desaparecer completamente, por isso Jaxson terá que monitorá-lo a vida toda. Mas eles esperam conseguir diminuí-lo o suficiente para salvar seu olho.

Conscientização
O caso do filho motivou Owen e Emily a lançarem uma página no GoFundMe, site de financiamento coletivo, direcionada à ONG Sussex Snowdrop Trust, que ajuda crianças com doenças raras, e ao Hospital Geral Southampton, onde Jaxson está em tratamento. Em apenas um dia, a campanha já arrecadou 1.000 libras (cerca de 4.000 reais). Além do dinheiro, os pais desejam gerar uma conscientização sobre a doença e encorajar outros pais a procurarem por esse tipo de sinal em seu filho.

Pai descobre que filho tem câncer por causa de uma foto

A mãe Emily Smith, o pai Owen Scrivens e o filho Jaxson Scrivens. Owen descobriu câncer ocular no filho através de uma foto (Emily Smith/Facebook/Reprodução)

“Nós realmente queremos sensibilizar as pessoas para esse tipo de câncer. É algo tão simples de detectar, ele não aparece em todas as fotos e nem todos serão capazes de identificá-lo, mas para algumas pessoas, isso pode acontecer. Algumas crianças no hospital tiveram ambos os olhos removidos, o que é horrível,então queremos que as pessoas descubram cedo. O que realmente nos chocou foi falar com as pessoas é ouvir ‘minha sobrinha ou sobrinho tinha um brilho branco em seu olho, mas nós não pensamos em nada disso'”, disse Owen.

fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.