quarta-feira, 22 de março de 2017

Como o nugget é produzido? Calma, ele não é pintinho triturado

Assim como a produção da salsicha e da mortadela, a do frango empanado também é alvo das mais diversas ‘teorias conspiratórias’

O nugget deve ter em sua composição no mínimo 10% de proteína e , no máximo, 30% de carboidratos (CONTIGO/Dedoc)

É importante, sem rodeios, deixar claro que nugget não é feito de pintinho triturado. Pode parecer brincadeira, mas o imaginário comum muitas vezes atribui à composição do produto os mais bizarros ingredientes – principalmente depois da deflagração da Operação Carne Fraca.

Mas, assim como a da salsicha, a produção dos nuggets segue uma receita básica e regular aprovada por órgãos competentes. De acordo com Marco Antonio Trindade, professor de tecnologia de carne do Departamento de Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga, não há mistério: o produto é feito com carne de filé de peito de frango.

Trindade explica ainda que, diferentemente da produção da salsicha de frango e da mortadela de frango, a fabricação dos nuggets não envolve carne mecanicamente selecionada (CMS). “O nugget tem massa branquinha de carne de filé de frango. Essa cor vem de sua matéria prima que é o filé de frango. Se sua massa ficasse acinzentada no momento do cozimento, poderia haver CMS, o que não costuma acontecer.”

Segundo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Empanados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “entende-se por empanado o produto cárneo industrializado, obtido a partir de carnes de diferentes espécies de animais de açougue, acrescido de ingredientes, moldado ou não, e revestido de cobertura apropriada que o caracterize”.

A professora titular de engenharia de alimentos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Regina Mendonça, explica que o nugget é um produto reestruturado. Isso significa que a carne de frango passa por uma moagem e depois é misturada a ingredientes escolhidos pela empresa que a produzirá. “Depois de condimentada e temperada, é hora de moldar essa massa e passá-la em uma farinha especial de cobertura crocante para, depois, pré-fritá-la e congelá-la.”

A norma geral que rege o mercado de produtos cárneos industrializados e estabelece as regras a serem seguidas determina um mínimo de 10% de proteína e um máximo de 30% de carboidratos.

Por Teo Cury
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.