sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes

Comer frutas, como amora, uva e maçã, ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, a mais comum, enquanto beber sucos de fruta industrializados pode aumentá-lo, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira.

O consumo de frutas é recomendado para prevenir várias doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2, ainda que os resultados de estudos epidemiológicos sobre esta doença tenham sido, até agora, contraditórios.

A diabetes é uma enfermidade que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Existem dois tipos: a diabetes tipo 1, que afeta com frequência jovens (cerca de 10% dos casos), e a 2, que em geral aparece na velhice.

Pesquisadores dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Singapura compilaram os dados de três estudos americanos realizados com um total de 187.383 pessoas (151.209 mulheres e 16.173 homens).

Estes especialistas estudaram o consumo de frutas e de suco de frutas com a ajuda de questionários que os participantes responderam a cada quatro anos durante um longo período, de 19 a 24 anos.

Mais de 12.000 pessoas (6,5% de todos os participantes) desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo.

Após considerar muitos outros critérios (idade, atividade física, ingestão total de energia, etc.) os pesquisadores encontraram uma relação entre o consumo de certas frutas e um menor risco de desenvolver diabetes.

As amoras são as principais responsáveis por este resultado, seguidas pelas uvas, maçãs, peras, bananas e toranjas, nesta ordem.

As pessoas que consomem estas frutas ao menos duas vezes por semana reduzem o risco de diabetes em 23% em comparação com aqueles que consomem menos de uma vez ao mês, segundo o estudo publicado na revista British Medical Journal.

O consumo de melão e morango, no entanto, pode aumentar ligeiramente o risco de diabetes.

Este risco aumenta em 21% nas pessoas que costumam consumir sucos de fruta industrializados (mais de um copo por dia), em comparação com aqueles que bebem menos de uma vez por semana.

As polpas de fruta, segundo os pesquisadores, têm em geral um alto nível glicêmico (índice de classificação de alimentos em função de seu efeito sobre os níveis de glicose no sangue) e menos nutrientes benéficos que as frutas frescas.

Diferentemente de outros estudos realizados no passado, os investigadores deste estudo não encontraram nenhuma relação entre o consumo de frutas frescas com alto índice glicêmico (como no caso das uvas e das bananas) e um maior risco de desenvolver diabetes.

Sem deixar de reconhecer alguns limites na realização de seu estudo (dificuldade para avaliar o consumo de certas frutas, e os entrevistados em sua maioria eram profissionais da saúde de origem europeia), os pesquisadores acreditam que seu trabalho reforça as atuais recomendações sobre o consumo de frutas frescas para prevenir diabetes.

fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/08/30/internas_cienciaesaude,459421/comer-frutas-e-evitar-sucos-industrializados-ajuda-a-prevenir-diabetes.shtml
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nove sucos que deixam o corpo mais saudável

Eles protegem contra o câncer, cansaço e falta de memória

Gostosos, refrescantes e vitaminados, os sucos de fruta não podem faltar quando o clima fica mais quente. Eles são a opção mais saudável para manter o corpo hidratado e em forma. Mas é importante ressaltar que não adianta nada tomar sucos de caixinha o aqueles que vêm em pó. Os verdadeiros amigos da saúde são os naturais ou de polpa.

"Sozinhos, os sucos não previnem doenças, mas quem tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas e também consome a bebida das frutas pode favorecer a saúde", explica a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp. A seguir, você confere as nove bebidas campeãs em blindar o organismo e deixar o corpo mais saudável para o clima quente.


Suco de romã
A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. "Os antioxidantes presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos", diz Carla Fiorillo.

Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B.

A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.

Suco de maçã
Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. "Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença", diz Carla Fiorillo.

Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células.

Suco de açaí
Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. "O açaí é, em geral, incrementado com acompanhantas, como frutas e granola, tornando essa mistura muito calórica", diz Carla Fiorillo. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer.

Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.

Suco de laranja
Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. "O suco da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca", explica a nutricionista. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante.

O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins.

A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções.

Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. "Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz. Por isso, quanto antes você tomar o suco, mais efeito ele terá em seu organismo", explica Carla Fiorillo.

Suco de uva roxa
O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. "Assim como o vinho, o suco de uva roxa contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório", diz Carla Fiorillo.

Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas.

Suco de abacaxi
Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante.

Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Suco de cereja
Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo.

Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença.

Suco de tomate
O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose.

Água de coco
Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio, fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.

A água de coco não é tão calórica quanto se imagina. De acordo com a nutricionista Lucinete Regina de Souza, o verdadeiro perigo está no próprio fruto. "O que tem mais calorias é a polpa da fruta, sendo que um pedaço pequeno ( 15 gramas ) dela tem 99 kcal, e 200ml da bebida tem 40 kcal", afirma Lucinete.

No entanto, algumas pessoas precisam tomar cuidado com seu consumo. "as pessoas com diabetes ou outro tipo de restrição devem consumir sob orientação de um profissional", ressalta.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12467-nove-sucos-que-deixam-o-corpo-mais-saudavel
Por Fernando Menezes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Os sete alimentos que combatem a ansiedade


Hoje em dia, é difícil não andarmos constantemente nervosos com algo ou sem paciência para com as pessoas e determinadas situações. Cada vez parece estar mais difícil manter a calma.

Se é das pessoas a quem estão constantemente a dizer que é ansiosa, tenha cuidado, pois isso vai provocar um reboliço nas suas emoções.

Se ainda não parou para pensar que a sua alimentação tem influência no seu estado emocional, nunca é tarde, pois pode ter a certeza que tem. De facto, existem alguns alimentos que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente diminuindo o stress, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de seratonina, que é responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Não perca tempo e conheça os sete alimentos que combatem a ansiedade. Faça a sua lista e vá ao supermercado, pois nada será melhor do que levar a vida de uma forma mais tranquila.


Lista de alimentos
O primeiro alimento que aconselhamos é a alface, pois é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas não deixe o talo de lado, pois contém latucina, uma substância que funciona como calmante.


Para quem não sabe, a banana contém uma grande quantidade de potássio, carboidrato, magnésio e biotina, que estimulam o sono e irão ajudar a que se durma as famosas oito horas necessárias para realmente descansar. De facto, foi realizado um estudo por investigadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas que veio comprovar que a banana ajuda no combate à depressão, aliviando os sintomas de ansiedade. É graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega que também vai ajudar na produção de serotonina.

Outro alimento que também contém potássio é o espinafre, além de ácido fólico. Ambos vêm contribuir na prevenção da depressão. Isto já para não falar no facto de que ingerir espinafre influencia na regularização do sistema nervoso.

Por serem ricos em zinco e selênio, os frutos do mar são mais um dos sete alimentos que combatem a ansiedade pois atuam no cérebro, diminuindo o cansaço e a própria ansiedade. Além desta capacidade, os frutos do mar também são boas fontes tanto de proteína como de gordura saudável, o famoso Ômega 3, que é essencial para o bom funcionamento do coração.

Sendo conhecida por ser rica em vitamina C, além de cálcio e também vitaminas do complexo B, a laranja é outro dos sete alimentos que combatem a ansiedade. De fato, vários estudos já comprovaram que a vitamina C diminui a secreção de cortisol, uma hormona libertada pela glândula adrenal em resposta ao stress e à ansiedade, também responsável por transmitir o stress para todas as partes do corpo. Assim, o consumo de laranja vem promover o bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar. A melhor forma de a consumir é mesmo com um belo sumo.

O mel não é apenas doçura. Para quem não sabe, o mel vem influenciar a produção de serotonina, um neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

O último dos sete alimentos que combatem a ansiedade é o tomate. Por ser rico em vitamina B6 e vitamina C, a sua ingestão vai combater a irritação. O que é bastante positivo, já para não falar no baixo custo que tem e praticidade do consumo.

fonte:http://www.vidadequalidade.org/os-sete-alimentos-que-combatem-a-ansiedade/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sintomas de um AVC


O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido por AVC, ou derrame cerebral, ocorre quando existe um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico –AVE. Por tudo isto é de extrema e óbvia importância saber e reconhecer os sintomas de um AVC.

Tipos de AVC
Existem dois tipos de AVC: o isquémico e o hemorrágico. Um AVC isquémico é o que acontece com o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, enquanto que o hemorrágico se dá com o rompimento do vaso sanguíneo, provocando um sangramento no próprio cérebro.

Os primeiros sintomas de um AVC aparecem quando se sofre um AVC repentino e incluem variadas possibilidades. Um dos sintomas de um AVC mais reconhecido é a dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo. Sente-se uma diminuição da força muscular a par de uma clara dificuldade de equilíbrio e movimento, sendo que em alguns casos também poderá ocorrer uma paralisia da face com desvio dos lábios, em que a pessoa fica com um aspeto característico, ficando incapaz de conter a própria saliva no interior da boca.

Outros dos típicos sintomas de um AVC é a fala arrastada, ou mesmo a dificuldade em encontrar palavras ou manter um discurso compreensível. O que aqui acontece é uma alteração na fala, em que a pessoa fica incapaz de se expressar oralmente ou apresentar uma linguagem arrastada e enrolada. Nos casos em que uma pessoa até consegue falar, mas apresenta um discurso aparentemente sem nexo.

Ficar com a visão subitamente enublada ou mesmo a total falta dela é mais um destes sintomas. A perda de visão de um olho ou mesmo de parte do campo visual, nem que seja temporariamente, é um claro sinal de alerta. Também a confusão ou a instabilidade são sintomas de um AVC. De facto, são mesmo frequentes as tnturas com uma súbita perda de equilíbrio.

Se, de repente, tiver uma forte dor de cabeça, sem aparente causa e diferente do habitual, seguida de vómitos, sonolência ou perda de consciência é mais um sinal de alerta.

Teste
Saiba que pode fazer um simples teste que o vai ajudar a reconhecer se uma pessoa teve, de facto, um AVC, ou se está a sofrer um ataque isquémico transitório, contém três observações:

Fraqueza facial – verificar se a pessoa pode sorrir e se tem a boca ou um olho descaído;
Fraqueza no braço – verificar se a pessoa consegue levantar os braços;
Problemas de expressão – verifcar se a pessoa consegue falar com clareza e entender o que lhe é dito.
De facto, consoante a região cerebral atingida, além da extensão das lesões, o AVC poderá oscilar entre dois opostos, mais ou menos graves. Os de menor intensidade não vão deixar praticamente sequelas, enquanto que os mais graves poderão levar uma pessoa à morte ou a um estado de total dependência.

Se todos este sintomas de um AVC desaparecerem passados alguns minutos ou horas, é porque ocorreu um mini-AVC, ou seja, um ataque transitório, mas não é por isso que deverá ser tratado com menos emergência, pois é necessária uma urgente avaliação médica.

Em todo o caso, caso reconheça algum destes sintomas de um AVC, há que ligar o 112 de imediato.

fonte:http://www.vidadequalidade.org/sintomas-de-um-avc/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Batida para o café da manhã desintoxicante e energético

Comece o seu dia purificando o seu corpo, sem perder energia.
Se você está de dieta e precisa de algumas ideias para transformar o seu desjejum, deixe-o de uma maneira diferente e comece o seu dia purificando seu corpo, mas sem perder a sua energia. Por isso, neste você vai encontrar uma batida que se encaixa nestas características.

Quando você inicia uma dieta, você não só precisa consumir alimentos pobres em calorias, mas você deve incorporar a ela alguns alimentos para ajudar na sua desintoxicação e purificar o seu corpo naturalmente, O que também facilitará a adaptação do seu corpo à dieta.

Para preparar esta batida desintoxicante e energética é necessário:
Frutas para escolher, tais como: pera (1 ou 2 dependendo do tamanho), morangos (1/2 xícara), ameixas secas sem caroço (2 unidades), laranja (1 ou 2 unidades), uva (1 unidade), framboesas (1 xícara), pêssego (1 ou 2, dependendo do tamanho), abacaxi ou melão (2 fatias), entre outros.
Legumes que você pode selecionar e misturar com frutas: aipo, tomate, cenoura, salsa (não mais do que um punhado), alho, cebola (apenas 1 ou 2 colheres de chá desses vegetais picados), espinafre, etc.

Com estes alimentos seu corpo obterá propriedades depurantes benéficas destes alimentos, e as vitaminas e minerais que seu corpo precisa para obter energia.

Além disso, para adicionar desintoxicantes benéficos e trazer mais energia para o café da manhã você pode adicionar um punhado de nozes ou uma colher de chá de sementes de chia, como, gergelim, semente de linhaça, sementes de abóbora ou de girassol. Outros grãos que podem ser de grande utilidade são aveia, gérmen de trigo, farelo de trigo, centeio ou missô. Se você optar por estes cereais, o valor sugerido é de 1 colher de sopa.

Batidas são ótimas bebidas que podem fazer parte de um bom café da manhã light, mas com muita energia.
Eles podem até mesmo substituir o tradicional café da manhã de café e torradas com queijo e doce.
A melhor maneira de enfrentar o dia é ter um bom café da manhã. Então, se você está começando a sua dieta, não se esqueça que as batidas podem ser uma boa alternativa para purificar seu corpo e fornecer poucas calorias, enquanto aumentam a sua energia.


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Descubra o poder das diferentes farinhas

Elas protegem o corpo de doenças como hipertensão e ajudam a emagrecer

As farinhas são obtidas através da moagem de vegetais ou cereais. Possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos e são opções práticas e fáceis de serem incluídas no cardápio. Basta adicioná-las na comida, caldo de feijão, sopas, molho de macarrão, em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água.

Neste artigo procuro listar alguns tipos de farinha e suas características que podem influenciar sua dieta e sua saúde. Por serem excelentes fontes de fibras, estas farinhas, combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol total e LDL colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade.

Farinha de feijão branco -Ela é fonte de faseolamina, que inibe parcialmente a ação da amilase, enzima que digere carboidratos. A menor absorção de carboidratos pelo organismo tem um efeito coadjuvante no processo de emagrecimento, e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos.

A farinha de feijão branco não é usada em receitas. Um bom jeito de inseri-la em sua dieta é colocar uma colher de café de farinha de feijão branco em sucos ou água, antes das principais refeições. Essa quantidade já é o bastante para que o organismo tenha uma menor absorção de carboidratos.

"Estas farinhas, combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade."
Farinha de berinjela - Essa farinha é uma boa fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso é um auxiliar no emagrecimento. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal.

Sugere-se o consumo de duas colheres de sopa de farinha de berinjela no almoço e jantar para que os efeitos benéficos sejam notados

Farinha de soja preta - A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares e diabetes. Ela também pode ajudar a prevenir o ganho de peso, controlar os índices de gordura e o nível de colesterol no sangue.

A quantidade indicada para o consumo dessa farinha é de duas colheres de sopa por dia, que podem ser divididas ao longo das refeições.

Farinha de banana verde - Ela contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios saciogênicos, que causam a saciedade. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL e melhora o funcionamento intestinal. Por fortalecer a microbiota intestinal estimula o sistema imunológico, o que ajuda o corpo a ficar mais resistente a doenças.

O consumo de duas colheres de sopa ao dia, no almoço e jantar, são suficientes para exercer efeitos benéficos à saúde.

fonte: Bruna Murta : nutricionista da rede Mundo Verde.
Link: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11906-descubra-o-poder-das-diferentes-farinhas
imagem ilustrativa:bioculinaria.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Oito benefícios do sexo para a saúde

Vida sexual ativa alivia dores, melhora o sono e estimula a longevidade

No Dia do Sexo (6 de Setembro), todo mundo lembra o quanto ele é bom para a saúde. O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde. "O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO.

Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70 % dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas. Por isso, o Minha Vida estimula você a melhorar essa situação trazendo o que a ciência e os especialistas andam dizendo por aí sobre os benefícios que uma vida sexual ativa trazem ao corpo. Confira:


Alivia as crises de enxaqueca
Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.

Melhora o aspecto da pele
Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos.

Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque.

Alivia as cólicas da TPM
O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista.

Melhora o sono
O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

Diminui o estresse
O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology.

Diminui os riscos de infarto
Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.

Queima calorias
Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B?

Aumenta a imunidade
Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.

fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11730-oito-beneficios-do-sexo-para-a-saude
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.