quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Efeitos secundários do Zinco no organismo


As vitaminas e minerais são substâncias essenciais para o bom funcionamento e desenvolvimento do nosso organismo, assim como para prevenir algumas condições de saúde. O zinco é uma destas substâncias das quais precisamos para o nosso bom desenvolvimento e sua deficiência pode ser causa de algumas doenças, assim como o seu excesso pode provocar efeitos secundários.

Embora o zinco te ofereça muitos benefícios ao organismo como é possível constatar no artigo: “Benefícios do Zinco”, o seu excesso, como quase tudo na vida, pode resultar prejudicial.

A seguir, apresentamos os sintomas das pessoas que tomam excesso de zinco (especialmente suplementos) e os efeitos secundários que se pode ter.

Sintomas de excesso de Zinco:
Os sintomas, em doses de 100 mg por dia, são febre, tosse, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, sonolência e agitação.

Se a dose é muito superior a 100 mg por dia e é tomada de forma crônica, pode produzir anemia, problemas cardíacos e deficiência de cobre.

As doses elevadas de zinco também provocam uma diminuição das lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol bom.

Efeitos Secundários do Zinco:
As pessoas com hemocromatose que são alérgicas ao zinco ou estão infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana não devem tomar suplementos do mineral.

As úlceras do estômago ou duodeno pioram com suplementos de zinco. As pessoas que tem glaucoma devem ter cuidado se utilizam colírio com zinco.

O excesso de suplementação de zinco durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro e de morte neonatal, especialmente se o suplemento é tomado no terceiro trimestre. Este aumento tem sido demonstrado com doses de zinco de 100 mg tomadas três vezes por dia.

O zinco pode causar irritação do estômago e é melhor tomá-lo com alimentos para evitar náuseas. A fórmula em comprimidos utilizada para tratar os resfriados tem um sabor forte e, por vezes, altera o sentido do paladar.

A absorção de vitamina A melhora com suplementos de zinco, mas pode interferir com a absorção de outros minerais, que são tomados ao mesmo tempo como o cálcio, magnésio, ferro e cobre. Os suplementos de cálcio, magnésio e cobre, devem ser tomados em momentos diferentes do zinco.

O ferro apenas deve ser tomado se você sabe que há uma deficiência. Os diuréticos de alça, como tiazida, que às vezes utilizam as pessoas com pressão arterial elevada, insuficiência cardíaca congestiva ou doença hepática aumentam a perda de zinco. Os níveis do mineral também são reduzidos pelos contraceptivos orais.

O zinco pode reduzir a absorção das tetraciclinas e quinolonas, dois tipos de antibióticos, assim como antiácidos, soja e manganês, e não devem ser tomados ao mesmo tempo no dia.

Se você toma café ao mesmo tempo em que o zinco, se reduz sua absorção pela metade; inclusive quantidades moderadas de álcool também afetam o metabolismo do zinco e aumentam sua excreção.

A quelação com EDTA pode produzir uma depleção de zinco, de modo que os pacientes que se submetem a quelação precisam de suplementos do mineral de acordo com as instruções do médico.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.