sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Especialistas Alertam sobre o Perigo do Palmito e dos Alimento Industrializado -Embalados-Embutidos etc


Gente as vezes fico preocupada em passar informações de conhecimentos que podem ajudar , acho que é importante abordar esse assunto. Há sempre notícias de que palmito ou esses alimentos embalados em latas ou caixinhas causou estragos ou fez vítimas. É verdade ,o botulismo é uma doença que pode ocorrer com ingestão desses alimentos.O assunto é sério.E infelizmente não é só o botulismo...há muitas DTAs(doenças transmitidas por alimentos)


Uma explicação de como é a extração sobre o palmito:(Mas não só em palmito que tem a possibilidade de transmitir o Botulismo, e nem todo vidro de palmito está contaminado,não precisa ficar sem consumir,pois é uma delícia né)

"O palmito é extraído do meristema apical ou popularmente conhecido como “miolo” de certas espécies de palmeiras. Para sua extração, corta-se essa região da planta e consequentemente ela cairá no solo e poderá ser contaminada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum que causa o botulismo está presente na terra.O palmito então é colocado no frasco de vidro e posteriormente será embebido em salmoura e vinagre. O grande problema é que esse microrganismo sobrevive à conserva e pode produzir uma toxina que é a causa o botulismo, uma doença que paralisa a musculatura . Desse modo, quando ingerida, a toxina pode paralisar a musculatura encarregada da respiração e o indivíduo pode morrer."

A contaminação muitas vezes se dá na extração e não no envase.

E não há essa contaminação só em palmitos,há em latas e embalagens a vácuo se entrou ar pode haver contaminação.Nos embutidos também ocorre muito. infelizmente não é só esse tipo de bactéria, em estudos de microbiologia constata-se muitas contaminações em alimentos é preciso ficar atentos sempre.

Como evitar o botulismo?
O palmito não é um alimento vilão ,nem o milho ,ervilha e outras conservas,são todos muito bons,se não puder come-los naturais é preciso precauções, antes de consumi-lo.
A primeira dica é cozinhar sempre ferver por 15 minutos antes de consumir,ou fazer receitas que vão ao fogo,que é mais seguro.

O calor da fervura poderá inativar essa toxina e assim, caso seja ingerida, não causará danos ao seu organismo.(em microbilogia estuda-se que há bactérias resistentes mesmo o alimento exposto a temperaturas bem altas,elas mantém a toxina no alimento,há esporos)

Outro grande problema, é que se o alimento está contaminado não há indícios dessa contaminação,não detectamos só olhando para ele ,sentindo cheiro e mesmo o sabor, quer dizer não é perceptível essa contaminação,por isso todo cuidado é pouco.


Dicas que podem tornar alimentos Industrializados mais seguros:
1-Olhar bem o prazo de validade

2-Observar a embalagem se não está danificada.(amassada,rasgada,furada,lata estufada,lata enferrujada) em latas se ao abrir escutar um barulho como se tivesse um gás como em refrigerantes não consuma.

3-Se é vidro observar a coloração do produto e do líquido que o envolve.(Se tiver muito turvo,leitoso,com partículas e coloração modificada)não consuma.Se a tampa abrir muito facilmente e sem lacre não consuma.

4-No caso de frios,carnes,frangos,peixes e derivados comprar apenas os de procedências com referencias de inspeção sanitária,observar também o armazenamento e a manipulação no estabelecimento que vende.É sempre bom lembrar que carnes não devem ser lavadas principalmente antes de serem armazenadas,esse procedimento aumenta a atividade bacteriana,só peixes e frutos do mar que podem. Ao descongelar o correto é que seja sob refrigeração.(nunca debaixo de água ou sob o sol).Pode descongelar diretamente na panela ou forno.Os frios ,a melhor opção é que passem por um processo de cocção(chapas,fornos,máquinas de sanduíches) ficam mais seguros para consumo.

5-Leites e laticínios também precisam de atenção ao consumi-los,os leites devem ser fervidos,iogurtes bem refrigerados,os queijos frescos observar a procedência e o armazenamento,embalagens tetra - pack deve estar limpa,e bem firme.

6-Os produtos naturais como frutas e verduras devem sempre ser higienizados de forma adequada,não esquecendo que há muitas bactérias(de todo tipo) na terra e que podem ficar no alimento.A higienização é feita lavando bem tirando a sujidade e depois colocando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água sanitária)na proporção de 1 colher de hipoclorito para cada litro de água e depois um enxague com água potável ou filtrada.

7-Lavar as embalagens antes de abrir (inclusive o saquinho de leite)

8-Um alimento que ninguém pensa que pode estar contaminado por ser conhecido como bactericida natural é o mel.E ele pode ser uma fonte de bactérias do botulismo,deve ser observado a procedência.


9-É muito importante a lavagem correta das mãos antes de fazer uma refeição, e quando há manipulação de alimentos,ao preparar ou embalar.

10-É muito importante lavar machucados que entram em contato com a terra.

Existem três formas de botulismo:
botulismo clássico (alimentar), causado pela ingestão de alimentos contendo neurotoxinas, botulismo de lesões (wound botulism), doença infecciosa causada pela proliferação e consequente liberação de toxinas em lesões infectadas com C. botulinum, e o botulismo infantil, que também é uma doença infecciosa causada pela ingestão de esporos de C. botulinum, com a produção da toxina no intestino de crianças com menos de um ano de idade. (BERNADETTE, 2002; ESTADOS UNIDOS, 2010).

Os alimentos mais envolvidos em surtos de botulismo são os embutidos, tais como salsichas, presuntos, chouriços e patês. Assim como os derivados de leite, enlatados, queijos, produtos fermentados e peixes em conserva ou defumados, onde todos são passíveis de provocar intoxicação. Não esquecendo os produtos vegetais como palmito, espinafre, aspargos, cogumelos, milho, vagens, figos, azeitonas e ervilhas. (GERMANO, 2003; BRASIL, 2006).


Caso de ocorrência de contaminação:
No dia 19 de agosto, a família de Nova Canaã Paulista (SP) já estava diagnosticada com o botulismo e recebeu um soro específico, mobilizando a Polícia Militar em uma megaoperação para transportar o produto.

Sintomas A família (pai, mãe e duas crianças de 12 e 9 anos) apresentou sintomas de vômito, diarreia, visão embaçada e, na evolução da intoxicação, dificuldade para engolir, falar e de locomoção. Nos casos mais graves, há paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal.



Concluindo: O botulismo é um problema de saúde pública, onde o maior perigo de contaminação está nos alimentos industrializados e artesanais.É preciso muito cuidado com a manipulação de alimentos.O que pode ajudar é quando esses manipuladores são treinados por profissionais da área de nutrição para que façam praticas adequadas de higiene e sanitização . Essas contaminações podem ser evitadas através da conscientização da população com informações, e com as boas práticas de higienização ao manipular e consumir os alimentos. O número de casos de botulismo no Brasil não é muito elevado, mas quando há casos as sequelas são graves, quando a vítima não chega ao óbito. E há outros tipos de contaminações,por isso atenção.

Se puder evite o consumo desses alimentos ,prefira os mais naturais.
Alimento é vida!!!
Alimento é coisa séria.



Fontes de pesquisa:

http://nuttri.blogspot.com.br/2008/06/perigos-e-mitos-do-botulismo-no-palmito.html
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/cuidados-na-hora-de-comprar-palmito/3294/
http://cuido.me/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_integrado_vigilancia_epidemiologica_botulismo.pdf
fonte
Postado por Aída Tovar Six às
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.