quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Gengibre? Goji Berry? Os mitos das dietas de emagrecimento

Saiba quais alimentos efetivamente podem ajudar na luta contra a balança e as opções sem comprovação científica para a perda de peso

Saúde - Dieta - Escolha entre alimentos gordurosos e saudáveis (iStock/Getty Images)

Que atire a primeira pedra quem nunca foi em busca de “novidades” para perder peso. Tão tentadoras quanto perigosas, dietas e suas variáveis parecem surgir a cada instante, assim como alimentos tachados de “milagrosos” no auxílio da luta contra a balança.

Mas o caminho é longo, ainda que muitas pessoas apelem para dietas extremamente restritivas, ou sigam alguma dica da moda, sem saber se ajudam efetivamente na perda de peso.

Por isso, a pedido do site de VEJA, a nutricionista do HCor (Hospital do Coração), Juliana Dantas, esclarece mitos e verdades sobre emagrecimento e aponta os reais benefícios dos alimentos na luta contra a balança. Confira:


1. Chá de hibisco:
Parcialmente verdade: a planta medicinal auxilia a reduzir a retenção de líquido e o inchaço de membros superiores e inferiores, o que pode influenciar na redução do peso corporal. Isso não quer dizer, porém, que o indivíduo emagreceu com o chá de hibisco. O chá reduziu apenas a retenção hídrica. (iStock/Getty Images)

2. Chia:
Parcialmente verdade: a chia é rica em fibras, que retarda o esvaziamento gástrico e promove a saciedade. A nutricionista do HCor ressalta que frutas, hortaliças e cereais integrais também são importantes fontes de fibras alimentares. “Por ser um alimento com grande densidade calórica, cerca de 380 calorias por 100 gramas do alimento, seu consumo deve ser moderado”, orienta Juliana. (iStock/Getty Images)

3. Chá verde:
Verdade: o chá possui diversos compostos bioativos que podem auxiliar na redução da gordura e do peso. No entanto, seu consumo deve ser associado à alimentação adequada e saudável, além da prática regular de exercícios físicos. “Não existe um consenso quanto à dose ideal ou sobre como consumi-lo. Há estudos que sugerem que o chá verde deva ser tomado entre as refeições, para não interferir no percentual de absorção dos nutrientes consumidos". (iStock/Getty Images)

4. Frutas cítricas:
Mito: fonte de vitaminas e fibras, as frutas cítricas possuem antioxidantes, como flavonoides, compostos fenólicos, entre outros. “Em relação aos benefícios referentes ao emagrecimento, os estudos existentes ainda são muito limitados. Mais pesquisas são necessárias para obter melhores conclusões". (iStock/Getty Images)

5. Gengibre:
Mito: o gengibre apresenta componentes que poderiam ocasionar aumento da termogênese, ou seja, acelerar o metabolismo. No entanto, são necessários mais estudos para avaliar os reais efeitos do alimento no organismo. (iStock/Getty Images)

6. Goji Berry
Mito: a fruta é considerada saudável, pois possui propriedades antioxidantes e imunomoduladores. Embora não haja comprovação científica que relacione o consumo da fruta ao emagrecimento, sua ingestão pode ser feita como parte da alimentação para aqueles que apreciam seu sabor. (iStock/Getty Images)

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.