segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cientistas identificam 7 proteínas do vírus da zika responsáveis por efeitos nocivos

Descoberta é passo importante para entender como o vírus leva à microcefalia. Pesquisadores testaram proteínas do zika em levedura antes usada para produzir cerveja.

Imagem é representação da superfície do vírus da zika; equipe de cientistas conseguiu determinar a estrutura do vírus pela primeira vez (Foto: Universidade Purdue/Cortesia)

O vírus da zika já foi associado a diversos problemas graves de saúde, como microcefalia, síndrome de Guillain-Barré e encefalomielite aguda disseminada. O que ainda não está claro é o mecanismo exato que faz com que o vírus tenha consequências neurológicas tão nocivas.

Para tentar desvendar que componentes do vírus têm essa ação, cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, contou com a ajuda de uma levedura que já foi usada no passado para a produção de cerveja na África: a levedura de fissão, ou Schizosaccharomyces pombe.

A equipe liderada pelo professor de patologia Richard Zhao examinou a ação isolada de cada uma das 14 proteínas e peptídeos do vírus da zika sobre a levedura. O genoma do vírus da zika codifica a produção de uma única poliproteína que contém seis proteínas estruturais, sete proteínas não-estruturais e um peptídeo.

Separando cada um desses componentes do vírus e testando-os na levedura, foi possível constatar que 7 dessas 14 proteínas afetaram o crescimento e proliferação celular, morte celular e desregulação do ciclo celular na levedura. Os resultados do estudo foram publicados nesta segunda-feira (2) na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

Zhao já tinha experiência no uso da levedura de fissão como modelo para estudo do HIV e decidiu usar sua expertise para contribuir com a força-tarefa científica para compreender o vírus da zika. “O mecanismo desse vírus tem sido um grande mistério”, disse Zhao. “Esses resultados nos dão informações cruciais para entender como o zika afeta as células. Agora temos algumas pistas valiosas para futuras pesquisas.”

Anteriormente, outro grupo de cientistas já tinha identificado duas proteínas do vírus da zika capazes de desregularem mecanismos celulares. A pesquisa publicada nesta segunda-feira representa um avanço em relação à descoberta anterior.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.