sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pesquisadores tentam decifrar ‘doença misteriosa’ da Bahia

Até agora, 52 pessoas desenvolveram a doença que causa dores no corpo e urina quase negra. A principal suspeita é o consumo de peixe contaminado

O tempo para um quadro um pouco mais suave dos sintomas varia de três dias até uma semana. (iStock)

Pesquisadores de quatro laboratórios tentam decifrar o que levou 52 pessoas na Bahia a desenvolver uma ‘doença misteriosa‘ que causa dores no corpo e urina quase negra. “Até o momento, temos apenas hipóteses”, afirmou a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Bahia, Ita Cunha, ao jornal Estado de S. Paulo. Até agora, duas mortes foram registradas, mas ainda não há comprovação de que os óbitos estejam relacionados com o problema.

Segundo o infectologista Antônio Bandeira, que acompanhou alguns dos casos em Salvador, é como se o indivíduo “tivesse feito uma maratona em poucos segundos”. “É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)”, explicou ao portal G1.

A principal suspeita dos médicos é uma reação causada pelo consumo de peixe contaminado. As espécies mais consumidas foram o olho de boi e badejo, segundo relatos dos doentes.

O Laboratório Central da Bahia está com a incumbência de analisar uma eventual infecção bacteriana. No entanto, até agora nenhum caso foi confirmado. Na Fiocruz, a análise é feita para tentar identificar uma eventual infecção viral. Também até o momento sem nenhum resultado conclusivo. O Instituto Adolfo Lutz examina amostras dos peixes. Além disso, o Ministério da Saúde vai encaminhar para o Centro de Controle de Doenças, nos Estados Unidos, amostras de peixes.

Qualquer pessoa que tenha sintomas desse tipo deve procurar um médico. O tratamento, até o momento, é feito apensas com hidratação e analgésico. A indicação, segundo o G1, é não tomar anti-inflamatório, pois há risco de piora da situação dos rins.

(Com Estadão Conteúdo)
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.