terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Fluxo vaginal: 5 Dicas para controlá-lo

O fluxo vaginal é uma secreção normal do organismo de toda mulher e constitui um ótimo indicador da saúde vaginal das mulheres. De acordo com as mudanças no fluxo vaginal é possível saber se tudo está bem no seu organismo e, assim, tomar os cuidados adequados para uma boa saúde.


O fluxo vaginal constitui uma secreção normal do organismo feminino, a partir da puberdade, produzido no colo do útero, nas paredes da vagina e glândulas de Bartholin, este cumpre várias funções, como ser um dos meios de excreção do corpo, fornecer um efeito antibiótico e um protetor para a vagina diante de corpos estranhos ou micro-organismo e lubrificação do genital feminino.

É por esta razão, que o fluxo vaginal constitui um dos meios que podem representar maior importância na saúde e bem-estar da área vaginal, já que é algo que você pode notar à primeira vista.

Mudanças e características do fluxo vaginal:
Embora seja verdade que, normalmente, as variações na cor, textura e odor do fluxo vaginal dependerão em um elevado grau do próprio organismo, existem outros aspectos que constituem o denominador comum nas mulheres e que serão os que indicarão alguma alteração ou condição da vagina.

Também as diferentes fases do ciclo menstrual determinarão as características do fluxo, uma vez que à medida que o ciclo avança o fluxo vaginal adquire mais consistência e cor, isso devido ao aumento dos níveis de estrogênio. A fase mais fértil na ovulação é quando o fluxo adquire a aparência de clara de ovo, ou seja, transparente ou esbranquiçado e de consistência elástica.

A importância de conhecer as mudanças do fluxo vaginal:
Conhecer as diversas mudanças no fluxo vaginal é uma excelente ferramenta na vida de uma mulher, já que isso te ajudará a saber sobre a saúde da sua vagina, inclusive para aquelas que pretendem engravidar, porque, como já mencionamos, o avanço das etapas de ovulação também serão indicados pelo fluxo vaginal e suas mudanças.

As circunstâncias em que este se torna de colorido e adquire aromas desagradáveis que também são acompanhadas por prurido na área externa e interna da vagina e desconforto na área genital ou ausência parcial ou completa da secreção do fluxo vaginal podem indicar a presença de infecções ou alguma outra patologia nesta área.

Quando o fluxo vaginal não é normal:
O mais importante em caso de suspeitar de algum problema de saúde vaginal é o cuidado médico e a prevenção, é por isso que sempre o mais recomendável é visitar o ginecologista pelo menos uma vez por ano. Existem algumas recomendações para o fluxo vaginal que poderão te ajudar em tais situações, onde a mudança da secreção vaginal é dada pelo aparecimento de alguma infecção ou outra patologia.

Dicas e recomendações sobre o fluxo vaginal:
Você deve sempre levar em conta que a saúde da área vaginal depende de um alto nível de higiene, hábitos alimentares e os cuidados que você coloca nesta área, a seguir, vamos te ensinar algumas recomendações para o fluxo vaginal que te resultarão de muita utilidade no cuidado de uma das áreas mais delicadas do seu corpo:

1. Cuide da sua alimentação. Não é incomum insistir sobre isso, grande parte dos produtos de excreção do organismo depende do que comemos, nisso está à importância de mantermos uma alimentação saudável e equilibrada, quando levamos maus hábitos alimentares o odor do fluxo vaginal pode refletir isso, tornando-se desagradável.

2. Evite as duchas vaginais. Estas podem varrer completamente a flora bacteriana da zona vaginal e, por conseguinte, tornar esta área susceptível ao ataque de micro-organismos que causam infecções e que produzem alterações no odor, textura e cor do fluxo vaginal.

3. Cuidado com os protetores diários. Esta é uma das principais recomendações para o fluxo vaginal se você os usa deve mudar, pelo menos, três vezes por dia, e de preferência usá-los antialérgicos, o uso prolongado de um mesmo protetor poderia além de irritar a área vaginal produzir mudanças de fluxo como um aumento ou redução excessiva da secreção do mesmo.

4. Evite roupas íntimas ajustadas. Evite o uso de roupas muito ajustadas nesta área, também é aconselhável usar roupas íntimas de algodão, isso vai ajudar a manter a área genital melhor ventilada, o que reduz o mau odor das secreções vaginais.

5. Não use produtos irritantes. Não use nesta área produtos como aerossóis, cremes, sabonetes aromatizantes, entre outros, estes além de irritar a vagina podem torná-la mais suscetível a sofrer infecções que constituem a principal causa das mudanças do fluxo vaginal.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.