quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Remédios caseiros para aumentar o colágeno na pele


O colágeno é uma proteína encontrada em nosso organismo em abundância quando somos jovens, mas ao longo dos anos esta proteína vai se rompendo e desgastando, o que pode dar lugar a perda da elasticidade da pele e ao aparecimento de rugas. Para evitar que isso aconteça, além de tratamentos com produtos que contém outras substâncias agressivas podemos utilizar formas naturais de restaurar o colágeno da nossa pele.

Muito se fala do colágeno hoje em dia e de suas propriedades e inclusive temos recebido comentários onde nos perguntam sobre remédios caseiros para aumentar o colágeno na pele.

Para poder dar resposta a esta pergunta, resulta importante explicar primeiro o que é o colágeno e quais são seus benefícios para o organismo.

O colágeno é uma proteína estrutural que se encontra em diferentes áreas do corpo, e tem diversas funções.

Este consiste em fibras solúveis, que dão resistência e capacidade de tração e de compressão aos ligamentos, tendões e músculos; reforçam as paredes dos vasos sanguíneos e linfáticos; regeneram a cartilagem; fortalecem o tecido epitelial, dão flexibilidade para a pele e ajudam a aumentar a densidade óssea.

No entanto, a proporção vai diminuindo, devido a vários fatores, como:

A exposição excessiva aos raios ultravioleta.
Fumar.
A exposição a produtos químicos e poluentes.
O estresse.
O exercício exagerado.
A alimentação rica em açúcares simples e pobre em vitaminas, minerais e aminoácidos.
O envelhecimento. Aos 25 anos começa a diminuir e a partir dos 40 sua síntese é reduzida em 1% por ano. Portanto, aos 70 anos teremos perdido 30%. O envelhecimento não destrói o colágeno, mas incide em uma menor produção e no endurecimento das fibras.

É importante observar que no mercado há uma grande variedade de suplementos hidrolisados de colágeno em forma de comprimido, pó ou líquido. É frequentemente encontrado junto com ácido hialurônico, magnésio ou vitaminas C e do grupo B.

No entanto, somos do pensamento que, na maioria dos casos, resulta melhor obter essa proteína mediante o consumo de alimentos e remédios caseiros que, a seguir, detalhamos:

Remédios caseirospara aumentar o colágeno da pele:
Consumir carne de frango, peru ou de peixe diariamente. Embora o colágeno seja uma molécula longa e complexa, de origem exclusivamente animal, existem alimentos vegetais que contém os aminoácidos precursores da glicina, prolina, treonina e lisina, os quais ajudam a estimular, produzir e regenerar o colágeno de forma natural. Por isso, aparecem nos seguintes remédios caseiros.
Consumir aspargos diariamente. Evite este remédio se você sofre de gota.
Faça um batido que inclua um copo de leite de amêndoas e 1 colher de sopa de nozes. Tome 3 vezes por semana.

Recomendações: Manter-se hidratado. A matriz extracelular do tecido conjuntivo está constituída por água, sais, açúcares e polipeptídios. Se a hidratação diminui, as fibras se embolam e as funções de entrada dos nutrientes e saída de detritos celulares é dificultada. Isto acelera o envelhecimento das fibras de colágeno.

Ter uma alimentação adequada. Além dos remédios acima expostos, é necessário que a dieta diária contenha também vitaminas E, C, B1, B2 e B6, a coenzima Q10 e o magnésio, os quais são os cofatores químicos envolvidos nas reações necessárias para a síntese de colágeno e proteção do tecido conjuntivo.

Quando é preciso tomar um suplemento. Com uma dieta equilibrada não é necessário. Recomenda-se quando existe uma ruptura clara do tecido conjuntivo. A dose diária é de 10 gramas, que podem ser dissolvidas no leite, sucos, sopas ou infusões. Pode ser tomado de forma contínua, pois não apresenta efeitos colaterais negativos.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.