sábado, 31 de janeiro de 2009

Mancha ou melanoma?

Divulgação Científica 31/3/2009

Agência FAPESP – Um grupo de pesquisa da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo método para distinguir entre manchas benignas e melanoma. A técnica consiste em medir diferenças nos níveis de marcadores genéticos.

A novidade conseguiu distinguir entre lesões benignas na pele e melanomas com uma taxa da sucesso superior a 90%. Também teve bom resultado com relação a casos incorretamente diagnosticados. O método deverá ajudar casos mais complexos, uma vez que, segundo os autores do estudo, exames comuns de tecidos, feitos em microscópios, podem ser ambíguos e subjetivos.

O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

A letalidade do câncer de pele melanoma é elevada, porém sua incidência é baixa. São cerca de 6 mil novos casos por ano no país, segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil.

Para desenvolver a estratégia de diagnóstico molecular, os pesquisadores usaram um microarray (lâmina preparada com arranjo de fragmentos de DNA) para isolar cerca de mil genes humanos que estavam presentes em diferentes níveis em melanomas.

Identificaram cinco genes que apresentavam níveis de atividade superiores em melanomas com relação a manchas benignas. As proteínas produzidas por cada um dos genes foram coloridas (marcadas) com anticorpos específicos para fins de diagnóstico de modo a avaliar o nível de expressão genética no tecido.

Segundo o estudo, a nova técnica foi capaz de distinguir entre manchas benignas e melanomas em diferenças no nível e no padrão de atividade das cinco proteínas produzidas.

Os cientistas examinaram os níveis dos cinco biomarcadores em 693 amostras de tecido de biópsias. Antes, um dos autores do estudo, patologista, revisou os diagnósticos das amostras, para garantir que estavam corretos.

O grupo analisou as amostras com o novo método e verificou que o aumento na produção das proteínas pelos melanomas, comparado com as manchas não malignas, foi estatisticamente significante, servindo como um indicador confiável para diagnóstico.

As proteínas também apresentaram padrões de atividade diferentes nos dois tipos de tecido, constituindo um outro indicador para diagnóstico. “Encontramos diferenças claras na intensidade da expressão genética, mas observamos também que o padrão de atividade da proteína de cima para baixo no tecido era muito diferente entre os tecidos benigno e maligno”, disse Mohammed Kashani-Sabet, primeiro autor do estudo.

Alguns dos genes identificados – e suas proteínas – se mostraram indicadores melhores do que os outros, mas a maior eficácia foi verificada justamente na combinação dos cinco biomarcadores. O método resultante identificou corretamente 95% das manchas benignas e 91% dos melanomas. Nos casos mais difíceis, a eficiência foi de 75%.

Os pesquisadores entraram com pedido de patente para o uso dos marcadores genéticos no diagnóstico de melanoma.

O artigo A multi-marker assay to distinguish malignant melanomas from benign nevi, de Mohammed Kashani-Sabet e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em

Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI

Maculopatia relacionada à idade,Degeneração macular senil, Age Related Macular Degeneration (AMD)
Situação do problema

Os pacientes da terceira idade correspondem à metade das consultas oftálmicas. Nesta faixa etária a reabilitação visual é necessária e altamente gratificante, contribuindo de forma decisiva para a autoestima freqüentemente abalada pela diminuição da atividade social, pela perda de renda, de capacidade locomotora, de influência, etc., o que se soma à depressão e às suas conseqüências. Sendo a população brasileira 185 milhões de pessoas, com aproximadamente 20% acima de 55 anos, cálculos efetuados pelos oftalmologistas apontam que cerca de 14% deste grupo, ou cinco milhões de brasileiros, são portadores da DMRI em pelo menos um olho e, destes últimos, algo entre 500 mil e 800 mil indivíduos deverão desenvolver a forma exsudativa da doença nos próximos cinco anos.

Relatos oftalmológicos indicam que a cada ano surgem no Brasil cerca de 60 mil casos novos de DMRI com neovascularização. Nos Estados Unidos, cerca de quinze milhões de pessoas têm problemas visuais provocados pela DMRI nas suas diversas formas, e estima-se que ocorra o aparecimento de 200 mil casos novos por ano naquele país. O estudoEye Care for American People, realizado pela Academia Americana de Oftalmologia, demonstrou que, dos 480 mil americanos cegos, 38% apresentavam problemas de retina. A degeneração macular relacionada à idade está presente em um quarto da população acima dos 75 anos.
O que é?

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ou Age Related Macular Degeneration (AMD) é uma condição freqüentemente relacionada ao envelhecimento, de causa desconhecida, na qual ocorre crescimento anormal dos vasos sangüíneos sob a retina especificamente sob o tecido da coróide. A mácula é afetada e o resultado é a baixa súbita ou progressiva da visão central. É comum em pacientes com mais de 55 anos e chega a atingir, em todas as suas formas, mais de 25% dos pacientes acima de 75 anos. A falta de tratamento adequado pode levar à cegueira. Entre a retina (camada do olho altamente sensível aos raios luminosos) e a esclerótica (camada de proteção mecânica do olho, o branco do olho) existe a coróide (camada rica em vasos sanguíneos e células pigmentares estas funcionando como a câmara escura de uma máquina fotográfica).

A forma úmida caracteriza-se pela presença de neovascularização subretiniana com origem na coróide, que pode estar associada a descolamento de epitélio pigmentar da retina. Na forma úmida de DMRI também estão presentes exsudatos lipídicos, hemorragia, proliferação fibrovascular, descolamento do epitélio sensorial, edema difuso e cistóide da mácula.

“Os vasos formados com a doença, os neovasos, são incompetentes e permitem vazamentos e hemorragias, que comprometem a integridade de partes da retina, da mácula e da fóvea, prejudicando sensivelmente a visão central. São comuns os casos de portadores de DMRI úmida incapazes de ler, ver as horas ou reconhecer rostos, embora parte considerável da visão periférica esteja preservada”,.

Entre 85 e 90% dos portadores de DMRI apresentam a forma seca da doença, mais branda e de evolução mais lenta. Entre 10 e 15% apresentam a forma exsudativa, bem mais agressiva. Cerca de 90% dos casos de cegueira ou de incapacitação ocorrem entre os que sofrem da forma úmida da doença.
Como a doença se manifesta?

As formas clínicas da DMRI podem se apresentar formas como:
seca - a diminuição da acuidade visual é lenta, assimétrica e a mácula tem manifestação pigmentar.
exsudativa – é característica a metamorfopsia (distorção da imagem, um bastão reto que parece curvo ou ondulado), a diminuição da acuidade visual é súbita, na mácula se identifica descolamento seroso ou hemorrágico.
cicatricial – baixa de acuidade visual e escotoma central permanente (escotoma diminuição localizada da visão).

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é comprovado pela cuidadosa avaliação biomicroscópica da mácula (região central da retina que é responsável pelo detalhamento da visão) com lentes de contato e por vários testes angiográficos do olho.

Seca

Exsudativa

Cicatricial



Formas de tratamento

Até recentemente, as opções terapêuticas eram limitadas à fotocoagulação por laser ou observação, dependendo do tamanho dos vasos sub-retinianos anormais e a sua posição em relação à fóvea. Houve um grande aumento nas opções de tratamento, incluindo terapia fotodinâmica com a verteporfirina, radiação, termoterapia transpupilar, fotocoagulação de vaso nutridor, cirurgias de translocação macular, bem como novas terapias, ainda em estudo, com drogas antiangiogênicas e angiostáticas.
Fotocoagulação com laser argônico: essa forma de tratamento até pouco tempo atrás era a mais recomendada Os estudos sobre a fotocoagulação dos neovasos extras e perifoveais demonstraram que o tratamento melhorou a acuidade visual.
Cirurgia submacular: é realizada com o propósito de remover o complexo fibrovascular sub-retiniano e as hemorragias. As limitações desta forma de tratamento se devem ao fato de que ao remover o complexo fibrovascular sub-retiniano ocorrem danos ao epitélio pigmentar e aos foto-receptores retinianos, impedindo uma reabilitação visual consistente.
Reabilitação com lentes para a visão subnormal: o uso de recursos ópticos e eletrônicos para reabilitação visual dos pacientes com maculopatia degenerativa é fundamental, pois se aplica aos casos em que a degeneração é apenas trófica (seca) ou para os casos nos quais existam os neovasos ou cicatrizes maculares e que, apesar do tratamento, os danos anatômicos mantêm uma baixa de acuidade visual. O princípio básico consiste no uso de lentes que ampliam a imagem permitindo o uso de áreas extramaculares íntegras. As maiores limitações desse tratamento estão relacionadas à ampliação da imagem e à redução do campo visual.
Terapia fotodinâmica: um dos avanços recentes mais estimulantes no tratamento da neovascularização da coróide subfoveal é a terapia fotodinâmica (PDT). Nesse método, um corante fotossensível, verteporfirina é administrado por via sistêmica e, após, ativado localmente por um laser diodo de 689-mm não térmico O corante ativado gera a liberação de radicais livres de oxigênio que danificam localmente as células endoteliais de NVC promovendo trombose vascular e, com o tempo, causam a cessação do seu crescimento. A retina subjacente é poupada.

Tratamentos associados

O tempo mostrou que não existe um tratamento único efetivo e a tendência é associar os vários recursos existentes para obter um melhor resultado. A terapia fotodinâmica com verteporfirina tem como perspectiva ser associada à terapia antiangiogênica à terapia com esteróide modificado ou desde já, com a terapia sobre o vaso nutridor, à termoterapia transpupilar (TTT), à fotocoagulação com laser argônio, à cirurgia submacular e à translocação macular.

Alguns fatores de risco da DMRI são:
Idade (acima de 40 anos)
Sexo (mais elevado no sexo feminino)
Dieta e nutrição (deficiente em frutas e vegetais)
Luz solar (mais elevada em olhos claros)
Fumo
Doença cardíaca
Hereditariedade (histórico familiar)


Dieta e prevenção?

Durante uma década, foi realizado o estudo Age-Related Eye Disease Study – AREDS - no qual 3.640 pacientes foram acompanhados para a avaliação de vários fatores relacionados a doenças oculares. Foi observado no grupo da associação uma redução de 25% no risco de DMRI severa e avançada.

O AREDS comprovou a importância de dieta com suplementação de micronutrientes e ômega-3 e outros nutrientes, mas não foi suficiente para determinar as perspectivas de novos estudos envolvendo dieta para a prevenção da forma exsudativa da DMRI

O futuro

Dentro de alguns meses a realidade certamente será outra. De acordo com dados da American Society of Retina Specialists, existem atualmente 52 estudos de vários tipos sobre DMRI e seu tratamento. Na minha opinião, tal dado transcende a oftalmologia, pois o olho é um palco privilegiado para estudarmos o desenvolvimento dos medicamentos e tratamentos antiangiogênicos, pois é observável de forma rigorosa sem a necessidade de cirurgia. O que assistirmos nos próximos meses dentro da oftalmologia e no campo das doenças da retina terá conseqüências positiva em todos os campos da medicina e da saúde humana. E isto é bom.

Artigo científico adaptado ao formato do site ABC da Saúde por Dr. Ércio Amaro de Oliveira

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DOENÇA DE ALZHEIMER E DEMÊNCIA: tratamentos alternativos

By MONA LISA - Posted on janeiro 30th, 2009

*CAUSAS DO ALZHEIMER E DA DEMÊNCIA*
Algumas das causas mais conhecidas da doença de Alzheimer e da demência são:
falta de oxigênio (à medida que o corpo envelhece, menos oxigênio é absorvido);
derrame;
drogas ilícitas;
drogas prescritas;
dieta acidífera e falta de substâncias que alcalinizam o corpo, o que leva ao desenvolvimento de leveduras, fungos, bolor e bactérias;
aspartame, glutamato monossódico, proteína vegetal hidrolisada (HVP), cisteína;
ácidos graxos trans (gordura hidrogenada), encontrados em margarina, pasta de amendoim e quase todos os alimentos processados, inclusive óleo de canola;
metais pesados, como mercúrio, chumbo (encontrado em chocolate, entre outras coisas).

METAIS PESADOS: OS GRANDES VILÕES

Há várias décadas os metais pesados são a principal causa do Alzheimer e da demência, e talvez da doença de Parkinson e de outras doenças do cérebro.
Duas das principais fontes de metais pesados no nosso organismo são o amálgama dental (restaurações prateadas de dentes) e as vacinas.
Quando o cérebro recebe todo o oxigênio de que precisa, a mente é clara e aguçada. Porém, quando elementos como os citados anteriormente, sobretudo os metais pesados, bloqueiam o fluxo de oxigênio no cérebro, problemas maiores surgem.
Chumbo, mercúrio, alumínio, flúor e outros metais pesados são a principal causa da doença de Alzheimer. Os metais pesados entram no corpo por diversas maneiras, mas principalmente por meio:
do amálgama dental (mercúrio);
de utensílios para cozinhar (alumínio, ferro);
de alimentos que comemos e das coisas que bebemos – alimentos industrializados, enlatados, com agrotóxico (mercúrio, alumínio, etc.);
do ar poluído que respiramos (chumbo e muitos outros).
MERCÚRIO
O maior culpado pela doença de Alzheimer e pela demência é o mercúrio, liberado sobretudo pelo amálgama dental (prata).
No mundo, há mais de 4.000 trabalhos de pesquisa indicando que o mercúrio é uma substância altamente tóxica.
Veja o que o Dr. Michael Ziff (http://www.whale.to/a/toxic_dentistry.html) diz sobre tal assunto: "Você não poderia pegar um termômetro que estivesse vazando, colocá-lo na sua boca e deixá-lo lá 24 horas por dia, 365 dias por ano. Contudo, isso é exatamente o que acontece quando uma restauração de amálgama é colocada na sua boca”.
As obturações dentais de amálgama contribuem com mais mercúrio para o corpo humano do que todas as outras fontes combinadas (dieta, ar, água, vacinas, etc.). Essas obturações contêm 50% de mercúrio (mais neurotóxico do que o chumbo, o cádmio e o arsênico).
A combinação do alumínio com o flúor
Pesquisas constataram que existem altíssimas concentrações de alumínio no cérebro dos doentes de Alzheimer e de outras vítimas de doenças neurológicas, inclusive aids; bem como mostraram que a doença de Alzheimer veio depois que as pessoas começaram a usar panelas de alumínio, metal que se multiplica em contato com o flúor presente na água.
O alumínio não é tecnicamente um metal pesado, mas é tão tóxico que muitas pessoas o categorizam como tal.

LEVEDURA, FUNGOS E BOLOR

Devido às "modernas" práticas agrícolas, ao processamento de alimentos, etc., praticamente todo mundo tem levedura e fungos no corpo. Além disso, muitas casas têm bolor crescendo nas paredes e ninguém percebe isso.
Certas leveduras e fungos produzem compostos químicos venenosos (micotoxinas) e os liberam no ar e no corpo.
Para se livrar da levedura e dos fungos, a solução é adotar dietas altamente alcalinas e evitar (ou pelo menos cortar) açúcar, produtos lácteos, carne (que é acidífera), alimentos refinados, entre outros – que alimentam as leveduras, os fungos e o bolor.
Existe uma grande variedade de alimentos e suplementos que matam leveduras e fungos, como extrato de semente de grapefruit, hidraste, nogueira-preta, alho e equinácea.

TRATAMENTOS

A primeira atitude a se fazer no caso da doença de Alzheimer e da demência é retirar os metais pesados do sangue.
Para isso, pode-se fazer a terapia da quelação – injeção intravenosa dada por um médico, que geralmente trabalha com medicina ortomolecular. A quelação, porém, pode retirar também elementos importantes para o organismo, como o zinco, razão pela qual não é recomendada por alguns especialistas.
A clorela também promove a quelação. Começa-se com dois a três gramas por dia e vai-se aumentando devagar (para evitar diarréia) até chegar a quinze ou vinte gramas ao dia. A vantagem é que, como a clorela é um alimento, pode-se tomá-la sempre.
É muito importante também trocar o amálgama dental (prata) por resina. Entretanto, como uma grande quantidade de mercúrio é liberada durante a retirada do amálgama, é preciso tomar três cápsulas de carvão vegetal antes e depois do procedimento. O carvão vegetal age como uma esponja, agarrando as partículas de metais que respiramos durante o procedimento. Outra sugestão é ingerir de vinte a trinta gramas de clorela (lembre-se de que demora-se um pouco a atingir essa quantidade, como visto acima) tanto antes quanto depois, para quelar as altas quantidades de mercúrio que serão liberadas. (Leia neste blog uma matéria sobre clorela.)
No caso de pessoas muito idosas, a remoção do amálgama dental não é muito indicada. O ideal é submetê-las a um programa agressivo de quelação.
Outro alimento que ajuda na retirada dos metais pesados é a maçã. Coma muita maçã (sem casca, se não for orgânica).
Também é importante trocar todas as panelas de alumínio (veja matéria neste blog) e não consumir alimentos armazenados em latas de alumínio.
Por fim, deve-se eliminar de vez da dieta alimentos que contenham aspartame, glutamato monossódico, proteína vegetal hidrolisada e cisteína, bem como evitar açúcar e produtos lácteos.
Fonte: Site Mal de Alzheimer

Água ajuda na dieta para redução de peso, diz endocrinologista



Beber água, muita água, diariamente. A recomendação é certa em todos os consultórios médicos, mas, mesmo assim, nem sempre ela é levada tão a sério quanto deveria. Além dos inúmeros benefícios que o líquido oferece, uma motivação a mais para quem ainda não tem esse hábito é que a água pode ajudar na dieta para a redução de peso e é fundamental para quem busca aumentar a massa muscular.

As informações são garantidas pela endocrinologista Fernanda Oliveira Magalhães. A médica ressalta que a água é nutriente muito importante para a saúde. Afinal, ela compõe 2/3 do corpo humano. Assim sendo, a água é fundamental para o funcionamento do metabolismo, garantindo a homeóstase, ou seja, o equilíbrio das funções do organismo.

Entre as funções da água estão o aumento de volume do sangue, o que favorece uma melhor distribuição dos nutrientes no corpo; o estímulo ao trânsito intestinal e o auxílio na digestão, com o aumento do suco gástrico e da saliva. Além disso, a endocrinologista lembra que a ingestão de água adequada é essencial no processo de eliminação de toxinas, evitando o aparecimento de algumas doenças.

Massa muscular. Além de todos os benefícios da ingestão da água, a médica explica que o líquido pode ser um aliado em dietas para a redução de peso. “Por si só, a água não ocasiona a redução de gordura, mas ela origina a sensação de saciedade e isso ajuda as pessoas a comerem menos”, afirma.

De outro lado, a endocrinologista conta que, apesar de poucas pessoas saberem, a hidratação é fundamental para quem planeja ganhar massa muscular. “Além de atividade física e alimentação adequada, é preciso beber muita água”, afirma Magalhães, justificando que quem malha muito desidrata com mais facilidade e a falta de água impede o funcionamento normal do metabolismo e, consequentemente, atrapalha o ganho de massa muscular.

Não espere a sede. A recomendação é que todas as pessoas consumam no mínimo dois litros de água por dia. A nutricionista alerta que não se deve trocar o líquido natural por outros, como os refrigerantes. “Esses 2 litros são de água mesmo. Os refrigerantes possuem muitas substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde”, avisa. Em dias mais quentes, essa quantidade deve ser aumentada.

De acordo com Magalhães, é necessário maior consumo de água nos dois extremos da vida: na infância e na terceira idade, pois estão mais suscetíveis à desidratação. Outra dica da endocrinologista é para que as pessoas não esperem a sede para ingerir água, porque essa sensação de desejo para o consumo de líquido já significa um aviso que o corpo já perdeu líquido e deve ser hidratado. Afinal, conforme explica Magalhães, a sede é justamente ativada por alterações na homeóstase.

O azeite é mesmo a gordura do bem?

Estamos, pouco a pouco, desmistificando os rótulos dos vários alimentos, compreendendo melhor seus nutrientes.

Sabemos que nem todas as gorduras são deletérias, que nem toda redução de carboidratos é saudável, que o excesso de proteínas faz mal à saúde e que o equilíbrio e a variedade sãos as bases para uma dieta saudável. Mesmo assim, as dietas estão constantemente sendo estudadas e testadas para que possamos orientar os pacientes de forma menos empírica, prescrevendo dietas baseadas em evidências científicas. Atualmente, há uma tendência real entre os estudiosos de Nutrição no sentido de reduzir a proporção dos carboidratos das dietas, em favor de um aumento na proporção das gorduras. Não estamos falando da suspensão dos carboidratos, nem estamos falando de qualquer gordura...

Nosso posicionamento atual é que devemos reduzir entre 10 a 15% dos carboidratos das dietas, em favor do aumento da gordura monoinsaturada, aquela gordura presente no azeite de oliva. Apesar disso, para que possamos ter uma dieta saudável, não basta reduzir...leia mais

Pesquisa explica por que os magros não engordam

Terra Brasil - São Paulo,SP,Brazil
E por que outros indivíduos vivem constantemente de dieta e não podem perder peso? Um estudo realizado por um programa chamado "Horizon" do canal de TV BBC ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Mulheres pensam mais sobre comida que sexo
HypeScience - A ciência é a grande estrela do mundo real - Curitiba,PR,Brazil
A pesquisa dos Vigilantes do Peso também revelou que os alimentos mais comuns que interrompem as dietas das mulheres são chocolate, álcool, salgadinhos, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Coma menos para melhorar sua memória

HypeScience - A ciência é a grande estrela do mundo real - Curitiba,PR,Brazil
Estudos em animais mostraram que dietas de baixas calorias e ricas em ácidos graxos insaturados (encontrados no azeite de oliva e peixes) são benéficos para ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Medidas simples podem evitar infecções graves
Jornal Cidade - Rio Claro - Rio Claro,SP,Brazil
O médico observa que o problema é a desnutrição, já que, dietas radicais deixam o sistema imunossuprimido. O nefrologista observa que a piora no quadro da ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Ingredientes Alimentares que Melhoram a Saúde
Porkworld LA - Paulínia,SP,Brazil
Estes conceitos parecem ter estimulado, pelo menos parcialmente, o uso de cevada (como fonte de fibra fermentável e não-fermentável) em dietas de leitões ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Número de transplantes sobe 10%


Medicina
Fonte: Veja
29 de janeiro de 2009

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que o número de transplantes realizados no país em 2008 subiu 10%. Foram 19.125 enquanto foram realizados 17.428 em 2007. Entre os motivos para justificar o aumento estão a ampliação do número de famílias que autorizaram a doação e a maior quantidade de doadores vivos.

Os dados também apontam que, dentre as cirurgias, o procedimento mais comum foi o transplante de córneas, com 12.825 casos (aumento de 12% em relação a 2007). Em seguida, estão os transplantes de rim (3.154), medula óssea (1.582), fígado (1.110), coração (205) e rim/pâncreas (127). O ministério também registrou os transplantes de pulmão (53), pâncreas (43) e fígado/rim (26).
O transplante de coração foi o que apresentou o maior aumento porcentual entre 2007 e 2008, com 29%; seguido pelo de fígado (14%); de córnea (12%); e de rim/pâncreas (9%). Segundo o ministério, 95% das cirurgias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também subsidia todos os medicamentos imunossupressores que os pacientes necessitam.
Os estados que realizaram o maior número absoluto de transplantes foram São Paulo (8.687), Minas Gerais (2.097) e Paraná (1.544). O Acre realizou em 2008 seus dois primeiros transplantes de rim.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cortar calorias pode melhorar memória, diz estudo


Especialistas alertam para os riscos de seguir dieta sem médicos

Uma pesquisa realizada na Alemanha indica que cortar em 30% a ingestão de calorias pode melhorar a memória.
Na pesquisa, voluntários, que tinham em média 60 anos de idade, foram divididos em três grupos. O primeiro seguiu uma dieta normal; o segundo teve um regime semelhante, mas com mais ácidos graxos insaturados (encontrados no azeite de oliva e nos peixes, por exemplo); e o terceiro adotou a dieta com 30% menos calorias.
Depois de três meses, os dois primeiros grupos refizeram testes de memória e seus resultados foram os mesmos. Já os 50 voluntários do terceiro grupo conseguiram mais pontos após a dieta.
Eles também apresentaram outros sinais de melhora física, com uma queda nos níveis de insulina.
Segundo os cientistas, essas mudanças poderiam explicar o melhor desempenho da memória, ao manter as células cerebrais mais saudáveis.
"As descobertas podem ajudar a desenvolver novas estratégias de prevenção e tratamento para manter a saúde cognitiva até a velhice", disseram os autores da pesquisa em um artigo publicado na revista do Proceedings of the National Academy of Sciences.
A pesquisa aumenta ainda mais o interesse nos possíveis benefícios de dietas de restrição de calorias. Pesquisas recentes com animais tinham sugerido que as dietas podem ajudar a ampliar a longevidade e a retardar o início de doenças relacionadas ao envelhecimento.
Mas ainda não se sabe ao certo se esse seria o caso em humanos e se o corte nas calorias deveria ser ou não "radical".
O mecanismo que pode trazer esses benefícios ainda estão sendo investigados. Há teorias de que a redução calórica diminuiria a produção dos chamados radicais-livres, que provocam o envelhecimento celular.
Especialistas em nutrição, no entanto, alertam para os riscos de se adotar uma dieta alimentar sem acompanhamento médico.
"Todos - especialmente aqueles que já estão com peso normal ou abaixo do normal - precisam ser extremamente cuidadosos ao tentar fazer uma dieta", disse à BBC uma porta-voz da British Dietetic Association.
"Existem outros estudos que mostram que a redução de calorias ou de refeições pode interferir na memória e nas funções cerebrais."

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pfizer fecha acordo para compra da Wyeth


Da France Presse

WASHINGTON, 26 Jan 2009 (AFP) - O grupo farmacêutico americano Pfizer fechou um "acordo de princípio" no domingo para a aquisição da concorrente Wyeth por 68 bilhões de dólares, no que seria a maior fusão nos Estados Unidos desde 2006, informa o jornal New York Times.
A união entre os dois gigantes farmacêuticos americanos, que deve ser anunciada oficialmente nesta segunda-feira, criaria um colosso avaliado em US$ 75 bilhões, com uma carta de medicamentos que incluem o anticolesterol Lipitor - do qual a Pfizer perde a exclusividade em 2011 - e a vacina pediátrica Prevnar da Wyeth.
A Pfizer teria conseguido o empréstimo de 25 bilhões de dólares com cinco bancos. O restante da transação seria financiado por reservas de liquidez da empresa e uma troca de ações.
A oferta coloca o preço por ação da Wyeth em 50,19 dólares, uma valorização de 29% em relação ao fechamento de quinta-feira, quando o Wall Street Journal revelou as negociações.
afp/fp

domingo, 25 de janeiro de 2009

Saúde - Estudo indica que suco de maçã pode ser nova esperança contra o Alzheimer

24/01, 11:00

Testes com camundongos realizados pela Universidade de Massachusetts, nos EUA, sugerem que o suco de maçã pode ser um aliado contra o declínio cognitivo e doenças como o mal de Alzheimer e outras demências.
Em uma série de estudos de laboratório, os pesquisadores observaram que tomar o suco de maçã ajudou os roedores a terem melhor desempenho em testes no labirinto e a prevenir o declínio dessa habilidade com o envelhecimento.
No teste mais recente, os cientistas demonstraram que camundongos que tomaram o equivalente, para os humanos, a dois copos de suco de maçã por dia por um mês produziram menos proteína amilóide beta, que é responsável pela formação de placas no cérebro associadas à doença de Alzheimer.
Porém, mais estudos são necessários para confirmação da capacidade preventiva do suco.
Fonte: boa saúde blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Teste seus conhecimentos sobre os impulsos que colocam sua dieta na berlinda

Acha que está preparado para se defender do bolo de chocolate que entrou em seu campo de visão? Veja o que você sabe sobre desejos incontroláveis

1. Mascar chiclete pode diminuir a vontade de comer.
Verdadeiro. Um estudo da Sociedade Americana de Obesidade concluiu que mascar chiclete em intervalos de uma, duas e até três horas depois do almoço pode reduzir o desejo por comida.

2. O impulso é uma maneira de o corpo sinalizar a falta de alguns nutrientes.
Falso. Não há evidência disso em relação aos alimentos desejados na hora de beliscar.

3. As pessoas que mais têm sucesso em dietas são aquelas que nunca cometem o deslize do impulso.
Falso. Um estudo da Universidade de Tufts (EUA) mostrou que as pessoas em dieta que de vez em quando se rendem ao pecado da gula têm mais sucesso em perder peso.

4. Comer a mesma coisa todos os dias aumenta o impulso de beliscar.
Verdadeiro. De acordo com estudo publicado no periódico Obesity, comer o mesmo tipo de alimento pode aumentar a sua vontade de sair da linha.

5. Chocolate é o alimento mais desejado.
Verdadeiro. Um estudo do Journal of American Dietetic Association mostrou que, apesar de não haver comprovação de que o chocolate é um aditivo biológico, é o sabor mais apreciado no mundo inteiro.

6. O jeito de controlar um impulso é pensar em outra coisa.
Falso. Mas pesquisadores australianos concluíram que a distração com aromas e visões pode ajudar a enganar a fome.

7. Mulheres beliscam mais.
Verdadeiro. Pelo menos no que se refere a biscoitos e doces, segundo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

*Com informações da WOMEN’S HEALTH

Relaxar é mais eficaz que dieta para emagrecer, sugere estudo

Estadão - São Paulo,SP,Brazil
Relaxar pode ser uma forma mais eficaz de perder peso do que fazer dieta, sugeriu um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Dieta baixa em carboidratos queima mais excesso de gordura no fígado
Farmacia - Lisboa,Lisboa,Portugal
Investigadores norte-americanos revelaram que as pessoas que seguem dietas baixas em hidratos de carbono queimam mais excesso de gordura no fígado para ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Comer bem e emagrecer é possível - Parte V

Sport Life
Sport Life - São Paulo,SP,Brazil
Ao optar por dietas tão radicais, a pessoa corre o risco de engordar novamente ao voltar a adquirir seus hábitos alimentares usuais. O dr. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Bate-papo com uma nutricionista
Democrata - Rio Pardo,Brazil
Debora, antigamente, as dietas pregavam que a gordura era a grande inimiga da saúde. Nos tempos hodiernos, dizem que o grande inimigo é o glucídio (açúcar), ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

“Não sou escrava de dietas
Diário da Manhã - Goiânia - Goiânia,GO,Brazil
Em entrevista exclusiva à revista Elle de janeiro, a atriz Eva Mendes, 34, revela que não é escrava de dietas e que prefere ter uma relação saudável com o ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Atriz Eva Mendes confessa que não é obcecada por dietas

“Quando bate a fome, como uma amêndoa coberta de chocolate atrás da outra”, conta a estrela

Aos 34 anos de idade, atriz Eva Mendes exibe curvas esculturais e um rosto perfeito. Para ficar bonita assim, ela conta em entrevista à revista ELLE, de janeiro, que prefere ter uma relação saudável com o corpo. “Quando bate a fome, como uma amêndoa coberta de chocolate atrás da outra”, conta rindo.
Filha de cubanos, a estrela diz que já teve que perder peso por exigência profissional, mas confessa que não gosta da sua versão magrela. “Eu me olhava no espelho e não me reconhecia. Quando ganho peso, ele vai diretamente para as partes mais interessantes do meu corpo”.
“Minha raízes já me ajudaram a conseguir um papel justamente por ser diferente, por se mais cheinha”.
Mas Eva também já teve sua fase de achar defeitos em sua silhueta, embora agora diz que aprendeu pequenos truques que compensam o que não gosta: “Por exemplo: como não sou tão alta, vivo de saltos”.
Fonte: Abril

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Comer a correr pode levar a uma dieta alimentar pobre

Farmacia - Lisboa,Lisboa,Portugal
Os participantes que referiram que normalmente se sentavam para jantar com outras pessoas tendiam a ter melhores dietas no geral, incluindo uma ingestão ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
FORMA LIGHT - CONHEÇA A DIETA MAIS ADEQUADA A SEU ESTILO DE VIDA
Portal Nacional de Seguros - Santos,SP,Brazil
O Forma Light, da Editora Marco Zero, busca mudar nosso conceito de alimentação mostrando qual dieta é mais adequada a cada estilo de vida, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Dúvidas sobre a cirurgia plástica?
Portal Nacional de Seguros - Santos,SP,Brazil
As melhores candidatas à lipoaspiração são aquelas pacientes próximas do peso ideal e que apresentam gordura localizada de difícil perda com dietas. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Pule o Carnaval de bem com a balança

Jornal da Cidade - Baurú - Baurú,SP,Brazil
Outra dica importante é evitar as dietas da moda, que pouco ajudam. Para os sedentários, uma caminhada, desde que associada a uma alimentação saudável, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Consumo diário de nozes ajuda a diminuir o crescimento do cancro da mama

Um estudo em ratos de laboratório demonstrou que o consumo diário de nozes ajuda a diminuir o crescimento do cancro da mama. As nozes são o fruto seco com a maior quantidade de ácidos gordos Ómega-3.

A investigação, desenvolvida na Universidade de Marshall, em Huntington, demonstrou os benefícios dos nutrientes das nozes na diminuição do crescimento das células cancerígenas. Alguns componentes das nozes, como os Ómega-3, são a chave para a obtenção destes resultados positivos.

O estudo, publicado na última edição da "Nutrition and Cancer", revelou que as nozes possuem três características que explicam estes resultados: a elevada quantidade de ácidos gordos Ómega-3, de antioxidantes e de fitosteróis. Todos estes componentes já tinham demonstrado, noutros estudos, efeitos positivos na redução do crescimento das células cancerígenas.

A investigadora principal, a Dra. Elaine Hardman, da Faculdade de Medicina Joan C. Edwards da Universidade de Marshall, assegurou que quando os ratos foram alimentados com nozes, o rácio de crescimento dos seus tumores reduziu drasticamente.

Os ratos seguiram uma dieta diária na qual 18,5 por cento das calorias era proveniente de nozes, o equivalente a duas mãos de nozes por dia para os humanos. Outro grupo de ratos seguiu uma dieta de controlo sem o consumo de nozes.

Os resultados demonstraram que os ratos que ingeriram nozes demoraram o dobro do tempo a registar um aumento no tamanho dos tumores, em comparação com o grupo de controlo.

Os resultados positivos do estudo confirmam os benefícios múltiplos de uma dieta rica em ácidos gordos Ómega-3 e a necessidade de reduzir as dietas com elevadas quantidades de gorduras saturadas.

Isabel Marques
Fonte: Farmácia.com.pt

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desintoxicar faz bem

Portal Nacional de Seguros - Santos,SP,Brazil
Atualmente, com a correria dos dia-a-dia ea facilidade de consumo de alimentos industrializados, as dietas contribuem para que o corpo fique ainda mais ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Naturlink
Alimentação Vegetariana
Naturlink - Lisboa,Lisboa,Portugal
A American Dietetic Association, publicou um artigo de revisão de todos os conhecimentos actuais sobre dieta vegetariana e concluiu que "dietas vegetarianas ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

ENTRE DIETAS FISICAS E EXERCÍCIOS ALIMENTARES

Última Hora - Campo Grande,MS,Brazil
Outros optam por aderir a dieta da sopa, ou seja, se a comida der sopa em qualquer lugar o individuo vai lá e come. Muitos também preferem ingerir comidas ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

HPV é associado a 75% dos casos de câncer de pênis


O HPV pode ser transmitido através de doenças sexualmente transmissíveis
O papilomavírus humano, ou HPV, é responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo de útero. No entanto, apesar da alta incidência em mulheres sexualmente ativas, o vírus também afeta os homens - e mais do que as pessoas imaginam. Pesquisa recém-divulgada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), em parceira com o Instituto de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz, mostra que o HPV está associado a até 75% dos casos de câncer de pênis.

Segundo o urologista Antonio Augusto Ornellas, coordenador do estudo, os dados não são capazes de comprovar se o vírus é o principal causador do tumor, mas ao menos deixa claro algum envolvimento no aparecimento da doença. "O HPV pode ajudar a proliferar as células do câncer", sugere Ornellas, médico responsável pelo setor de Urologia do INCA e do Hospital Mário Kröeff.

O oncologista Sergio Daniel Simon concorda. O especialista, que atua no Hospital Albert Einstein, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e no Centro Paulista de Oncologia, afirma que a má higiene do pênis, associada à presença de fimose, costuma provocar grande parte dos casos do câncer no órgão genital masculino. Mas também admite que o HPV pode causar uma série de modificações genéticas que, posteriormente, desencadeariam a doença. "Esse tumor se localiza basicamente na pele, mas pode haver penetração profunda", alerta.

Como identificar o vírus e tratá-lo
As lesões e verrugas em formato de couve-flor (de diversos tamanhos) - uma característica da presença do HPV no organismo - são mais visíveis e fáceis de ser identificadas no pênis (na glande ou no prepúcio) do que na vagina ou no colo do útero. Por isso, nesse aspecto, os homens saem em vantagem na luta contra o vírus.

Uma vez descobertas, lesões e verrugas são tratadas com procedimentos como cauterização, uso de pomadas, crioterapia e cirurgia a laser.

O problema é que nem sempre esses sinais aparecem. E aí, tanto o diagnóstico quanto o tratamento podem ser mais complicado para eles do que para elas. Por isso, caso a parceira seja diagnosticada com a doença, mesmo que não haja marcas no pênis, o homem precisa passar por um exame preventivo: a genitoscopia. Em casos positivos para o HPV, pode ser necessário ainda uma avaliação mais específica, chamado hibridização molecular ou captura híbrida. Esse exame retira uma minúscula amostra de tecido para biópsia.

A falta de um diagnóstico precoce e alguns obstáculos, como cepas (tipos) resistentes do vírus e imunidade baixa, porém, podem tornar o tratamento complicado e ineficiente. Nesses casos, o risco do HPV provocar um câncer aumenta, assim como a necessidade de retirada de boa parte do pênis. "Mesmo com a amputação, felizmente, há como deixar uma parte do órgão que possibilite ao homem ter relações sexuais e urinar", lembra o urologista do Inca, Antonio Augusto Ornellas.

É possível prevenir?
O HPV é transmitido sexualmente ou pelo contato via oral ou genital com fluidos contaminados, que afeta a área genital e a mucosa oral. Portanto, assim como toda doença sexualmente transmissível, o vírus também pode ser barrado com o uso de camisinha - tanto feminina quanto masculina. Essa proteção, porém, não é tão eficaz para o HPV quanto é para outras DSTs. "O homem pode contrair o vírus pela bolsa escrotal, por exemplo, que não recebe a proteção da camisinha", alerta Ornellas.

Quanto à vacina contra o HPV - três doses, com um custo alto ainda no Brasil e indicada apenas para mulheres sexualmente ativas - teoricamente, ela também poderia ser um recurso de prevenção para os homens. Mas, segundo os especialistas, além de brecar a atuação apenas dos tipos mais comuns de HPV, ainda não há estudos comprovando a eficácia ou atuação da vacina para o sexo masculino.

Fonte: Terra Online

Confirmada 2ª morte por febre amarela no RS desde 1966

As vítimas contraíram a febre amarela silvestre por viajarem para áreas de risco sem estarem vacinadas


Foto: http://www.saude.pr.gov.br
Leia Também
AE - Agência Estado

SÃO PAULO - Resultado de análise de laboratório comprovou a morte por febre amarela de Rudinei Cordeiro de 28 anos, de Nova Santa Rita (RS), no dia 6. Esta é a segunda morte pela doença desde 1966 no Estado. Ele adquiriu a enfermidade em viagem a Pirapó (RS), região de risco, e não havia sido vacinado, apesar de a imunização estar disponível em postos de saúde. A doença já havia matado a dona de casa Veridiana Costa, de 31 anos, em Santo Ângelo, no dia 25 de dezembro.

Nos dois casos, as vítimas contraíram a febre amarela silvestre por viajarem para áreas de risco sem estarem vacinadas. Cordeiro, que morava em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, foi a uma pescaria em Pirapó. Veridiana visitou uma área rural de Eugênio de Castro e, alguns dias depois, apresentou sintomas como dor de cabeça, febre, manchas na pele e olhos amarelados.

As autoridades sanitárias do Estado investigam se as mortes de um homem de 41 anos, na sexta-feira, 9, e de uma mulher de 36 anos, na segunda-feira, 12, ambas em Santo Ângelo, e a internação de um homem em Ijuí também foram provocadas pela doença, que não fazia vítimas entre humanos desde 1966 no Rio Grande do Sul.

Nesta terça-feira, 13, a Secretaria Estadual da Saúde mandou a Santo Ângelo um grupo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Ministério da Saúde para determinar o risco de febre amarela na região por causa das mortes de macacos bugios e do aumento da quantidade de mosquitos transmissores. Foi em Santo Ângelo que morreu a primeira vítima da doença, no dia 25. Ele contraiu a febre em Eugênio de Castro.

Até quinta-feira, 15, os técnicos farão encontros com representantes de dez Coordenadorias Regionais de Saúde, prefeitos e secretários dos municípios próximos, além de diretores de hospitais. A imunização contra a febre amarela dura dez anos e pode ser ministrada em crianças a partir dos 9 meses.

Na segunda-feira, os moradores de Santa Maria (RS) fizeram filas nos postos de saúde para se vacinar. A demanda superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Em vez de 800, como previsto, foram dadas 3 mil doses.

A febre amarela silvestre é transmitida pelas fêmeas dos mosquitos heamagogus e sabethes, que vivem somente dentro das matas. Os insetos fazem o vírus circular entre os macacos, que, por isso, são monitorados pela Secretaria da Saúde desde 2001.

A mortandade de bugios provocou a vacinação de bloqueio nos moradores de 52 municípios das margens do rio Uruguai em 2002. O fenômeno repetiu-se em outubro de 2008, quando as autoridades sanitárias decidiram imunizar os moradores de mais 35 municípios, e ampliou-se em dezembro e janeiro, quando outras 22 cidades entraram na lista da área de risco, que já conta com 109 dos 496 municípios gaúchos.

(Com Elder Oligari, de O Estado de S. Paulo)

Confirmada 2ª morte por febre amarela no RS desde 1966
As vítimas contraíram a febre amarela silvestre por viajarem para áreas de risco sem estarem vacinadas.

Beber muito café pode causar alucinações


Com agência France-Presse

Pessoas que bebem muito café têm mais chances de sofrer alucinações, de acordo com um estudo britânico divulgado nesta quarta-feira. Uma equipe da Universidade de Durham (Inglaterra) analisou o comportamento de 200 estudantes e concluiu que pessoas que consomem mais de sete xícaras de café instantâneo por dia têm três vezes mais probabilidade de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar que estão sentindo a presença de pessoas que já morreram.

Para os pesquisadores, isso pode ocorrer pelo fato de a cafeína aumentar os efeitos fisiológicos do stress, aumentando a produção do hormônio cortisol, que em altas concentrações pode fazer com que a pessoas escutem vozes não existentes.

Para os cientistas, a descoberta pode ajudar a desvendar o efeito da nutrição nas alucinações. "Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao stress, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer sobre as alucinações", disse Simon Jones, cientista que liderou o estudo.

Jones ainda lembra que as alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. "Cerca de 3% das pessoas ouvem tais vozes regularmente", afirmou o cientista. Outros produtos que contenham cafeína, como alguns tipos de chá, chocolate e bebidas energéticas, podem causar os mesmos efeitos que o excesso de café.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Terapia hormonal é maléfica ao cérebro

Jornal do Brasil

RIO - Algumas formas de terapia de reposição hormonal (TRH) podem encolher levemente o cérebro de mulheres na pós-menopausa, sugeriu um estudo americano. As descobertas podem ajudar a explicar trabalhos anteriores que relacionam a TRH com o aumento dos riscos de perda de memória e demência.
Uma equipe liderada por pesquisadores da Wake Forest University analisaram scans de cérebros de 1.400 mulheres idosas, de 71 a 89 anos, que participavam do início de uma TRH.
Mas especialistas britânicos disseram que o estudo publicado na Neurology teve falhas.

– Nossas descobertas sugerem que a terapia hormonal em mulheres idosas pós-menopausa têm um efeito negativo nas estruturas do cérebro importantes na manutenção do funcionamento normal da memória – informou Susan Resnick, do Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos.
Um número significativo de mulheres toma hormônios para reduzir os desagradáveis sintomas da menopausa, como calor, mudanças de humor, e enfraquecimento dos ossos.
Porém, a pesquisa relacionou a TRH ao aumento do risco de algumas formas de câncer.
O último estudo descobriu que duas áreas-chaves do cérebro envolvidas no pensamento e na memória estavam menores nas mulheres que haviam feito reposição hormonal do que naquelas que tinham tomado pílulas de placebo.
O volume do cérebro estava 2,37 centímetros cúbicos menor no lobo central e 0,1 menor no hipocampo.
No entanto, os pesquisadores admitem que não fizeram os scans dos cérebros antes das mulheres começarem a terapia de reposição hormonal.
E o resultado sugere que o encolhimento foi mais pronunciado nas mulheres que já podem ter começado a desenvolver problemas de memória antes de iniciar a reposição de hormônio.

Riscos

David Sturdee, presidente da Sociedade Internacional de Menopausa, disse que 49% das mulheres no estudo tinham mais que 70 anos.
Ele disse também que a descoberta do encolhimento do cérebro entre as mulheres de idade avançadas não era uma surpresa.
– Os benefícios da TRH são ainda repletos de riscos excessivos – concluiu Sturdee.
00:42 - 14/01/2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Colágeno

O mapeamento do colágeno possibilita melhores resultados em uma cirurgia como a lipoaspiração

O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo, representando mais de 30%, e é formado por diversos tipos de aminoácidos, que desempenham várias funções, como a de unir e fortalecer os tecidos. Portanto, determinar a presença dessa substância nesta ou naquela parte do corpo pode ser essencial para os resultados satisfatórios de uma lipoaspiração, por exemplo. Quantidade e qualidade revelam as áreas mais flácidas ou com mais problemas de cicatrização.

Não é segredo para ninguém que a falta de colágeno deixa a pele mais flácida e enrugada. No entanto, muitas pessoas pensam que o colágeno está presente apenas na derme.

O que não é verdade. O material faz parte da camada superficial de gordura do organismo: o tecido celular subcutâneo, ou gorduroso, formado por dois extratos de células adiposas e septos fibrosos.

O mais profundo se chama lamelar e o superficial, areolar. Foi nessa área mais delgada que se percebeu dois tipos de fibras colágenas: uma densa e outra menos compacta e frouxa. Assim, ao se aspirar a adiposidade nesse local, é preciso agir de forma mais delicada para não destruir a estrutura presente.

Todo especialista que tem esse cuidado em não destruir o colágeno existente, especialmente as fibras situadas na camada superficial de gordura, evita deformidades e fibroses durante e após a cirurgia. Possibilita ainda uma menor destruição de vasos sanguíneos - o que resulta na diminuição do sangramento.

Equipe Bem Star

Chaves para combater a obesidade

Fonte: Médicos de Portugual

Maria Vassalo

A obesidade e excesso de peso são um problema grave de saúde pois estão associadas a uma série de outras doenças e complicações que minoram a esperança e qualidade de vida. Ao nível físico está associado à diabetes, problemas respiratórios, cardiovasculares, digestivos e osteoarticulares, Ao nível psicológico causam baixa auto-estima, ansiedade, e muitas vezes isolamento social.

A obesidade e o excesso de peso não são só um problema de saúde e estético, são também um problema económico para quem padece destas patologias. É urgente perder peso e por essa razão, nós damos-lhe algumas dicas.

Os novos hábitos

Para perder peso é necessário ganhar novos hábitos mais saudáveis. Pequenos gestos diários são o suficiente para fazer a diferença:
Mexa-se: Opte por subir escadas em vez de andar de elevador, No local de trabalho tenha um par de ténis: à hora do almoço, de pois de comer, troque de calçado e dê uma caminhada. 10 ou 20 minutos diários são o suficiente para que comece a notar diferenças ao fim de uma ou duas semanas.

Beba água: Deve ser a primeira coisa que deve fazer ao acordar e a última antes de deitar. Beber um bom copo de água. O corpo vai estar durante muitas horas privado de líquidos e a desidratação promove a acumulação de toxinas, Tenha sempre consigo uma garrafa de água, Beba ao longo do dia. Este simples gesto fá-lo gasta energia na digestão e processamento da água.

Combine programas para os períodos de descanso: está provado grande parte das pessoas como, porque não tem mais nada para fazer. Se combinar ir ao cinema, uma tarde no parque com os seus filhos ou uma ida às compras com as amigas, estará entretida e não pensará em comer.

Dietas personalizadas

As dietas personalizadas são desenhadas depois de feito um estudo antropometrico e nutricional do paciente, depois de conhecer a sua história clínica e horários, estilo de vida e preferências gastronómicas. Em consulta semanal ou quinzenal, a dieta é adaptada e as evoluções são registadas. A perda de peso deve ser lenta para ser eficaz, duradoura e segura. O normal é perder entre 1/2 a 1 quilo por semana. Esta perda progressiva é a melhor forma de garantir manter a perda de peso.

Nestas consultas aprenderá que comer mais vezes ao longo do dia, menos quantidades (de duas em duas horas) aumenta a velocidade do seu metabolismo, o que exponencia a perda de peso.

Aprenderá também que a partir das 18 horas não deverá ingerir hidratos de carbono, já que não vai ter tempo de os consumir antes de ir dormir e os hidratos transformar-se-ão em gordura.

Aprenderá a comer a fruta ou sobremesa (gelatina ou iogurte) fora das refeições, para não ter altos e baixos de glicemia que levam o corpo a armazenar calorias mais depressa.

Ficará a saber que o organismo leva cerca de 21 dias a adquirir um novo hábito, por isso os primeiros 21 dias da sua dieta podem fazer a diferença para toda a sua vida.

Balão intragástrico

Já o Balão Intragástrico é um tratamento contra a obesidade. O procedimento consiste em introduzir um globo de silicone no estômago, por via oral. O médico endoscopista leva o globo vazio até ao estômago, posteriormente ele é cheio com soro fisiológico que produzirá um estado de saciedade permanente.

É um processo rápido que dura cerca de 20 minutos, e a sua retirada depois dos 6 meses é igualmente simples. Enquanto o balão está alojado no estômago, o paciente é "obrigado" a ingerir poucos alimentos, pois não sente fome. Como o balão o faz sentir permanentemente saciado, a reeducação alimentar é conseguida. Os resultados são perdas de peso notáveis que podem variai entre os 15 e os 30 quilos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Resfriados e gripes

A boa alimentação colabora para a diminuição de resfriados e gripes deixando o sistema imunológico fortalecido

Que a alimentação é a base de uma boa saúde todo mundo sabe. E quando o assunto é evitar a gripe e os resfriados, a dica é manter, pelo menos nos quatro primeiros dias, uma alimentação especial baseada em um cardápio recomendado por nutrólogos e endocrinologistas. Afinal de contas, os anti-virais nem sempre garantem resultados efetivos. Se não tratado com cuidado, a gripe pode se complicar, gerando pneumonia ou sinusite, por exemplo.

A dieta proposta para o estado gripal contém algumas vitaminas, entre elas A, B e C. A vitamina A tem ação anti-inflamatória e é encontrada em frutas como pêssego, mamão, caqui, cenoura, leite e queijo. A vitamina B aumenta a imunidade do organismo. Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.

O kiwi, a manga, o tomate e a couve são bons representantes da vitamina C, que atuam como antioxidantes, contribuindo para o melhor desempenho físico, otimizando a absorção do ferro e promovendo a cicatrização.

A cebola, o gengibre e a salsa são importantes itens na reposição de selênio, outro antioxidante com capacidade desintoxicante e anti-inflamatória. Para quem gosta de cogumelos shitakes, a dica é ir em frente. Eles são ótimas fontes de letinan, um imunoestimulante que aumenta a produção de células de defesa do organismo. E como não poderia faltar, a dieta de estado gripal deve conter zinco, presente em alguns alimentos, como aveia, feijão e leite.

Equipe Bem Star

De que é feita a gelatina?

Iguaria sempre presente na mesa das sobremesas dos buffets por quilo das metrópoles e figura fácil em aniversários de criança, a gelatina tem origem animal.
É uma proteína obtida pela extração do colágeno, principal material de pele, tendões e ossos em animais. A pele de bovinos e suínos primeiro é depilada e depois dividida em duas partes. A parte externa vai para a indústria de calçados, mas a interna servirá para fazer gelatina.
Essa raspa de couro tem a gordura e fosfatos minerais retirados, e a gelatina propriamente dita é extraída com água quente, passa por uma filtragem e tem os sais retirados. Depois, a solução é concentrada, esterilizada, resfriada, seca e moída.
Apesar de ser famosa como sobremesa, a substância gelatina também é usada em outros alimentos, como iogurtes, sorvetes, carnes enlatadas, marshmallows, maria-mole e caramelos, segundo a nutricionista da Dr. Oetker Celia Ito. Por ter propriedades digestivas e ser de fácil absorção, a gelatina é muito recomendada em dietas, afirma.
"É uma excelente aliada para pessoas com dietas de baixas calorias, devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura e carboidratos", diz Celia, ressaltando que uma variedade de receitas podem ser preparadas com gelatina, mas o uso em dietas deve ter acompanhamento médico.

Mito ou verdade: Banana previne cãibra?

Um dos eventos mais dolorosos e temidos por quem pratica exercícios físicos é, sem dúvida, o aparecimento de cãibras. Na realidade, a cãibra não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. Com freqüência elas aparecem em gestantes ou mesmo em dias mais frios, principalmente durante a noite quando os membros inferiores não estão adequadamente aquecidos.

Para o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, quando se discutem as causas das cãibras, depara-se com situações na qual existem várias possibilidades. O fenômeno em si é um estado de contração, sustentada por um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de 'espasmo muscular'.
O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e a dor é tanto maior quanto maior for a massa muscular envolvida.

Se o processo que se instala no músculo é descrito e conhecido, o mesmo não se pode dizer das causas. A idéia de que a cãibra é causada ou por excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico não é correta. Podemos relacionar três mecanismos possivelmente determinantes: aparecimento de cãibras por micro traumatismos de repetições; por perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor; aparecimento de cãibras por acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo, e em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico e, deficiência de fluxo sangüíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.

"As causas das cãibras podem ter origens diferentes e gerar interpretações muitas vezes erradas. Talvez a mais comum seja de atribuir a cãibra sempre à falta de preparo físico, quando ela pode ocorrer, por exemplo, por perda de sais e água em dia muito quente e úmido", considera Joaquim Reichmann.

Outra questão esclarecida por Reichmann é a crença de que comer banana previne cãibra. "Esta 'crendice' está cheia de verdade científica, uma vez que um dos fatores que causam a cãibra seja a perda de potássio pelo suor em excesso e a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio ", garante.

Banana
Informações sobre a Banana, características, vitaminas, benefícios e propriedades

banana
Banana: rica em potássio e fibras

Propriedades Nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.
Valor Calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias. Realmente é uma fruta bem calórica, que deve ser evitada por quem está fazendo dietas para emagrecimento.
Propriedades Medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial, principalmente quando o paciente usa diuréticos, e também previne as cãimbras. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Género: Musa

INFORMAÇÕES

*

A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.
*

Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
*

Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
*

Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
*

Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
*

Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
*

São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
*

Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.
*

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
*

A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
*

Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
*

A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.
Fonte:www.obv.com.br

10 coisas que você precisa saber sobre dietas antes de começar a sua

Sua resolução para o ano novo é perder peso? Antes de começar um regime alimentar, veja dicas valiosas para conseguir perder peso sem colocar a saúde ou o humor em risco
1. Passar fome emagrece, mas dá mau hálito.

2. Pensar em comida o dia inteiro – o que acontece em qualquer regime – engorda.

3. Fique atenta: quem as mulheres chamam de gorda os homens chamam de gostosa.

4. Uma superbarra de chocolate pode ficar cinco segundos na sua boca – e cinco anos na sua cintura.

5. Dieta não é um bom assunto para a paquera. É anti-sexy.

6. Uma boa tática para perder peso é fingir felicidade por ter ganho três quilinhos. Irritar os outros causa alegria e alegria emagrece.

7. Festas infantis sempre haverá – então, pode deixar os docinhos para a próxima.

8. Você já gosta de tantas coisas... Para que experimentar essa combinação de brigadeiro com pistache?!

9. Apaixonar-se ou sofrer por amor emagrece. Casamento e relações estáveis engordam.

10. Construa uma imagem de pessoa magra. Mesmo que você engorde, ninguém vai reparar.

*Com informações da GLOSS

Especialista mostra que exercícios mentais ajudam a perder peso sem ficar fissurado pela balança

Angústia e ansiedade são dois sentimentos que te acompanham quando você faz dieta? Caso a sua resposta seja positiva, além de seguir um cardápio estruturado, você precisa lançar mão de medidas que acalmem a mente. Focado em seu objetivo sem deixar as neuras ganharem espaço, fica mais fácil resistir às tentações e esperar o ponteiro da balança descer em seu devido tempo. "Pessoas acima do peso usam, de alguma maneira, a comida para driblar certas frustrações ou angústias. Por isso, somente a dieta pode não ser suficiente", reforça a psicóloga Marcia Atik.
De acordo com ela, exercícios mentais servem como investimento pessoal e ajudam a ultrapassar as dificuldades do processo de emagrecimento. A especialista esclarece que, apesar do objetivo principal ser a perda de peso, as reflexões não passam de uma reformulação global de postura diante da vida. "Fazer uma leitura sincera e objetiva sobre o que você está vivendo no momento e o que pretende melhorar mais adiante é o primeiro exercício recomendado pela psicóloga. Isso pode ser feito sozinho numa ocasião de relaxamento, ou ainda, com ajuda terapêutica", completa.
Mais um conselho de Marcia é simples e fácil de ser cumprido: saia da toca. "Pode parecer uma dica óbvia, mas, muitas vezes, a vergonha toma conta das pessoas que sofrem com o excesso de peso", lembra. A psicóloga também incentiva a prática de atividade física, sempre respeitando os próprios limites. Com força de vontade e assiduidade, a perda de peso vai acontecendo naturalmente e assim ocorre a melhora da autoestima.
Segundo Marcia, a retomada da autoestima é de extrema importância para as pessoas com sobrepeso e deve ser colocada na lista de exercícios mentais. Isso porque, além de sofrerem com os quilos a mais, é comum o sentimento de falta de coragem e pouco esforço para entrar em forma. "Faça o contrário, use a superação como estímulo. Esteja atento à verdadeira dificuldade em emagrecer e seja mais tolerante com os seus erros, corrigindo-os em seguida", orienta.
Para resistir às tentações, a psicóloga afirma que o conjunto de exercícios é importante, assim como um cardápio equilibrado. Ela não acredita que dietas muito restritivas sejam o caminho ideal para o emagrecimento e, por isso, um menu que corresponda às suas necessidades individuais precisa entrar em ação.
Depois disso, o próximo passo é estar ciente dos seus valores. Pense que você vale a pena e pode vencer este desafio. "Seu amor próprio é mais forte que as tentações e os hábitos alimentares errados. Você sabe negociar com seus desejos e não precisa extrapolar na comida para combater a ansiedade", ensina. Marcia aconselha ainda a encarar a situação não apenas como um projeto de emagrecimento, mas sim como uma fase de mudanças de hábitos. "Desligue-se de valores impostos por uma imagem idealizada de si mesmo e do próprio mundo", finaliza.

PENSE MAGRO
Mas se você sofre com a irresistível vontade de se deliciar com um pratão de macarronada, seguido de uma sobremesa com muito chocolate, atente para as dicas da nutricionista Roberta Stella, que ensina alguns truques para espantar o pensamento gordo.
Mude seus conceitos: não encare verduras, legumes e frutas como um sacrifício para emagrecer. Eles são fundamentais em uma alimentação saudável e precisam fazer parte da sua rotina alimentar. Sem contar que, devido à variedade de nutrientes que contêm, trazem diversos benefícios ao seu corpo, ressalta a especialista do Minha Vida. Além disso, existem tantas opções, que é impossível odiar todas. Alguma, certamente, agrada o seu paladar.
Direcione seu foco: está claro que você precisa estar atento a tudo que leva à boca quando está de dieta, mas isso não significa que seu pensamento deve estar totalmente voltado para a comida. Quando não estiver na hora das refeições, faça alguma coisa que te distraia, como ler um livro, ouvir música, assistir a um filme, enumera Roberta. Isso evita que você pense excessivamente nos alimentos, completa.
Previna-se das tentações: caso você ainda se sinta vulnerável diante das suas delícias preferidas, evite dar de cara com elas. "Não se exponha a situações de risco", brinca a nutricionista. A solução apontada por ela é, na hora das compras, fugir das gôndolas e corredores que abrigam os alimentos tentadores, como bolachas recheadas e chocolates, por exemplo.
Escape das armadilhas: você não precisa deixar de sair com seus amigos só porque eles sempre pedem sua sobremesa preferida. E também não precisa nem deve ficar chupando o dedo. Não hesite na hora da sobremesa, peça uma fruta , dá a alternativa Roberta. Se surgirem comentários descritivos das sobremesas saboreadas pela turma, mude de assunto. (Mude os 13 maus hábitos que azaram a sua dieta)
Mire no alvo: se você está pensando em matar uma das refeições principais para se esbaldar com um doce, afaste esta idéia para bem longe. Jamais pule uma refeição para compensar com um doce ou salgado muito calórico. O máximo que você consegue é, em vez de economizar calorias, se privar de diversos nutrientes, alerta a especialista.
Na dúvida, fique com o trivial: diante da variedade dos cardápios de restaurantes, opte pelos pratos mais simples, que, certamente, serão os menos calóricos. Prefira um prato de arroz, feijão, carne grelhada, legumes e verduras a uma fatia de torta ou quiche com salada e molho. "Não se esqueça de trocar a mousse por uma fruta, na sobremesa", aconselha a nutricionista.
Abandone o radicalismo: mude seus hábitos alimentares visando um cardápio balanceado, que favoreça sua saúde. Segundo Roberta, nenhuma restrição excessiva é saudável. Portanto, nada de pular o café-da-manhã para abusar no almoço. Planejando todas as refeições, você não chega afoito e faminto em nenhuma delas.
Pense positivo e aja da mesma forma: esqueça a idéia de que, para emagrecer, é preciso passar fome de barriga vazia, certamente você vai sentir mais vontade de devorar qualquer prato. A partir daí, mude também as suas atitudes, programando suas refeições, que devem somar cinco a seis por dia (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches intermediários). É comum as pessoas que seguem uma orientação nutricional questionarem a quantidade dos alimentos que vão ingerir, ao seguir o cardápio da dieta. "Elas duvidam que irão emagrecer, comendo mais do que costumam comer", conta Roberta. Ela explica que, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, dá sim para treinar mais a mastigação, quando se está de dieta. Além disso, uma alimentação saudável permite que você consuma uma variedade maior de nutrientes.

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.