sábado, 4 de março de 2017

Anvisa proíbe venda de papinha e suplementos

Suplementos e outros produtos, incluindo papinha de bebê, apresentaram irregularidades de propaganda, laudos insatisfatórios e até ausência de registro

Os produtos foram proibidos devido a falta de autorização da Anvisa, testes irregulares ou publicidade indevida. (iStock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda de vários produtos, incluindo papinha para crianças e suplementos alimentares e nutricionais. Em resoluções publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira, a agência também determinou a suspensão de publicidades irregulares de produtos supostamente terapêuticos ou funcionais e até mesmo de vacinas – proibido pela legislação atual. 

Produtos irregulares
A Anvisa proibiu a fabricação e a venda do suplemento alimentar Intelimax IQ, do Laboratório Gileadelab Ltda, com 30 cápsulas de 500mg, por apresentar em sua composição o ingrediente levedo de cerveja sem registro. Na embalagem do produto consta a informação de que, por tratar-se de um suplemento vitamínico e mineral, não é necessária autorização da Anvisa, mas a presença do levedo requer avaliação prévia na categoria Novos Alimentos ou Novos Ingredientes. Em Resolução-RE nº 541 no Diário Oficial da União, a agência determinou a retirada do produto do mercado em todo o território nacional.

Outro suplementos nutricionais das marcas Innovative Labs, Nutrex, USPlabs, Cellucor, BPI Sports e MuscleTech, que apresentaram substâncias e ingredientes suspeitos e não autorizados no Brasil, também foram proibidos de serem comercializados e divulgados.

Já a empresa EA Suplementos Eireli, que não possui autorização de funcionamento, foi proibida de produzir e comercializar o produto Digeal 150ml (alcachofra + associações), que também não tem registro pela Anvisa, conforme Resolução-RE nº 540. Por falta de regularização e registro de autorização de funcionamento pela Anvisa, todas as unidades do produto solidificador de líquidos EstomaSec deverão ser apreendidos e suspensos.

Papinha sem registro
Todos os lotes das Papinhas de Frutas, Papinhas, Comidinhas, Caldo Base e Leite Vegetal da marca Tangerinepetit também foram proibidos. Por se tratarem de produtos direcionados ao público infantil, precisam ser registrados antes de serem distribuídos e a empresa fabricante, Tangerine Cozinha Original Eireli, não obtém o registro exigido dos produtos. A Anvisa determinou o recolhimento dos produtos no mercado, segundo a Resolução-RE nº 549.

Propaganda enganosa
Produtos supostamente terapêuticos ou funcionais da empresa Lapon Indústria Farmacêutica Ltda foram suspendidos por não serem comprovados pela agência, como divulgado pela Resolução-RE nº 533.

O suplemento de vitamina C à base de acerola, da marca Cactinea, também teve sua publicidade irregular suspensa. Segundo a Resolução-RE nº 536, a empresa BG Comércio Eireli – Nutro Brasil divulgava alegações falsas, já que suas propriedades não são registradas junto à vigilância sanitária.

A Resolução-RE nº 532, com base em uma denúncia, proibiu a comercialização e divulgação de vacinas da empresa BRL Distribuidora de Vacinas Ltda. A marca realizava propagandas irregulares por meio de seu site e, segundo a legislação sanitária, anúncio sobre venda de vacina é ilegal.
Origem clandestina

O produto groselha negra em cápsulas, da marca Haircaps, está proibido no Brasil devido sua origem desconhecida. Os fabricantes citados no rótulo do medicamento declararam não produzir o produto. A empresa fabricante Roberg Alimentos e Medicamentos da Natureza e a distribuidora Wellness Produtos Naturais não possuem registro das cápsulas. A Resolução-RE nº 531, determinou o recolhimento do estoque existente no mercado.
Resultados insatisfatórios

Em Resolução-RE nº 535, a Anvisa exigiu suspensão e recolhimento do lote 343083 com validade 01/02/2018 do medicamento Paracetamol Dor-sanol, solução oral 200mg/ml, fabricado pela Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda, por apresentar resultados insuficientes em relação à cor (características organolépticas).

Com base nos laudos de análise fiscal do Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR), alguns lotes do medicamento Rialcool, álcool etílico 70% de 10ml, da Indústria Farmacêutica Rioquímica Ltda, também deverão ser interditados. Os resultados de relação entre PH, aspecto e grau alcoólico foram insatisfatórios. Os lotes e validades, descritos na Resolução-RE nº 534, são: R1500364 (30/01/2018), R1502881 (30/06/2018), R1501352 (31/03/2018), R1500984 (28/02/2018), R1500078 (30/01/2018).

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.