sábado, 20 de dezembro de 2014

Expectativa de vida aumenta em todo o mundo


A expectativa de vida global para ambos os sexos passou de 65,3 anos em 1990 para 71,5 anos em 2013

As pessoas têm vivido mais em todo o mundo quando comparado há duas décadas. Isso se deve, em parte, à queda do número de mortes provocadas por doenças cardiovasculares em países de alta renda e à redução da mortalidade infantil em países de baixa renda.

Estudo publicado nesta quinta-feira, 18 de dezembro, pelo periódico The Lancet, feito em 188 países – inclusive no Brasil - mostra que a expectativa de vida global para ambos os sexos passou de 65,3 anos em 1990 para 71,5 anos em 2013.

As mulheres alcançaram resultados ligeiramente melhores que os homens – a expectativa de vida entre elas aumentou 6,6 anos e, entre eles, 5,8 anos.

Expectativas
A previsão do documento é que, se as tendências registradas nos últimos 23 anos se mantiverem, até 2030 a expectativa de vida das mulheres será 85,3 anos e a dos homens, 78,1 anos.

O estudo revela ainda que as principais causas de morte variam de país para país mas, em nível global, transtornos relacionados ao uso de drogas e doenças crônicas dos rins respondem por parte considerável do aumento de óbitos prematuros registrado desde 1990. As mortes provocadas por alguns tipos de câncer, como pâncreas e rins, também aumentaram.

Decorrente de doenças
Ao mesmo tempo, segundo o relatório, foram identificados grandes avanços na redução da mortalidade decorrente de doenças como sarampo e diarreia, com quedas de 83% e 51%, respectivamente, entre 1990 e 2013.

Ainda de acordo com o levantamento, três condições respondem por quase 32% do total de mortes registradas no ano passado em todo o mundo: doença isquêmica do coração, derrame e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Fonte: CNM
Créditos: Divulgação/internet
Expectativa de vida aumenta em todo o mundo

fonte:http://www.capitalteresina.com.br/noticias/geral/expectativa-de-vida-aumenta-em-todo-o-mundo-24296.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pacientes com câncer pagam para testar drogas em ratos 'customizados'

Nos EUA, laboratório implanta fragmento de tumor do paciente em roedor.
A ideia é testar as drogas primeiro no animal para ver qual funciona melhor.

Camungongo avatar: roedor tem implantado um pedaço do tumor do paciente; em seguida, drogas são testadas para ver qual funciona melhor (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)

Cientistas frequentemente testam drogas em camundongos. Agora, alguns pacientes com câncer estão fazendo o mesmo, com a esperança de curarem sua própria doença.

Eles estão pagando para um laboratório privado criar camundongos que carregam fragmentos de seus próprios tumores para que os tratamentos possam ser testados primeiro nos roedores "customizados". A ideia é ver quais drogas podem funcionar melhor em uma pessoa específica e em um câncer específico.
Os camundongos podem ajudar os pacientes a tomar decisões difíceis em circunstâncias extremas. Estudos podem sugerir que uma certa quimioterapia vai funcionar, mas pacientes se perguntam se vai funcionar para eles. Frequentemente, há mais de uma escolha possível, e se a primeira falha, o paciente pode estar doente demais para tentar a segunda.

Camundongo avatar
Por isso centenas de pessoas fizeram "camundongos avatares" nos últimos anos nos Estados Unidos para testar quimioterapias.

"O que estou fazendo é um tratamento de câncer personalizado. É a onda do futuro", diz Eileen Youtie, uma paciente de Miami que está usando os roedores para guiar seu tratamento para câncer de mama. "Parte dessa decisão é para eliminar quimioterapias que não vão funcionar para mim. Não quero perder tempo recebendo o tratamento e ainda envenenar meu corpo."

Mas não há garantias de que os camundongos possam ajudar.
"Não há muita ciência" para dizer o quanto isso pode funcionar, e a estratégia deve ser considerada altamente experimental, disse o médico Len Lichtenfeld, da Sociedade Americana de Câncer.

Há alguns estudos iniciais encorajadores, segundo ele. Um estudo de 70 pacientes descobriu que os roedores geralmente refletem o modo como os pacientes responderão a várias drogas. Mas não há evidência de que usar camundongos é melhor do que adotar os cuidados baseados em diretrizes médicas ou testes genéticos que muitos pacientes podem fazer para ajudar a escolher a medicação.

10 mil dólares

Charles Cook, do laboratório Champions Oncology, segura uma gaiola de plástico com um camungongo que tem fragmentos de tumor de um paciente (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)

Ter um camundongo customizado pode custar US$ 10 mil ou mais e convênios médicos não cobrem o procedimento. Além disso, demora vários meses para os testes ficarem prontos. Por isso, o paciente pode ter de começar o tratamento antes de saber o resultado obtido no roedor.

"Eu vejo uma promessa, mas leva muito tempo e é muito caro. Para o paciente médio, o cuidado padrão vai ser a melhor alternativa", diz Ana Welm, pesquisadora de câncer na Oklahoma Medical Research Foundation. Ela deu uma palestra sobre camundongos avatares na semana passada no Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio, nos Estados Unidos.

Muitos laboratórios criam esse tipo de camundongo, mas o principal fornecedor dos pacientes tem sido o Champions Oncology, uma companhia com base em Hackensack, em Nova Jersey, que também opera em Londres, Tel Aviv e Cingapura.

Cerca de 7 mil camundongos são mantidos em um laboratório de Baltimore com seis quartos que se assemelham a salas de estoque de uma loja de sapatos, com prateleiras altas onde se apoiam fileiras de gaiolas de plástico onde são mantidos os animais referentes a cada paciente.

Para a paciente Eileen, os testes em roedores apontaram que qualquer uma das duas opções de drogas possíveis, funcionariam. Ela optou, então, pela que tinha menos efeitos colaterais no coração. Recentemente, ela terminou a quimioterapia, está prestes a terminar a radioterapia e diz que não se sente culpada de ter usado o camundongo. "Abuso de animais? Não penso dessa forma. Não é como testar cosméticos. É tentar salvar a minha vida", diz.

fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/12/pacientes-com-cancer-pagam-para-testar-drogas-em-ratos-customizados.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Britânicos descobrem anticorpo capaz de neutralizar vírus da dengue

Anticorpo neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos.
Descoberta pode orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue: cientistas descobriram anticorpo capaz de neutralizar o vírus presente nos mosquitos (Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)

Cientistas do Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue, conforme publicou nesta segunda-feira (15) a revista britânica "Nature Immunology".

Este novo tipo de anticorpo descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos efetivos para combater a doença. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito da família Aedes e infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Um dos principais problemas que o vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não imuniza a pessoa dos demais. No relatório, a equipe de pesquisadores assinalou que a expansão geográfica da dengue tem aumentado, já que foi registrado um maior número de casos na América Latina e na Austrália, e poderia se estender ao sul da Europa.

O diretor da pesquisa, Gavin Screaton, disse em uma teleconferência com a imprensa que seu grupo já leva mais de dez anos estudando do vírus. Ele destacou que não acredita que a dengue possa ser controlada até que se desenvolva uma vacina.
Para ele, o desenvolvimento de uma vacina poderia levar uma quantidade de tempo "considerável", porque primeiro seria preciso produzi-la e testá-las em modelos não humanos. Com relação a penetração do vírus na América Latina, Screaton afirmou que, apesar de ter "existido países que realizaram boas práticas", estas não evitaram alguns surtos severos.

Segundo Screaton, para prevenir o contágio em grande escala, é preciso "informar à população sobre boas práticas, limpar e não armazenar lixos nas cidades e usar inseticidas".
Para o estudo, a equipe de cientistas analisou 145 mostras de anticorpos de pacientes que foram infectados pelo vírus e desenvolveram um quadro imunológico. Desta forma, encontraram um bom número de anticorpos que são muito efetivos neutralizando o vírus.

Essa descoberta abre a porta ao desenvolvimento de uma futura vacina universal contra a dengue, apesar dos pesquisadores matizarem que ainda é necessário entender a resposta imunológica humana aos contágios naturais e ver qual é sua resposta à vacinação posterior.


fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/12/britanicos-descobrem-anticorpo-capaz-de-neutralizar-virus-da-dengue.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Nutricionista fala sobre os alimentos que prejudicam e beneficiam o fígado e o organismo como um todo

Você sabia que o fígado é o órgão que faz a "limpeza" do organismo. Ele tem o "papel" de remover as toxinas,impurezas e resíduos da corrente sanguínea.

A nutricionista Daniela Menardo fala sobre os alimentos que "intoxicam" o organismo, são eles: embutidos, açúcar refinado, álcool, café (em excesso), adoçantes á base de aspartame e ciclamato. Gorduras, chocolates, pães e massas também são prejudiciais ao fígado e ao organismo como um todo. Mas, quais são os alimentos benéficos ao fígado? 

Descubra assistindo ao vídeo e ganhe muito mais saúde e qualidade de vida.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/12/dieta-detox-figado-verao.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Diabetes: Derrubar mitos para prevenir e curar

Diabetes: Derrubar mitos para prevenir e curar

Uma condição que está cada vez afetando mais pessoas é o diabetes. Mas existem muitos mitos e crenças que fazem com que as pessoas não se preocupem com o surgimento desta doença. Vamos esclarecer alguns mitos e te ensinar a prevenir o diabetes, assim como também algumas dicas para viver uma vida feliz se você já tem a doença.

“Quanto pesava o seu bebê?” É a pergunta que certamente te fizeram em coro suas amigas quando nasceu o seu filho. Ou se você ainda não teve filhos, esta é a pergunta que certamente você faz para aquelas que já são mães. Se nascer gordinho, todos riem de felicidade, porque, infelizmente, em nossa cultura uma criança gordinha é sinônimo de uma criança saudável.

Você não acredita? Pergunte a sua mãe ou sua avó. Mas não apenas os bebês que nascem mais magrinhos carregam o estigma de que são menos saudáveis. Para não ir muito longe, pense sobre o que acontece nas reuniões de família, que se tecem, geralmente em torno da comida. “Você não vai comer mais?” “Você não gosta de como ficarão as carnes?” “Você está em uma dieta?”

É hora de acabar com o mito de que ser gordinho é gozar de saúde. Especialmente porque em nossa comunidade o número de diabetes tipo 2 está aumentando de forma alarmante. De acordo com uma pesquisa recente, seis em cada dez crianças latinas obesas têm diabetes tipo 2. Com essas estatísticas nos encontramos diariamente no hospital e vemos com preocupação que existe muita desinformação a respeito desta doença e sobre como é possível preveni-la.

“Apenas tenho um pouco de diabetes” Vários pacientes dizem isso quando chegam ao consultório. “Às vezes o açúcar sobe, mas não é nada”. Este é um erro muito grave. Mas, para entender isso você tem que saber que o diabetes não aparece da noite para o dia. Não é que um dia você acorda e o sol te cumprimenta: “Bom dia, você tem diabetes”. O desenvolvimento desta doença pode levar vários anos. Durante este período, o seu organismo ainda não cumpriu todos os requisitos necessários para que o seu médico possa diagnosticar a doença, mas tampouco funciona normalmente. Isto é chamado de pré-diabetes.

Nos Estados Unidos, cerca de 30 milhões de pessoas têm pré-diabetes, mas a maioria não sabe. Se você é latino e tem mais de 45 anos, deve fazer o teste de glicose para tirar a dúvida. Se você tem menos de 45 anos, deve fazer o teste se você tem:

Pressão alta
HDL (colesterol bom) baixo
Triglicérides elevados
Antecedentes familiares de diabetes
Diabetes durante a gravidez ou se você teve um bebê de 4 quilos e 100 gramas ou mais ao nascer

Este último ponto é importante porque as crianças gordinhas tendem a ser adultos obesos, e isso, somado a predisposição genética dos latinos, é o terreno fértil para que se desenvolva o diabetes. A chave é prevenir: aprender a seguir uma dieta saudável desde a primeira infância e levar uma vida ativa.

Mas se você já tem diabetes, também queremos dizer que, embora seja uma doença crônica e precisa ter uma série de cuidados, tampouco é o fim do mundo. Hoje em dia, a ciência avançou muito e graças a isso as pessoas com diabetes podem viver uma vida feliz. Aprender a comer bem não precisa ser um fardo, nem significa que você nunca vai comer o que gosta.

Reiteramos: a chave para uma vida saudável com diabetes é se aconselhar bem e ter muita vontade. (E não acredite em todos os mitos.).

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/diabetes/diabetes-derrubar-mitos-para-prevenir-e-curar-1134717
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

O Consumo de cafeína piora as ondas de calor e suores noturnos da menopausa

O Consumo de cafeína piora as ondas de calor e suores noturnos da menopausa

A menopausa é uma etapa da vida pela qual todas as mulheres irão passar, algumas de forma tão confortável que nem mesmo a percebem e outras apresentam alguns sintomas muito desconfortáveis como as ondas de calor e os suores noturnos. Contamos-te hoje sobre um recente estudo realizado que chegou a conclusão que o consumo de cafeína piora as ondas de calor e os suores noturnos durante a menopausa.

Um novo estudo da Clínica Mayo, publicado online pela revista “Menopause”, descobriu uma relação entre o consumo de cafeína e as ondas de calor e suores noturnos desconfortáveis nas mulheres em pós-menopausa. No lado positivo, o estudo também revelou uma associação entre a ingestão de cafeína e menos problemas femininos com humor, memória e concentração durante a perimenopausa, que pode ser devido às conhecidas características da cafeína para produzir mais excitação e melhorar o humor e a atenção. O estudo é o maior realizado até agora sobre a cafeína e os sintomas da menopausa.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa, aplicando o “questionário de saúde de Menopausa”, o mesmo que consiste em uma avaliação integral da informação médica relacionada com a menopausa e inclui tanto hábitos pessoais como uma qualificação da presença e gravidade dos sintomas da menopausa. Os questionários foram respondidos por 2.507 mulheres que se apresentaram consecutivamente com problemas da menopausa na Clínica de Saúde Feminina da Clínica Mayo, em Rochester, entre 25 de julho de 2005 e 25 de julho de 2011. Foram analisados os dados de 1.806 mulheres que caíram dentro dos critérios de inclusão, e, em seguida, foram comparadas as classificações dos sintomas da menopausa daquelas que consumiam cafeína em comparação com aquelas que não o faziam.

Aproximadamente 85% da população dos Estados Unidos consome diariamente algum tipo de cafeína em uma bebida. Os sintomas vasomotores (ondas de calor e suores noturnos) são os mais comuns da menopausa e se apresentam em 79% das mulheres durante o período de perimenopausa e em 65% das que já passaram pela menopausa. Apesar da antiga crença de que a ingestão de cafeína agrava os sintomas vasomotores da menopausa, os cientistas questionaram esta hipótese devido ao vinculo positivo e negativo da cafeína com as ondas de calor.

“Embora estes resultados sejam preliminares, o estudo sugere que vale a pena restringir a ingestão de cafeína em mulheres na pós-menopausa que sofrem ondas de calor e suores noturnos desconfortáveis”, comenta a Dra. Stephanie Faubion, diretora da Clínica de Saúde Feminina da Clínica Mayo, em Rochester. “Embora os sintomas da menopausa, possam representar todo um desafio, existem muitas táticas com as quais é possível tentar controlá-los”.

Outras táticas que a Dra. Faubion recomenda são:

Estar consciente dos gatilhos, como alimentos picantes e bebidas quentes.

Além de restringir a cafeína, também é necessário limitar o álcool e o tabaco.
Vestir-se em camadas para pode retirar uma delas quando sentir calor.
Considerar adquirir produtos que permitem dormir fresca durante toda a noite, como lençóis e roupa de dormir que absorvem a umidade, ventiladores e travesseiros refrescantes.

Tente aplicar algumas táticas para controlar o estresse, tais como meditação, yoga, Tai Chi, acupuntura e massagem.

Manter-se dentro de um peso saudável, fazer exercícios regularmente e permanecer ativa.
Consulte seu médico sobre a terapia de reposição hormonal ou os medicamentos prescritos que não contêm hormônios para aliviar os sintomas.


fonte:http://www.saudedicas.com.br/noticias/o-consumo-de-cafeina-piora-as-ondas-de-calor-e-suores-noturnos-da-menopausa-1134738
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Droga da família do Viagra pode ser usada para impedir a demência, diz pesquisa

Droga da família do Viagra pode ser usada para impedir a demência, diz pesquisa

Cientistas acreditam uma molécula parecida com o Viagra pode ser utilizado para interromper o aparecimento de demência.

Um ensaio foi criado para ver se a droga - geralmente utilizada para tratar problemas de ereção em homens - poderia ajudar a evitar uma forma comum da doença.

Chamada Tadalafil - que é da mesma família como Viagra - funciona através da dilatação dos vasos sanguíneos. Os cientistas acreditam que poderia tratar a demência vascular, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

A demência vascular é a segunda forma mais comum de demência, e é responsável por cerca de 110 mil casos de demência só no Reino Unido. Ela é causada por danos aos pequenos vasos sanguíneos do cérebro, levando à redução do fluxo sanguíneo para o tecido cerebral.

Este danos aos vasos sanguíneos do cérebro - conhecida como doença dos pequenos vasos - faz a parede das artérias tornarem-se grossas e duras, impedindo-as de responder às mudanças nas necessidades do cérebro para o sangue. Isso acarreta em danos às partes profundas do cérebro, devido a oferta insuficiente de sangue, levando a problemas de memória.

O dano, que pode desenvolver e progredir ao longo de muitos anos, é visto nos cérebros de 50 a 70 por cento das pessoas mais velhas.

Os pesquisadores esperam que o fluxo sanguíneo provocado pelo Tadalafil impulsione propriedades que podem evitar esse dano, afastando a demência vascular.

A demência é caracterizada pela deterioração da memória, do pensamento, do comportamento e a capacidade de realizar atividades cotidianas. Em todo o mundo, 35,6 milhões de pessoas sofrem de demência e há 7,7 milhões de novos casos a cada ano, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

Líderes da primeira cúpula do G8 do ano passado, apelaram por um maior investimento e colaboração global em pesquisa científica para investigar a demência, a fim de encontrar um tratamento para a doença até 2025.

Como parte do novo estudo, o Tadalafil será dado a 50 participantes com idades superiores a 65 anos, que possuam a doença de pequenos vasos, em decorrência de um acidente vascular cerebral, ou alguns problemas de memória.

Os pesquisadores vão medir o fluxo sanguíneo para o cérebro antes e depois de uma dose da droga com um tipo especial de ressonância magnética, usando ondas de rádio para magnetizar a água no sangue, depois seguindo-a através do cérebro para descobrir a quantidade de sangue que atinge diferentes áreas do tecido cerebral.

Aos participantes, serão dadas doses baixas de fármaco, que, por vezes, será substituído por um placebo, para que os cientistas possam comparar essa quantidade com e sem o uso da droga.

As pessoas que já tenham sido diagnosticados com demência não poderão participar, pois, segundo os cientistas, o objetivo é testar se a droga pode ser usada para prevenir o aparecimento da doença, e não tratá-la.

“O Tadalafil é amplamente utilizado para aumentar o fluxo de sangue no tecido do pênis. Agora, queremos saber se ele pode fazer o mesmo por um outro órgão vital: o cérebro”, explicou Doug Brown, da Sociedade Britânica do Alzheimer.
Fonte: DailyMail Foto: Reprodução

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4537-droga-da-familia-do-viagra-pode-ser-usada-para-impedir-a-demencia-diz-pesquisa
por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.