sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gordura lipoaspirada volta?

Por Lais
Uma vez lipoaspirada, a gordura corporal não retorna, certo? Não exatamente. Estudo norte-americano publicado pela revista Obesity evidenciou que quando pacientes submetidas ao procedimento nas áreas do quadril e das coxas ganham peso, ocorre acúmulo de gordura na parte superior do corpo – mais especificamente no abdome e nos braços.

A explicação para a nova localização da adiposidade é simples: “A lipoaspiração remove do organismo células de gordura localizadas. Essas, especificamente, não voltam. Contudo, caso o indivíduo adquira quilos extras, a gordura se instalará nas células presentes no corpo”, explica o cirurgião plástico Fausto Bermeo, de Brasília.

Ciência – Os pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) acompanharam 32 mulheres, com idade média de 36 anos. No estudo, foram comparadas as medidas e os percentuais de gordura dois meses e um ano após a intervenção cirúrgica. “O resultado atestou o que já observávamos no consultório: quando a paciente não adota dieta equilibrada e prática regular de atividade física, o percentual de gordura é retomado”, afirma o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Fausto destaca que o resultado final da lipoaspiração é responsabilidade do médico e do paciente: “O médico deve ser habilitado para realizar o procedimento e precisa, ainda, dominar a técnica da lipoaspiração. Já o paciente necessita saber que o objetivo da cirurgia é redefinir o contorno corporal e que a perda máxima de peso deverá oscilar entre 5% e 7%. Após o período pós-cirúrgico, caberá ao indivíduo buscar a manutenção da nova silhueta”. Nesse caso, a atuação do nutricionista e do orientador esportivo pode ser de grande valia.

Sobre Gordura localizada

A gordura localizada acontece quando há excesso da reserva do tecido adiposo na região do abdome, quadris e cintura, podendo ocorrer mesmo quando o paciente está no seu peso ideal.É comum confundir gordura localizada com obesidade, mas para o obeso tratar essa gordura é preciso primeiro que ele perca peso. Como causa dessa gordura estão sedentarismo, distúrbio hormonal e postura incorreta.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Depressão pode ser causada por variações genéticas

Depressão pode ser causada por variações genéticas
Por Mondarto

Variações genéticas podem causar depressão, segundo descoberta realizada por um grupo de cientistas liderado por britânicos. De acordo com o trabalho, uma ocorrência rara na pesquisa genética, de uma região do DNA ligada à depressão, foi replicada por outra equipe dos Estados Unidos que estava estudando um grupo distinto de pessoas.

Pamela Madden, que dirigiu a equipe dos Estados Unidos, na Universidade de Washington, afirmou que um fato notável é que ambos os grupos encontraram exatamente na mesma região em dois estudos separados as evidências da doença.

Como os remédios disponíveis atualmente para depressão não funcionam em pelo menos metade dos pacientes, os pesquisadores afirmaram que as conclusões do trabalho podem ajudar os cientistas a desenvolver tratamentos mais eficazes para os doentes. Eles acreditam também que há muitos genes envolvidos na depressão.

E mais, Gerome Breen, do Instituto do King’s College de Psiquiatria de Londres, que liderou o grupo de pesquisa, declarou que essas descobertas vão nos ajudar a rastrear os genes específicos que são alterados com a doença.

Os resultados não devem beneficiar os pacientes de imediato. Novos medicamentos desenvolvidos a partir deles provavelmente levarão entre dez a 15 anos para serem concluídos. No entanto, eles vão ajudar os cientistas a entender o que pode estar acontecendo nos níveis molecular e genético em pessoas com depressão.

O estudo foi dividido em dois, o primeiro analisou mais de 800 famílias com depressão recorrente, enquanto o segundo examinou a doença e tabagismo em uma série de famílias da Austrália e da Finlândia.

As duas equipes relataram uma forte ligação entre depressão e variações genéticas em uma região denominada cromossomo 3p25-26.

A depressão afeta cerca de 20% das pessoas em algum momento de suas vidas. Depressão grave e recorrente afeta até 4% das pessoas e é notoriamente difícil de tratar.

Os estudos foram publicados no American Journal of Psychiatry.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Hepatites matam mais de 20 mil em dez anos

Hepatites matam mais de 20 mil em dez anos
Publicado em 29/07/2011
Ministro Alexandre Padilha ganha camisa do Flamengo em evento
agência brasil

As hepatites virais mataram mais de 20 mil pessoas no Brasil em uma década. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde ontem, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

De 2000 a 2010, foram registradas 20.771 mortes pelos cinco tipos de hepatite (A, B, C, D e E), num total de 307.446 casos. Mais de 70% foram provocadas pela hepatite C, a mais agressiva. Nesse período, houve aumento de 460% no número de casos. A hepatite B aparece em segundo.

A transmissão de ambas ocorre pelo contato com sangue ou secreções com o vírus, como, por exemplo, durante relação sexual sem preservativos ou por objetos cortantes, como alicate de unha.

Remédio

A Anvisa aprovou a comercialização do antiviral boceprevir, para tratamento da hepatite C. O medicamento deve ser usado em combinação com o tratamento disponível hoje, que usa as drogas peginterferon e ribavirina.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fumar pode gerar diversos males,entre eles a impotência sexual

Fumo e sexo
Pesquisas científicas mostram que os homens que fumam tem mais chances de se tornarem impotentes do que aqueles que não usam cigarro.

Isso porque estes estudos revelaram que o uso do cigarro pode provocar o enrijecimento das artérias que irrigam o pênis, o que acaba por prejudicar a ereção.

Mas além da impotência sexual, o cigarro é um dos grandes responsáveis pela má absorção de vitaminas no organismo, o que pode provocar uma série de outras enfermidades.

Então, depois disso tudo,que acha de dar um fim nesse vício,que além de trazer tantos males,ainda está sendo considerado como um comportamento tão deselegante nos dias de hoje? Pense nisso...
Por Marco de Cardoso
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Gordura localizada eleva o risco de coágulos nas veias

Por Mondarto
O acúmulo de gordura na barriga ou nos quadris em pessoas de peso normal aumenta o risco de tromboembolismo venoso (formação de coágulos nas veias que podem se desprender e chegar até os pulmões).

Tanto em homens quanto em mulheres ocorreu a mesma relação. Mas, a variação da circunferência abdominal é maior nos homens e a dos quadris é maior nas mulheres, o excesso na barriga dá mais informações sobre o risco em homens e, nos quadris, nas mulheres.

A pesquisadora Marianne Severinsen, uma das autoras do estudo, explica que a pesquisa é inédita, porque a importância da distribuição da gordura no risco do tromboembolismo venoso não havia sido avaliada ainda. Ela afirma que foi encontrada uma diferença estatisticamente significante entre todas as medidas de obesidade e a ocorrência de tromboembolismo venoso sem causa definida.

Os cientistas acompanharam 27.178 homens e 29.876 mulheres entre 50 e 64 anos por dez anos. Eles avaliaram medidas como peso, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal e dos quadris.

Os resultados do estudo também reforçam que a obesidade, independentemente de onde está localizada, aumenta o risco da doença.

Esse resultado se manteve mesmo após o ajuste de dados como fumo, prática de atividade física, hipertensão, diabetes, colesterol e uso de terapia de reposição hormonal, que poderiam interferir na conclusão.

Para os autores, os resultados devem ajudar os médicos a melhorar a avaliação de risco. No entanto, outros estudos precisam explicar o mecanismo por trás dessa associação.

O tromboembolismo venoso ocorre quando o sangue coagula dentro das veias. Na maioria dos casos, isso acontece em vasos profundos das pernas. Sua maior complicação é a embolia pulmonar – quando o trombo se desprende e cai na circulação, podendo causar uma embolia pulmonar, obstrução capaz de levar à morte. O termo tromboembolismo venoso envolve tanto a trombose, que é a formação do coágulo, quanto à embolia.
Fonte:corposaun
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Cirurgia para Redução de Estômago Bypass Gástrico

Um bypass gástrico é uma operação cirúrgica para perda de peso através da redução do estômago.

O objetivo final da cirurgia bypass gástrico é que os pacientes recuperem o seu peso normal e não voltem a ganhar os quilos perdidos ao longo do tempo.

O procedimento cirúrgico consiste em uma restrição gástrica que permite ao paciente ficas satisfeito com uma quantidade menor de comida.
Assim, a cirurgia de bypass faz com que o paciente não sinta fome com menos comida.

Bypass gástrico: Riscos

Os riscos de bypass gástrico são altos em comparação com outros tratamentos, porque a taxa de mortalidade está entre 1% e 3%.
No entanto, o bypass gástrico é agora considerado como uma das técnicas mais eficazes para emagrecer e controlar o peso ao longo do tempo.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Perda de memória na velhice pode ser recuperada, indica estudo

Cientistas de Yale mediram respostas de macacos de diversas idades.
Estudo foi publicado na revista 'Nature'.
Da EFE

A perda de memória na velhice pode ser recuperada se forem atendidas necessidades moleculares dos circuitos neurais, segundo explicaram especialistas dos Estados Unidos, que estudaram a atividade dos neurônios de primatas.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, liderados por Amy Arnsten, avaliaram as respostas de seis macacos jovens, de média idade e velhos de acordo com as tarefas atribuídas pelos cientistas para medir a memória dos primatas a curto prazo.

Segundo o estudo, publicado na última edição da revista 'Nature', nos macacos de idade avançada, faltou o constante disparo de neurônios no córtex pré-frontal (PFC), uma área do cérebro muito importante para o funcionamento da memória.

Essa redução dos níveis de disparo de neurônios pode ser contornada se for possível situar o PFC em um meio ambiente neuroquímico bom como o encontrado nos macacos mais jovens.

Assim, a integridade fisiológica dos neurônios velhos pode ser restabelecida se forem atendidas as necessidades moleculares dos circuitos neurais, afirmam os cientistas.

Memória x envelhecimento
Arnsten lembra que o funcionamento da memória é importante para as tarefas diárias, inclusive para planejar coisas com tempo e para a aprendizagem.

No processo de envelhecimento habitual, essas funções diminuem, o que acarreta problemas cognitivos como o esquecimento e a distração, mas não se conheciam as mudanças moleculares associadas a este envelhecimento natural.

Para observar as mudanças fisiológicas, Amy Arnsten e seus colegas gravaram as tarefas atribuídas aos macacos e descobriram que a resposta dos padrões de ativação dos neurônios do PFC à apresentação dos sinais não variavam com a idade.

No entanto, o disparo de neurônios durante o período de atraso - o tempo entre a apresentação de um sinal e a resposta - mostrou uma grande redução com a idade.

Contudo, esses neurônios podiam ser parcialmente restabelecidos aos níveis de disparo de jovens adultos quando os analistas bloqueavam dois circuitos neurais específicos nos neurônios do PFC.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Remédios contra Aids podem causar envelhecimento precoce

Por Mondarto
HIV Remédios contra Aids podem causar envelhecimento precocePesquisadores britânicos descobriram que um tipo de medicamento genérico usado para tratamento do HIV na África e em outras regiões pobres do planeta pode causar envelhecimento precoce e doenças relacionadas com idade avançada, como problemas cardíacos e demência.

No estudo publicado no jornal Nature Genetics, os cientistas afirmam que os remédios, conhecidos como inibidores da transcriptase reversa (NRTIs, em inglês), causam danos ao DNA na mitocôndria do paciente, popularmente as “baterias” que dão força para as células.

Os cientistas disseram ser improvável que os mais recentes coquetéis de remédios contra a Aids poderiam causar níveis similares de danos, já que se acredita que eles sejam menos tóxicos para as mitocôndrias. Mas, como leva algum tempo para que esses efeitos colaterais fiquem aparentes, há uma interrogação sobre o futuro e para descobrir e se ter certeza se essas novas drogas vão causar ou não este tipo de problema novas pesquisas serão necessárias.

As descobertas ajudam a explicar porque pessoas com HIV quando são tratadas com os medicamentos antigos contra a AIDS mostram, em alguns casos, sinais avançados de fragilidade e doenças como problemas cardíacos e demência enquanto jovens, dizem os pesquisadores.

Os remédios NRTI — sendo o mais conhecido o AZT, também chamado de zidovudine e criado originalmente pelo laboratório farmacêutico GSK — foram um grande avanço no tratamento do HIV quando surgiram no final da década de 1980. Eles aumentaram a vida dos pacientes e ajudaram a tornar o HIV uma doença crônica com gerenciamento possível em vez de uma sentença de morte.

Preocupações sobre o nível tóxico dos NRTIs, especialmente em uso de longo prazo, culminaram com uma utilização menor em países ricos, onde foram substituídos por remédios mais caros e com efeitos colaterais menores.

Mas, em países pobres, onde o acesso aos medicamentos genéricos é, normalmente, a única maneira que os pacientes têm de HIV receber tratamento, os NRTIs ainda são usados de maneira generalizada.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.