sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como emagrecer com arroz integral

Emagrecer com dieta de arroz integral é um tratamento clássico, que a nossa medicina natural moderna absorveu da medicina macrobiótica.

Para emagrecer com uma dieta à base de arroz integral, a mesma deve ser realizada num período de 10 dias, sendo que nesse espaço de tempo deverá ingerir unicamente arroz integral orgânico.

Por ser um dos únicos alimentos a conter medidas equilibradas de sódio e potássio, o arroz é um aliado na eliminação de líquidos do organismo, o que acelera o processo de emagrecimento.

Rico em fibras, este arroz “limpa” o sistema digestivo, eliminando as gorduras e facilitando o bom funcionamento do intestino. Outra vantagem é que, ao contrário de outros cereais, todo o tipo de arroz, exceto o refinado, têm uma grande concentração de proteínas, nutrientes essenciais para o desenvolvimento do corpo.


Dicas para emagrecer
Ao cozinhar este arroz não acrescente óleo e use apenas sal marinho biológico, pois a água onde o mesmo é cozido deve ser o mais pura possível.

Para perder peso com a dieta do arroz, deverá fazer 3 refeições diárias. A mastigação dos alimentos deve ser lenta e prolongada e deve-se evitar ingestão de líquidos durante as refeições.

Esta dieta dá prioridade ao arroz integral, ainda que o mesmo não seja o único alimento necessário para se fazer refeições saudáveis. Apesar de muito rico em fibras, que ajudam imenso o trânsito intestinal, diminuem o colesterol, reduzem os níveis de glicémia e que aumentam significativamente a saciedade, o corpo humano necessita de outros alimentos que contenham vitamina B12, ferro, zinco, cálcio, lípidos e proteínas, entre outros minerais e vitaminas.

Contudo, o efeito das fibras é benéfico para o bom funcionamento intestinal e dele dependerá uma ingestão hídrica adequada. Nesta dieta para emagrecer com arroz integral, ingerindo apenas as três refeições diárias, o metabolismo ficará diminuído, aumentando o apetite, sendo por isso ideal fazer talvez umas 5 refeições diárias para evitar cair em exageros e comer de forma compulsiva. De qualquer forma, é sempre importante consultar um nutricionista antes de começar qualquer dieta alimentar.

O arroz integral reduz a gordura abdominal. Cerca de 90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e afastar males como o cancro.

Arroz integral vs branco
Uma fina casca — para os olhos – é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle dos diabetes à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente — e não abusavam dos refinados — tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita na barriga e recobre órgãos como o pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas.

Em consequência, o coração é beneficiado: as células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular.

fonte: http://www.vidadequalidade.org/como-emagrecer-com-arroz-integral/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

A síndrome de Down e o envelhecimento

Inclusão social e cuidados com a saúde garantem longevidade para a população com essa alteração genética

O intenso desenvolvimento da medicina, aliado a um importante trabalho de conscientização e inclusão social, formou a base ideal para que pessoas com síndrome de Down pudessem viver mais. Em 1920 elas viviam em média oito ou nove anos e geralmente morriam em decorrência de problemas cardíacos que hoje são possíveis de corrigir cirurgicamente, ou de doenças infecciosas, atualmente combatidas com antibióticos. Na década de 1980 a média ficava em torno dos 30 anos e, atualmente, está em 55 anos. Mas muitos daqueles que têm a síndrome já estão ultrapassando essa estimativa, e a perspectiva é que o número de anos vividos cresça num futuro próximo.

Nesse cenário, o estímulo à independência tem provado ser determinante para o aumento da expectativa de vida de pessoas com Down. Desde a infância é preciso incentivar a autonomia na realização de atividades convencionais: logo cedo, ela deve ser orientada quanto aos seus próprios cuidados, como tomar banho e escovar os dentes diariamente, por exemplo; mais tarde pode ser estimulada a aprender como usar o transporte público para ir e vir sozinha. O estudo também tem um papel primordial nesse processo, de preferência em escolas regulares, pois quanto maior o nível educacional, melhores serão as chances de uma possível colocação no mercado de trabalho.

E se a inclusão na sociedade é parte da atenção à saúde mental para chegar bem à velhice, cuidados com a saúde física também provaram ser essenciais para garantir a longevidade de pessoas com Down. A prática de exercícios e dieta adequada contribuem para um envelhecimento mais saudável, diminuindo o surgimento de doenças.

Com o avanço da idade, quem tem a síndrome terá de enfrentar os desafios inerentes a essa fase, como problemas oftalmológicos, hipertensão, comprometimento da audição e doenças cardíacas. A única diferença em relação a quem não tem Down é que esse período apresenta-se mais precocemente, geralmente aos 40 anos. Apneia do sono, obesidade, depressão e ansiedade, além de demência e Alzheimer, também fazem parte das patologias associadas à síndrome. Mais predisposta a apresentar tais disfunções, essa população deve fazer acompanhamento preventivo frequente.

É preciso salientar que a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética, ou seja, uma condição em que o indivíduo tem 47 cromossomos nas células em vez de ter 46. Não existem diferentes graus de Down, mas sim diferenças entre personalidades e estímulos. Por isso, quanto mais estimulada, incluída e saudável a pessoa for, melhor será o desenvolvimento e a qualidade de vida em qualquer idade.

Artigo publicado na Página Einstein da revista VEJA - edição 2313, ano 46, nº 12, pág. 43, em 20/03/2013
imagem:www.legaldaweb.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Hidratação: Uma ama contra pedras nos rins

O consumo de líquidos é essencial para evitar a concentração de substâncias causadoras da litíase renal

Consumir uma quantidade adequada de água é essencial para manter o corpo saudável. Mas é ainda mais importante quando se trata de prevenir e tratar a litíase renal, mais popularmente conhecida como pedra nos rins. A hidratação correta é a principal forma de evitar a formação desses cálculos, que causam desconforto e, em alguns casos, dor intensa. A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que cerca de 10% da população já teve uma crise renal provocada por cálculos.

Eles se formam quando há concentração excessiva de minerais ou sais ácidos - como o cálcio, o ácido úrico e o oxalato - na urina, que acabam por se cristalizar formando uma pedra. O tamanho pode variar de um grão de areia (mais comuns) a uma bola de golfe (bem raros).

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 13% dos homens e entre 6% e 7% das mulheres podem apresentar pedras nos rins em algum momento de sua vida. E apesar de atingir pessoas de todas as idades, essa condição é mais frequente na vida adulta e em pessoas com histórico de casos na família.

As principais causas da litíase renal são metabólicas: o organismo elimina inadequadamente (a mais ou a menos) diversas substâncias, dentre elas cálcio, ácido úrico, oxalato e citrato. Por isso, os cálculos podem ser de diferentes tipos, sendo classificados de acordo com a composição química.

Em alguns casos não há sintomas e as pedras são eliminadas pela urina sem que se perceba. No entanto, se elas começarem a se movimentar pelos ureteres - tubos que levam a urina dos rins à bexiga -, podem provocar dor aguda na região abdominal ou no baixo ventre. Náuseas, vômitos, febre e calafrios (se houver infecção associada) e urina de cor avermelhada são outros sinais. A condição pode, ainda, levar à obstrução desses canais, impedindo o fluxo de urina.

Exames de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética, radiografia ou tomografia computadorizada ajudarão a confirmar o diagnóstico e também a identificar características do cálculo, fator essencial na definição do melhor tratamento. Dentre as opções, é possível utilizar diuréticos, citrato, bicarbonato e medicamentos inibidores da síntese de ácido úrico, além de analgésicos e anti-inflamatórios. Em situações que exijam cirurgia, as opções são a litotripsia - ondas de choque para fragmentar os cálculos (posteriormente expelidos na urina) - e a nefrolitotomia - que utiliza endoscópios com sondas e pinças para retirar a pedra.

Para evitar o aparecimento de cálculos ou a reincidência do problema, uma medida simples e barata é essencial: aumentar a quantidade de água ingerida diariamente.

fonte: desconhecida (recebi via email: Caso você seja o autor desta matéria favor entrar em contato que darei os créditos devidos)
imagem:rodolfoperes.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Iogurte: benefícios em colheradas

O iogurte também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. (Foto: iStock)

Pode ser que poucos saibam, mas o iogurte contém nutrientes importantes para a manutenção da saúde corporal. Cabem em um copinho carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, e minerais, como o zinco e o cálcio. Se você já faz uso dele, parabéns. Se não faz, mudará de ideia depois que ficar por dentro das maravilhas que essa iguaria milenar é capaz.

De acordo com a nutricionista da Yogoothies, Caroline Scherrer, o iogurte - leite que sofre fermentação - é um alimento saudável e nutritivo. "Ele traz diversos benefícios, como fornecimento de energia, renovação dos tecidos corporais, fortalecimento do sistema imunológico, ação antioxidante, proteção das células nervosas e do sangue", explica.
O cálcio contido no iogurte merece uma observação. Além de participar dos processos de estruturação dos ossos e dentes, impulsos nervosos, contrações musculares e coagulação do sangue, ele também tem sido relacionado à perda e manutenção do peso corporal. "Ele possui capacidade de interferir no desenvolvimento das células de gorduras e de impedir a absorção de parte da gordura proveniente das refeições", diz a especialista.

Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por causa da vitamina A e do zinco. "Os iogurtes que contém microrganismos probióticos, além de conter esses nutrientes, também são capazes de reduzir infecções e melhorar a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde", ressalta Caroline.
Mas tenha cuidado ao comprar. Nem todos são probióticos. "Os Lactobacillus delbrueckii e os Streptococcus salivarius, microrganismos mais utilizados na fabricação do iogurte, não possuem efeitos probióticos cientificamente comprovados. Porém, muitos iogurtes sofrem a adição de outros microrganismos, tais como o Lactobacillus casei e o Bifidumbacterium animalis, por exemplo, que são capazes de chegar vivos ao intestino, o que garante a sua ação probiótica", revela a nutricionista.

E, vamos combinar? Quando o intestino funciona bem tudo melhora, até o humor. "Isso acontece porque os microrganismos presentes neste alimento são capazes de inibir a proliferação de bactérias causadoras de infecções gastrointestinais e capazes de fazer com que o nervo que conecta o intestino ao cérebro transmita sinais causadores de sensações como medo e ansiedade", explica.
Para colher os benefícios, o consumo deve ser regular. "Ele é um alimento pertencente ao grupo de laticínios. Em média, a ingestão diária recomendada de alimentos deste grupo é duas a três porções, o que equivale de duas a três xícaras de leite ou iogurte, ou a 40 g de queijo branco", ensina Caroline.

Versátil, é possível utilizar o iogurte em vários preparos, conforme sugere a nutricionista. "Pode ser utilizado como ingrediente para preparação de diversas receitas doces ou salgadas, além de ser utilizado in natura de diversas maneiras. Seu consumo pode ser incorporado aos cereais e grãos, o que além de ser uma combinação saborosa, também fornece maior quantidade de nutrientes essenciais para a manutenção das funções corporais e de energia para a realização de atividades físicas", observa.
A especialista também ressalta que as frutas são uma boa opção de combinação e perfeitas para incrementar o iogurte nos dias mais quentes. "O ideal é sempre intercalar as variações para garantir a ingestão de uma maior diversidade de nutrientes e impedir que o consumo diário do iogurte não se torne enjoativo", ressalta.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/iogurte-benef-cios-em-colheradas-113600139.html
Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conheça o poder curativo das frutas, legumes e verduras e turbine sua dieta e saúde

O mestre em nutrição Douglas Moreira fala sobre o poder curativo das frutas, legumes e verduras. Tais alimentos podem fazer parte do tratamento de doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, entre outras. Importante: Não abandone em hipótese alguma o tratamento prescrito por seu médico. Assista ao vídeo e melhore sua dieta para ganhar muito mais saúde e qualidade de vida.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2013/11/cura-alimentos-naturais.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aprenda receitas de sucos detox

A população a cada dia que passa se alimenta de forma mais inadequada. Isso se dá pois, devido à correria diária e falta de tempo de muitos, é mais “prático” comer um fast food do que preparar adequadamente um alimento saudável. 

Os efeitos maléficos podem não ser sentidos de imediato, mas com o passar do tempo eles serão notados, até mesmo de forma grave. O motivo pelo qual esse tipo de alimento não faz bem ao ser consumido com frequência é sua quantidade excessiva de conservantes, que intoxica o organismo ao longo do tempo. Os primeiros sintomas são dores frequentes de cabeça e nas articulações, imunidade baixa, fadiga e cansaço excessivo, entre muitos outros, como o sobrepeso.

Sabe-se que nem todos podem se livrar terminantemente desse tipo de alimentação, mas ela pode ser adequadamente reduzida. Outra atitude que muda a saúde de quem a toma por hábito é aprender a desintoxicar o organismo através dos famosos sucos detox.

Imagem: Reprodução

Aprenda receitas de sucos detox

Selecionamos algumas receitas que vão limpar seu organismo (evitando os problemas citados acima) e te fazer emagrecer os quilos extras.

Receitas de sucos desintoxicantes

Suco antioxidante e anti-inflamatório
Ingredientes:

1 xícara de framboesas congeladas sem açúcar
3/4 xícara de amêndoas ou leite de arroz
1/4 de xícara de cerejas
1 1/2 colher de sopa de mel
2 colheres de chá de raspas de gengibre fresco
1 colher de chá de linhaça
1-2 colheres de chá de suco de limão fresco

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescentando o suco de limão a gosto.

Suco nutritivo e detox
Ingredientes:
½ pera
¼ de abacate
1 xícara de espinafre embalado
¼ de xícara de água de coco
1 xícara de leite de amêndoa
1 colher de chá de sementes de chia
1 colher de proteína em pó (de cânhamo, abóbora ou ervilha funciona muito bem!)
água pura

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco detox e termogênico – aumenta a temperatura corporal, auxiliando a perda de peso
Ingredientes:
1 xícara de leite de amêndoa (ou leite de escolha)
¼ xícara de blueberries
1 banana congelada
1 pedaço generoso de gengibre
Água alcalina

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador
Suco termo-detox
Ingredientes:
2 folhas de couve
¼ xícara de salsa
1 beterraba pequena
1 maçã sem sementes
1 limão (descascado)
Pedaço de gengibre fresco pequeno
1 colher de sopa de sementes de chia
Água alcalina

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Suco desintoxicante
Ingredientes:
4 fatias de abacaxi
6 folhas de hortelã
1 talo de couve
500 ml de água
Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nutricionista fala sobre como deve ser a alimentação de quem tem diabetes

A nutricionista Amanda Buonavoglia fala sobre como deve ser a alimentação de quem tem diabetes. O que deve entrar ou sair da dieta. Quais alimentos devem ser consumidos com moderação? Saiba isso e muito mais assistindo ao vídeo e conviva bem com o diabetes.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2013/11/nutricionista-dieta-diabetes.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.