quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dietas: Pipoca pode ser uma grande aliada nas dietas

O petisco tem mais antioxidantes que frutas e vegetais

Se você não consegue assistir um filme se não estiver degustando uma pipoquinha, relaxe e aproveite. Além de possuir baixo teor calórico, o petisco pode ter mais antioxidantes e polifenóis, substâncias que ajudam a combater doenças e o envelhecimento, que as frutas e os vegetais.

É o que assegura um grupo de cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia. Os pesquisadores realizaram um estudo que apontou que uma porção de pipoca possui até 300mg de antioxidantes a mais do que as frutas, que têm 160mg. Os condutores do estudo também descobriram que a casca crocante do aperitivo possui alta concentração de fibras, além dos antioxidantes.

Mas, atenção: Mesmo que você adore pipoca, não pode substituí-la pelas frutas e legumes. É que ela não possui as vitaminas e os nutrientes encontrados nesses alimentos. Pode tranquilamente substituir por qualquer petisco, já que a pipoca é o único lanche feito de grãos não processados, oferecendo mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. O modo do preparo influencia os benefícios que ela pode trazer à saúde. Pipoca feita na panela é mais recomendada do que no microondas, já que esta possui duas vezes o número de calorias do que a primeira.

Por Yasmin Barcellos
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Dietas: Sensação entre as famosas, suco verde elimina 5 kg rapidinho

Aprenda a preparar essa bebida poderosa e saiba como incluí-la na dieta

Suco verde é o noo segredinho por trás dos corpos perfeitos das famosas

Já desistiu da dieta? Então aposte em um amigo que vai fazer você eliminar até 5 kg em poucos dias.

O suco verde é um bebida poderosa. Ele ajuda uma lista enorme de celebridades a aparecer sempre magras e esbeltas por ai. Rico em clorofila, além de emagrecer, a bebida fortifica o sistema imunológico, elimina as toxinas e limpa os intestinos, explicou a nutróloga Liliane Oppermann para a revista Malu.

Monte um cardápio saudável e sem excessos e nas esqueça de incluir o suco na dieta. A bebida verde é uma ótima pedida para o lanche da manhã, aquela pequena refeição que vai entre o café e o almoço.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saúde do Homem: Sete sinais que indicam alterações da próstata

Urgência para urinar e diminuição da quantidade de esperma podem ser sinais de hiperplasia

O aumento do tamanho da próstata - chamado de hiperplasia benigna - tem início durante a quarta década de vida e pode acometer até 80% dos homens com 50 anos ou mais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Essa alteração faz parte do processo natural de envelhecimento humano, mas alguns homens podem ter complicações se a próstata começa a pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina, gerando problemas durante a micção.

Quando esse crescimento exagerado não é tratado, a bexiga precisa fazer uma força maior do que está acostumada para expulsar a urina. "Com o tempo, podem surgir divertículos, ou seja, pequenas alterações no tecido epitelial da bexiga que podem causar dor e problemas urinários e ainda dificultar o funcionamento dos rins", explica Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia- RJ. O Minha Vida pediu a especialistas uma lista com os sinais que indicam que a saúde da sua próstata pode estar alterada. Fique atento a esses sintomas.

Urgência para urinar
Se a uretra ficar muito pressionada pela próstata, a bexiga - um órgão composto em sua maior parte por músculo - precisará fazer uma força maior para eliminar a urina. "Como resultado, ela acaba ficando hipertrofiada e, com isso, a chance de haver contrações involuntárias, que causam uma vontade intensa de urinar, é maior", explica Canalini.

Jato fraco
No início, a bexiga até consegue vencer a resistência sem maiores problemas, mas, depois de fazer tanto esforço, ela perde a força e o jato de urina passa a ser fraco. "Em estágios mais avançados, alguns homens sentem que precisam até fazer força com a parte inferior da barriga para eliminar o xixi", conta o urologista Alfredo Canalini.

Dificuldade em começar a urinar
Um dos principais sintomas de alterações na próstata é a dificuldade de iniciar a micção. "Isso acontece porque a musculatura da bexiga está muito cansada de se esforçar para vencer a obstrução da uretra", explica o urologista Ricardo Felts de la Roca, da Sociedade Brasileira de Urologia. Fique atento a esse sinal, que já indica obstrução avançada.

Gotejamento
Se após a micção pingarem muitas gotas de urina, manchando a roupa íntima, pode ser mais um sinal de hiperplasia da próstata. "O gotejamento é um reflexo da dificuldade em esvaziar rapidamente a bexiga", explica Ricardo Felts. Como a bexiga não consegue eliminar toda a urina, acaba ficando um resquício na uretra, que é eliminado aos poucos.

Fazer xixi várias vezes durante a noite
Se você levanta para urinar várias vezes durante a noite, é bom consultar um profissional. "Quando sobra um volume considerável de urina na bexiga, essa quantidade, somada ao volume que fica na uretra, faz com que a parte sensorial da bexiga se manifeste com contrações que levam o homem a levantar para urinar", explica o urologista Ricardo Felts. Essa necessidade de urinar toda hora pode gerar cansaço no dia seguinte.

Diminuição do esperma
O aumento da próstata pode alterar a quantidade do esperma ejaculado. "Isso acontece porque a próstata mais volumosa apresenta fibrose com maior frequência", explica Ricardo Felts. "O tecido com fibrose será incapaz de produzir o esperma como antes, diminuindo a quantidade de sêmen." Outro fator que também influencia essa redução do esperma é a menor liberação de hormônios masculinos, processo que faz parte do envelhecimento normal.

Infecção urinária
"O aumento da próstata pode deixar uma boa quantidade de urina represada na bexiga, tornando-a o ambiente ideal para a proliferação de bactérias", explica o urologista Ricardo. Essa urina residual pode gerar infecção urinária quando atinge o volume de 100 ml.

Por Manuela Pagan - publicado em 15/07/2012
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Infecção urinária é mais frequente nas mulheres

Falta de informação e demora no diagnóstico podem agravar o problema

Você sabe qual é a especialidade do urologista? Ao contrário do que muita gente pensa, este médico não cuida apenas do aparelho reprodutor masculino, como é o ginecologista para a mulher. Na verdade, cabe ao especialista tratar de todos os órgãos que compõem o trato urinário, seja em homens ou mulheres.

Segundo relatos do urologista Wantuil Marques, não é incomum que pacientes do sexo masculino perguntem se ele atua em outra área, visto que por vezes há mulheres na sala de espera. "Essa desinformação sobre a abrangência da especialidade alcança não só os leigos, mas os próprios profissionais de saúde. Nunca é demais destacar que rins, ureteres e bexiga também estão no escopo da especialidade, que é clínica e cirúrgica", comenta.

Esta falta de informação, pode causar consequências terríveis, já que infecções bacterianas do trato urinário inferior chegam a ser até 20 vezes mais freqüentes na mulher, especialmente naquelas com vida sexual ativa. Uma das doenças urológicas que mais atinge mulheres é a incontinência urinária. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% da população feminina brasileira apresenta o distúrbio, que é caracterizado pela perda involuntária da urina. "Os principais fatores de risco são idade avançada, obesidade e partos por via vaginal", explica o urologista Gustavo Korst. "Há ainda alterações que são exclusivas delas - como a obstrução dos ureteres pelo útero grávido e a endometriose da bexiga", complementa Dr. Wantuil.

A demora no diagnóstico de diferentes patologias pode agravar infecções, além de piorar problemas como a obstrução do sistema de drenagem da urina - o que em casos mais graves ocasiona até a perda de um rim. Usualmente, elas buscam o ginecologista primeiro. Esse especialista assiste os problemas mais simples, mas costuma encaminhar ao urologista para investigação e diagnóstico. "A urologia mundial está tão atenta à questão que, nos últimos 20 anos, tem atuado no desenvolvimento de uma sub-especialidade, a Uroginecologia. Com isso, estamos cada vez mais preparados para lidar com aspectos fisiológicos do organismo feminino, inclusive durante a gravidez", conclui Dr. Wantuil.

Por Minha Vida - publicado em 27/01/2009
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Terceira Idade: A divertida dança da longevidade

Há dois anos, Abigail Caraciki, de 64 anos, era uma pessoa triste. Tinha perdido filho, o marido e o único irmão. Deprimida, encontrou na dança de salão um novo ânimo para viver. Hoje, rodopia diariamente numa academia e conta que sua qualidade de vida melhorou muito:

Num primeiro momento, a dança me ajudou a superar a depressão. Hoje é muito mais que uma terapia. Até as dores no joelho melhoraram - conta Abigail, aluna assídua da Casa de Dança Carlinhos de Jesus.

Ela não é a única a recorrer à dança de salão como uma forma de melhorar o condicionamento físico e aumentar a auto-estima. As academias e casas noturnas com música ao vivo estão cada vez mais cheias de pessoas acima de 60 anos. A maior novidade é dança sênior, criada na Alemanha, realizada em grupo e que pode ser praticada até por quem mal consegue se locomover.

Os dançarinos da terceira idade não escolhem ritmo, nem par. Vicente Quintanilha, de 62 anos, costumava freqüentar bailes na Região dos Lagos, onde tem uma casa. Incentivado pelo filho Luisinho, jogador do Vasco da Gama, ele decidiu se aperfeiçoar na Casa da Dança Carlinhos de Jesus. Dança de tudo: samba, forró, swing, rock e tango. E não faltam parceiras para acompanhar seus passos, nos bailes da academia ou em casas noturnas como Roda Viva e Ilha dos Pescadores.

Valdeci, minha mulher, gosta de dançar, mas prefere se dedicar a outras atividades como a hidroginástica. Então, danço com outras parceiras na academia. É ótimo para a auto-estima e não me sinto velho. Faço check-up periodicamente e meu cardiologista disse que estou ótimo - conta Quintanilha.

O dançarino Carlinhos de Jesus diz que quanto mais cedo a pessoa começa a dançar, maiores os benefícios. Mas nunca é tarde para entrar no salão. A dança estimula a criatividade e fortalece a autoconfiança.

Sob o aspecto psicológico, é uma excelente atividade. Quando a pessoa aprende a dançar, ela passa a se cuidar mais e melhora sua qualidade de vida. É uma forma de evitar o isolamento. De maneira geral, não há contra-indicações, mas na terceira idade é melhor optar pelos ritmos mais compassados, como swing, valsa e samba canção - afirma Carlinhos.

Já a professora Stela Cardoso acrescenta que a dança é uma forma de afastar a solidão e de dar novo interesse à vida das pessoas.

É uma maneira de trabalhar o corpo de forma saudável e prazerosa e uma oportunidade de fazer novas amizades - comenta.

A médica Rachel Vieira concorda e lembra que há outros benefícios na dança para terceira idade, principalmente para as mulheres. Este tipo de atividade, realizada regularmente, melhora a capacidade cardiorrespiratória, ativa a circulação sangüínea e previne a osteoporose depois da menopausa.

Numa academia de ginástica, o idoso não tem motivação para fazer os exercícios aeróbicos e acompanhar as turmas. Na dança de salão, faz os movimentos com prazer. Esta atividade só é contra-indicada em casos específicos, como em alguns casos de angina de peito e osteoporose em estado avançado. Nestes casos, a pessoa deve consultar seu médico e evitar movimentos bruscos, como rodopios e ritmos como lambada e axé - explica Rachel.

Segundo o ortopedista Theo Cohen, que tem um trabalho voltado para a prevenção de doenças articulares na velhice, estudos recentes realizados na Escandinávia revelam que as pessoas na terceira idade que praticam dança correm menor risco de fraturas de colo do fêmur. Este tipo de fratura é comum na terceira idade, devido à osteoporose. Mas as pessoas que dançam regularmente têm uma boa vascularização e seus ossos são mais fortes.

Nesta faixa etária, é importante evitar ritmos como a lambada, que sobrecarrega a musculatura e os ossos, aumentando o risco de fraturas de vértebras e de costela. Os excessos também pioram a artrose - alerta o médico, que contra-indica todos os ritmos baianos para pessoas da terceira idade por exigirem saltos freqüentes, sobrecarregando a coluna vertebral e as articulações dos joelhos e dos tornozelos.

O médico e dietista João Curvo também elogia a prática da dança na terceira idade:

Esta atividade queima calorias suficientes para a manutenção do peso. Fortalece o tônus muscular, principalmente as pernas, os glúteos e o abdômen. Além disso, a sensação de fome diminui, porque o organismo produz mais serotonina - explica. Por: Antônio Marinho


Fonte: Antônio Marinho
As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um médico. Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Efisema Pulmonar: Doença provocada pelo cigarro causa perda da capacidade respiratória

O efísema pulmonar, também conhecido por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) afeta 210 milhões de pessoas no mundo, sendo que sete milhões só no Brasil. A doença afeta principalmente os pulmões provocando a dilatação excessiva de seus alvéolos, o que causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente, levando o paciente a sentir cansaço, falta de ar e tosse.

Como a maioria dos portadores da doença – cerca de 90% - são fumantes, parar de fumar é o primeiro passo para aliviar os sintomas, que podem e devem ser tratados. Apesar de ser uma doença progressiva, ela é parcialmente reversível e os sintomas podem ser aliviados. O tratamento é feito a base de medicamentos receitados pelo médico, corticoides ou broncodilatadores, administrados por via oral ou inalação. Também através da oxigenoterapia, ou terapia do oxigênio.

Cirurgias redutoras do volume pulmonar podem ser indicadas em casos mais graves. Nessas intervenções são removidas áreas mais comprometidas de um ou de ambos os pulmões, com o intuito de melhorar a respiração e obter alívio nos sintomas da doença.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Hepatite B: Muitos portadores desconhecem que tem a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde e a Defesa Civil alertaram recentemente que 170 mil pessoas têm hepatite B no Rio de Janeiro. Mas apenas 2 mil pessoas tem conhecimento que são portadoras do vírus.

A hepatite B é uma doença infecciosa do fígado causa pelo vírus da Hepatite B (HBV). Sua transmissão se dá através do sexo, por agulhas com sangue infectado e da gestante para o filho na hora do parto. Por essa razão é importante que as grávidas façam o teste durante os exames pré-natal. Quando a mãe é portadora do vírus, o risco de transmissão da doença para o bebê no parto é de 90%.

A hepatite varia de gravidade e pode vir a se tornar crônica, durando para toda vida. Quando se torna crônica a doença pode até evoluir para uma cirrose hepática ou câncer no fígado e levar a morte. A probabilidade da hepatite B aguda se tornar crônica depende da idade na qual a pessoa contrai o vírus.

Aproximadamente 90% dos bebês com menos de 1 ano de idade infectados desenvolverão hepatite B crônica. Para crinaças entre 1 e 5 anos de idade as chances de desenvolverem hepatite B crônica são entre 25-50%. Esse risco cai para 6-10% quando a pessoa infectada tem mais de 5 anos de idade.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.