quarta-feira, 25 de junho de 2014

Soneca Sem Culpa: Estimula a Memória


Um dos conselhos médicos mais populares para a maioria das pessoas é: “tire uma soneca”, já que a interrupção do sono prejudica severamente a memória de elaboração, o que força uma nova investigação.

Mas, por outro lado, tirar uma soneca aumenta um sofisticado tipo de memória que nos ajuda a ver o panorama melhor e estimula a criatividade.

O bom sono é uma vítima do nosso mundo, pesquisas indicam que os adultos são aconselhados a atingir sete a oito horas de sono por noite. Caso contrário, pode gerar riscos, tais como: a privação do sono provoca não apenas acidentes de automóvel, mas todos os outros tipos de acidentes.

Com o tempo, uma falta crônica de sono pode corroer o corpo de maneira que nos deixa mais vulneráveis ​​a doenças do coração, diabetes e outras doenças.

Mas talvez, mais comum do que a insônia é o sono fragmentado de fácil despertar que vem com o envelhecimento ou pior ainda, a apnéia do sono, que afeta milhões de pessoas, que deixam de respirar durante 30 segundos, uma ou outra vez durante toda a noite.

Na verdade, os cientistas estão se concentrando cada vez menos na duração do sono e mais na qualidade do sono, o que é chamado de intensidade do sono, na qual se estuda como o sono ajuda o cérebro no que diz respeito aos processos de memórias.

Particularmente é importante alcançar a “menor freqüência de sono”, um período de sono muito profundo que vem antes do mais conhecido REM. Fishbein suspeita de um papel mais ativo das ondas lentas do sono que podem surgir inclusive em um cochilo, já que talvez o nosso cérebro continue trabalhando durante esse tempo para resolver problemas e chegar a novas idéias.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/noticias/soneca-sem-culpa-estimula-a-memoria-2431887
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Terapia genética pode melhorar a memória de pacientes de Alzheimer


Cientistas americanos testaram com sucesso uma terapia genética que visa atenuar problemas de memória ligados ao mal de Alzheimer em ratos. O estudo sugere uma forma de manter as células nervosas do cérebro se comunicando.
A terapia aumentou os níveis de uma substância química que ajuda as células do cérebro a sinalizarem umas para as outras. Tal sinalização é dificultada na doença.

A pesquisa sugere que a substância química desempenha um papel importante na memória, mas se esgota em pacientes de Alzheimer. O aumento desse produto químico do cérebro, um neurotransmissor chamado EphB2, poderia ajudar a reduzir ou mesmo prevenir alguns dos piores efeitos da doença.

Uma das características mais evidentes dos cérebros de pacientes de Alzheimer é o acúmulo de “placas” de uma proteína tóxica chamada amilóide. Com o tempo, isso leva à morte das células cerebrais.
No entanto, outra característica da amilóide é a sua aparente capacidade de se ligar diretamente a EphB2, reduzindo a quantidade disponível do neurotransmissor para as células no cérebro, o que pode em parte explicar os sintomas de memória envolvidos na doença.

Para testar essa ideia, os pesquisadores usaram experiências de terapia genética para reduzir ou aumentar artificialmente a quantidade de EphB2 disponível nos cérebros de ratos.

Quando os níveis do produto químico foram reduzidos em ratos saudáveis, eles desenvolveram sintomas de memória semelhantes aos observados em ratos criados para ter uma condição semelhante à de Alzheimer.
Inversamente, quando ratos com a condição semelhante a Alzheimer receberam a terapia de gene que aumentou seus níveis de EphB2, os sintomas de memória desapareceram. Assim, os pesquisadores chegaram a conclusão que o bloqueio de proteínas amilóides de ligação a EphB2, e o aumento dos níveis ou funções da EphB2 com medicamentos pode ser benéfico a pacientes de Alzheimer.

No entanto, há cientistas que não acreditam totalmente na terapia como tratamento. Segundo eles, o estudo não oferece uma resposta rápida aos pacientes de Alzheimer. Os cérebros são extremamente complexos e entender como eles funcionam e tornam-se danificados por doenças como o mal Alzheimer é uma tarefa gigantesca.
De fato, a pesquisa acrescenta uma peça ao quebra-cabeça da doença, e fornece novas pistas, ao sugerir uma forma de manter as células nervosas do cérebro se comunicando, o que é vital para o pensamento e a memória. Porém, ninguém sabe ainda se estes resultados conduzirão a um novo tratamento para a doença, o que pode estar longe. [BBC]

fonte:http://hypescience.com/terapia-genetica-pode-melhorar-a-memoria-de-pacientes-de-alzheimer/
por:Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Extrato de pêssego pode inibir a metástase do câncer de mama


De acordo com um estudo da Universidade Texas A&M (EUA), extrato de pêssego é capaz de inibir a metástase do câncer de mama em ratos. Os cientistas creem que o tratamento pode funcionar em humanos também.
A pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, afirma que a mistura de compostos fenólicos presentes no extrato de pêssego é a responsável pela inibição da metástase.

“As células cancerígenas de um tipo agressivo do câncer da mama foram implantadas sob a pele de ratos, e vimos uma inibição de um gene marcador nos pulmões após algumas semanas, indicando uma supressão da metástase quando os ratos estavam consumindo o extrato de pêssego”, conta o Dr. Luis Cisneros-Zevallos, cientista de alimentos da Universidade Texas A&M.

O estudo foi realizado utilizando uma variedade de pêssego chamada Rich Lady. Os cientistas dizem que outras variedades possuem compostos polifenólicos similares, mas podem diferir em conteúdo.
A pesquisa também determinou que o mecanismo subjacente pelo qual os polifenóis do pêssego estão inibindo a metástase é visando e modulando a expressão gênica de metaloproteinases.
Os pesquisadores calculam, a partir da dose necessária para ver os efeitos nos ratos, que o mesmo resultado seria visto em seres humanos com o consumo de 2 a 3 pêssegos por dia.

O trabalho baseou-se em pesquisas anteriores feitas na mesma universidade há alguns anos, que mostraram que os polifenóis do pêssego e da ameixa matavam seletivamente células de câncer de mama agressivos, mas não de normais.
O câncer de mama é tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estádios avançados. Segundo dados do INCA (Instituo Nacional do Câncer) de 2011, 13.345 pessoas morreram no país por causa da condição naquele ano.

Segundo Cisneros-Zevallos, a maioria das complicações e alta mortalidade associada com o câncer de mama são devido a metástase.

“A importância do estudo é muito relevante, porque mostra in vivo o efeito que os compostos naturais, neste caso, os compostos fenólicos do pêssego, tem contra o câncer de mama e a metástase. Ele dá oportunidade para incluir na dieta uma ferramenta adicional para evitar e lutar contra esta terrível doença que afeta tantas pessoas”, conclui. [MedicalXpress, INCA]

fonte:http://hypescience.com/extrato-de-pessego-pode-inibir-a-metastase-do-cancer-de-mama/
por:Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Extrato de cacau pode prevenir doença de Alzheimer

Segundo um novo estudo da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai (EUA), um tipo de preparação específica do extrato de cacau, chamado de cacau lavado, pode reduzir os danos vistos nos cérebros de pacientes com doença de Alzheimer muito antes deles desenvolverem sintomas.

Cacau lavado é composto principalmente de polifenóis, antioxidantes também encontrados em frutas e legumes. Alguns estudos já sugeriram que polifenóis podem prevenir doenças degenerativas do cérebro.

O estudo
Os pesquisadores utilizaram ratos geneticamente modificados para imitar a doença de Alzheimer. Quando os animais receberam extrato de cacau lavado, a proteína β-amiloide não formou aglomerados pegajosos nos seus cérebros, conhecidos por danificar as células nervosas, conforme a doença de Alzheimer progride.
Dentro de vias nervosas saudáveis, cada célula nervosa emite um pulso elétrico até que ele atinja uma sinapse (espaços entre as células nervosas) onde provoca a liberação de substâncias químicas chamadas neurotransmissores, que passam informações adiante no cérebro.
Os aglomerados pegajosos de que falamos acima se constroem normalmente em torno de sinapses. A teoria é que eles interferem fisicamente com estruturas sinápticas e perturbam os mecanismos que mantêm a capacidade dos circuitos de memória. Além disso, desencadeiam respostas inflamatórias do sistema imunológico, como uma infecção, que acabam danificando nossas próprias células.
“Nossos dados sugerem que extrato de cacau lavado previne a formação anormal de aglomerados, evitando, em último caso, o declínio cognitivo”, disse o principal autor do estudo, Giulio Maria Pasinetti. “Dado que o declínio cognitivo na doença de Alzheimer se inicia décadas antes dos sintomas aparecerem, acreditamos que nossos resultados têm amplas implicações para a prevenção da doença de Alzheimer e da demência”.
Chocolate não, extrato de cacau lavado

Esse estudo é o primeiro a sugerir quantidades adequadas de polifenóis específicas para impedir a formação de aglomerados que danificam o cérebro como um meio de prevenir a doença de Alzheimer.

A equipe testou os efeitos de três tipos extratos de cacau que contêm diferentes níveis de polifenóis: natural, holandês e lavado. Cada tipo foi avaliado quanto à sua capacidade de reduzir a formação de aglomerações e proteger a função sináptica.
Extrato lavado, que tem o maior teor de polifenóis e atividade anti-inflamatória entre os três, foi o mais eficaz em reverter os danos às sinapses nos ratos do estudo.

“Houve algumas inconsistências na literatura médica sobre o benefício potencial de polifenóis do cacau na função cognitiva”, disse o Dr. Pasinetti. “Nossa descoberta de proteção contra déficits sinápticos pelo extrato de cacau lavado, mas não o holandês, sugere fortemente que os polifenóis são o componente ativo que resgatam a transmissão sináptica, uma vez que grande parte do conteúdo de polifenóis é perdido pela alta alcalinidade no processo holandês”.

Como a perda de função sináptica pode ter um papel mais importante no dano à memória do que a perda de células nervosas, o resgate da função sináptica pode servir como um alvo mais confiável para uma droga eficaz contra a doença de Alzheimer.
Além disso, o extrato de cacau lavado pode atuar como um suplemento dietético seguro, barato e facilmente acessível para prevenir a doença de Alzheimer, mesmo nos estágios iniciais assintomáticos da condição. [Science20]

fonte:http://hypescience.com/extrato-de-cacau-pode-prevenir-doenca-de-alzheimer/
por:Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 17 de junho de 2014

Autoridades alertam britânicos a não lavar o frango antes de cozinhá-lo


Autoridades pediram aos britânicos, com especial atenção aos cozinheiros da televisão, que parem de lavar o frango antes de cozinhá-lo, para evitar espalhar uma bactéria perigosa.

"O apelo é feito porque existem novos dados que mostram que 44% das pessoas sempre lavam o frango antes de cozinhá-lo, uma prática que pode espalhar a bactéria campylobacter em mãos, superfícies, roupas e equipamentos de cozinha" devido aos respingos da água, afirmou nesta segunda-feira em um comunicado a Agência de Normas Alimentares (Food Stanrdards Agency, FSA).

A campylobacter é a forma mais comum de intoxicação alimentar no Reino Unido, com 280.000 doentes por ano. O frango contaminado está por trás de quatro em cada cinco casos, segundo dados da FSA.

A doença provocada pela bactéria pode provocar vômitos e diarreia e, em seus casos mais graves, síndrome do intestino irritável, síndrome de Guillain-Barré - uma grave doença do sistema nervoso - e inclusive a morte.

A FSA escreveu uma carta às produtoras de televisão que fazem programas gastronômicos para pedir que não mostrem os cozinheiros lavando o frango.

Cozinhá-lo bem é a melhor maneira de acabar com as bactérias.

"Embora as pessoas costumem seguir as recomendações quando manipulam aves, como lavar as mãos depois de tocar frango cru e garantir que esteja bem cozido, nossas análises mostram que lavar o frango cru também é uma prática comum", declarou a diretora executiva da FSA, Catherine Brown.

fonte:https://br.noticias.yahoo.com/autoridades-alertam-brit%C3%A2nicos-lavar-frango-antes-cozinha-lo-123206277.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 10 de junho de 2014

Novo medicamento, que estimula o sistema imunitário, poderá ser usado para combater a obesidade


Um novo medicamento que estimula o sistema imunitário do corpo pode proporcionar um grande avanço no tratamento de doenças relacionadas com a obesidade.

Aumenta no mundo, a cada ano, a taxa de pessoas obesas e, por consequência, doenças como diabetes, doenças cardíacas e também o câncer.

A nova esperança dos cientistas, que estará disponível nos próximos anos, poderá ser um avanço na luta contra a obesidade, diminuindo todos os riscos associados ao problema.

Um novo estudo realizado na Havard Medical School e do Instituto do Câncer Dana-Farber, nos EUA, identificou um hormônio chamado Irisina, que aumenta no corpo quando a pessoa está fazendo exercícios, aumentando assim a energia e controlando os níveis de glicose no sangue.


Segundo o pesquisador Bruce Spiegelman, um novo medicamento ativaria o sistema imunológico do corpo, tratando assim a obesidade, bem como o diabetes: “Esta pesquisa revela uma nova classe emocionante de potenciais tratamentos que poderiam ser usados ​​para tratar distúrbios relacionados com a obesidade."

A pesquisa ainda mostrou que o exercício estimula a produção do hormônio Irisina que, por sua vez, estimula a gordura marrom do corpo. O pesquisador ainda comentou que este hormônio pode ajudar os cientistas a desenvolveram novas terapias para tratar qualquer doença passível de controle com exercícios físicos.

Nos experimentos realizados, a Irisina ajudou a converter a “gordura ruim” – que se acumula no corpo de uma pessoa – em “gordura saudável”, aumentando o gasto de energia, melhorando a resistência à obesidade e o desenvolvimento de diabetes.

Nos ratos testados, com apenas 10 dias de tratamento, os níveis de açúcar no sangue foram controlados através da normalização dos níveis de insulina, o que pode prevenir o diabetes e ajudar na perda de peso. Segundo o professor Spiegelman, quando usado por uma quantidade de tempo ainda maior, os efeitos são potencializados.

Ele acrescentou: "Outro aspecto potencialmente importante deste trabalho diz respeito a outros efeitos benéficos do exercício, especialmente em algumas doenças para as quais não existem tratamentos eficazes”.

Spiegelman disse que é plenamente possível desenvolver um medicamento baseado na Irisina e iniciar, rapidamente, os testes clínicos em no máximo 2 anos, uma vez que a substância é de origem natural, ou seja, encontrada no corpo humano e também nos ratos.
Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / JB / hypnotherapists /

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4048-novo-medicamento-que-estimula-o-sistema-imunitario-podera-ser-usado-para-combater-a-obesidade-
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Deixar o celular no bolso pode afetar a qualidade do esperma, alterando a fertilidade masculina, diz estudo

Estudo afirma que celulares podem ter um impacto significativo sobre a fertilidade do homem.

Os que mantêm um telefone no bolso da calça poderiam estar se expondo à radiação, e esta reduz a chance do homem de se tornar um pai.

Cientistas da Universidade de Exeter descobriram que essa radiação eletromagnética baixou a viabilidade e o movimento dos espermatozoides em 8%.

A maioria da população adulta mundial possui celulares, e cerca de 14% dos casais em países ricos têm dificuldade em conceber. Observando a situação, uma equipe liderada pela Dra. Fiona Mathews, da Universidade de Exeter, realizou uma análise dos resultados de 10 estudos, envolvendo 1.492 homens.

Dra. Mathews afirma que os resultados sugerem que a radiação móvel tem um impacto sobre a fertilidade, mas disse que é preciso muito mais pesquisa para tirar conclusões sólidas.

Ela disse: "Dada a enorme escala de uso de telefone móvel em todo o mundo, o papel potencial desta exposição ambiental precisa ser esclarecido. Este estudo sugere fortemente que essa exposição à radiação eletromagnética de radiofrequência vista em celulares nos bolsos das calças afeta negativamente a qualidade do esperma”.

A sua qualidade pode ser afetada de três maneiras diferentes: na viabilidade, ou quanto do esperma é saudável; motilidade, ou quão bem ele se move em direção a um ovo; e concentração de espermatozoides no sêmen.

A maioria dos homens tem 50 a 85 por cento de espermatozoides com movimento normal. Os pesquisadores descobriram que esta proporção caiu a uma média de 8%, quando houve a exposição dessa região aos telefones móveis.

Os autores alertaram que aparelhos portáteis podem ser combinados com a radiação de internet wi-fi e de outras tecnologias, afetando as taxas de fertilidade que estão cada vez mais baixas a nível mundial.

Allan Pacey, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, disse que não estava convencido pelo estudo. "Houve algumas manchetes malucas e alarmantes sobre este assunto. Na minha opinião, os estudos realizados até o momento têm sido um pouco limitados. O que nós precisamos é de alguns estudos epidemiológicos, adequadamente projetados, onde o uso do telefone móvel é considerado ao lado de outros hábitos de vida”.
Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4052-deixar-o-celular-no-bolso-pode-afetar-a-qualidade-do-esperma-alterando-a-fertilidade-masculina-diz-estudo?
por: Priscila Nayade
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.