terça-feira, 4 de outubro de 2016

Remédios caseiros para menstruação irregular


A menstruação é um processo normal do organismo feminino, mas que devido a algum tipo de alteração pode se tornar irregular e fazer com que a menstruação atrase. Por isso, se você tem esse tipo de problema e quer conhecer alguns remédios caseiros e recomendações que podem ser de grande ajuda para regular o seu ciclo no artigo de hoje trazemos todas as informações.

Cada mês ocorre no organismo feminino um complexo processo que requer a interação entre o sistema endócrino, nervoso e hormonal.

O primeiro se encontra regulado pelas diferentes glândulas, sendo uma delas o hipotálamo. Este inicia todo o ciclo menstrual ao se encarregar de dar ordens para que segreguem os hormônios que ativam a função dos ovários. Por outro lado, os centros cerebrais são responsáveis por estimular o hipotálamo.

No entanto, por vezes, o ciclo menstrual não tem uma duração fixa. Ou seja, em algumas ocasiões a menstruação (sangramento) se apresenta aos 15 dias (adianta) e em outras aos 50 ou 60 dias (atrasa). Esta menstruação irregular constitui um dos motivos mais habituais de visita ao ginecologista.

Esta irregularidade pode ser devido a vários fatores, tais como:

Estresse (antes de uma viagem, um exame, o estado de saúde de um membro da família, etc.).
Uso de medicamentos (antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-ulcerosos, antipsicóticos e pílula pós-coito).
Cirurgias ginecológicas.
Flutuações bruscas de peso.
Mudanças no ritmo de vida habitual (horas de sono, descanso e refeições).
Alterações hormonais (aumento da prolactina).

É importante observar que tanto um aumento significativo de peso, como uma redução drástica pode causar irregularidades menstruais. No primeiro caso, se deve a uma maior produção de hormônios masculinos e, por isso, pode ocorrer à irregularidade, enquanto que quando existe uma perda súbita de peso, também pode apresentar esta alteração e até conduzir a amenorreia (ausência de menstruação).

Para regular a menstruação, recomendamos os seguintes remédios.
Remédios caseiros para menstruação desregulada:

Lave e ferva um punhado de beterrabas frescas em meio litro de água até que estejam muito macias. Em seguida, extraia as beterrabas e deixe o líquido restante para que continue fervendo até que se pareça com um xarope. Conserve o líquido em um frasco e tome esta preparação durante o dia.

Despeje 1 colher de sopa de folhas ou flores de alecrim em meio litro de água que está fervendo. Em seguida, tampe, deixe esfriar e coe. Beba esta preparação ao longo do dia. Tome 8 dias antes da menstruação.

Despeje 2 colheres de sopa de folhas de sálvia em meio litro de água e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar. Tome três xícaras por dia.

Despeje 2 colheres de sopa de milefólio em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Beba uma xícara desta infusão diariamente 8 dias antes da data prevista a chegada da menstruação.

Lave, corte e coloque para ferver 4 cenouras pequenas durante 5 minutos. Coloque em um prato e adicione 2 colheres de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de salsa e outra de vinagre. Consuma esta salada três vezes por semana.

Despeje 1 colher de sopa de sementes de feno-grego em 1 xícara de água e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do fogo, cubra e deixe esfriar. Coe e tome 1 xícara desta preparação diariamente.

Misture 25 gramas de cada uma das seguintes plantas: camomila, milefólio, calêndula, hypericum, sálvia, Artemísia e tomilho selvagem. Extraia 1 colher de sopa desta preparação e despeje em uma xícara de água que está fervendo. Consuma 2 xícaras por dia. Siga a cura durante 3 meses, começando a cada mês 10 dias antes do suposto aparecimento da regra (ciclo irregular).

Despeje 3 gotas de óleo de sálvia, 2 gotas de óleo de coentro, 2 gotas de óleo de manjericão e 2 gotas de óleo de tomilho em uma banheira cheia de água quente. Mergulhe neste banho por 20 a 30 minutos

Adicione, em um recipiente limpo, 60 mililitros de óleo de amêndoas (óleo de base) e, em seguida, adicione 4 gotas de óleo de zimbro, 8 gotas de óleo de sálvia, 2 gotas de óleo de coentro, 6 gotas de óleo de mirra e 2 gotas de jasmim e misture. Várias vezes ao dia faça massagens no abdômen e a parte inferior das costas com esta preparação.

Despeje 60 mililitros de azeite de oliva (óleo de base) em um recipiente limpo e adicione 8 gotas de óleo de camomila, 6 gotas de óleo amaro, 4 gotas de óleo de gerânio, 3 gotas de óleo coentro, 2 gotas de óleo de erva-doce, 2 gotas de jasmim e 2 gotas de óleo de vetiver. Misture os ingredientes. Todos os dias, dê massagens sobre a pele com este óleo.

Misture 2 gotas dos seguintes óleos de aroma terapia: bálsamo de limão, rosa e sálvia com 1 colher de sopa de óleo de amêndoas. Aplique mediante suaves massagens na região da barriga.

Ferva 20 gramas de bagas de zimbro em 1 litro de água durante 5 minutos e tome 2 xícaras por dia.
Despeje em um copo de leite ½ colher de chá de cúrcuma e adicione algumas gotas de mel, se desejar. Beba um copo diariamente até regularizar a menstruação. Este remédio tem propriedades emenagogas, já que equilibra os hormônios e estimula o fluxo menstrual.

Elabore uma infusão de menta e tome 3 xícaras dia bem quente (mas sem queimar). Este é um remédio ayurvédico para regular a menstruação.

Ferva 1 colher de sopa de folhas de alecrim e outra colher de sopa de folhas de marcela em uma xícara de água durante 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Beba uma xícara por dia.

Recomendações:
Evite dietas de emagrecimento muito baixas em calorias ou desequilibradas em nutrientes, já que pode causar irregularidades menstruais. Por isso, é aconselhável seguir uma dieta equilibrada.
Mantenha um calendário menstrual. Recomenda-se ter o hábito de apontar a frequência e duração de cada ciclo de forma que, se for necessário procurar um ginecologista, este possa trabalhar com dados mais objetivos e possa fazer um julgamento e ajustar o tratamento.
Verificar a prolactina no sangue, já que quando os níveis deste hormônio, responsável pela secreção de leite, aumentam, pode ser alterado o ritmo normal do ciclo.
Evite tomar medicamentos especialmente antidepressivos e anti-ulcerosos.
Pratique exercícios diários, como caminhar por, pelo menos, 30 minutos, ou nadar.

Procure um ginecologista, se ocorrem os seguintes casos:
Irregularidade durante mais de três meses.
Alterações da visão, aumento de pelos ou dor de cabeça.
Sangramento que pode ser confundido com uma regra tardia em mulheres pós-menopáusicas, já que pode se tratar de um problema do endométrio.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.