segunda-feira, 26 de maio de 2014

Açúcar em excesso favorece problemas no coração

Gorduras saturadas e sódio também elevam risco de doenças

Anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil, que representam mais de 30% das mortes registradas. Segundo estudos realizados pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, a frequência do problema coloca o País entre os 10 com maior índice de mortes por essa doença. A má alimentação está entre os principais motivos que potencializam esses números.

O açúcar é um dos alimentos que influenciam esse resultado. Ele está intimamente relacionado à insulina, um hormônio que, quando liberado na corrente sanguínea de forma não fisiológica, ou seja, através de incursões, é um preceptor para o desenvolvimento das doenças no coração. A ingestão de açúcar refinado, portanto, pode desencadear incursões glicêmicas que, por sua vez, favorecem a incursões insulínicas e tem efeitos deletérios para o sistema cardiovascular.

Os alimentos processados são outro exemplo que podem proporcionar o aumento desses números. Esses podem favorecer as doenças cardiovasculares por demasia de sódio, que leva à hipertensão arterial sistêmica, por excesso de gordura saturada, interferindo nos níveis de colesterol e também devido à algumas substancias químicas nocivas ao nosso organismo.

Os ácidos graxos saturados, presentes nas gorduras saturadas, podem também favorecer a aparição de doenças cardiovasculares. Quando em excesso, o aumento do ruim e a diminuição do bom colesterol pode desenvolver a formação de placas ateromatosas. Apesar de trazer alguns malefícios quando consumida em excesso, a gordura saturada também deve fazer parte de nossa dieta, pois o organismo humano, ao longo de seu processo evolutivo, se adequou e se adaptou as necessidades de sua presença.

É importante ressaltar que só e somente o excesso do consumo desses alimentos é que pode eventualmente favorecer o desenvolvimento dessas doenças cardiovasculares. Todo ser humano precisa dos três macronutrientes na sua dieta cotidiana, ou seja, carboidratos (55% a 65%), proteínas (12% a 25%) e gorduras (até 30%). Uma dieta equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras, reduz o risco de apresentarmos doenças cardiovasculares e também, praticamente, todas as doenças crônico-degenerativas.

fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17558-acucar-em-excesso-favorece-problemas-no-coracao
Por:Durval Ribas Filho - Nutrologia
imagem:www.blogdoanderson.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 20 de maio de 2014

Para quem quer emagrecer, fazer duas grandes refeições é melhor do que seis pequenas: estudo


Você provavelmente já ouviu falar que comer várias pequenas refeições ao longo do dia é uma boa maneira de evitar a fome e manter seu metabolismo acelerado durante a tentativa de perder peso. Mas um novo estudo pode mudar a sua estratégia de dieta.
Um estudo sugere que comer duas grandes refeições cedo e pular o jantar pode levar a uma maior perda de peso do que comer seis pequenas refeições ao longo do dia. “Ambos os estudos experimentais e humanos apoiam fortemente os efeitos positivos do jejum intermitente”, diz a principal autora do estudo, Hana Kahleova.

Pesquisadores da República Checa acompanharam 54 pacientes com diabetes tipo 2 durante 24 semanas. Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos de forma aleatória. Ambos os grupos seguiram uma dieta que reduziu o consumo de energia em 500 calorias por dia e continha 50 a 55% de carboidratos, 20 a 25% de proteína e menos de 30% de gordura.

Nas primeiras 12 semanas, um grupo comeu três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e três pequenos lanches entre as refeições. O outro grupo comeu um grande café da manhã entre 6 e 10 horas da manhã e um grande almoço entre meio dia e 16h. Os dois grupos, então, inverteram os papéis nas 12 últimas semanas. Os pesquisadores pediram aos pacientes para não alterar os seus hábitos de exercício durante o estudo.
Embora ambos os grupos tenham perdido peso e diminuído a quantidade de gordura no fígado, o grupo que consumia apenas duas refeições grandes perdeu mais peso durante cada período de 12 semanas. Comer menos e fazer refeições maiores também levou a níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum, o que significa que a produção de insulina do corpo estava trabalhando de forma mais eficiente.

O tempo e a frequência das refeições dos grupos não pareceu ter um efeito sobre a função das células beta, que produzem insulina, ou sobre a taxa de depuração metabólica da glicose – ou seja, o quão rápido os seus corpos foram capazes de processar e se livrar do açúcar.

Ainda que considere o estudo interessante, a especialista em dieta e fitness da CNN, Melina Jampolis, tem algumas ressalvas. “A primeira coisa que eu penso é que não é realmente praticável dizer às pessoas que pulem o jantar todos os dias”.
Ela também se preocupa com o fato de que os dois grupos acabaram não comendo o mesmo número total de calorias. “Comendo seis vezes ao dia, é muito difícil de controlar calorias”, disse.

Os pesquisadores admitem que, enquanto eles fizeram o seu melhor para garantir que ambos os grupos consumissem a mesma quantidade, o grupo que comeu duas refeições maiores pode ter comido menos.
Embora o estudo fosse pequeno, Jampolis concorda que há pesquisas que apoiam o consumo de uma refeição mais leve no final do dia.

A maioria de nós consome a maioria das calorias do nosso dia tarde da noite, quando somos menos ativos, explica a profissional. E quando não estamos ativos, nossa sensibilidade à insulina cai. Um estudo recente mostrou que caminhar por apenas 15 minutos após o jantar pode ajudar a diminuir o risco de diabetes. Além disso, jejuar entre o almoço e o café da manhã pode ter um efeito semelhante.
Fica o conselho de não pular totalmente o jantar. Procure focar em comer um café da manhã e um almoço reforçados e em manter a sua última refeição do dia com poucas calorias. [CNN]

fonte:http://hypescience.com/para-quem-quer-emagrecer-fazer-duas-grandes-refeicoes-e-melhor-do-que-seis-pequenas-estudo/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conheça os benefícios da água solarizada e aprenda a prepará-la


Yahoo Brasil/iStock - É importante lembrar que as garrafas utilizadas devem ser sempre de vidro. (Foto: iStock)

Engana-se quem pensa que é apenas com banhos de Sol que podemos usufruir dos benefícios do astro rei. 

Através da água solarizada é possível absorver a energia benéfica do Sol aos goles. Segundo a terapeuta holística Solange Lima, especialista em cromoterapia, a água solarizada propicia o equilíbrio energético possuindo inúmeros efeitos tanto no físico como no emocional. Ela é utilizada para combater dores musculares, problemas respiratórios, depressão, ansiedade e insônia entre outras. Além disso, é fácil e barato preparar o líquido energizado.

"Tanto a água solarizada como a cromoterapia eram utilizadas por civilizações antigas como os egípcios, os hindus e os chineses. Embora a cromoterapia tenha suas raízes no passado, ela ressurgiu a partir dos experimentos sobre a influência das cores nas plantas realizados pelo inglês Robert Hunt, por volta de 1877", conta a especialista.

O que é
A água é condutora de energias, inclusive da energia elétrica. Devido a esta capacidade de atrair e reter em si qualquer tipo de energia, tanto positiva como negativa, podemos considerar o líquido como um acumulador energético. A luz solar, filtrada pelo vidro colorido, energiza a água, que por sua vez adquire as propriedades da cor selecionada.

Como preparar
Coloque água mineral (não pode ser água filtrada ou fervida) em uma garrafa de vidro transparente e envolva-a com papel celofane da cor desejada ou compre garrafas de vidro coloridas. Garrafas de vinho, suco ou cerveja também podem ser utilizadas, mas devem ser bem esterilizadas. A seguir, tampe a garrafa e coloque-a no Sol. Deixe-a por um período mínimo de uma hora (Sol forte), durante metade do dia (sol fraco) ou durante o dia todo (tempo nublado).

É importante lembrar que as garrafas utilizadas devem ser sempre de vidro e a água solarizada não pode ser fervida e nem congelada, pois as partículas tornam-se neutras, perdendo o seu efeito. Se a garrafa for apenas de vidro transparente o benefício será somente o da energia do Sol. Garrafas coloridas ou com papel celofane proporcionam também os efeitos da cromoterapia.

Como consumir
A água solarizada deve ser consumida durante 15 ou 30 dias, cerca de um a dois copos diários. A terapeuta Solange orienta iniciar o tratamento com a cor verde para equilibrar o corpo. Ela explica que é importante fazer o tratamento utilizando uma cor por vez . Outra possibilidade sugerida pela cromoterapeuta é intercalar o consumo da água solarizada na cor verde com outra água preparada num tom diferente, a verde pela manhã e o outro tom à tarde ou à noite.

Fique atento! Água solarizada tem prazo de validade:
Cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) duram uma semana na geladeira, dois dias em temperatura ambiente;
Cores frias (azul, índigo e violeta): duram uma semana na geladeira, e três dias em temperatura ambiente;
Verde e rosa: duram uma semana, tanto na geladeira quanto em temperatura ambiente.

Confira o efeito de cada cor
Vermelho - é estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.
Amarelo - é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais afastando as ideias fixas e aumentando a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
Laranja - é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo. É a cor da coragem, proporciona autoconfiança e autoestima.
Verde - é calmante e equilibradora melhorando qualquer estado físico negativo e energizando o corpo e a alma.
Azul - traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
Índigo - trabalha o equilíbrio energético, a intuição, a proteção, a limpeza e a purificação de ambientes.
Violeta - atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.
Rosa - trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

fonte:https://br.mulher.yahoo.com/conhe-os-benef-cios-da-gua-solarizada-e-141200549.html
Por Amanda Nero | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saiba quais alimentos consumir e evitar durante a gestação

Todo mundo conhece o ditado de que uma grávida "deve comer por dois". E os famosos e inusitados desejos de grávida. E aquela fome incontrolável que faz com que muitas gestantes "assaltem a geladeira" de madrugada? Como essas atitudes afetam mamães e bebês? Quais alimentos consumir e evitar para ter uma gestação saudável e voltar á forma rapidamente após o parto? 

Confira assistindo ao vídeo.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/05/dieta-alimentos-gestacao.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conheça três sucos que evitam os enjoos durante a gravidez

Aprenda á preparar três sucos que evitam os típicos enjoos durante a gravidez, tendo assim uma gestação tranquila e saudável, uma vez que tais sucos são preparados com alimentos ricos em nutrientes benéficos á mamãe e bebê.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/05/dieta-sucos-gravidas.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nutricionista fala sobre os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos para a saúde

Casca de banana, folha de beterraba, semente de abóbora...alguma vez você já consumiu essas partes dos alimentos? Se a resposta é não, saiba que você pode estar jogando no lixo o que há de mais valioso nos legumes, frutas e verduras. Além de contribuir para uma melhor nutrição, o aproveitamento total dos alimentos é uma forma de combater o desperdício, a fome e o volume de lixo orgânico. Saiba isso e muito mais com a nutricionista Natália Coelho.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/05/aproveitamento-integral-alimentos.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 13 de maio de 2014

Remédio Natural com Levedura de Cerveja para Melhorar a Memória

Vitaminas essenciais para melhorar as funções intelectuais. Tanto pela passagem do tempo como pelo estresse, é possível que se reduza a memória ou as funções intelectuais. Mas a boa notícia é que você pode recuperá-la e fortalecê-la graças à levedura de cerveja, um remédio natural com vitaminas essenciais para conseguir.

O desgaste mental pode ser devido a diferentes causas, seja pelo passar lógico do tempo ou pelo estresse. Se a isto acrescentarmos que a dieta não é adequada, você pode cair em uma deficiência de vitamina que reduz as suas funções intelectuais.

Uma das vitaminas mais importantes para melhorar e aumentar a memória é a vitamina B1 ou tiamina, que se encontra em diversos alimentos e suplementos, como a levedura de cerveja.

A levedura de cerveja, por seu conteúdo de vitamina B1 ou tiamina, age sobre o sistema nervoso e melhora o desempenho intelectual. Esta melhora a transmissão dos impulsos nervosos, melhora a capacidade para reter informações, já que favorece a ação da acetilcolina.

Por outro lado, a levedura de cerveja favorece os depósitos de glicogênio no fígado, permitindo que o cérebro tenha um bom fornecimento de glicose (o cérebro é dependente de glicose) para estar mais alerta e mais atento.

Agora que você conhece como funciona a levedura de cerveja sobre a memória e sobre as atividades intelectuais, é interessante conhecer como preparar um remédio natural para que você possa obter todas essas propriedades.

Remédio Natural De Levedura De Cerveja E Frutas:

Ingredientes:

5 morangos ou mirtilos.
1 banana.
½ maçã.
1 colher de sopa de levedura de cerveja.
Leite, quantidade suficiente.

Preparação:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea.

Adicione o leite até obter a consistência que você mais gosta.

Além da levedura de cerveja existem outros suplementos que também ajudam a melhorar a memória, tais como a geléia real ou certas plantas medicinais.

Este batido pode ser tomado diariamente no café da manhã para começar o dia com muita energia, e te ajudar a fortalecer todas as suas funções intelectuais. Se você se sentir cansado tanto físico como mentalmente, leve em conta que este remédio é natural e caseiro.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/remedio-natural-com-levedura-de-cerveja-para-melhorar-a-memoria-1232216
imagem:www.harmoniaesaude.org
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.