quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cuidado com os suplementos alimentares

A cada dia que passa mais suplementos estão disponíveis no mercado e nas mais variadas formas: pós, ervas, cápsulas, bebidas.... e sempre com a mesma promessa, ajudar a perder peso!

Mas muitas pessoas acabam usando o produto e no final das contas o resultado nunca aparece. Isso acontece, pois muitos não entendem que o uso desses medicamentos deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e aliada à prática de exercícios físicos, sempre é claro, assistido por um profissional.

Tudo isso faz com que haja redução do estresse, melhoria da qualidade de sono e do humor, melhor funcionamento do intestino, e com certeza, a redução de gordura também.

Outro fator importante é verificar a procedência do suplemento. Aqueles que prometem milagres, provavelmente não são confiáveis. E ater-se também a quantidade ingerida, para isso, consulte sempre um especialista antes de começar a usar.

E por fim, é recomendável prestar atenção se o produto aumenta muito o ritmo do seu metabolismo, pois quando interromper o uso, essa taxa irá diminuir e então, os quilos perdidos retornam.

Sabendo qual escolher e em que quantidade usar, os suplementos só tem benefícios a oferecer. Saiba aproveitar!
Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).
Fonte: Beez Comunicação

Nos EUA, cientistas desenvolvem cueca high-tech que pode salvar vidas

 
Modelo de roupa íntima tecnológica é capaz de medir pressão sanguínea, batimento cardíaco e outros sinais vitais.

Um time de cientistas da universidade da California, em San Diego, desenvolveu um novo modelo de cueca que, além de confortável, pode também ser capaz de salvar vidas, segundo notícia publicada pelo "Yahoo! News".

A cueca funciona da seguinte forma: o elástico que prende a roupa íntima no corpo pode medir a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e outros sinais vitais.

A expectativa do grupo é que no futuro a cueca também seja capaz de liberar remédios para aliviar possíveis dores e tratar ferimentos.

A pesquisa é patrocinada pelo exército norte-americano, por isso os soldados devem ser os primeiros cobaias da invenção.

Se, inicialmente, o uso deve ser militar, as expectativas de Joseph Wang, chefe das pesquisas, vão além disso: "Nós visamos seguir a tendência da medicina personalizada para monitorar idosos em casa, oferecendo um produto com uma série de possibilidades, como marcadores cardíacos que avisem possíveis ataques, ou medidores de glicemia".
Fonte: www.abril.com.br

Nutrição e qualidade de vida

Nutrição e qualidade de vida: dupla de sucesso.

Nos últimos anos a alimentação vem mudando o seu significado para o homem. O alimento que antes era relacionado essencialmente a subsistência e manutenção da espécie passou a ser reconhecido como de importância nutricional. Tornou-se preciso adquirir, por meio dos alimentos, todos os nutrientes necessários, nas quantidades e proporções corretas, para a manutenção das diversas funções do corpo.

Porém, o que vemos hoje em nossa sociedade é o alimento como algo “ameaçador”, pois em meio à industrialização nos foi imposto alimentos enlatados, congelados, pré-cozidos, prontos, fast-food. Porém é possível mantermos uma alimentação equilibrada, pois o alimento deve ser algo saudável e ao mesmo tempo prazeroso. Buscando sempre a manutenção da saúde e promoção da qualidade de vida.

Algumas dicas importantes: mastigue bem os alimentos para ajudar em sua digestão, distribua os alimentos em 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 ou 3 lanches intermediários denominados colação, lanche da tarde e ceia de acordo com a sua necessidade. Procure manter horários regulares, coma a cada 3 horas. Tome no mínimo 2 litros de água por dia, consuma gorduras e doces com moderação e prefira alimentos “in natura” aos industrializados.

E ainda, evite o consumo de álcool e cafeína, acrescente fibras a sua alimentação diária, através do maior consumo de frutas, legumes, verduras cruas, farelos integrais. Coma diversos tipos de alimentos. A alimentação variada é importante para a manutenção da saúde.
Equipe Bem Star
Por Fernanda Lage

Consumo excessivo de refrigerantes acelera o envelhecimento.

Saiba mais sobre esse estudo...Os altos níveis de fosfatos encontrados em refrigerantes e alimentos processados podem acelerar os sinais de envelhecimento, segundo especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA.

Os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fosfatos pode aumentar a prevalência e a severidade de doença renal crônica, calcificação cardiovascular e atrofia da pele.

"Precisamos de uma dieta saudável e manter o equilíbrio dos fosfatos na dieta pode ser importante para uma vida saudável e para a longevidade", disse o pesquisador Shawkat Razzaque."Evite a toxidade do fosfato e aproveite uma vida saudável", recomenda o especialista.

Fonte: Bibliomed

DICA DA EQUIPE EMEX DE NUTRIÇÃO:

Fosfato é largamente utilizado na indústria alimentícia com diversas propriedades, seja como conservante ou para proporcionar a característica aerada nos alimentos.

Confira os alimentos que contêm fosfato além dos refrigerantes:

• Produtos de padaria
• Queijos pasteurizados
• Sorvetes
• Enlatados
• Conservas
• Maionese
• Embutidos

O melhor ainda é manter uma alimentação saudável evitando o consumo exagerado de alimentos processados. Opte por produtos naturais, seu corpo agradece!
EMEX

Pólen:Conheça os benefícios desse super alimento

O pólen é um super alimento, largamente consumido pela medicina oriental e tem ganhado espaço também na Europa, isso porque ele apresenta uma riqueza de nutrientes (cerca de 22) a destacar a grande quantidade de aminoácidos presentes, cerca de 20% da sua composição, além de várias vitaminas e minerais, tais como vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, ácido fólico, B12), vitamina A, rutina, cálcio, cobre, magnésio e manganês.

Por sua riqueza nutricional, o pólen exerce diversas funções, como aumento da imunidade por estimular a produção de linfócitos (as nossas células de defesa), ajudando no combate a certos tipos de câncer, fortalece os vasos capilares, isso principalmente devido à presença de rutina em sua composição. Possui também efeito antioxidante e antibiótico, por isso é muito utilizado na área da estética com a função de retardar o envelhecimento.

Há também a utilização do pólen no controle do peso, isso se dá pelo equilíbrio nutricional que este alimento proporciona, e desta forma corrige os processos metabólicos que estão desbalanceados na grande maioria das pessoas com problemas de peso.

O pólen também é utilizado como revigorante, porque as vitaminas do complexo B participam de vários processos metabólicos que têm a finalidade de gerar energia ao nosso corpo. Além de tudo isso, o pólen é rico no aminoácido triptofano, essencial para a formação da serotonina, responsável pelo bom humor e bem estar.
EMEX

Excesso de peso antecipa a puberdade!

Sobrepeso e obesidade na infância podem adiantar o surgimento dos primeiros sinais da puberdade. Saiba mais!Sobrepeso e obesidade na infância podem adiantar o surgimento dos primeiros sinais da puberdade. 

Quanto maior a velocidade de crescimento e o peso nos primeiros anos de vida,
 especialmente com um ano e meio e aos três anos e meio, maior o risco de a primeira menstruação ocorrer antes dos 12 anos de idade. 

O dado é de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (RS), que acompanhou mais de 2.000 mulheres desde o nascimento. Dessas, 24% menstruaram antes de completar 12 anos.

A obesidade é mais uma explicação para um fenômeno observado pelos especialistas nos últimos anos: os sinais de amadurecimento do corpo têm aparecido mais precocemente.

Dados internacionais indicam uma antecipação de três a quatro meses por década.
No Brasil, um estudo da USP mostra que, em 1971, a idade média da primeira menstruação era de 13,2 anos; em 1999, caiu para 12,1. Em 1900, a média de idade era de 15 anos.

O efeito da gordura

Segundo os autores do estudo de Pelotas, o excesso de peso sinalizaria para o cérebro que a criança é mais velha e que já estaria na hora de enviar sinais para transformar o corpo.

Outra explicação é que o tecido gorduroso produz e transforma hormônios que estimulam o amadurecimento sexual e antecipam os sinais da adolescência. 

"Observa-se uma aceleração secular do crescimento e uma das causas é a melhor alimentação", diz a hebiatra Debora Gejer, do serviço de saúde do adolescente do Hospital Sírio-Libanês.

A erotização da infância também é apontada como responsável pelo fenômeno.

"Vejo um aumento no número de casos, não só pelo desenvolvimento físico, mas também pelo comportamento. Falamos de meninos e meninas que já beijaram aos dez anos", diz Maurício de Souza Lima, hebiatra do Hospital das Clínicas de SP.
Mas a hipótese da erotização como causa da puberdade antecipada é polêmica.
Jeovany Martinez, epidemiologista responsável pela pesquisa de Pelotas, diz que há trabalhos mostrando que meninas que assistem à TV menstruam mais cedo, até pelo contato com o erótico.

Ainda assim, há outras interpretações para isso. "Quem é mais gordinho faz menos exercícios e assiste mais à TV, e isso pode estar ligado à puberdade", afirma.

Quando é Doença


O excesso de peso também ajuda a desencadear a puberdade precoce, uma condição diferente da simples antecipação do processo.

Trata-se de uma doença que ocorre quando os sinais aparecem antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove nos meninos. 

Isso pode levar a problemas físicos, como baixa estatura. Por isso, a doença deve ser investigada pelo médico e, se for o caso, interrompida com o uso de medicamentos.
EMEX

Tire todas as dúvidas sobre Hipertensão!

Quem responde é a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Confira também os alimentos que podem ajudar.
Hipertensão arterial, o que é?

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce na parede das artérias.


O sangue bombeado pelo coração exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, dizemos que há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta.

O coração trabalha em dois tempos:


• Contração para expulsar o sangue. A força é máxima e esse processo é chamado de sístole.

Relaxamento do coração entre as contrações cardíacas. A força é mínina e esse processo é chamado de diástole.

Órgãos-alvo da hipertensão: 


• coração (risco de cardiopatia como a insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio);
• cérebro (AVC – acidente vascular cerebral);
• vasos sanguíneos;
• rins (insuficiência renal).

A pressão arterial é resultado de um produto: 
Débito Cardíaco x Resistência Vascular Periférica.

Em outras palavras, quando houver um aumento no volume de sangue a ser ejetado, por exemplo:

• Quando os rins não funcionam normalmente;

• Quando o coração contrai de modo insuficiente, ou;

• Quando a freqüência cardíaca aumenta, isto é, o coração bate mais vezes por minuto para ejetar um determinado volume de sangue, ou;

• Quando a resistência oferecida pelas artérias para a passagem do sangue estiver aumentada.

Outra possibilidade é as artérias de maior calibre perderem sua flexibilidade normal e tornarem-se rígidas, de modo que elas não conseguem expandir para permitir a passagem do sangue bombeado pelo coração. Assim, o sangue ejetado em cada batimento cardíaco é forçado através de um espaço menor que o normal e a pressão arterial aumenta.

Como se mede?


São determinadas duas pressões:

Máxima: Quando o coração se contrai, temos uma pressão máxima (sistólica)
Mínima: Quando o coração se dilata, temos uma pressão mínima (diastólica)
Valor ótimo de pressão arterial: <120 x 80 mmHg (12 por 8)Valor normal de pressão arterial: < 130/85 mmHg
• Valor ideal de pressão arterial para pessoas com risco de diabetes e doença renal: <130 x 80 mmHg.

A pressão arterial deve ser aferida na posição sentada, respeitando um período de repouso de 5 minutos. Medidas com valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg são consideradas altas, mas não é possível basear o diagnóstico apenas em uma leitura. Se a leitura inicial apresentar um valor alto, deve-se então, medi-la novamente, em seguida, mais duas vezes e, em pelo menos mais dois outros dias, para assegurar o diagnóstico de hipertensão arterial.

As leituras não apenas revelam a presença da hipertensão arterial, mas também auxiliam a classificação de sua gravidade

Quais são as causas da hipertensão?


Na maioria das vezes não conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores podem ser responsáveis.

Fatores Internos:


• Hereditariedade: Recebemos a pré-disposição, que pode apresentar-se em vários membros da família.

• Idade: O envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos.

• Raça: Pessoas da raça negra são mais propensas a pressão alta.

• Peso: A obesidade é um fator de risco!

Fatores externos:


• Falta de exercício: A vida sedentária contribui para o excesso de peso.

• Má alimentação: pouco consumo de frutas e verduras e aumento do consumo de comida rápida

• Sal em excesso: pode facilitar e agravar a hipertensão arterial.

• Álcool: O consumo exagerado de compromete a pressão arterial.

• Tabagismo: é um fator de risco das doenças cardiovasculares

• Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação
da pressão.

E os sintomas?

Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas.Quando um indivíduo apresenta uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

Quais são as conseqüências?


Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

Como é o tratamento?


A hipertensão arterial essencial não tem cura, mas deve ser tratada e controlada para impedir complicações. A menos que haja uma necessidade evidente para uso imediato de medicamentos, como no caso de pessoas com níveis de pressão arterial acima de 180/110 mmHg, a maioria dos pacientes deve ter a oportunidade de reduzir sua pressão arterial através de tratamento não farmacológico, por meio de medidas gerais de reeducação, modificações no estilo de vida.

Meça sua pressão arterial regularmente
Tenha uma alimentação saudável;

Evite:
açúcares e doces, frutas, derivados de leite na forma integral, com gorduras, carnes vermelhas com gorduras aparente e vísceras, temperos prontos, alimentos industrializados que vêm em latas ou vidros, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque.

Prefira:
alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados.

• Pratique atividade física pelo menos 5 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas ao invés de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance.

• Diminua a quantidade de sal na comida. Não utilize saleiro à mesa e não acrescente sal no alimento depois
de pronto.

• Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.

• Largue o cigarro! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares

• Controle o estresse. Tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranqüila. A “arte de viver bem” é enfrentar os problemas do dia – a – dia com sabedoria e tranqüilidade.

Dica da nutricionista: 


Existem vários alimentos que ajudam no controle da pressão arterial, isso porque eles auxiliam na formação do óxido nítrico, substância responsável pela vasodilatação. Estes alimentos contêm arginina, magnésio, resveratrol e potássio, essenciais para a vasodilatação, segue abaixo a lista destes alimentos:

Arginina:
Cacau, melancia, nozes, soja e seus derivados.

Magnésio
: Soja, brócolis, rúcula, clorofila, semente de abóbora, cereais integrais, peixes.

Resveratrol:
Uva.

Potássio:
Vegetais verdes (almeirão, chicória, couve, espinafre), aveia, grão de bico, feijão, figo, abacate, melão, banana.

Os fitoterápicos também podem complementar o tratamento da hipertensão, tais como o uso de alho triturado diariamente, assim como a ingestão de chás diuréticos como estigma de milho e folhas do abacateiro.

Temos que lembrar também de restringir a ingestão de alimentos que elevam a pressão, tais como a cafeína, as gorduras saturadas, o excesso de sal, açúcar, assim como o álcool também. O chá verde e o branco, amplamente consumidos, não devem ser ingeridos pelos hipertensos, pois pode agravar ainda mais o quadro.

Treinamento Funcional!

Para as pessoas que querem emagrecer e tonificar a musculatura. Confira!Este treinamento já vem sendo bastante utilizado nos Estados Unidos e há algum tempo chegou ao Brasil como um grande diferencial na preparação física de atletas e pessoas interessadas em apenas melhorar seu condicionamento físico e saúde.

Toda novidade sempre traz consigo muitas dúvidas, por esse motivo, vai um esclarecimento do que realmente é o Treinamento Funcional.
Do dicionário Houaiss: “Função: uso a que se destina algo, qualidade, emprego...”

“Funcional: algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias.”

Treinamento Funcional: “Convergência das habilidades biomotoras fundamentais para a produção de movimentos eficientes.”
Deixando a semântica de lado, afirmo que Treinamento Funcional é aquele que não treina apenas o músculo, mas também a sua função, leva em conta as características de cada indivíduo e de suas atividades cotidianas.

Torna o indivíduo apto para determinada função. A força é realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos por uma prática esportiva (futebol, atletismo, tênis,etc) ou mesmo nas atividades diárias do indivíduo (brincar com uma criança, carregar caixas, subir escadas, etc).

Por isso, para a escolha dos exercícios deve-se levar em conta a especificidade da atividade principal, o nível de transferência do exercício para a atividade, ter variação (aumentar a dificuldade de acordo com a evolução do praticante) e a individualidade (cada praticante terá uma exigência diferente).

O Treinamento Funcional prima pela segurança, visa o fortalecimento do CORE (músculos responsáveis pela manutenção da postura) e pode ou não ser realizado sobre bases instáveis (discos, bolas, etc).

Para as pessoas que querem emagrecer e tonificar a musculatura,
esse treinamento se mostra bastante eficiente, uma vez que num único exercício temos a contração de vários grupos musculares, o que torna o gasto calórico maior, a musculatura fica tonificada (aumenta o metabolismo basal), porém sem grandes hipertrofias (aumento do volume muscular) e como respeita a individualidade do praticante, qualquer pessoa pode realizar, basta apenas adequar a cada necessidade e capacidade.

É um excelente complemento aos treinos de musculação tradicional, na reabilitação de lesões (melhora a propriocepção das articulações), na preparação física de atletas e no fortalecimento muscular e cognitivo de idosos (ficam preparados para suas atividades diárias, diminui o risco de quedas).

Alguns equipamentos utilizados no treinamento: o peso do próprio corpo, exercícios suspensos, faixa elástica, disco sit, bola suíça, medicinebol e kettle Bell.

Experimente, tenho certeza que você vai gostar, pois além de ser um treinamento eficiente, é divertido e motivante.
EMEX
Fonte: Clóe Celentano Marques

Você quer emagrecer e não sabe por onde começar?

Confira algumas técnicas que podem dar uma força e mãos à obra!1. Faça um diário alimentar. Você vai aprender a se conhecer melhor e a administrar sua alimentação.

2. Maximize a percepção da alimentação evitando a alimentação automática. Dê mais atenção ao que está comendo e tenha mais prazer.

3. Identifique os desencadeadores ("gatilhos") da alimentação. Sempre é bom saber onde mora o perigo!

4. Não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo). Atenção é tudo, caso contrário você come sem se dar conta e exagera!

5. Alimente-se em local adequado, sentado - não coma em pé ou andando. Coma como se deve, você merece!

6. Pouse os talheres entre as garfadas e mastigue devagar os alimentos. Respire pausadamente....esse é o segredo para comer devagar!

7. Faça uma lista para as compras e não vá ao supermercado com fome. A fome é uma péssima conselheira!

8. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão e do alcance. Por motivos óbvios!

9. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco. Saber administrar é tudo!

10.  Tenha prazer em cada escolha, saboreie deliciosamente, e não fique pensando na próxima porção que será servida. Caso contrário você vai desperdiçar bons momentos e ficar sempre insatisfeito.

Por fim, se você tiver vontade de comer um chocolate, um doce ou de tomar um sorvete...escolha sempre o melhor. Faça disso um evento, escolha o mais gostoso, não desperdice calorias comendo o que não vale à pena! E bom apetite!

Para o tratamento contra a Obesidade, tenha o acompanhamento especializado de uma Nutricionista!

www.emagrecendo.net.br 

Câimbra

Câimbra: quem nunca sentiu?

Não se sabe de onde vem a câimbra e nem porque começa. Após um período longo de corrida surge àquela dor latente na perna, o músculo da panturrilha repuxa e parece que o sofrimento nunca vai terminar, até que, a dor simplesmente vai embora.

Trata-se de uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência não consegue definir uma causa ainda. Pode acometer qualquer músculo do corpo, mas acontece principalmente na parte inferior, mas especificamente, na panturrilha.

Segundo especialistas atualmente existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: a primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos. As pessoas menos treinadas acumulariam mais ácido entre os músculos durante atividades físicas pesadas, isso causaria a dor.

Existe ainda o caso de atletas, bem preparados, com condição cardíaca boa, bem hidratados e que mesmo assim sentem a contração. Isso acontece quando o atleta força um músculo diferente do habitual. Um nadador mesmo acostumado a usar muito os braços, pode ter câimbra se mudar o tempo de treino e o tipo de exercício.
Equipe Bem Star
Por Fernanda Lage

terça-feira, 29 de junho de 2010

Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil

Política prioriza doenças graves, mas as mais comuns são depressão, ansiedade e transtornos de ajustamento
28 de junho de 2010 | 21h 11

Agência Brasil

BRASÍLIA - No Brasil, 23 milhões de pessoas (12% da população) necessitam de algum atendimento em saúde mental. Pelo menos 5 milhões de brasileiros (3% da população) sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, apesar de a política de saúde mental priorizar as doenças mais graves, como esquizofrenia e transtorno bipolar, as mais comuns estão ligadas à depressão, ansiedade e a transtornos de ajustamento.

Em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por distúrbios mentais ou comportamentais. Os problemas de saúde mentais ocupam cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados da OMS indicam que 62% dos países têm políticas de saúde mental, entre eles o Brasil. No ano passado, o País destinou R$ 1,4 bilhão em saúde mental.

Desde a aprovação da chamada Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/2001), os investimentos são principalmente direcionados a medidas que visam a tirar a loucura dos hospícios, com a substituição do atendimento em hospitais psiquiátricos (principalmente das internações) pelos serviços abertos e de base comunitária.

Em 2002, 75,24% do orçamento federal de saúde mental foram repassados a hospitais psiquiátricos, de um investimento total de R$ 619,2 milhões. Em 2009, o porcentual caiu para 32,4%. Uma das principais metas da reforma é a redução do número de leitos nessas instituições. Até agora, foram fechados 17,5 mil, mas ainda restam 35.426 leitos em hospitais psiquiátricos públicos ou privados em todo o país.

A implementação da rede substitutiva - com a criação dos centros de Atenção Psicossocial (Caps), das residências terapêuticas e a ampliação do número de leitos psiquiátricos em hospitais gerais - tem avançado, mas ainda convive com o antigo modelo manicomial, marcado pelas internações de longa permanência.

O País conta com 1.513 Caps, mas a distribuição ainda é desigual. O Amazonas, por exemplo, com 3 milhões de habitantes, tem apenas quatro centros. Dos 27 estados, só a Paraíba e Sergipe têm Caps suficientes para atender ao parâmetro de uma unidade para cada 100 mil habitantes.

As residências terapêuticas, segundo dados do Ministério da Saúde referentes a maio deste ano, ainda não foram implantadas em oito Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No Pará, o serviço ainda não está disponível, mas duas unidades estão em fase de implantação. Em todo o Brasil, há 564 residências terapêuticas, que abrigam 3.062 moradores.

sábado, 26 de junho de 2010

Dietas, processos saudáveis de perder peso3

por davidluiz

Não há nenhuma dieta milagrosa que faça perder muito peso em poucos dias. As dietas que anunciam esse resultado são, na melhor das hipóteses, ineficazes — recupera-se rapidamente o peso perdido assim que se retoma uma alimentação normal — ou, no pior dos casos, perigosas para a saúde, O mesmo se aplica aos medicamentos que reduzem o apetite ou acelerem o consumo energético do organismo. A maior parte dos médicos recusa-se a receitá-los, pois têm efeitos secundários perigosos. No entanto, o seu médico poderá aconselhar-lhe uma dieta e controlar os resultados da mesma.

A melhor maneira de perder peso com efeitos benéficos para a saúde consiste em adoptar uma alimentação equilibrada. Tem de fornecer ao seu organismo quantidades suficientes de hidratos de carbono, proteínas, gorduras e vitaminas para conservar a saúde; porém, se consumir menos calorias do que aquelas que o seu organismo despende na produção de energia, poderá perder peso.

Evite comer entre as refeições, mas tome-as a horas certas. Se saltar uma refeição, terá tanta fome quando voltar a comer que acabará por compensar a refeição que evitou. Sirva-se de quantidades moderadas — os alimentos sólidos ou líquidos, na maior parte, engordam se forem consumidos em excesso.

Coma muitas fibras vegetais. Contribuem para uma sensação de saciedade (e evitam os problemas de intestinos). Se comer um prato de um cereal integral ao pequeno-almoço. terá menos apetite à hora do almoço. Prefira pão integral e alimentos preparados com farinha integral, em vez de farinha branca. Os farelos, as batatas cozidas ou assadas com casca, o arroz e os legumes saciam o apetite e não engordam. Coma apenas a quantidade suficiente para não ficar com fome.

Reduza ao mínimo a quantidade de gordura consumida na alimentação. Pode fornecer ao seu organismo uma quantidade suficiente de vitaminas lipossolúveis essenciais consumindo apenas uma pequena porção diária de gorduras.

Prefira o leite desnatado ao leite gordo; evite pôr manteiga no pão. A gordura das batatas fritas ou assadas e a manteiga do pão podem triplicar o teor calórico desses alimentos. As saladas também só não engordam se não forem temperadas com maionese ou outro molho à base de óleo.

Reduza o mais possível o açúcar na sua dieta: o açúcar engorda, estraga os dentes e é desnecessário na alimentação. Pode consumir todos os hidratos de carbono de que necessita comendo batatas, arroz, pão integral e uma quantidade moderada de frutos frescos.

Opte pelas bebidas de baixo teor calórico, que não são adoçadas com açúcar. O álcool engorda: além disso, abre o apetite e torna-lhe assim mais difícil respeitar a sua dieta.

O exercício físico regular e uma alimentação bem concebida aumentarão o tónus muscular, evitando que os músculos se tornem flácidos, ao mesmo tempo que ajudam também a perder peso.

Mas não espere resultados rápidos. Se bem que a perda de peso possa ser inicialmente rápida, numa segunda fase torna-se mais lenta.

www.comofazer.org

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dicas para acabar com o mau hálito

Fonte: www.comunidadediabetes.com.br


Água, chicletes e principalmente higiene bucal podem auxiliar quem tem problemas com o mau hálito.

O mau hálito crônico (também conhecido como halitose) é um mal que atinge mais de 90 milhões de pessoas. Se você ou alguém que você conhece sofrer um ataque de mau hálito, tente seguir estas 8 dicas simples para resolver o problema.

Não deixe a língua se tornar um carpete sujo O mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam devidamente de sua saúde bucal. O cheiro é geralmente causado pela decomposição dos restos alimentares e por bactérias. Por isso escovar os dentes e utilizar fio dental é muito importante, assim como escovar a língua suavemente.

Microscopicamente falando, a língua é como um tapete peludo - existem milhões de filamentos nela que funcionam como uma armadilha para partículas minúsculas e bactérias.

Para realizar a limpeza da língua, a própria escova de dente, a ponta de uma colher ou um limpador de língua (produto específico para essa função) podem ser utilizados.

Sempre que usar qualquer objeto dentro da sua boca, limpe-o completamente ao guardá-lo, para não ocorrerem problemas na hora de usar de novo.

Bochechos também ajudam a melhorar o mau hálito, mas apenas temporariamente. Eles não atacam a raiz do problema, apenas mascaram o odor.

Chicletes sem açúcar

A saliva é a melhor arma contra o mau hálito, pois ela "lava" a boca com enzimas que afastam partículas alimentares e bactérias. É por isso que a boca seca, muitas vezes causada por determinados medicamentos ou doenças, leva a problemas de odor.

As pessoas geralmente apresentam mau hálito pela manhã porque a produção de saliva se torna mais lenta durante o sono.

Os chicletes sem açúcar estimulam a mastigação, e consequentemente, a produção de saliva. Já as pastilhas de menta, por exemplo, funcionam apenas como uma máscara temporária do mau cheiro.

Embora tudo o que faz salivar melhore o hálito, chicletes adoçados com xilitol são a melhor opção. Xilitol é um substituto do açúcar que não só aumenta a salivação, como também trabalha para impedir a reprodução de bactérias na boca.

Canela pode ser melhor

Um recente estudo sobre um chiclete sabor canela descobriu que canela talvez possua propriedades que combatam o mau hálito, diferentemente dos outros sabores, que funcionam mais como uma máscara.

Um ingrediente presente no saborizante aparentemente diminui os níveis de bactérias presentes na boca. O único problema é que chicletes açucarados não são bons para os dentes, logo, opte por chicletes de canela sem açúcar.

Beba mais água

Quanto mais velha uma pessoa fica, mais tendência de ficar desidratada ela possui. Muitas vezes, você pode nem perceber que está com sede, por isso, se acostumar com o hábito de beber água frequentemente ajudará a manter em baixa os níveis de bactérias presentes na boca.

O consumo de água traz inúmeros benefícios, e a prevenção do mau hálito é um deles.

Pesquisar as causas do mau hálito

Muitas vezes o mau hálito pode ser banido com simples medidas de higiene, porém, há momentos em que uma condição médica ou odontológica pode ser a culpada.

Faça uma consulta com médicos e dentistas se o cheiro ruim permanecer por muito tempo na sua boca, porque em raras ocasiões o mau hálito pode ser sinal de um problema maior, como uma infecção, e até mesmo insuficiência renal ou hepática.

Coma uma fatia de pão

Se você fazendo alguma das populares dietas low-carb (dietas com baixo consumo de carboidratos), o mau hálito tem grandes chances de ser um efeito colateral. Você pode mascarar o odor com chicletes, mas adicionar alguns carboidratos no seu consumo diário de alimentos provavelmente será mais eficaz.

Irrigação Oral

Somente escova de dente não limpa a boca toda, por isso, a utilização de um irrigador oral pode auxiliar pessoas que sofrem com o mau hálito, pois ele limpa a gengiva e também entre os dentes, impedindo que resquícios de alimentos, por exemplo, fermentem e causem mau cheiro.

Pedir uma segunda opinião

Se você acha que sofre desse mal, procure pedir a opinião de alguém de confiança.

Muitas pessoas acham que possuem o hálito horrível e não possuem o problema, enquanto outras possuem e nem fazem idéia. Uma segunda opinião poderá te tranqüilizar ou te motivar a solucionar o problema.

Fonte: Banco de Saúde

Dicas sobre alimentação das mulheres na fase da amamentação

Fonte: www.comunidadediabetes.com.br


Se durante a gestação, as futuras mamães já se preocupam com a alimentação, com o intuito de oferecer a melhor forma de nutrição a seus bebês, logo após o nascimento, durante a fase da amamentação, esses cuidados devem permanecer. É o que indica a endocrinologista do Delboni Auriemo, Dra. Yolanda Schrank. Aqui, ela lista algumas dicas para as mulheres que estão passando por esta fase.

Segundo a especialista, durante a amamentação é desaconselhável iniciar uma dieta para emagrecer, o que poderia comprometer a produção de leite e até prejudicar a nutrição do bebê. Nesse período, a mãe necessita de uma alimentação equilibrada, com cerca de 2500 calorias por dia. Para as mães preocupadas com os quilos ganhos durante a gravidez, uma boa notícia "A amamentação ajuda a emagrecer, pois queima calorias", diz Dra. Yolanda.

Não há um cardápio pré-determinado que deva ser seguido à risca, segundo a especialista. O ideal é que a mãe se alimente de forma saudável, várias vezes ao dia, adicionando generosas doses de líquidos. "É importante ingerir ao menos dois litros de água por dia, o que não é muito difícil nessa fase, uma vez que a mulher costuma sentir muita sede durante a produção de leite", explica a endocrinologista.

Uma alimentação rica em carnes brancas magras, legumes, verduras, cereais, alimentos ricos em cálcio (vegetais verdes escuros, leite e derivados) e frutas é a mais recomendada. A ingestão de peixes, linhaça e outros alimentos fontes de ômega 3, no mínimo duas vezes por semana, garante os níveis do ácido graxo essencial no leite materno.

Para as mães vegetarianas, um alerta especial: é preciso redobrar os cuidados com a alimentação e se certificar de estar ingerindo vitaminas e minerais suficientes para nutrir o bebê.

Uma dúvida constante paira sobre o uso de adoçantes e produtos ligth. Não existe consenso sobre os malefícios dessas substâncias para a saúde da criança, de qualquer forma a recomendação é fazer um uso leve ou moderado dessas substâncias.

Bebidas, álcool e remédios não combinam com amamentação. A mãe que amamenta deve lembrar sempre que essas substâncias, além de causar prejuízos ao próprio organismo, podem afetar o organismo do bebê, por meio do leite materno.

"É importante lembrar que a consulta com um médico especialista ou nutricionista é a opção mais recomendada para quem deseja elaborar um cardápio saudável, com refeições e lanches saudáveis", finaliza a endocrinologista.

Fonte: Renata Silveira, Imagem Corporativa

dIABETES: Seus pés merecem o máximo de atenção e proteção



Fonte: www.comunidadediabetes.com.br


Entre as complicações crônicas que acometem mais rapidamente aquelas pessoas que não fazem um controle adequado de seus níveis de glicemia no sangue, está o pé diabético.

A prevenção passa a ser imprescindível para evitar esse tipo de complicação do diabetes, pois como se sabe, pode levar a danos irreparáveis, como por exemplo a amputação dos membros inferiores.

Para o médico ortopedista e fisiatra Dr. José Norberto Giordano, as pessoas com diabetes no decorrer do tempo costumam apresentar problemas circulatórios nos membros inferiores. Neste caso, além de o paciente receber acompanhamento de um cirurgião vascular, ele deve estar atento para alguns cuidados extras: "é muito comum que a perda da sensibilidade nas pernas e nos pés o impeçam de perceber o início de uma infecção, por exemplo.

Por isso, é vital estar atento às mínimas ocorrências.

Infelizmente, os pacientes não procuram ajuda médica tão logo percebem algum problema, deixando a situaçãose agravar. Só então recorrem ao pronto-atendimento hospitalar. Na maioria das vezes, se tivesse sido constatado no início, poderia se evitar os casos extremos como a amputação", alerta.

O uso de bebidas alcoólicas, o cigarro, a hiperglicemia e a obesidade podem contribuir para o aparecimento precoce da neuropatia diabética, o Dr. Giordano revela:

"não fumar e fazer um bom controle de seus níveis glicêmicos são as duas principais armas para evitar as complicações. Procure ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos com regularidade, sempre com orientação do seu médico e de um nutricionista. Com certeza esses cuidados poderão lhe proporcionar melhor qualidade de vida".

PRINCIPAIS CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO

Inspecionar pernas e pés frequentemente. Caso não seja possível, peça para alguém da família ajudar.

Fissuras, rachaduras e micoses de unha são uma porta de entrada para infecções, devendo ser tratadas desde o início.

Toda deformidade óssea e/ou muscular deve receber acompanhamento médico.

Quem tem diabetes deve ser bastante criterioso na escolha dos calçados, que devem ser confortáveis e garantir estabilidade. Sapatos que provocam bolhas, joanetes, calosidades ou deformidades devem ser substituídos imediatamente.

Evitar passar muito tempo em pé ou sentado, para não comprometer ainda mais a circulação das pernas e provocar complicações. O ideal é que a pessoa faça pausas pequenas e caminhadas para ativar a circulação sangüínea.

O que se deve e o que não se deve fazer

Sapatos e meias de tamanho inadequado podem causar bolhas, feridas, alterações nos dedos e calos.

Sempre use meias de algodão e sapatos.

Os pés devem estar limpos e secos antes de calçar as meias.

Troque as meias todos os dias.

Verifique se há pedras ou partes ásperas nos sapatos antes de calçá-los.

Use sapatos com cadarços.

Acostume-se aos sapatos novos gradualmente - use-os de 1 a 2 horas por dia.

Compre sapatos novos no final do dia, quando seus pés estão inchados.

Nunca caminhe com os pés descalços em ambientes externos ou internos, nem mesmo na praia.

Meias não devem ser excessivamente apertadas ou grandes.

Não use meias com furos ou que tenham sido remendadas.

Não utilize chinelos de dedo.

Não use sapatos abertos ou com salto.

Por Iris Nunes Rodrigues

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fibras

Ingestão de fibras sem beber água provoca efeito contrário: invés de soltar o intestino provoca constipação...

A medicina sempre ressaltou a importância de ter uma alimentação rica em fibras. Elas são importantes para liberar o trânsito intestinal, regularizando-o. Uma refeição rica em frutas, hortaliças e cereais é o suficiente para o evitar a constipação. Seria mesmo?

Pois estudos alertam que a fibra não é nada sem a parceria da água. Além de não favorecer o intestino, o efeito no auxílio para emagrecer- outro efeito atribuído às fibras- também não é alcançado. Sem receber água, o excesso de fibra causa a prisão de ventre. A fibra precisa de água para funcionar. Quando combinada com o líquido, forma uma espécie de gel no intestino que promove a sensação de saciedade e também a redução do apetite.

Estima-se que a prisão de ventre atinja mais as mulheres do que os homens. No caso das mulheres, o problema é acentuado por causa dos hormônios. Durante a gravidez a dificuldade para ir ao banheiro aumenta mais. Os médicos recomendam a ingestão de frutas (morango, ameixa, abacaxi, damasco), dois pratos de verduras e legumes (espinafre, cenoura, couve e brócolis), cereais como o milho, farelos de trigo e feijão, cerca de 20 gramas de fibra diariamente. Unido a esses alimentos deve-se beber dois litros de água ao longo do dia, sempre em doses separadas.

Equipe Bem Star

Atividade física regular

Imagem:corderovirtual.com.br
A prática da atividade física é fundamental e imprescindível para a saúde do corpo e da mente...

Atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida. Porém, para ter resultados positivos é preciso praticar com segurança. Siga o bom senso e faça exercícios como um hábito de vida e não como quem esta tomando um remédio amargo.

A principal orientação é fazer exercícios com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade física. Qualquer desconforto sentido deve ser adequadamente avaliado por um profissional especifico. O exercício não precisa e não deve ser exaustivo se o propósito for à saúde.

Usar roupas adequadas: a função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação.

Hidratar-se adequadamente: devem-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o treino.

Sentir bem-estar: escolha a modalidade e, sobretudo a intensidade de exercício que traga prazer e boa tolerância. Ao fazer exercícios prolongados ajuste a intensidade que permita sua comunicação verbal sem que a respiração ofegante prejudique sua fala.

Consulte seu médico: qualquer dúvida ou desconforto procure orientação de um profissional especializado.
Equipe Bem Star
Por Fernanda Lage

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais 10 milhões de consumidores de Viagra

21 de junho de 2010
Veja.com - Por Natalia Cuminale


(Foto: Getty Images)
Antes absoluto no mercado dos medicamentos para combater a disfunção erétil, o pioneiro Viagra sofreu o primeiro golpe com a entrada de concorrentes como o Cialis e o Levitra, ambos em 2003, no mercado. Mas sua fabricante, a Pfizer, pode recolocar a pílula azul no topo justamente a partir desta segunda-feira, primeiro dia após o vencimento da patente do remédio, que permitirá a entrada dos genéricos no mercado.

Para antecipar a chegada dos novos concorrentes, a Pfizer anunciou, no último dia 8 de junho, a redução de 50% no valor do comprimido. Faz parte de uma estratégia que pretende amealhar 10 milhões de novos consumidores para o Viagra, a maioria vinda das classes C e D. "Nossa expectativa é trocar uma margem de lucro maior por uma quantidade maior de comprimidos vendidos. Estamos apostando em dois aspectos: mais pacientes poderão consumir o Viagra e o volume de uso por cada paciente também deve aumentar", explica Adilson Montaneira, diretor da unidade de negócios da Pfizer Brasil.
A estratégia da Pfizer não pareceu assustar as concorrentes. As fabricantes do Cialis, Levitra e Helleva não pretendem alterar o valor do comprimido após o anúncio da Pfizer. "Não vamos entrar em uma batalha de preços porque acreditamos que o nosso valor já está estabelecido no mercado", explica Luciano Finardi, diretor de marketing da Eli Lilly, líder no Brasil com o Cialis.
O Laboratório Cristália aposta ainda mais alto: a expectativa é que as vendas do medicamento Helleva aumentem 40% neste ano, apesar de toda a guerra na indústria e da chegada dos genéricos. "Não pretendemos baixar o preço do nosso produto. No ano passado, nós antecipamos essa ação da Pfizer abaixando o preço", diz Ogari Pacheco, presidente do laboratório. Segundo ele, as vendas cresceram 158% em relação ao ano anterior.
Cópias lucrativas - Apesar da forte concorrência entre os fabricantes de medicamentos para disfunção erétil, o mercado ainda é bastante promissor. No Brasil há entre 20 e 25 milhões de homens com algum grau de disfunção erétil, mas apenas 1,4 milhão faz algum tipo de tratamento.
Entre os fabricantes de genéricos, o clima é de suspense. O grupo EMS é o único laboratório autorizado a colocar o Viagra genérico nas farmácias. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o grupo detém oito registros de versões do Viagra - quatro para genéricos e quatro para similares.
Médicos já confirmaram que foram procurados pelo laboratório para a divulgação do Suvvia, que será o similar do Viagra, e já possui registro na Anvisa. "Estamos preparados para que o produto seja lançado de maneira rápida, para o Brasil inteiro, e para que tenhamos 50% desse mercado após o final do primeiro ano de comercialização do produto", diz Waldir Eschberger Júnior, vice-presidente de mercado da EMS.
A produção da cópia do Viagra também está no alvo de outras produtoras de genéricos. "Todas as empresas estão trabalhando para obter o registro do produto. Pelo tamanho do mercado e a importância do medicamento, é um produto de grande interesse das fabricantes de genéricos", diz Odnir Finotti, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos).
Por lei, o valor do genérico deve ser 35% mais baixo do que o medicamento de referência. "Todos os nossos dados mostram até o momento que, com a chegada do medicamento genérico, as vendas do produto dobram no primeiro ano", explica Finotti.

domingo, 20 de junho de 2010

Esqueleto humano deve acumular grande quantidade de cálcio até os 30 anos.

Cálcio

Até os 30 anos o ser humano precisa acumular no organismo uma grande quantidade de cálcio. Pois após essa idade, começam as perdas e aumenta o risco de osteoporose, doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos.

Depois desta idade, quando falta um nutriente no sangue, o organismo vai buscá-lo nos ossos que acabam mais fracos e sujeitos a fraturas.

Os especialistas recomendam uma ingestão diária de 1.000 mg de cálcio por dia (três copos de leite, uma fatia média de queijo branco ou um pote de iogurte).

Fonte: Equipe Bem Star

sábado, 19 de junho de 2010

O lado B dos isotônicos

Produto contém calorias e não deve ser consumido como se fosse água

Chris Bertelli, iG São Paulo


Fazer exercícios físicos elimina aqueles quilinhos extras, mas nada de achar que emagreceu só porque depois de suar na esteira você saiu com dois ou três quilos a menos. Essa diferença nada mais é do que líquido perdido – e que deve ser reposto – durante a malhação.

Para restituir a hidratação, há quem tenha o costume de trocar a água pelo isotônico. A medida é indicada apenas para atletas, segundo conselho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E o consumo frequente deve ser prescrito por um médico ou nutricionista.

Foto: Getty Images

Isotônicos: bebidas não são indicadas a todos

A bebida, chamada também de repositor hidroeletrolítico, é composta por carboidratos, sódio, potássio e minerais, e serve para repor estes nutrientes perdidos durante os exercícios.

“Os isotônicos têm uma formulação distinta, seus componentes aumentam e agilizam a absorção líquida no intestino e repõem os nutrientes eliminados na ginástica. Mas não há benefício real se consumidos sem necessidade”, diz Luciana Rossi, do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo. Além disso, como contêm carboidratos, são mais calóricos e podem até favorecer o aumento de peso.

Por conta dessa composição diferenciada, as bebidas não devem ser consumidas por qualquer pessoa. “Elas contêm alto índice de sódio e quem segue uma ingestão controlada desse nutriente, deve evitar consumi-las, como pacientes com insuficiência renal ou hipertensão, por exemplo”, afirma Fernanda Bortolon, nutricionista da Unimed de Porto Alegre. Quem tem tendência a desenvolver pedras nos rins também deve tomar cuidado e beber com parcimônia.

A indicação dos especialistas, principalmente para quem tem restrições, é consultar um médico e prestar atenção ao rótulo que indica as propriedades da bebida. E sempre há opções de substituição. “Para quem prefere algo mais saudável, pode escolher água de coco, que é bem equivalente ao isotônico”, aconselha a nutricionista paulista.

Parâmetros de desidratação

Para saber se há a necessidade de uma hidratação mais intensa, os especialistas indicam alguns truques que podem ser facilmente aferidos. O primeiro deles é pesar-se antes e depois dos exercícios. “Se a perda for superior a 2% do peso total, significa que a desidratação foi grave e essa pessoa pode fazer uso de um isotônico”, indica Luciana. Para Fernanda Bortolon, nutricionista da Unimed de Porto Alegre, verificar se o suor está muito salgado também pode ser uma forma simples de perceber a perda excessiva dos nutrientes.

A cor da urina no xixi feito após a ginástica também é um bom indicador para quem está num local sem uma balança. Ela deve ser límpida, com uma coloração amarelo brilhante, clara. Se estiver turva ou mais escura, é prudente investir na água.

Os perigos da falta de líquido

O primeiro sinal de desidratação é a sede. Mesmo que leve, já é um sinal de que o nível de água no corpo está abaixo do ideal para que ele realize suas funções plenamente.
Em um primeiro estágio de desidratação a boca e os olhos ficam secos. Na sequência, a pessoa sente mais dificuldade para realizar atividades corriqueiras, se sente mais pesada e experimenta redução do apetite. Uma desidratação aguda pode causar tontura, fraqueza, dor de cabeça e, em casos muito graves, levar à morte por falência renal.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tenha cuidado com as dietas ricas em sal

18.06.2010
www.divirta-se.uai.com.br
Paulo de Araújo/CB/D.A Press
 
Se você não abre mão de temperar a comida com bastante sal, é bom ficar atento. Uma dieta salgada pode aumentar em 10% o risco de desenvolver câncer de estômago, alerta um estudo de larga escala publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

A pesquisa estudo sul-coreana avaliou informações sobre a dieta e estilo de vida de mais de 2,2 milhões de pessoas daquele país, com idades entre os 30 e 80 anos. De acordo com o Coreia Central Cancer Registry, ao longo de sete anos, 9.620 homens e 2.773 mulheres desenvolveram câncer de estômago. E, segundo o líder da investigação, Jeongseon Kim, do National Cancer Center Research Institute, em Goyang-si, Coreia do Sul, as pessoas que preferiam alimentos salgados tiveram um aumento de 10% no risco de desenvolver cancro gástrico.

A forma como o sal é consumido pode ser um fator importante no risco de desenvolvimento da doença. Um estudo japonês mostrou que o sódio em forma de sal de mesa aumenta os riscos de doenças cardíacas, mas não de câncer. Por sua vez, os alimentos já salgados, como o peixe processado (incluindo o bacalhau), estariam associados ao câncer de estômago, mas não a problemas cardiovasculares.

Por isso, os especialistas alertam as pessoas de países cujas taxas da doença são mais elevadas, especialmente os asiáticos, para tomarem cuidados especiais com a alimentação, de forma a reduzir esses riscos.

As diretrizes de saúde da Europa e dos EUA, por exemplo, recomendam que se evite a ingestão excessiva de sal com o objetivo de reduzir os níveis da pressão arterial, responsáveis por doenças cardiovasculares que podem ter consequências fatais.

Crianças e o excesso de sal

Os bebês que aumentam de peso rapidamente nos primeiros meses depois do nascimento correm um maior risco de desenvolver pressão arterial elevada na idade adulta – fato já conhecido por investigadores britânicos há algum tempo.

Assim foi assinalado em um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, publicado na revista Hypertension. A pesquisa teve como objetivo determinar a relação entre o aumento de peso e o aumento da pressão sanguínea (hipertensão). Os especialistas avaliaram 679 bebês de até dois anos.

A equipe relatou que as crianças que elevaram o peso mais rápido nos primeiros cinco meses de vida, e entre dois e os cinco anos, são mais propensos a ter a pressão sanguínea sistólica elevada.

“Quando se trata de compreender por que as pessoas têm hipertensão na fase adulta, se deve considerar a idade precoce e os fatores de riscos, como o sal na dieta e a obesidade”, disse Yoay Bem-Shlomo, que dirigiu o estudo.

EMS VAI LANçAR QUATRO CóPIAS DO MEDICAMENTO VIAGRA NO MERCADO

O grupo EMS, um dos maiores laboratórios farmacêuticos do País, escolheu os nomes das cópias do Viagra que colocará no mercado na próxima semana, assim que acabar a patente do medicamento da norteamericana Pfizer, previsto para o próximo domingo (20).

Um dos medicamentos contra a disfunção erétil do único fabricante até agora habilitado a lançar versões idênticas ao Viagra, o produto será comercializado sob a marca Ah-Zul, segundo apurou o iG. O nome faz uma alusão não só a cor pela qual a pílula original é conhecida como também traz uma interjeição com inúmeros significados. Segundo o dicionário Houaiss, a palavra “ah” exprime alegria, surpresa, ironia e decepção.



DEMAIS MARCAS

O grupo EMS é o único laboratório apto a colocar cópias do Viagra no mercado brasileiro. O grupo, que trabalha com inúmeras linhas de produtos, obteve oito registros de versões do Viagra na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - quatro delas para o lançamento de medicamentos genéricos e outras quatro para remédios similares.

A marca AH-ZUL fará parte da linha Legrand do grupo EMS, cujo foco é destinado ao público de menor renda. Além do Ah-Zul, a farmacêutica obteve o registro de três outras versões similares do Viagra. a linha própria do EMS, uma das marcas registradas é SOLLEVARE, que em italiano significa “levantar”. A outra, da linha Sigma Pharma, chama-se SUVVIA, que, também do italiano, significa “venha”. A marca que será comercializada pela linha Germed se chamará VASIFIL.


PROPAGANDA PROIBIDA

No Brasil, os laboratórios não podem fazer comerciais de medicamentos vendidos apenas sob receita médica ao grande público para evitar a automedicação. A propaganda tem de ser dirigida exclusivamente ao médico, que diagnostica o problema e receita o medicamento, segundo rege a legislação brasileira.

Desde 2003, a Anvisa proibiu também a propaganda da categoria de medicamentos para o tratamento da disfunção erétil numa época em que foram lançados os primeiros concorrentes do Viagra, tais como o Cialis, da Eli Lilly, e o Levitra, da Bayer - ambos ainda protegidos por patente.


FONTE: IG - Economia

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como tratar a obesidade infantil

 
A obesidade é uma doença caracterizada por aumento da gordura corporal, que pode levar a várias outras patologias e até à morte. Uma criança obesa tem, até os dois anos de idade, 50% de chance de se transformar em um adulto obeso, aumentando esta proporção à medida que cresce. É o que alerta Mauro Scharf, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

Um recente parecer da Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) recomenda que crianças obesas com 6 anos a 18 anos sejam encaminhadas para um tratamento considerado mais intenso para melhorar o peso, com prazo estimado de resultado em até um ano. Os programas analisados com 1.258 crianças e adolescentes norte-americanos incorporaram aconselhamento e outras intervenções, além da já tradicional dieta alimentar e da atividade física orientada. "As intervenções incluíram técnicas de gerenciamento comportamental para ajudar na mudança. No caso das crianças mais jovens, os pais foram envolvidos como um componente. Mas não se sabe ainda se estes resultados podem ser aplicados às crianças que estão com sobrepeso, mas não obesos", afrima Scharf.

O especialista explica que os pesquisadores dos Estados Unidos usaram diferentes programas. As intervenções foram consideradas completas quando foram incluídos elementos como: programas estruturados de dieta saudável e de atividade física, técnicas de automonitoramento e de controle de estímulos, análise dos riscos clínicos e comportamentais para a obesidade, aconselhamento comportamental, fornecimento de um plano de gestão de peso, medicamentos e intervenção de uma equipe multidisciplinar especializada em obesidade infantil.

O programa também contou com uma avaliação clínica do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC consiste na divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Por exemplo: em uma pessoa com 90 kg e 1,70 m o IMC será: 90 / 1,70 x 1,70 = 32,1. Pessoas com IMC entre 20 e 24,9 têm peso normal; entre 25 e 29,9 têm sobrepeso e com 30 ou mais são obesas.

Scharf afirma que o tratamento da obesidade somente deverá ser realizado sob orientação médica. Após o diagnóstico diferencial, este poderá estabelecer um programa de reeducação alimentar, com a adequação tanto da quantidade como da qualidade dos alimentos ingeridos. "É importante lembrar que, em 99% dos casos, a obesidade infantil não está ligada a disfunções hormonais, como a maioria dos pais pensa", afirma. A prática de exercícios físicos, também sob indicação e supervisão médica, visa aumentar a massa muscular e o gasto de calorias, favorecendo o emagrecimento. O tratamento com medicações, tanto as que auxiliam na diminuição da ingestão de calorias, como as que diminuem a absorção das gorduras no intestino, poderá ser prescrito pelo médico em casos selecionados.

Nos Estados Unidos, de 12% a 18% das crianças e dos adolescentes de 2 a 19 anos são obesos, percentual este definido com base na idade, IMC e sexo. De acordo com o USPSTF, a prevalência de obesidade varia com a idade e é mais provável a ser maior em crianças mais velhas, nos meninos e em minorias raciais e étnicas.

Scharf lembra que crianças e adolescentes obesos têm um maior risco de ter diabetes tipo 2, asma, alterações cardiovasculares, hipertensão arterial, alterações das gorduras do sangue, doenças reumatológicas e ortopédicas, e doença coronariana, que predispõe ao infarto. "Isso sem falar nos problemas de saúde mental e psicológica, como depressão e baixa auto-estima, se comparadas com crianças não obesas", reforça o especialista.
Fonte: Imagem Corporativa

Tontura pode ser alerta para diabetes, hipertensão ou arteriosclerose

Sintoma típico de labirintite, a sensação de tontura deve ser bem investigada, pois muitas vezes é um alerta para outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e arteriosclerose.


De acordo com Marco Aurélio Bottino, chefe da otoneurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 450 pacientes são encaminhados, mensalmente, para a otoneurologia do HC, setor que trata a audição e o equilíbrio.


"São pessoas com sintomas de tontura. Entretanto, em mais de 50% dos casos a causa dos transtornos ocorre por disfunções metabólicas, como diabetes, e vasculares, como hipertensão", informa o especialista.


No HC, inicialmente é feita uma série de testes, que são chamados de otoneurológicos, para diagnosticar se o problema é no labirinto e o que o provoca. Além das causas mais frequentes, como alteração de açúcar no sangue e pressão arterial elevada, existem outros problemas que podem originar a tontura. Enxaquecas, tumores, labirintopatias (como excesso de líquido em uma parte do labirinto), má-formação do labirinto e até problemas psicológicos podem ser algumas das razões.


Apesar de ser comum em idosos, a tontura pode atingir todas as idades e os sintomas são variados. "Os sinais mais característicos são sensação de que a cabeça está rodando, zumbidos, náuseas, vômitos e queda da audição", diz o médico.


Bottino alerta que, se as pessoas estiverem com um desses sintomas, é necessário procurar um médico. Quando diagnosticada a labirintite, a terapêutica varia de acordo com a causa. "Remédios para melhorar problemas do labirinto e da circulação sanguínea, intervenções cirúrgicas no caso de tumores no órgão, e exercícios físicos são alguns dos tratamentos", explica.


O otoneurologista também ressalta que uma reeducação calórica na alimentação pode melhorar os sintomas e até prevenir futuros problemas no labirinto.


O médico lembra ainda que muitas pessoas se referem à labirintite como tontura. "O nome correto é labirintopatia, ou seja, são doenças típicas do labirinto e que nem sempre a tontura vai estar relacionada com esses problemas", completa.

Fonte: www.estadao.com.br

Vitamina B diminui risco de câncer de pulmão, sugere estudo

17/06/2010 08h06


Pacientes com alta concentração da vitamina no sangue demonstraram risco menor de desenvolver doença.
BBC

Um estudo europeu indicou que pessoas com alta concentração de vitamina B no sangue parecem apresentar risco menor de desenvolver câncer de pulmão.

Os altos níveis de vitamina B6 e do aminoácido metionina cortam o risco pela metade, sugere o estudo, que acompanhou 400 mil pessoas por oito anos.

A vitamina e o aminoácido estão presentes em vários tipos de nozes, peixe e carne vermelha, e também podem ser tomados sob a forma de suplementos.publicado.

O estudo foi publicado pela revista especializada "Journal of the American Medical Association". Segundo especialistas ouvidos pela revista, entretanto, parar de fumar continua sendo a melhor maneira de reduzir o câncer de pulmão.

Eles afirmam que ainda é muito cedo para determinar se o consumo de vitaminas traria alguma proteção adicional, já que os níveis mais altos de vitamina B e aminoácidos poderiam simplesmente ser resultado de um estilo de vida mais saudável, o que, por si só, reduziria o risco de câncer.

De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisas sobre o Câncer (WCRF, na sigla em inglês), envolvido no estudo, ainda são necessárias novas pesquisas para determinar se o aumento da vitamina B na dieta pode realmente diminuir o risco de câncer e para entender a razão disso.

Dieta saudável
A cientista Panagiota Mitrou, do WCRF, afirmou: "Essas descobertas são muito animadoras já que são importantes para entender o processo de câncer de pulmão e poderiam ter implicações em sua prevenção".

"Mas apesar de este ser um importante estudo, é vital que passemos aos fumantes a mensagem de que aumentar os níveis de vitamina B6 não é - e nunca será - um substituto para parar de fumar."

Mas se o resultado for confirmado, isso poderia significar que ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram podem fazer algo positivo para diminuir seu risco de desenvolver câncer de pulmão, disse a médica.

O estudo acompanhou quase 400 mil pessoas em 10 países europeus ao longo de oito anos.

Entre elas, estavam pessoas que nunca fumaram, fumantes e ex-fumantes.

Independentemente de fumarem ou não, as pessoas com níveis mais altos de vitamina B6 e metionina no sangue pareciam estar protegidas contra o câncer de pulmão.

Um número muito menor de pessoas neste grupo desenvolveu tumores no pulmão ao longo do estudo, em comparação com as pessoas com a concentração mais baixa destes nutrientes no sangue - 129 pessoas contra 408 respectivamente, de um total de 899 casos de câncer entre os pacientes acompanhados.

O pesquisador chefe do estudo, Paul Brennan, da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, afirmou: "Se novas pesquisas confirmarem nossas conclusões, então o próximo passo será identificar o nível ótimo de concentração de vitamina B no sangue para reduzir o risco futuro de câncer".

A médica Joanna Owens, do instituto Cancer Research UK, afirmou: "Apesar de este estudo sugerir uma relação entre os níveis de vitamina B no sangue e a redução do risco de câncer de pulmão, isso não prova que a vitamina B possa diretamente proteger contra a doença".

"A forma mais importante de se proteger contra o câncer de pulmão é parar de fumar. Nenhuma quantidade de vitaminas pode contrabalançar os riscos apresentados pelo fumo."

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Medidas que ajudam a evitar as doenças cardiovasculares.

Doenças cardiovasculares


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. O problema ocorre também no mundo todo. No exterior, os casos de ataques cardíacos são ainda mais elevados, 17 milhões de mortes por ano. O principal inimigo dessas doenças é o colesterol alto e cerca de 50% dos casos poderiam ser evitados se os níveis do colesterol fossem controlados. Saiba o que pode ser feito para amenizar o problema:

. Reduza o consumo de gorduras saturadas: laticínios com alto teor de gorduras, a gordura aparente da carne, pele de aves e embutidos.

. Reduza o consumo de gorduras trans: biscoitos, bolos, massas folhadas e produtos industrializados que utilizam o processo de hidrogenação parcial da gordura. A gordura trans além de aumentar o colesterol ruim, diminiu o colesterol bom.

. Aposte em alimentos que auxiliam na redução do colesterol ruim, como nozes, castanhas, soja, salmão e sardinha.

. Use margarina sem gordura. Ela contém gorduras boas (mono e poliinsaturadas) que auxiliam a manter a saúde do coração.

. Ao contrário do que se acreditava, a maionese industrializada é uma boa opção. Ela contém poucas calorias, poucas gorduras e pouco colesterol. Por conter óleos vegetais, também possui gorduras boas e ômega-3.

. Opte por alimentos enriquecidos com fitoesteróis, que são extratos de plantas e óleos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol pelo nosso organismo. Os fitoesteróis existem hoje em margarinas, bebida láctea e iogurtes.

. Consuma aveia. A fibra beta-glucana contida nela auxilia na redução do colesterol.

. Consumir 25g de soja por dia também auxilia na redução do colesterol. Além das fibras, a soja possui gorduras boas.

Equipe Bem Star

Sopa de repolho para emagrecer

Blogers

Sopa de repolho que emagreceOs métodos para emagrecer crescem cada vez mais e podemos notar que as pessoas não medem esforços para conseguir bons resultados, independente de se estão conseguindo os atingir suas metas ou não sempre querem fazer novas tentativas e isso acaba se tornando algo um pouco obsessivo e até mesmo remédios são usados, se você fizer uma avaliação com um nutricionista para ele te dizer o que é melhor para comer ou tomar vai se dar muito melhor afinal desta maneira poderá resolver o seu problema de peso com facilidade e sem medo de ficar com alguns problemas de saúde.
As únicas coisas que você não pode acreditar são em métodos mirabolantes como aqueles que vemos em propagandas de televisão, estes mostram remédios que se forem tomados vão fazer você perder três ou mais quilos por dia, isso não existe e se alguém conseguir esse resultado provavelmente vai ter sérios problemas de saúde porque nenhum corpo pode perder tantos quilos de uma vez sem sofrer nenhum dano.

Os melhores métodos para emagrecer ainda hoje são os que já conhecemos há anos por isso você não precisa de métodos grandiosos, para conseguir bons resultados você precisa frequentar uma academia e fazer regimes em casa comendo comidas mais leves e que não contenham tanta gordura. Uma boa dica para quem quer perder peso é o arroz integral este diferente do branco não é digerido rapidamente por nosso organismo, e assim vamos ter nossa fome saciada por mais tempo evitando estar comendo a todo o momento.

Muita gente quer saber sobre a sopa de repolho que ajuda a emagrecer por isso vamos passar a receita para você fazer em casa, se conseguir comer ela e fazer os exercícios devidos poderá obter bons resultados e perderá peso muito mais rápido, lembrando que para que ela tenha resultados você tem de praticar exercícios assim os dois juntos te ajudarão a perder muito mais quilos, além de tudo a sopa contém grandes níveis de vitaminas o que vai te ajudar também na saúde, ou seja, perderá peso com saúde.

Anote a receita:

- 1 repolho inteiro
- 2 pimentões
- 4 ramos de salsa
- 2 cebolas grandes
- 6 cenouras
- 250 gramas de ervilhas
- 2 latas de tomate em lata
- 1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
- Especiarias para tempero, cheiro verde, manjericão entre outros.

O modo de preparo é muito simples basta colocar todas as hortaliças numa panela grande e cobrir com água, deixe ferver e acrescente os pacotes da sopa de cebola, após isso deixe ferver por dez minutos reduza o fogo e quando as hortaliças estiverem bem cozidas você poderá comer junto com o arroz integral que ficará muito bom.

Chocolate

Equipe Bemstar
Na hora da escolha do chocolate, o melhor para a saúde é o amargo.

O chocolate surgiu como uma bebida medicinal e religiosa usada pelos povos astecas e maias que viviam na região da América Central há vários séculos. A fruta, com suas sementes e polpa, era utilizada para preparar a bebida. O líquido era reservado para os homens adultos da alta hierarquia indígena. Com o passar dos séculos, a bebida evoluiu e tornou-se hoje um alimento apaixonante. Na hora da escolha para o consumo, no entanto, não é todo o chocolate que faz bem à saúde.

O chocolate semiamargo, escuro, tem excelentes qualidades medicinais. Ele é obtido através da fermentação das sementes secas. Elas são processadas para formar um líquido viscoso e pastoso. Por pressão mecânica a gordura é em parte removida e se obtém o chocolate em pó. Para ser transformado no chocolate que conhecemos, esse pó ganha manteiga de cacau e açúcar, transformando-se no semiamargo, rico em antioxidadente e com excelentes qualidades medicinais. Ele tem ação anti trombótica e protege o revestimento das artérias.

Já o chocolate alcalinizado, o que é fartamente consumido, preparado com produtos químicos para tirar a acidez do chocolate amargo e acrescido de leite e açúcar, não tem qualidades nutricionais. O branco, por exemplo, é preparado com muita gordura, açúcar e é altamente engordativo. Estudos comprovam que a adição de leite ou creme de leite reduz substancialmente suas propriedades antioxidantes.

Na época pré-menstrual ele ajuda a melhorar os sintomas de irritabilidade, depressão e ansiedade da TPM, mas também pode viciar. O chocolate liga-se a receptores canabinoides nas zonas do cérebro junto ao hipotálamo. O odor do chocolate atinge os receptores cerebrais e acalma a vontade de ingeri-lo.

Exercícios na água

Equipe Bemstar
Trabalham o condicionamento físico, aumentando a capacidade cardiovascular, são indicados para recondicionamento e tratamento terapêutico.

Os esportes aquáticos são ótimas alternativas para quem quer se exercitar e não apenas durante o verão. Há opções para todos: da natação e do pólo aquático a atividades terapêuticas como a hidroterapia.

A natação funciona como a base da maioria das atividades físicas na água. Entre seus benefícios estão o aumento da resistência física e cardiopulmonar, assim como uma eficiente melhora da coordenação motora. Trabalha a força e resistência muscular, além de ser uma atividade relativamente segura, já que o impacto é mínimo no ambiente aquático. As modalidades da natação são: nado peito, costas, borboleta e crawl.

Outra forma de se exercitar na água é a hidroginástica, que utiliza técnicas de ginástica de solo e respiração para melhorar o condicionamento cardiovascular e fortalecer a musculatura. Uma atividade aeróbica que melhora a função cardiovascular e utiliza o empuxo da água para facilitar os movimentos e minimizar os impactos nas articulações das pernas e coluna lombar.

Antes de mergulhar é preciso fazer uma avaliação médica para verificar lesões existentes. Com a liberação de seu médico, basta seguir os passos de qualquer atividade física: alongamento e aquecimento, alimentação leve antes da prática e boa hidratação.

Por Fernanda Lage

terça-feira, 15 de junho de 2010

Remédio para pressão geraria risco de câncer

15 de junho de 2010 | 0h 00
O Estado de S.Paulo

SAÚDE

Pesquisadores americanos disseram anteontem que o uso de determinado tipo de remédio para controle da pressão arterial pode aumentar levemente o risco de câncer. Em artigo publicado na revista Lancet Oncology, especialistas da Universidade Case Western Reserve em Cleveland, disseram que uma análise dos dados sobre os remédios, conhecidos como inibidores dos receptores de angiotensina, mostrou que os pacientes tratados com esses medicamentos apresentam probabilidade 1,2% maior de serem diagnosticados com algum tipo de câncer nos quatro anos subsequentes.
"O aumento no risco de ocorrência de um novo câncer é modesto, mas significativo", disseram os médicos. / REUTERS.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dieta da inteligência

Dieta para emagrecer? Que nada!, há quem se preocupe muito mais com o conteúdo de dentro. Conheça a dieta da inteligência.


Muita gente ainda não sabe, mas o bom funcionamento do cérebro, a prevenção do envelhecimento e a degeneração cerebral tem uma ligação direta com a dieta do indivíduo.
regimesedietas.com

A busca pelo equilíbrio perdido:O rolfing é uma técnica de trabalho corporal em harmonia com a Lei da Gravidade

Este método de trabalho do corpo foi criado na década de 70 pela Dra. Ida Rolf e leva em conta a integração estrutural do corpo, com base em técnicas da , yoga, osteopatia e conceitos da bioquímica,metafísica e filosofia.

O rolfing prega que para se ter uma boa saúde, o corpo precisa se relacionar de forma harmoniosa com a força da gravidade. Qualquer desvio desta norma requer energia extra e com o envelhecimento, músculos e ossos tendem a enrijecer, o que interfere com a respiração, digestão, circulação e sistema nervoso.

O trabalho consiste em sessões de uma hora à uma hora e meia de duração, com exercícios que levam a objetivos específicos, trabalhando todas as áreas do corpo.

Segundo os praticantes, ao final das primeiras 10 sessões, a pessoa começa a perceber que algumas mudanças na postura corporal se fazem necessárias para melhorar o equilíbrio e o bem-estar.
www.prevenindoacistite.com.br

Checkups de rotina: Visitar o médico e submeter-se a exames periódicos são uma questão de prevenção e cuidado com a saúde

Quando o assunto é uma visita ao médico, é melhor mudar de assunto. Isso é o que acontece com a maioria das pessoas que apresentam um quadro de saúde estável, sem sintomas aparentes de qualquer doença ou distúrbio. Muitas se negam a reconhecer a importância dos exames de rotina periódicos e, conseqüentemente, estão ausentes dos consultórios por muito tempo.

Os checkups periódicos são fundamentais na medida em que proporcionam ao paciente tirar dúvidas com o médico e ficar sabendo se sofrem de algum problema de saúde desconhecido. Algumas doenças como pressão alta ou câncer podem não apresentar sintomas na fase inicial, mas os exames são capazes de detectá-los. Ao contrário do que muitos proclamam: quem procura acha, os exames de rotina são uma questão de prevenção e cuidado com a saúde. Cada qual com suas características, periodicidades, sexo e idades recomendadas.

Fazer uma dosagem dos níveis de colesterol a cada cinco anos é o ideal. Nessa dosagem deve estar incluída a medida do nível do HDL. O Papanicolau (que identifica câncer de colo de útero) deve ser realizado anualmente, feito a partir dos 18 anos, ou abaixo desta idade quando houver atividade sexual. A pesquisa de Glaucoma é recomendada mais precocemente para indivíduos de raça negra. Deve ser realizado de dois a três anos a partir de 40 anos. As possibilidades e maneiras de prevenir doenças são muitas. Vale um bate-papo com o médico para seguir suas orientações e realizar os exames adequados ao seu perfil.
www.fibromialgia.com.br

domingo, 13 de junho de 2010

Um bom café da manhã é o segredo para reduzir doenças e começar bem o dia.

Café da manhã


Que um bom café da manhã é o segredo para começar muito bem o dia, isso não é novidade. Especialistas americanos descobriram que um café da manhã balanceado reduz os riscos de infarto, diabetes do tipo dois e parada cardíaca.

A refeição, no entanto, deve ser leve e realizada diariamente para evitar problemas como hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), dores de cabeça, fraqueza, desmaios e fome excessiva.

De acordo com um a pesquisa divulgada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um café da manhã saudável resulta em menor aumento das taxas de açúcar no sangue após todas as refeições seguintes. Além disso, ajuda no controle e na redução dos níveis do ‘mau’ colesterol (LDL) e da gordura no sangue, que estão associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Veja os alimentos que não podem faltar de seu cardápio matinal:

. Queijo branco ou ricota
. Leite e iogurte
. Requeijão e margarida
. Pães
. Torradas
. Cereais
. Frutas e sucos

Equipe Bem Star

sábado, 12 de junho de 2010

Campanha quer vacinar 14,6 milhões contra paralisia infantil

12 de junho de 2010 • 05h45


Ocorre neste sábado a primeira fase a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite em todo o País. De acordo com o Ministério da Saúde, nesta primeira etapa a meta é vacinar 14,6 milhões de crianças (95% dos menores de 5 anos). A segunda dose será aplicada em 14 de agosto. Os postos de saúde nas maiores capitais do Brasil funcionam entre 8h e 17h.

A poliomielite - ou paralisia infantil - é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Serão disponibilizadas 24 milhões de doses da vacina contra a paralisia infantil em cada uma das duas etapas. De acordo com o ministério, 115 mil postos de saúde participarão da mobilização, além de 350 mil pessoas e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

Segundo o ministério, serão empregados recursos de R$ 40,9 milhões. Desse total, R$ 20,8 milhões gastos para a compra das doses, e outros R$ 20,1 milhões serão repassados aos Estados e municípios para cobrir os gastos com a logística da campanha.

Para atrair as crianças, o ministério aproveitará o tema da Copa do Mundo com o slogan "Vacinou, é gol", além da presença do personagem Zé Gotinha com uniforme da Seleção Brasileira de futebol.

São Paulo
No Estado de São Paulo a Secretaria Estadual de Saúde espera vacinar 2,9 milhões de crianças, número que corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária. A abertura da campanha acontecerá na praça de eventos do Shopping West Plaza, na avenida Francisco Matarazzo, s/nº, em Água Branca, zona oeste, com a distribuição de bolas do Zé Gotinha. Nesse local a vacinação ocorre entre 10h e 15h. Nos demais pontos o horário de vacinação é das 8h às 17h.

As crianças também poderão receber vacinas como a Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e hepatite.

Rio de Janeiro
Governo pretende vacinar 1,13 milhão de crianças em cada uma das etapas, e, assim como em São Paulo, serão disponibilizadas outras vacinas. Cerca de 3,5 mil postos de saúde aplicarão a vacina no Estado (900 só na capital fluminense), que funcionarão entre as 8h e 17h. Para obter mais informações a população pode entrar em contato com o Telessaúde, no 3523-4025, que funciona 24 horas.


Mais notícias de Brasil »

Redação Terra

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.