sábado, 3 de dezembro de 2016

Frutas vermelhas para proteger a pele do sol


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje nós vamos falar sobre os benefícios do consumo das frutas vermelhas, especialmente para proteger nossa pele do sol.

O sol está cada vez mais prejudicial com um índice de UV elevadíssimo, por isso é essencial reforçar o arsenal de proteção solar.

Não apenas é preciso aplicar constantemente cremes com um FPS adequado, mas é necessário fortalecer a pele desde dentro, para que possa resistir às agressões dos raios ultravioletas.

Os principais fatores de destruição e enfraquecimento da derme são moléculas de oxigênio, denominadas radicais livres. Para estimular a auto reparação e proteção é necessário combater estes agentes com ingredientes antioxidantes, os que vão eliminando os radicais livres e, assim, previnem os transtornos degenerativos que derivam de estresse oxidativo persistente.

Os cientistas endossa o valor que tem a dieta para aumentar a resistência da pele à luz solar. Por exemplo, o consumo de um quilo de uvas pretas e uma porção de repolho por dia, dá um fator de proteção solar de aproximadamente 10.

Uma dieta diária que ajude a construir uma barreira natural na pele contra os raios UV deve estar composta por frutas e verduras, como mirtilos, amoras, framboesas, morangos, figos, laranjas, uvas pretas, groselhas negras, pimentão verde escuro, couve e espinafre, entre outros.

Estes alimentos são ricos em ácido elágico, antocianinas, fito químicos e vitamina C, os que atuam como antioxidantes para proteger a pele dos danos do sol.

Mirtilos. Especialmente os silvestres, possuem uma elevada concentração de antocianinas e resveratrol, substância que protege as células da epiderme, que estão expostas as longitudes de onda UVA.

Especial cuidado com aqueles cultivados em fazendas não orgânicas, estes têm altas concentrações de agrotóxicos.

Framboesas. As framboesas contêm ácido elágico, esta substância é eficaz para bloquear a produção de enzimas causada pela exposição ao sol, as quais decompõem o colágeno da pele, resultando em rugas, aspereza e uma redução da elasticidade.

As framboesas também são ricas em vitamina C, que combate os danos no DNA das células da pele. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que consomem framboesas têm menos rugas, a pele mais suave e firme do que aquelas que não consomem.

Amoras. As amoras têm intensas propriedades antioxidantes devido às antocianinas, também são uma excelente fonte de vitamina C, essencial para formar colágeno e elastina, as proteínas estruturais da pele.

Morangos. Estas frutas fornecem grandes quantidades de vitamina C e antocianinas com poder antioxidante. Mas os morangos não apenas são eficazes se nós consumimos, diversos estudos têm sugerido que uma aplicação tópica de extrato de morango pode ajudar a proteger a pele contra os raios UV.

Açaí. As bagas de açaí contêm o dobro de antocianinas que os mirtilos, além de resveratrol e ácido elágico, vitamina C e E.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.