domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dieta do escritório – Dicas para Manter seu Peso



Criar hábitos saudáveis de alimentação é uma tarefa difícil e nem todo mundo é capaz de cumprir sem muito esforço. Para pessoas que trabalham fora (a maioria, rsrsrs) e precisa levar sua própria comida (uma quentinha) o desafio pode ser ainda maior.

Por isso selecionamos algumas dicas que ajudarão você a manter-se na linha, mesmo longe de casa.

* Evite começar o dia em jejum para não correr o risco de exagerar nas refeições durante o dia. Aproveite para consumir cereais, frutas e proteínas magras pela manhã.

* Procure fazer 5 refeições por dia. Nunca deixe o almoço para depois.
* Não coma na frente do computador. Você pode perder a noção do quanto já comeu.
* Não tem problema tomar alguns cafezinhos durante o dia, mas não exagere. Consuma no máximo 3 xícaras por dia, sempre com açucar dietético.

Prato saudável no restaurante por quilo

O almoço é sempre a hora mais complicada para quem está fazendo dieta. Para evitar ganhar quilos a mais, procure montar um prato saudável e saboroso sem exagero. Confira o cardápio montado por Cynthia Antonaccio, da Clínica Equilibrium, em São Paulo.

Como à vontade:
. Todo tipo de Folhas;
. Cenoura ralada;
. Tomate-cereja;
. Pepino;
. Repolho;
. Legumes cozidos ao vapor, grelhados, refogados ou até assados.

Escolha 1 alimento de cada grupo:

Proteína
• 1 filé grande de peixe;
• 1 filé médio de frango grelhado;
• 1 sobrecoxa + coxa assadas;
• 1 colher de carne moída ou picadinha;
• 1 filé pequeno de carne vermelha magra;
• 1 quibe pequeno;
• 2 colheres de proteína de soja;
• 2 colheres de ovo mexido;
• 1 omelete com 2 ovos.

Carboidrato
• 1 colher de arroz integral ou branco
• 1 colher de batata cozida (sauté)
• 1 colher de purê de batata
• 1 colher de macarrão
• 1 disco de panqueca

Grão
• 1 colher de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Sobremesa
• 1 gelatina com frutas picadas
• 1 fatia de abacaxi
• ½ papaia
• 1 picolé de frutas

Bebida
• 1 copo de suco de fruta com adoçante, como maracujá, limão, morango.
• Qualquer bebida sem caloria.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Conheça o Kefir

Por Mariana Fantini

O Kefir é originário do Cáucaso e composto por lactobacilos e leveduras. Os grãos se tornam mais ativos em altas temperaturas (20 a 37ºC) e, assim, se multiplicam e aumentam de tamanho mais rapidamente (em questão de horas).

Após a fermentação, o Kefir pode ser guardado em geladeira e consumido em até 3 dias.

Para cultivar o Kefir coloque 1 colher de sopa de Kefir e meio litro de leite em um pote de vidro. Um Kefir mais leve é produzido em 6 horas de fermentação. Se quiser mais ácido é só deixar por mais horas.

Antes de consumir peneire os grãos e consuma somente o líquido. Os grãos podem ser fermentados novamente e o leite pode ser consumido na hora ou guardado na geladeira para ser ingerido em outro momento. Porém, jamais congele o Kefir para que os microorganismos presentes não desapareçam.

Ao peneirar poderá observar uma gosma branca que é chamada de Kefiran, considerado um poderoso anti-cancerígeno.

O Kefir tem aparência de uma coalhada e pode ser misturado em diversas receitas, como: frutas, mel, cereais, receitas que levam leite ou iogurte (substituindo estes ingredientes).

Ainda não foram descobertos todos os microorganismos e nutrientes que o kefir contém, mas o que se sabe é que possui:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico (vitamina B5), biotina (vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, piridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.

É recomendado que não se utilize objetos de metal para manipular o Kefir por causa da possível reação do ácido da fermentação com o metal.

Estudos sugerem que seus benefícios são muitos, entre eles:

* Combate a asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, depressão, diversos eczemas, escleroses, tumores, problemas cardiovasculares;
* Auxilia a regular a pressão sanguínea;
* Aumenta o sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
* Regula a glicose presente no sangue melhorando o diabetes;
* Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso;
* Aumenta a absorção de vitaminas e sais minerais, principalmente a vitamina B12;
* Combate Distúrbios nervosos como ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
* Ajuda na dieta para perda de peso atuando como um enzimático poderoso, aumenta consideravelmente o anabolismo, ou seja, a absorção de nutrientes equilibrando o organismo. Promove saciedade. Porém, não se recomenda consumir kefir em jejum.

Kefir é um alimento probiótico e você pode conseguir através de uma doação. Há diversos sites que promovem esta prática.

Não há restrição para o consumo de 1 litro e meio de Kefir por dia, porém caso tenha alguma patologia consulte seu médico e/ou nutricionista.'

Imagem: http://www.netanunciosonline.com/ads/dou-kefir/
www.dicasdenutricao.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Novos casos de hanseníase têm queda de 27% em 6 anos

Apesar da ligeira queda em casos de hanseníase, o Ministério da Saúde adverte que a doença ainda é problema de saúde pública. Em 2003 eram 51.941 casos, já em 2009 a incidência passou para 37.610.

Um estudo mostra ainda que o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em 45,9% entre 2003 e 2009. Para alertar ainda mais a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, é que o especialista insiste na procura da unidade de saúde mais próxima, assim que aparecerem as primeiras manchas esbranquiçadas na pele.

Entre os sintomas estão as manchas avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

“A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, e não é hereditária, como muitos imaginavam. É capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado”, explica a tutora do Portal Educação, farmacêutica Jeana Escher de Souza.

No caso da pele, a doença pode atingir várias partes do corpo e nervos como braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A hanseníase tem cura e quando não tratada pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de “a doença mais antiga do mundo”, afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Algumas estatísticas sobre a TPM

A TPM ocorre de 7 a 10 dias durante o mês.


- 77% dos ciclos menstruais duram entre 25 e 31 dias

- 65,8% das adolescentes sofrem da TPM. - 97% das mulheres percebem um ou mais dos sintomas emocionais e físicos associados com o ciclo menstrual, contra apenas 52% dos homens.

- Quase todas as mulheres (98%) e a maioria de homens (79%) estão cientes ao menos de um tratamento para TPM.

- Somente 35% das mulheres e 16% dos homens disseram que usam atualmente a medicina como base regular para ajudar a aliviar a TPM.

- De 20 a 50% das mulheres têm algum dos sintomas da TPM em alguma hora durante seus anos reprodutivos.

- Em 30 a 40% das mulheres os sintomas da TPM podem afetar levemente suas rotinas e atividades diárias.

- Entre 50 e 60% das mulheres com TPM podem chegar a ter algum tipo de depressão subjacente. - Entre 3 e 9% das mulheres com sintomas acentuados da TPM, não conseguem prosseguir suas rotinas diárias.

- De 70 a 90% das mulheres que menstruam experimentam algum medicamento para amenizar os sintomas da TPM. - 64% das mulheres entre 15 a 44 anos usam algum formulário contraceptivo, contra apenas 56% em 1982.

- A prevalência da enxaqueca em mulheres é três vezes maior do que em homens. E, como se não bastasse, em 65% dos casos ela é do tipo menstrual.

- Cerca de 60% das mulheres melhoram da enxaqueca, até mesmo a não-menstrual, após a menopausa devido a mudanças hormonais.

- Além da TPM, 75% das adolescentes têm dismenorréia (cólicas) no primeiro dia da menstruação. Em 25% dos casos, ela é incapacitante, ou seja, a garota não consegue fazer nada", afirma Mara Solange C. Diegoli, 45, coordenadora do Ambulatório da TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo.

- Entre 57 e 100% das mulheres que sofreram da TPM, tiveram ao menos um episodio de depressão, comparado a 0% a 20% das mulheres sem TPM. Fonte: Clube da TPM (www.clubedatpm.com.br)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Bons hábitos na luta contra a obesidade


Manter uma dieta a base de frutas, verduras e leguminosas ajuda a prevenir doenças crônicas e a controlar o peso. Ingerir muita água e fazer atividade física também colabora

27.02.2011
Carmen Vasconcelos | Redação CORREIO | carmen.vasconcelos@redebahia.com.br

Desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu exercer um controle maior sobre as medicações contendo Sibutramina, que passam a ser vendidas apenas com receituário azul (numeração controlada) e tarja preta, o trio dieta, atividade física e reeducação alimentar nunca esteve tão atual e recomendado para prevenir a obesidade e controlar o peso.



A dieta faz parte do plano emergencial e tem data para acabar, a atividade física e a reeducação alimentar devem ser encaradas como deveres para a vida toda, assim se une saúde, bem-estar e estética.

No que diz respeito à alimentação, alguns produtos podem ser aliados poderosos no momento de acelerar o metabolismo do corpo e realizar uma limpeza nas toxinas, radicais livres e oxidantes que atrapalham na perda de peso.

Peso morto
A endocrinologista e professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Maria de Lourdes Lima, lembra que a obesidade e o sobrepeso já são problemas de saúde mundial e a grande causa desse mal reside no sedentarismo e na ingestão das chamadas calorias vazias, ou seja, aquelas que não alimentam. "Não se trata de fazer dietas e pronto, mas de parar de comer bobagem, como as fast foods", destaca.

Com uma postura parecida, a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, diz que, quando o assunto é combater e prevenir a obesidade, como se come é mais importante do que o que se come, e alguns alimentos considerados vilões - como as gorduras - podem entrar na dieta, desde que esporadicamente. No caso dessas gorduras, o cuidado reside em trocar as de origem animal, como a manteiga, pelas de origem vegetal, que são insaturadas.

Nesse rol de bons produtos, invista no abacate, o azeite de oliva, óleo de linhaça, o óleo extraído das sementes do Sacha Inchi, que é uma planta típica da região da Amazônia peruana.

"Na reeducação alimentar, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ter uma alimentação variada e moderada", lembra a nutricionista , destacando que mais importante ainda que manter o corpo bonito, está o fato de evitar o surgimento de doenças crônicas do coração, diabetes, cânceres, entre outros.

A outra dica importante reside em fazer o organismo trabalhar, por isso mesmo, nada de ficar longos períodos sem se alimentar. "O ideal é que a pessoa realize seis pequenas refeições ao longo do dia, priorizando alimentos naturais e integrais", finaliza a nutricionista.
www.correio24horas.com.br


Recomende para um amigo clicando aqui...               

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A alimentação criada no Japão também promete queimar gordura

Higienismo desintoxica o organismo

Criado no Japão, o higienismo acredita que todas as doenças são causadas pelo acúmulo de toxinas no corpo e que os micro-organismos se aproveitam da debilidade do doente. A filosofia higienista preza uma dieta baseada em alimentos crus, orgânicos e livre de agrotóxicos. Ela se baseia numa reeducação alimentar, visando o bom funcionamento do organismo.

A dieta higienista visa a harmonização dos alimentos e evita o consumo de frutas doces com cítricas. Carne, leite, ovos, frituras, doces, enlatados, cigarro e bebida alcoólica não são bem vindos. Liberados no cardápio estão aveia, mel, granola, açúcar mascavo, peixe, folhas verdes e escuras, frutas com casca e limão para salgar a salada e os legumes, que devem ser cozidos no vapor.

No higienismo, frutas são ingeridas separadamente, meia hora antes das refeições. Carboidratos nunca são servidos com proteínas. Misturá-los, segundo a filosofia, faz com que o bolo alimentar demore para ser digerido, fermentando carboidratos, apodrecendo proteínas e produzindo mais toxinas. Já as saladas são bem vindas com quase tudo, exceto frutas. A refeição higienista é composta de uma farta salada e mais uma proteína ou um carboidrato.

Por não contar calorias, as quantidades dos alimentos a serem ingeridas são livres. Portanto, não há um adepto do higienismo acima do peso. O que os higienistas seguem é tomar um copo d’água ao acordar, seguido de frutas até a hora o almoço. Para desintoxicar, o almoço deve vir acompanhado de um farto prato de salada com as mais variadas folhas e brotos e outro de legumes cozidos no vapor e temperados com limão. À noite, um prato de sopa de legumes é bem vindo.
Por Carolina Abranches


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Varizes

Queixa frequente nos consultórios, as dores nas pernas são um fator limitante. O problema está relacionado, na maioria das vezes, à circulação e costuma indicar varizes, destaca o angiologista Fernando Soares Moreira, que atua em São Paulo. Ele fala mais sobre o assunto:

Quem sofre mais com o problema?
Tal como as mulheres, homens também desenvolvem essa doença que se caracteriza pela dilatação das veias localizadas nas pernas. A origem pode ser tanto hereditária como adquirida por excesso de peso, falta de exercícios e por permanecer muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé). Os homens têm a vantagem de poder escondê-las sob os pelos, mas as dores e o temor de complicações são motivos para iniciar o mais breve o tratamento.

Quando a doença começa a aparecer?
Geralmente, dos 25 aos 30 anos. Já os conhecidos vasinhos avermelhados podem aparecer bem antes.

A prática de atividade física tem alguma influência?
Atividades físicas não causam varizes. Mas se o problema já está presente, em alguns casos não visível, os exercícios podem acelerar o aparecimento de mais vasos e varizes. Por outro lado, os exercícios ajudam na prevenção, pois os músculos das pernas ficam mais ativos e se contraem e relaxam. Ao fazer a contração, a musculatura comprime os vasos da região, não deixando que o sangue fique parado naquele local.

Como identificá-las precocemente?
A grande maioria se queixa do fator estético, porém as varizes vão muito além. Elas prejudicam a circulação sanguínea afetando diretamente a qualidade de vida. Os sintomas mais comuns são dores, cãibras, queimação nas pernas e plantas dos pés, inchaço (especialmente nos tornozelos ao final do dia), coceira, cansaço, sensação de fadiga ou peso nas pernas, presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele e agrupamentos de finos vasos avermelhados.

Quando procurar ajuda?
Se você apresenta algum dos sintomas, procure um angiologista. Com o passar do tempo o quadro pode evoluir para inflamações das veias e, nos casos mais graves, para úlcera e trombose.

(Artigo publicado na coluna "Plantão Médico" da ATRevista do jornal A Tribuna, de Santos, edição 325, de 20/02/2011, página 27)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Diabetes controlada evita complicações renais


O diabetes descontrolado pode provocar sérias complicações ao organismo, dentre as mais graves a cegueira e problemas renais, que podem levar a hemodiálise (procedimento de filtragem do sangue por uma máquina) e, por último, um transplante de rim.

As doenças renais atingem um terço dos diabéticos no mundo e o diabetes é a principal causa de problemas nos rins. Preveni-las, segundo os especialistas é barato, basta que o diabético siga a dieta adequada, controle a pressão, pratique exercícios físicos, evite fumo e álcool e realize um exame de urina por ano para saber como estão os rins.

No entanto, calcula-se o custo da hemodiálise em US$ 35 mil por ano, por paciente, por exemplo. As complicações pelo diabetes respondem por 5% a 10% dos gastos com saúde de todos os países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A glicose (açúcar) presente no sangue dos diabéticos que não se cuidam é extremamente tóxica, afeta os capilares, vasos pequenos dos rins, alterando sua capacidade de filtragem do sangue.
Com o dano, os capilares deixam passar para a urina “o que não deveriam”. O primeiro sinal de problema renal à vista é a presença de albumina (uma proteína) na urina, detectada por exame. Nessa fase, ainda é possível deter a doença renal e até fazê-la retroagir. Algumas vezes é preciso trocar comprimidos usados no controle do diabetes por insulina.

No entanto, não há sintoma para o diabético até que os rins parem completamente de funcionar. Alguns, na evolução da doença renal, têm pressão alta, sentem mais vontade de urinar à noite, sofrem com choques nas pernas, náuseas, vômitos e fraqueza.

A OMS estima que o número de casos de diabetes chegue a 330 milhões em 2025. O maior crescimento, de 85%, deve ocorrer na América do Sul e América Central, em decorrência do fenômeno recente de envelhecimento da população.



Recomende para um amigo clicando aqui...               

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dieta Para Emagrecer: Dieta do Limão

A Dieta do Limão já é antiga, mas recentemente voltou à tona por causa da artista Beyonce que perdeu quase 10 quilos com essa dieta.

A Dieta do Limão, também conhecida como Dieta da Limonada, foi desenvolvida originalmente como um programa de desintoxicação rápida do corpo, mas rapidamente se constatou que era uma boa dieta para emagrecer.

O grande problema dessa dieta é que para perder peso as pessoas levam as dietas ao extremo, e essa dieta é deficiente em vários nutrientes essenciais como calorias, vitaminas, minerais, proteínas e vários outros. Com isso a perca de peso é muito rápida mas que se levado ao extremo pode causar sérios danos.

Essa é uma dieta de 10 dias e uma dieta sem exercícios, já que a ingestão de gordura, calorias e carboidratos é muito baixa.

O que você pode comer

Nenhuma comida sólida é permitida, nem suplementos. A única coisa que você tomará todo dia é o suco do limão, são 6 refeições ou mais por dia. A única exceção é um copo de água com 2 colheres de chá de sal e um chá laxante à noite, ambos são opcionais.

Cada refeição da dieta contém:

* 2 colheres de sopa de suco de limão fresco.limonada 300x230 Dieta Para Emagrecer: Dieta do Limão
* 2 colheres de sopa de xarope de seiva natural.
* 1/10 colheres de chá de pimenta vermelha.
* 280 ml de água filtrada.

Após seguir essa dieta por cerca de 10 dias (podendo variar de 4 a 14 dias) volte lentamente a comer comida sólida, começando com sopa de vegetais e frutas.

Durante a dieta você irá sentir fome e pode ser que sinta dores de cabeça, cansaço, tonturas, náuseas e diarréia.

Então se realmente quiser seguir essa dieta, só siga por alguns dias e consulte antes o seu médico.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição na qual o organismo não dispõe de hormônio da tireóide suficiente. Como a finalidade principal de hormônio da tireóide é fazer o metabolismo ser mais rápido, é compreensível que pessoas com essa condição terão os sintomas associados a um metabolismo lento. O hipotiroidismo é mais comum do que você acredita, e milhões de pessoas estão atualmente com hipotireoidismo e não sabem disso. Existem duas causas bastante comuns de hipotireoidismo. O primeiro é o resultado da anterior, inflamação da glândula tireóide, o que deixa uma grande porcentagem das células da tireóide danificadas (ou mortas) e incapazes de produzir hormônio suficiente. A causa mais comum de insuficiência da glândula tiróide é chamada tireoidite auto-imune, uma forma de inflamação da tireóide causado pelo próprio sistema imunológico do paciente.
O tratamento de muitos com problema de hipotireoidismo é a remoção cirúrgica de uma parte ou a totalidade da glândula tireóide. Os sintomas do hipotireoidismo são: fadiga, fraqueza, ganho de peso ou maior dificuldade de perder peso, cabelos secos, pele seca, áspera pálida, perda de cabelo, intolerância ao frio, dores musculares freqüentes, constipação, depressão, irritabilidade, perda de memória, ciclos menstruais anormais, diminuição da libido. Cada paciente pode ter um ou mais desses sintomas, que variam de acordo com a gravidade da deficiência dos hormônios tireoideanos e do tempo que o corpo tenha sido privado da quantidade apropriada de hormônio. A maioria das pessoas terá uma combinação destes sintomas. Ocasionalmente, alguns pacientes com hipotireoidismo não apresentam nenhum sintoma, ou eles são tão sutis que passam despercebidos. Se você tem esses sintomas, você precisa conversar com seu médico. Além disso, você pode precisar de um endocrinologista. Se você já tiver sido diagnosticada e tratada de hipotireoidismo e continuam a ter alguns desses sintomas , é preciso conversar com seu médico. Como o corpo está esperando uma certa quantidade de hormônio tireoidiano a hipófise fará mais hormônio estimulante da tireóide (TSH) na tentativa de seduzir a tireóide a produzir mais hormônio. Este bombardeio constante com elevados níveis de TSH podem fazer com que a glândula tireóide se expanda formando um bócio. O hipotireoidismo pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue. Em algumas pessoas, no entanto, não é tão simples e testes mais detalhados são necessários. O hipotireoidismo é totalmente tratável em muitos pacientes simplesmente tomando uma pílula, uma vez por dia.








http://vocereporter.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Vitamina D combate inflamações e melhora o humor

Ela é fornecida pelos raios ultravioletas do sol e pela ingestão de alguns alimentos
A vitamina D é essencial para o organismo. Além de combater inflamações, melhora o humor. A vitamina D ajuda o corpo a produzir uma proteína que combate bactérias e vírus, descobriu a Harvard Medical School. Pessoas com deficiência da deste nutriente ficam doentes com mais frequência e estão propensas a desenvolver doenças respiratórias.

Uma das maiores funções da vitamina D é manter os níveis de cálcio e fósforo do sangue balanceado. Isso se dá porque ela ajuda a promover a absorção de cálcio, formando ossos fortes. Ela também é a responsável em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue e crescimento celular. A vitamina é encontrada no óleo de fígado de bacalhau, peixes como salmão, atum e sardinha; leite, margarina, ovos e fígado.

A falta de vitamina D nas crianças pode ocasionar fraqueza muscular, diminuição do apetite irritabilidade e raquitismo. Já o seu excesso provoca hipercalcemia, excesso de cálcio no sangue, o que favorece o depósito de cálcio nos vasos sanguíneos, provocando a arteriosclerose. Esse excesso de cálcio eliminado pela urina favorece a formação de cálculos urinários.
equipebemstar
Por Carolina Abranches


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Ingestão diária de alguns peixes coloca o organismo em risco

imagem ilustrativa

Por causa da poluição, os seres marítimos são contaminados com mercúrio
Considerados excelentes para a saúde por serem ricos em proteína, Omega-3, baixa gordura e iodo, o peixe pode colocar a saúde em risco. Isso porque ele está contaminado com altas doses de mercúrio. O metal é produzido pela poluição industrial e pela emissão de CO2 dos veículos até atingir a água dos mares.

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, os principais prejudicados pela contaminação de mercúrio são as crianças e as mulheres grávidas. Alguns peixes e mariscos com níveis elevados de mercúrio podem comprometer o feto e o desenvolvimento nervoso da criança, garante os representantes da FDA.

No entanto, o órgão americano que controla os alimentos avisa que não são todos os peixes que devem ser evitados. Apenas algumas espécies são mais atingidas pelo metal. O FDA recomenda que grávidas e crianças não comam carne de tubarão, sarda, espadarte e tilefish. Esses, segundo os pesquisadores, têm uma contaminação grande de mercúrio.

O FDA alerta que, independente do peixe, a ingestão de sua carne deve ser restrita a duas vezes por semana no máximo. Eles também sugerem que seja pesquisado o local de onde provém o peixe.
equipebemstar
Por Carolina Abranches


Recomende para um amigo clicando aqui...               

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estudo mostra que pessoas com nanismo são resistentes a câncer e diabetes

hypescience.com
Por Natasha Romanzoti em 17.02.2011 as 20:35
Recentemente, um médico de Quito, Equador, fez uma descoberta intrigante: ele percebeu que alguns de seus pacientes nunca adquiriam certas doenças.

Esses pacientes tinham uma mutação genética que não lhes permite crescer mais do que 1,22 metros de altura, o comprimento de uma pessoa de 7 anos de idade. Porém, mesmo eles envelhecendo normalmente, nunca desenvolveram câncer ou diabetes.

Essa observação iniciou um estudo de 22 anos. Os pesquisadores monitoraram um grupo de 99 equatorianos com “baixa estatura grave”, cuja saúde foi comparada a de parentes próximos de estatura regular.

O nanismo pode ser causado por vários fatores, incluindo genética, doença renal, ou hormônios. Os equatorianos do estudo têm uma mutação específica no gene receptor de hormônio de crescimento.

Embora suas glândulas pituitárias produzam suficientes hormônios de crescimento, eles não têm receptores. Essa incapacidade de se ligar aos receptores significa que um outro hormônio de crescimento, chamado fator de crescimento semelhante à insulina-1 não é bem produzido. Essa condição é conhecida como síndrome de Laron.

Os equatorianos afetados do estudo são descendentes de judeus espanhóis que fugiram para a América do Sul para evitar a Inquisição, e se converteram ao cristianismo. A mutação é prevalente nesse grupo genético.

Seus parentes de sangue desenvolveram diabetes como da população geral do Equador, e cerca de 20% deles morreram de câncer. No entanto, de todos os pacientes com nanismo, apenas uma teve câncer no período de 22 anos. Depois de receber tratamento para câncer de ovário em 2008, ela manteve-se livre da doença.

Os pesquisadores também analisaram informações detalhadas sobre a morte de 53 pessoas com estatura gravemente baixa que não faziam parte do estudo. Eles não encontraram nenhuma evidência de câncer ou mortes relacionadas a diabetes.

Apesar dessa resistência a diabetes ou câncer, a expectativa de vida dos sujeitos do estudo não aumentou.

Durante o curso do estudo, 9 dos 99 participantes com nanismo morreram. As causas mais comuns eram doenças relacionadas à idade, tais como doenças cardíacas e derrames. Comparado com seus parentes de altura regular, eles morreram com muito mais frequência de acidentes, causas de álcool e distúrbios convulsivos.

Ou seja, eles têm potencial para viver mais tempo se não morressem de causas estranhas, acidentes, e problemas relacionados ao álcool.

Uma pesquisa similar foi feita ano passado, com 65 brasileiros com uma forma de nanismo, e este estudo também registrou apenas uma morte por câncer.

Modelos de laboratório mostraram resultados similares em leveduras, células e camundongos. A deficiência do hormônio do crescimento parece ter algum efeito protetor. Os ratos que não tinham os receptores do hormônio do crescimento viveram 40% mais do que outros ratos e eram resistentes a diabetes e câncer.

Com os humanos, os resultados são mais complicados. Em comparação com o soro de seus familiares, as amostras dos equatorianos com nanismo tinham um intervalo menor de DNA. Seu soro podia proteger contra danos oxidativos no DNA. Como possível explicação, os pesquisadores acreditam que as células não crescem tanto ou se dividem, mas investem a sua energia em um mecanismo de proteção.

Outro paradoxo que intrigava os pesquisadores era que muitos dos equatorianos com nanismo tinham dietas pobres e cerca de 20% deles eram obesos. Era uma população com obesidade crescente, e ainda assim sem diabetes. Quando a glicemia de jejum dos pacientes foi medida, eles tinham cerca de um terço do valor de seus parentes e eram mais sensíveis à insulina.

Os resultados do estudo levantam questões sobre a relação entre os hormônios do crescimento e as doenças. As descobertas devem mudar certas práticas e guiar mais pesquisas. Por exemplo, no Ocidente, hormônios de crescimento têm sido utilizados ilegalmente como tratamentos anti-envelhecimento. Tratamentos hormonais de crescimento são usados para melhorar a pele, rugas, retenção de água muscular e para queimar gordura.

Há efeitos positivos, mas os pesquisadores agora se perguntam se essas pessoas que utilizam hormônios de crescimento como anti-envelhecimento terão maior risco de diabetes ou de tumores.

Ainda assim, segundo os cientistas, os subgrupos do estudo são casos extremos e talvez não possam ser aplicados globalmente. Há diferentes graus de deficiência de hormônio de crescimento, e as pessoas da pesquisa não os tem desde o nascimento. Mais estudos devem ser realizados até que possa haver algum resultado prático.
CNN


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Como evitar o mau hálito

hypescience.com
Por Natasha Romanzoti em 17.02.2011 as 20:53
O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, pode ter consequências ruins na vida das pessoas, como lhe custar um amor ou um emprego. Mais comum do que muita gente pensa, a boa notícia é que tal odor indesejável é mais fácil de se livrar do que se imagina.

A primeira coisa a se fazer é determinar se o seu hálito é fresco ou não. A maioria das pessoas com mau hálito não tem consciência disso, porque o cérebro se torna aclimatado ao cheiro pessoal.

De qualquer forma, existem maneiras de auto-diagnosticar o mau hálito. Comece com a língua. Qual a cor de sua língua? Segundo os médicos, uma língua rosa brilhante indica hálito fresco. Uma língua branca e de aparência escamosa pode indicar mau hálito.

Como as pessoas se habituam ao seu cheiro, checar sua própria respiração com as mãos em concha não é a melhor maneira de verificar a halitose. Em vez disso, lamber as costas da mão, deixar secar por alguns segundos, e depois sentir o cheiro da superfície é a melhor tática.

Os médicos explicam que o mau hálito não é um sinal de má higiene dentária. Não tem a ver com os dentes, e sim com a língua. A língua é como um tapete felpudo. Mais de 600 tipos de bactérias são encontradas na boca média, e muitas dessas bactérias ficam presas sob a superfície da língua e causam o mau hálito.

Combater essas bactérias não é tão difícil nem tão fácil. Uma estratégia-chave é manter-se hidratado. A boca seca é um terreno fértil para as bactérias. A saliva tem oxigênio, um inimigo natural das bactérias fétidas. Beber água e ou mastigar goma de mascar sem açúcar pode produzir saliva e, naturalmente, livrar-lhe do mau hálito.

Chicletes e gargarejos não são más idéias, mas são correções temporárias. Mascaram o cheiro, mas não matam as bactérias que causam o odor.

Cuidar da alimentação ajuda mais. Alguns alimentos podem provocar mau hálito, como alho, cebola, curry e peixes. Bebidas ácidas como cerveja, vinho, café e refrigerante também podem ser um gatilho. Elas contêm compostos que liberam o mau cheiro e são absorvidos pela corrente sanguínea. Limitar chocolates e doces é bom, pois o açúcar ajuda a bactéria a se reproduzir em sua boca, provocando o mau hálito.

E existem também os alimentos que corrigem o mau hálito. O chá verde tem propriedades anti-bacterianas que nocauteiam o fedor. Canela contém óleos essenciais que matam muitos tipos de bactérias orais. Comer frutas e legumes, como batata frita, aipo ou maçãs, oferece dois benefícios: mastigá-los produz mais saliva na boca, e a textura firme ajuda a afastar bactérias. Melões, bagas, laranjas e outros alimentos ricos em vitamina C ajudam a matar as bactérias naturalmente.

Se você modificar seu estilo de vida e hábitos alimentares e o mau hálito persistir, contate um médico. Os especialistas dizem que o mau hálito pode ser um sinal de uma doença mais grave. Em cerca de 10% dos casos, o mau hálito é um sintoma de sinusite crônica, infecção das vias respiratórias, doença do refluxo, doença do fígado e rim, câncer ou diabetes. Essas doenças podem liberar substâncias químicas no corpo que resultam em mau hálito.

Até por esse motivo é bom avisar as pessoas se elas têm mau hálito. A maioria delas não pode cheirar sua própria respiração, portanto, se você detectar o mau hálito de um amigo, você deve falar.

Apesar de desagradável para todos os envolvidos, é a coisa certa a fazer. Afinal, se você fosse a pessoa com mau hálito, não iria querer saber? Especialistas dizem que se manifestar faz parte de ter boas maneiras. Se as pessoas falam mal pelas costas, isso transforma em uma situação pior. Se você respeita a pessoa, é seu dever contá-la.

Eles sugerem duas abordagens. A primeira é sentar-se com seu amigo em um ambiente privado e ser direto. Comece a conversa dizendo-lhe que você acredita que há algo que ele gostaria de saber e que não tem certeza de que ele está ciente do problema.

Ou, se você sabe que a pessoa é sensível, seja mais cauteloso. Delicadamente levante a questão trazendo balas ou chicletes com você. Pegue um primeiro, e depois ofereça um a seu amigo. Se a pessoa não quiser, é aceitável dar uma “indireta”, simplesmente dizendo: “Eu acho que você deveria aceitar”.

As primeiras impressões, profissionais ou pessoais, são as que ficam. Então não deixe o mau hálito manchar sua imagem. Aproveite as dicas e mantenha as bactérias afastadas para ter um hálito fresco.
CNN


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.