quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Boa forma: a relação benéfica entre cafeína e performance

A cafeína é o estimulante mais ingerido no mundo, presente no café, mate, chá verde e em bebidas a base de cola. É considerada de baixo risco para a saúde humana e, há algum tempo, passou a ser bastante consumida por atletas, devido aos vários benefícios que proporciona para a prática esportiva.

Neste artigo, saiba mais sobre a relação benéfica entre a cafeína e performance.

Os benefícios da cafeína no desempenho físico

Foto: Pixabay

Na performance esportiva, a melhora no desempenho ocorre devido à ação da cafeína no sistema nervoso. A substância é capaz de reduzir a percepção de esforço ao exercício físico e, assim sendo, o indivíduo consegue fazer mais exercício por ter a sensação de ser mais fácil do que é.

O componente químico também aumenta a concentração e o foco nos treinos e competições, além de retardar a fadiga ao poupar os estoques de glicogênio muscular.

O cafezinho ou outras bebidas com cafeína também são aliados de quem deseja perder peso, pois a substância atua na quebra do tecido de gordura, favorecendo a eliminação dos excessos.

Os hormônios liberados durante o exercício, junto com a cafeína, ajuda na quebra das gorduras, e estas passam a ser fonte de energia no lugar dos carboidratos.

Além disso, os antioxidantes presentes na cafeína também ajudam a neutralizar o efeito prejudicial nos radicais livres no organismo.

Nos esportes de resistência, em que o praticante deve realizar esforços durante um longo período de tempo, a cafeína atua na redução da percepção da fadiga e no aumento da atenção e memória.

Já nos esportes de força, como o levantamento de peso, por exemplo, o componente potencializa a contração muscular e ajuda a aumentar a tolerância a dor.

É importante ressaltar que, apesar de todos os benefícios proporcionados pela cafeína, ela deve ser consumida com moderação. Recomenda-se tomar uma xícara entre 30 e 60 minutos antes da atividade física.

Devido ao seu efeito estimulante, a cafeína em excesso pode ser considerada dopping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O limite estabelecido é o equivalente a 9 xícara do grão expresso (60ml) ou coado (200 ml).

Contraindicações
A cafeína é contraindicada para indivíduos com problemas estomacais, cardíacos ou de pressão, também para aqueles que têm dificuldade para dormir.

Além disso, todos devem evitar o exagero no consumo da substância.

Por Débora Silva
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.