quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Caminhar preserva a memória


Muitas pessoas apostam na caminhada como uma atividade física para cuidar da sua saúde e inclusive auxiliar no processo de emagrecimento. É um exercício simples e que pode ser praticado por todos os tipos de pessoas, por isso muito recomendado. Mas hoje queremos te contar porque a caminhada pode ser um dos melhores exercícios para cuidar da sua memória.

Não só os jogos de inteligência ajudam a manter ativo o nosso cérebro. Algumas pesquisas descobriram que caminha entre 9 e 15 quilômetros por semana pode nos ajudar a preservar a memória e prevenir doenças cerebrais que podem se apresentar com a idade. Você está preparado para sair para caminhar?

Se você é daqueles que acreditam que passar horas fazendo palavras cruzadas e exercícios mentais te ajudam a aperfeiçoar e manter ativa sua memória, aqui está uma nova atividade que pode contribuir para conseguir este objetivo e, se você praticar, também te ajudará a se manter saudável. Por quê? Porque se trata simplesmente de caminhar; mas especificamente, caminhar entre 9 e 15 quilômetros (5 e 9 milhas) por semana.

Assim é! Um exercício tão simples como caminhar, que traz enormes benefícios físicos, também é bom para a sua memória. Os dados surgem de um estudo publicado na revista Neurology, de acordo com o qual alguns pesquisadores da Universidade de Pittsburgh liderados por Kirk I. Erickson descobriram que a matéria cinzenta do cérebro não se reduz quando se realiza esta quantidade de exercício.

Embora se trate de um estudo por observação, os pesquisadores concluíram que quanto mais se caminha, mais matéria cinzenta se terá depois de uma década ou mais, em regiões do cérebro que são essenciais para o conhecimento.

Além disso, eles destacaram que a relação entre caminhar e o volume da matéria cinzenta parece dar-se apenas em pessoas que caminham regularmente distâncias relativamente longas, que equivalem a 9,6 quilômetros a 14,5 quilômetros por semana. Em contrapartida, se cobrar muito e caminhar além da conta não demonstrou ter mais benefícios cognitivos (para a mente e o pensamento).

Da mesma forma, caminhar também pode promover a conectividade dos circuitos cerebrais, que tende a ser reduzida à medida que envelhecemos. Esta conectividade é o que nos permite realizar as ações cognitivas cotidianas, como dirigir um carro. Outro estudo descobriu que, neste caso, liderado por Arthur F. Kramer, da Universidade de Illinois, e publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience. Apenas adiciona mais evidências de como o exercício físico ajuda a manter a boa saúde do cérebro.

Benefícios para a mente e o cérebro:
Realizar alguma atividade entre 30 e 60 minutos por semana permite, entre outras coisas:

Manter a capacidade de pensar, raciocinar e aprender, em pessoas saudáveis.
Melhorar a memória, o raciocínio e o julgamento, em pessoas com Alzheimer ou deficiências cognitivas.
Atrasar o aparecimento do Alzheimer em pessoas com risco de desenvolver esta doença.Por que isso acontece? Uma hipótese sugere que a atividade física parece manter o fluxo sanguíneo necessário para que o cérebro funcione corretamente e, desse modo, nos permita um desempenho normal.

Outros benefícios de caminhar para a saúde:
Você sabia que caminhar, também, tem muitos outros benefícios para a saúde? Sabe-se que o exercício é saudável, não apenas para perder ou manter o peso, mas também para cuidar do nosso sistema circulatório e do coração, assim como prevenir ou controlar diabetes e colesterol, fortalecer os pulmões, prevenir ataques cardíacos e derrames cerebrais, reduzir a pressão sanguínea, melhorar o tônus muscular das pernas e do abdômen, reduzir o estresse e a tensão, reduzir a dor da artrite e parar a deterioração do tecido ósseo.

E você, quanto caminha diariamente? O que você está esperando, precisa de mais razões para começar a caminhar regularmente?

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.