quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lipoaspiração: um alerta

Embora possa retirar de 5 a 10% da gordura total do corpo, a cirurgia estética não deve ser vista como uma medida terapêutica de emagrecimento.
De acordo com o cirurgião-plástico Helio Caprio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Ordem Médicos Italiana, a lipoaspiração, embora possa retirar de cinco a dez por cento da gordura total do corpo, não deve ser vista como uma medida terapêutica de emagrecimento. Preocupado com a grande demanda de pacientes que o procuram para “dar uma secada”, o médico explica que os benefícios da cirurgia estética para a saúde podem vir sim, indiretamente, mas que isso vai depender de cada paciente. “Após a retirada de gordura, o número de células adiposas diminui drasticamente, mas a lipo não altera o processo metabólico do organismo. O que ocorre é que...leia mais

O perigo dos remédios para emagrecer

Conheça alguns mitos e verdades sobre a utilização de rémedios para emagrecer .

Com o período do fim do ano e início de 2009, muitas pessoas recorrem às dietas, remédios e exercícios para conseguir entrar em boa forma. De acordo com o presidente da Federação Latinoamericana para o Estudo da Obesidade e professor associado da Puc-RJ, Dr. Walmir Coutinho, a melhor maneira de perder peso de forma saudável é com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, os remédios para emagrecer podem ser utilizados apenas em alguns casos, mas sempre com indicação de um profissional.

O Dr. Coutinho explana o que se deve saber para utilizar remédios para emagrecer
- Qualquer pessoa pode tomar remédios para emagrecer?

Não são todos os casos que precisam de medicamento. Só o médico é apto a constatar se o paciente deve ou não recorrer...leia mais

Prometer é bom, mas cumprir, é melhor ainda

Ano Novo é assim mesmo. Muita vontade de renovar e de fazer tudo o que não conseguiu fazer no ano que passou.

Luiz Fernando Vieira
Da Redação

É clichê, tudo bem! Mas nesta época não dá para não falar de assuntos que são recorrentes e que dizem respeito à grande maioria das pessoas: as promessas e o planejamento para o novo período que está chegando. O fim de ano é aquele momento em que damos uma parada para refletir e vemos que, raras exceções, não conseguimos cumprir as promessas que foram feitas lá no finalzinho de 2007. Se brincar, nenhuma delas. Calma, de acordo com os especialistas isso é a coisa mais comum. A boa notícia é que o fato de fazer essa avaliação já é algo bastante positivo. Não haverá mudança se não houver consciência de que ela precisa ser implementada.

O fato de não cumprir promessas...leia mais

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Saúde trabalha para reduzir incidência de câncer do útero

A Gerência de Saúde da Mulher, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, elaborou um Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Colo do Útero para 2009, que começa a ser posto em prática já no início do ano. Entre as ações propostas, está a redução do tempo entre a coleta das amostras e o resultado laboratorial do papanicolau. O objetivo é facilitar o tratamento precoce da doença.
A meta é diminuir o tempo médio de 30 dias para 15, ou no máximo, 20 dias. Outra medida é o acompanhamento, pelo Laboratório Central de Pernambuco - Lacen, das análises feitas em 43 laboratórios municipais existentes no Estado. A medida fará com que os exames sejam feitos da forma correta. Dados do Lacen de 2008 demonstram que quase 10% deles ficam sem resultado devido à coleta fora dos padrões.
O câncer de colo de útero é a segunda maior causa de morte por neoplasia em mulheres no Estado, ocupando o sexto lugar em causa de óbitos por câncer, considerando os casos ocorridos entre 2006 e 2008. Em 2007, a doença foi responsável por 243 mortes, a maioria da faixa etária de 40 a 49 anos. No ano anterior, foram contabilizadas 261 - os dados de 2008 ainda não foram fechados. “Os números são altos e demonstram que é preciso investir em ações para conseguir reduzi-los”, disse o secretário de Saúde, João Lyra Neto. Segundo a gerente de Saúde da Mulher, Anna Renata Lemos, o conjunto das ações tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera da mulher pelo resultado do exame, que em alguns municípios chega a demorar mais de dois meses. “Os Postos de Saúde da Família têm enviado em tempo hábil o material coletado para a coordenação municipal responsável pelo envio ao laboratório. Mas o caminho percorrido da coleta ao laboratório e do laboratório à unidade de atenção básica é longo e fora dos padrões que pretendemos”, disse ela. A demora na entrega dos exames dificulta o tratamento precoce, impedindo que a mulher seja assistida antes da doença evoluir. “O ideal é que esse tempo seja de 15 a 20 dias”, ressaltou. Outro problema enfrentado é a má qualidade dos materiais colhidos que chegam ao laboratório. Segundo levantamento feito pelo Lacen, até novembro deste ano, foi solicitado a análise de 115.272 exames preventivos. Desse número, 11.068 - um percentual de 9,6% - foram considerados insatisfatórios. De acordo com a gerente do Labora-tório da Mulher, vinculado ao Lacen, Micheline de Lucena Oliveira, o ideal é que esse número fique em torno de 6%.
“Por decisão do secretário João Lyra Neto, já providenciamos capacitações e treinamentos das equipes responsáveis pela coleta do material e profissionais dos laboratórios municipais. Vamos intensificar essas ações em 2009. Para isso, estamos organizando um fórum de capacitação, previsto para junho do ano que vem”, adiantou.

Efeitos da aspirina no PSA

Agência FAPESP – Homens que ingerem regularmente aspirina ou outros medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais apresentam níveis de PSA (antígeno prostático específico) significativamente menores.
A afirmação é de um estudo feito na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e que será apresentado esta semana em Washington, na 7ª Conferência Anual Internacional sobre as Fronteiras da Pesquisa Preventiva do Câncer, organizado pela Associação Norte-Americana de Pesquisa do Câncer.
A pesquisa envolveu 1.277 participantes submetidos a biópsia de próstata. Do total, 46% consumiam medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais, principalmente aspirina. Após ajustes para idade, raça, histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e outras variáveis com efeitos independentes no tamanho da próstata, os cientistas verificaram a estreita associação.
Os resultados mostraram que os níveis de PSA eram em média 9% menores nos indivíduos que tomavam aspirina na comparação com aqueles que não ingeriam o medicamento.
O exame de PSA é comumente usado para identificar a possibilidade de se desenvolver câncer de próstata. Níveis mais elevados de PSA sugerem maior risco de ter a doença, mas também podem indicar hiperplasia prostática benigna, um aumento não-canceroso do órgão.
“O efeito da aspirina no PSA foi evidente em homens sem câncer de próstata, mas foi muito mais forte entre aqueles nos quais posteriormente se verificou que tinham a doença”, disse Jay Fowke, professor de medicina e um dos autores do estudo.
“Como homens que tomavam aspirina e outros que não tomavam apresentaram tamanhos semelhantes da próstata, achamos que o medicamento não estava alterando os níveis de PSA por meio de mudanças no volume do órgão. Ou seja, ele estava fazendo algo diferente, o que aponta um efeito benéfico no desenvolvimento do câncer”, destacou.
Mas o pesquisador ressalta outro efeito importante e que pode ter conseqüências drásticas: o uso de aspirinas ou de outros medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais pode prejudicar a detecção da doença.
“Eles podem reduzir os níveis de PSA abaixo dos níveis de suspeição clínica sem promover efeito algum no desenvolvimento do câncer. Se isso ocorrer, o uso desses agentes pode enganar nossa capacidade de detectar a doença em estágios iniciais por meio do exame de PSA”, afirmou Fowke.
Segundo o pesquisador, novos estudos serão necessários para determinar se tais medicamentos estão afetando o risco de câncer de próstata ou se simplesmente estão prejudicando a capacidade de detectá-la.
“É muito importante entender qual é realmente o mecanismo em ação porque muitos homens tomam medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais para a saúde cardiovascular. Por conta disso, precisamos saber se essas substâncias reduzem o risco de câncer de próstata ou se apenas reduzem o PSA, que pode se tornar menos confiável como um marcador para o risco da doença”, disse.

O azeite é mesmo a gordura do bem?

Estamos, pouco a pouco, desmistificando os rótulos dos vários alimentos, compreendendo melhor seus nutrientes.

Sabemos que nem todas as gorduras são deletérias, que nem toda redução de carboidratos é saudável, que o excesso de proteínas faz mal à saúde e que o equilíbrio e a variedade sãos as bases para uma dieta saudável. Mesmo assim, as dietas estão constantemente sendo estudadas e testadas para que possamos orientar os pacientes de forma menos empírica, prescrevendo dietas baseadas em evidências científicas. Atualmente, há uma tendência real entre os estudiosos de Nutrição no sentido de reduzir a proporção dos carboidratos das dietas, em favor de um aumento na proporção das gorduras. Não estamos falando da suspensão dos carboidratos, nem estamos falando de qualquer gordura...

Nosso posicionamento atual é que devemos reduzir entre 10 a 15% dos carboidratos das dietas, em favor do aumento da gordura monoinsaturada, aquela gordura presente no azeite de oliva. Apesar disso, para que possamos ter uma dieta saudável, não basta reduzir o arroz e o pão e adicionar o azeite ao nosso prato. É muito importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas. Essa é a parte mais difícil para os brasileiros, acostumados ao churrasco e à feijoada. As outras fontes de gordura saturada, como os laticínios integrais, já podem ser facilmente reduzidas do cardápio, uma vez que leite, requeijão e iogurte desnatados vêm sendo incorporados à dieta, com a vantagem de conterem muito menos gorduras saturadas, de oferecerem o mesmo valor nutricional, como o teor em cálcio, e de serem tão saborosos quanto suas versões integrais.

Com relação aos queijos, ainda não conseguimos tal façanha, uma vez que os queijos magros são bem menos saborosos e ainda contêm alto teor de gordura saturada. Assim, regar a pizza de mussarela com azeite não a deixa mais saudável, apenas mais calórica, pois ela continuará tendo alto teor de gordura saturada devido ao queijo.

O que há de especial no azeite?
As propriedades nutricionais e terapêuticas do azeite vêm sendo demonstradas em vários trabalhos científicos. Há muitas evidências de que esse tipo de gordura pode ter efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, principalmente o azeite não refinado ou virgem. Ele é praticamente isento de gordura saturada e contém, além da típica gordura monoinsaturada, presente em todos os tipos de azeite, altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis.

Essa associação de compostos parece ser a responsável pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre os óleos de oliva encontrados nos supermercados, aqueles produzidos pela presa direta ou centrifugação são ditos virgem ou extra virgem e se distinguem pelo seu alto conteúdo de polifenóis (150 a 350mg/kg) em comparação aos azeites refinados que, apesar de também serem fontes de gorduras monoinsaturadas, são pobres em polifenóis.

Dieta do Mediterrâneo
A Espanha lançou uma campanha, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para transformar a Dieta do Mediterrâneo em patrimônio cultural da humanidade. É bem conhecida entre os países europeus a baixa taxa de mortalidade por razões cardiovasculares entre os povos da área do Mediterrâneo - Itália, França, Espanha e Portugal -em relação aos países do norte e do leste europeu. A explicação mais provável para esse fenômeno está relacionada à Dieta Mediterrânea, uma forma de alimentação cuja principal característica é sua riqueza em gordura monoinsaturada.

É importante lembrarmos que a Dieta do Mediterrâneo é muito mais do que uma dieta rica em gordura saudável. Os povos mediterrâneos consomem muitas frutas, cereais e hortaliças, vinho tinto regularmente e uma quantidade muito pequena de gordura saturada, sob a forma de carne vermelha. Assim, fica difícil reconhecermos o real papel do azeite na proteção cardiovascular dessas dietas. O grande benefício das mesmas pode estar na associação de vários alimentos benéficos juntamente com uma drástica redução de alimentos sabidamente deletérios, como a carne vermelha, rica em gordura saturada.

Efeitos benéficos do azeite
Muitos trabalhos científicos têm sido realizados no sentido de avaliar os prováveis efeitos do azeite em nossa saúde, além de ser um ingrediente saboroso em nossos pratos. Dentre estes, dois trabalhos, relativamente recentes e publicados em revistas médicas de grande credibilidade e rigor científico, revelam muito sobre os potenciais benefícios dessa gordura do bem. No primeiro deles, os autores descobriram que a proporção dos nutrientes de uma dieta pode interferir na distribuição da gordura corporal, mesmo sem afetar o peso das pessoas, e que o consumo regular do azeite propiciaria uma redistribuição da gordura no sentido de reduzir seus depósitos abdominais em benefício dos depósitos periféricos.

Isso pode muito bem explicar a proteção cardiovascular da Dieta do Mediterrâneo, uma vez que a obesidade central está claramente relacionada ao infarto agudo do miocárdio e às várias outras formas de doenças do coração. Esses dados foram publicados no Diabetes Care, a revista da Associação Americana de Diabetes. No segundo trabalho, publicado na revista Annals of Internal Medicine, os autores conseguiram comprovar que o conteúdo em polifenóis do azeite está intimamente relacionado ao poder antioxidante dessa gordura e que em sua forma virgem, com altos teores de polifenóis, o azeite consumido regularmente, aumenta os níveis do HDL ou colesterol bom e reduz o dano oxidativo que ocorre ao LDL ou colesterol ruim, tornando-o menos deletério.

Talvez essa característica seja mais um reforço aos grandes benefícios à saúde causados pela Dieta do Mediterrâneo. Assim, o azeite, principalmente o não refinado ou virgem, é dotado de vários componentes potencialmente benéficos à saúde cardiovascular, compreendendo as gorduras monoinsaturadas - os polifenóis - sem deixar de mencionar outro potente antioxidante também presente em abundância em sua composição: a vitamina E.

Além da proteção cardiovascular
Muitas pesquisas têm relacionado o consumo regular do azeite a efeitos bactericidas (sobre o H-pylori nas gastrites), a efeitos analgésicos (em doenças inflamatórias crônicas) e a efeitos preventivos, em casos de fraturas e vários tipos de câncer (como os de cólon e mama). “Estes estudos são preliminares e ainda necessitam de comprovação de sua aplicabilidade clínica, mas já demonstram o grande potencial terapêutico do azeite, além do seu refinado e inconfundível sabor”, destaca a endocrinologista.

Vantagens do azeite extra virgem
O efeito na redistribuição de gordura corporal foi demonstrado com todos os tipos de azeite de oliva, uma vez que a gordura monoinsaturada, responsável por esse efeito, está igualmente presente em todos eles. Já quando se fala em evitar a aterosclerose e prevenir a formação das placas de gordura, que obstruem as artérias, o azeite extra virgem, de longe, é o melhor, pois o efeito na redução da adesão do colesterol às paredes dos vasos sangüíneos é exercido pelos antioxidantes presentes nessa forma não refinada do azeite.

Como e quanto consumir
É aconselhável manter o azeite em recipientes escuros, em locais frescos e longe da incidência de luz, uma vez que o produto pode sofrer oxidação quando exposto em frascos e galeteiros transparentes. Ao consumir o azeite devemos observar a data de validade, como com qualquer outro alimento. Depois de aberto, o produto, desde que conservado longe da luz e bem tampado, deve ser consumido em seis meses, no máximo. Pode ser utilizado à temperatura ambiente, como pode ser aquecido em alimentos cozidos.
Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas, pois quanto maior o calor, maiores as perdas dos seus compostos benéficos. Apesar de tantos benefícios, o azeite é tão calórico quanto à banha de porco. Fornece 9 calorias por grama do produto e pode adicionar muitas calorias ao cardápio de uma pessoa, inviabilizando seus planos de alcançar ou manter um peso ideal. De acordo com as recomendações do FDA (US Food and Drug Administration), a média ideal para um adulto seriam quatro colheres de sopa diariamente, o que fornece 200 calorias diárias.
*Dra. Ellen Simone Paiva é endocrinologista e nutróloga. Diretora clínica do CITEN - Centro Integrado de Terapia Nutricional.
Fonte: Jornal O Debate

Na raiz do Alzheimer

Por Marcos Pivetta

Revista Pesquisa FAPESP – Descobrir precocemente alterações no cérebro que podem indicar o início do mal de Alzheimer, a principal causa de demência entre idosos, é um dos desafios da neurologia do envelhecimento.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) acreditam ter identificado a primeira região cerebral a apresentar uma das lesões mais características da doença, os chamados emaranhados neurofibrilares.

O Alzheimer começa no tronco cerebral, mais especificamente numa área denominada núcleo dorsal da rafe, e não no córtex, que é o centro do processamento de informações e armazenamento da memória, como tradicionalmente a medicina postula. Essa idéia é defendida pelos cientistas brasileiros, em parceria com colegas de três universidades alemãs, num artigo a ser publicado nos próximos dias na revista científica Neuropathology and Applied Neurobiology.

A conclusão do trabalho se baseia na autópsia do cérebro de 118 pessoas, que tinham idade média de 75 anos no momento de sua morte. Os pesquisadores constataram a existência de lesões no núcleo dorsal da rafe em oito idosos que não apresentavam emaranhados em nenhuma outra parte do cérebro e em todos os 80 indivíduos que já tinham ao menos um emaranhado no córtex transentorrinal, a região classicamente apontada como a primeira a ser afetada pelo Alzheimer.Os 88 indivíduos que tinham marcas anatômicas no cérebro associadas a esse tipo de demência apresentavam graus variados de manifestação clínica da doença e alguns podiam ser até assintomáticos. O trabalho dos brasileiros e europeus contou com múltiplas fontes de financiamento: dinheiro de instituições alemãs, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo, e da FAPESP, que financia uma linha de estudos do neurologista Ricardo Nitrini, da FMUSP, sobre a incidência de demências na população brasileira.

Clique aqui para ler o texto completo na edição 153 de Pesquisa FAPESP.

Gene da hipertensão

30/12/2008
Agência FAPESP – Um grupo de cientistas nos Estados Unidos identificou um gene que pode estar envolvido com a hipertensão, aumentando o risco de desenvolver pressão alta. O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).
Cientistas estimam que muitos genes estão envolvidos na forma mais comum de pressão alta, chamada hipertensão essencial ou primária. Mas, como muitos fatores estão envolvidos com o desenvolvimento da condição – como dieta, prática de exercícios físicos e estresse –, tem sido difícil identificar genes ou grupos específicos.
No novo estudo, o STK39 (serina-treonina quinase) é o primeiro gene de suscetibilidade da hipertensão a ser descoberto com uma nova técnica conhecida como estudo de associação genômica em larga escala.
Localizado no cromossomo 2, o gene produz uma proteína que ajuda no processamento do sal pelos rins, tarefa que tem papel fundamental na determinação da pressão sangüínea.
Os pesquisadores identificaram a ligação entre o STK39 e a hipertensão após a análise do DNA de 542 membros de uma comunidade amish na Pensilvânia. Foram escaneados aproximadamente 100 mil marcadores genéticos em busca de variantes conhecidas como polimorfismos de nucleotídeos únicos que estivessem associadas com as pressões sistólica e diastólica.
Os autores da pesquisa encontraram fortes sinais de associação com variantes comuns do STK39, que, posteriormente, foram confirmados em estudos feitos com outro grupo de comunidade amish nos Estados Unidos e em quatro grupos de indivíduos causasianos nos país e na Europa.
Os amish são considerados ideais para tais estudos por serem indivíduos geneticamente homogêneos cujos antepassados vieram da Europa em meados do século 18, além de compartilharem dietas e estilos de vida semelhantes.
“Essa descoberta tem um grande potencial para aumentar nossa capacidade de criar tratamentos específicos para cada indivíduo e tratar mais eficientemente de pacientes com hipertensão. Esperamos que ajude no desenvolvimento de novas terapias para combater esse sério problema de saúde mundial”, disse Yen-Pei Christy Chang, professora de epidemiologia na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, e principal autora do estudo.
Mas a cientista destaca que mais pesquisas são necessárias. “A hipertensão é uma condição muito complexa, que envolve diversos outros fatores genéticos, ambientais e ligados ao estilo de vida. O gene STK39 é apenas mais uma peça importante do quebra-cabeça”, disse.
Nos Estados Unidos, uma em cada quatro pessoas tem hipertensão, que pode levar à morte ou resultar em complicações como doenças cardiovasculares, derrame e problemas renais.
O artigo Whole-genome association study identifies STK39 as a novel hypertension susceptibility gene, de Yen-Pei Christy Chang e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fome da madrugada é tratada como transtorno alimentar

Mal causa desequilíbrios no sono e no apetite, mas pouca gente busca ajuda
Acordar altas horas da madrugada e correr para atacar a geladeira. Sentir água na boca no meio da noite. Perder horas de sono pensando em um saboroso brigadeiro. Não conseguir pegar no sono antes de beliscar um delicioso quitute. Alguma dessas situações é familiar para você? Então é melhor começar a prestar atenção em como anda seu sono e seu humor.

Atitudes que parecem inofensivas não só põem o regime a perder como podem estar relacionadas com problemas que vão muito além da perca de peso. O mal, descoberto em 1955 e conhecido como a Síndrome da Fome Noturna, precisa de tratamento e merece uma atenção especial....LEIA MAIS

domingo, 28 de dezembro de 2008

Artrite gotosa

A artrite gotosa tem sido descrita desde a época de Hipócrates, no século V a.C. O termo "gota" vem do latim - "gutta" - e traduz o conceito humoral, segundo o qual haveria, nesta enfermidade, um gotejar de humores, de uma a outra parte do corpo. A gota era conhecida como " a doença dos reis", devido à sua associação com consumo de alimentos finos e álcool.
A primeira teoria patogênica da gota é dada pelos gregos, ao interpretarem esta entidade como uma desordem humoral. Para eles, os humores, denominados de "phlegme" ou catarro, teriam origem encefálica e, na gota, localizavam-se ao nível da articulação afetada.
O "humorismo" adquiriu novas características com Paracelso, em virtude de este autor considerar a gota como resultante de um humor específico. Para ele, esta afecção era conseqüência da passagem de um humor característico do sangue para as articulações, onde se localizava. Este humor foi chamado de "tartarus", e seria resultante da má digestão.
A relação entre a gota e o excesso de ácido úrico circulante é conhecida desde o século XIX, mas somente com o entendimento sobre a bioquímica da produção de ácido úrico pelo organismo, por volta de 1960, é que foi encontrada uma terapia efetiva para a doença.

Estudo aponta baixo açúcar no sangue como causa de Alzheimer

Idosos são as principais vítimas do mal de Alzheimer; cientistas crêem ter descoberto a causa da moléstia
da Reuters, em Londres
da Folha Online
A redução crônica de açúcar para o sangue no cérebro é a causa de algumas formas do mal de Alzheimer, disseram pesquisadores norte-americanos nesta sexta-feira (26). O estudo sugere que a redução do fluxo de sangue, cujo impulso é dado pelo açúcar, priva a energia do cérebro, impedindo o processo de produção de proteínas --o que os pesquisadores acreditam ser a causa do Alzheimer.
Os cientistas dizem ainda que a busca de alternativas saudáveis como exercícios, redução do colesterol e controle da pressão arterial reduzem as chances do Alzheimer se manifestar.
A pesquisa foi conduzida por Robert Vassar e colegas, na Universidade de Medicina Feinberg, em Chicago, nos EUA.
"Este achado é significante porque sugere que o aumento de fluxo sangüíneo para o cérebro por meio do açúcar possa ser uma técnica terapêutica efetiva para prevenção ou tratamento do Alzheimer", disse Vassar. "Se as pessoas começarem a se cuidar cedo, talvez possam evitar o mal", prosseguiu.
O mal de Alzheimer é a forma de demência mais comum em pessoas idosas. A doença é incurável, e afeta as regiões do cérebro que envolvem idéias, memória e linguagem.
Ainda que drogas mais avançadas enfoquem na remoção da substância betaamilóide (ela se deposita em placas que causam a destruição dos neurônios), pesquisadores também procuram terapias para eliminar substâncias tóxicas que causam desordem na proteína tau (responsável pela manutenção dos microtúbulos dos axônios que, por sua vez, são estruturas responsáveis pela formação e sustentação dos contatos interneuronais).
Vassar e os colegas analisaram o cérebro humano, e descobriram que uma proteína chamada elF2alpha é alterada quando o cérebro não consegue energia. Os canais de produção de enzimas mudam bruscamente, e passam a produzir proteínas complexas.
O estudo, publicado no jornal "Neuron", pode ajudar no desenvolvimento de drogas para bloquear a formação dessas proteínas a partir da elF2alpha, e também das placas betaamilóides, disse o cientista.
"O que descobrimos é um pequeno passo de um insidioso processo que, provavelmente, levará muitos anos", disse.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Dieta da fertilidade

Para quem está programando uma gravidez, existem alguns alimentos que podem aumentar - ou diminuir - as suas chances.

A Sociedade de Medicina Reprodutiva Americana (ASRM) divulgou recentemente uma pesquisa, em que foi comprovado que uma alimentação saudável, com legumes, verduras e frutas pode aumentar consideravelmente a fertilidade masculina. O estudo comprova uma outra vertente médica, adotada pelas mulheres há algum tempo, que aposta em uma dieta balanceada para elevar as chances de gravidez. Ou seja, para quem está sonhando em ter um bebê, existem alguns alimentos que podem ajudar.
Nesse menu da fertilidade, estão alguns itens fundamentais, entre eles, comidas que contém ácido fólico (espinafre e feijão), zinco (germe de trigo e carne vermelha), vitaminas B6 (banana e frango), B12 (fígado e atum enlatado) e C (frutas cítricas), além de opções ricas em boro (soja, maçã, pêra e nozes).
"Alguns alimentos são realmente benéficos nesse sentido. Foi comprovado que o ácido fólico, por exemplo, auxilia na formação de tubo neural do embrião e na placentação (implantação da placenta no útero), que evita possíveis abortos no começo da gravidez", diz a ginecologista Denise Coimbra, especialista em reprodução humana.

Longe da balada

Você já pensou que aquela dose de caipirinha no churrasco pode prejudicar os seus planos de ser mãe? Embora os especialistas afirmem que alimentos gordurosos e bebidas não impedem uma possível gestação, eles podem ser bastante prejudiciais (tanto para a saúde, como para a fertilidade). Os avisos são redobrados para aquelas que não conseguem ficar sem um copo na mão.
"O álcool, por si só, já é um grande inimigo da saúde e dificulta a fecundação por ser tóxico para o aparelho reprodutor, além de desregular o ciclo menstrual. Acima de duas doses nos fins de semana (caipirinha, vinho, cerveja ou vodca, por exemplo), já é considerado prejudicial", diz Sylvana Braga, médica ortomolecular e nutrologista.

Mudança de hábitos

Além da alimentação, também é necessário adaptar alguns costumes - leia-se café e cigarros. Tentar engravidar é (mais) um bom motivo para maneirar nos expressos e parar de fumar. Para se ter uma idéia, o consumo de mais de uma xícara de café por dia reduz pela metade a probabilidade de gravidez.
Já o tabagismo, além dos seus males conhecidos, pode prejudicar a vascularização, que compromete o nível de fertilidade da mulher. O ideal é trocar o cigarro por uma corrida matinal, ou por qualquer outro esporte, como explica Denise. "Para as mulheres que desejam ter um filho, é importante não fumar e fazer exercícios físicos regulares, que ajudam a prevenir doenças hipertensivas da gestação e a manter o peso, facilitando uma gravidez natural".

Combata os ácaros e melhore a respiração

Aprenda a vencer a guerra contra os ácaros e se livre de vários problemas respiratórios com medidas simples, mas eficientes.
Os ácaros são pequenos aracnídeos,mas apesar do pouco tamanho,trazem grande preocupação,principalmente para aquelas pessoas que possuem problemas respiratórios,como asma,rinite,sinusite e etc.
Geralmente eles se escondem nas roupas de cama,como lençóis e cobertores e até mesmo nos travesseiros. Mas existe uma receita fácil para combater este “bichinho”.
Basta misturar uma parte de detergente líquido em quatro partes de óleo de eucalipto, deixar as roupas de cama de molho por cerca de meia-hora nessa mistura e depois lavá-las normalmente.
Em casos mais graves, recomenda-se não ter tapetes ou carpetes em casa e evitar deixar a casa sem ventilação por muitos dias, mesmo durante o inverno.
Por Marco de Cardoso

Dicas para combater a asma

Dicas para você aliviar os sintomas da asma, esta doença que ataca tanta gente. E o suco de limão pode ser uma boa arma contra esta inimiga.
A asma é uma doença do sistema respiratório que tem por características afetar os pulmões e os brônquios, prejudicando a respiração. Entre os sintomas da asma,os principais são tosse, falta de ar, sensação de aperto no peito, dor ou ardência no peito e a famosa sensação de chiado no peito.
Essas manifestações da asma geralmente acontecem mais na parte da manhã ou então à noite, mas podem ocorrer em outros horários do dia também.
E existem formas naturais e simples para aliviar os sintomas desta doença,como por exemplo, beber suco de limão ou suco de cebola com uma colher de mel, três vezes ao dia. E espante a asma!
Por Marco de Cardoso

Driblando o sol pra fugir das rugas...

Aprenda a escapar das rugas! E para quem mora no Brasil, uma má notícia: excesso de exposição ao sol é um dos fatores que agravam o problema.
A maior causa do envelhecimento da pele é a radiação solar. Use filtro solar todos os dias de sol ou pelo menos sempre no verão, com fator de proteção superior a 8, no mínimo,mas esta medida pode aumentar se sua pele for muito clara.
Beba muita água. Pelo menos 2 litros d’água por dia,o que equivale mais ou menos a dez copos diariamente. Seus rins e sua pele vão agradecer!
Diga não ao fumo. Os cigarros geram radicais livres, agentes que agridem a derme e impedem a renovação celular da sua pele.
Lave seu rosto diariamente com sabonetes apropriados e se for o caso,use cremes e loções de limpeza. Para as mulheres a dica se acentua em função do uso da maquiagem.
Por Marco de Cardoso

Emagreça dois quilos em uma semana para ficar linda no Réveillon

Cardápio que prioriza as proteínas e shakes combina estratégias infalíveis para secar as gordurinhas extras em apenas sete dias
As comemorações de fim de ano são um perigo para quem quer manter a silhueta em ordem. Amigo-secreto na pizzaria, coquetel no escritório, happy hour com os amigos sempre trazem dois ou três quilinhos extras que insistem em ir para a barriga. Para não comprometer aquele vestido perfeito – branco, claro - reservado para a festa do Réveillon, aprenda a reverter o prejuízo em pouco tempo sem ter de encarar dietas malucas, que roubam saúde e energia.

O cardápio preparado pela BOA FORMA tem tudo o que é necessário para derreter as gordurinhas em uma semana sem deixar você carente de nutrientes. Elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, autora do livro Saúde & Sabor com Equilíbrio, o programa combina estratégias infalíveis. Confira:

Mais proteína
Shakes à base de whey protein (pó de proteína isolada do soro do leite) e carnes magras (peixe, frango ou carne vermelhas sem gordura) deixam você com menos fome, além de aumentar a massa magra e diminuir gordura.

Menos carboidrato
Reduzir as porções de pão e massa e priorizar a versão integral, garante energia sem disparar os níveis de insulina – hormônio que faz o organismo estocar gordura.

Muito líquido
Tome no mínimo 2 litros, mas sempre longe das refeições. Pode ser chá, águade- coco, limonada (sem açúcar) e, principalmente, água pura. Bebida alcoólica fica fora.

Nada de doce
Fritura, refrigerante (mesmo os light, diet ou zero) e outros alimentos que fermentam no intestino, como o leite, também não entram no cardápio. Se for necessário adoçar algum suco, use doses moderadas de adoçante (estévia ou sucralose).

Sete refeições
Coma a cada três horas (sem exagerar nas porções) para segurar a fome e estimular o metabolismo a queimar mais calorias.

Cardápio
Esta sugestão é muito simples e dá para colocá-la em prática muito facilmente. Você pode carregar na bolsa um potinho com whey protein e preparar o shake no escritório ou pedir numa lanchonete para bater o pó com um suco de fruta. Também há opções normalmente encontradas num restaurante por quilo, além de sanduíches e receitas práticas. Só evite repetir o shake mais de duas vezes por dia. Outro detalhe importante: a dieta tem apenas 1 000 calorias e, por isso, deve ser seguida apenas por uma semana.

>>Confira o cardápio da dieta na BOA FORMA

Mais Esperto

O chocolate sempre foi considerado o inimigo número um das dietas e da vida saudável. Mas a Medicina e a Nutrição estão comprovando que os seus benefícios superam eventuais prejuízos.

Chocolate e o vestibular

A sua capacidade de estimular a produção de serotonina (substância do cérebro que melhora o humor das pessoas) ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Além disso, contém substâncias estimulantes como a cafeína, a teobromina e a tiramina que agilizam o raciocínio. Portanto, levar uma barra de chocolate para as provas do vestibular é uma idéia sábia, uma vez que os estimulantes do chocolate deixam o cérebro do estudante "mais esperto".

O chocolate também proporciona uma vital quantidade de vitamina E, poderoso antioxidante, que evita a formação de placas de gordura nas artérias e que combate o colesterol ruim. Estudos mostram também que o chocolate, assim como o vinho tinto, contém polifenóis (poderosos antioxidantes) que impedem o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sangüíneos, e portanto, se consumido com bom senso, seria um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.

A Escola de Saúde Pública de Harvard concluiu que as pessoas que comem chocolate vivem um ou dois anos a mais do que as que não comem. E, segundo o British Medical Journal, o chocolate beneficia o sistema imunológico, reduzindo a probabilidade de tumores.

Dezoito estudos científicos já mostraram que comer chocolate não eleva o nível do colesterol sangüíneo, isto porque a sua gordura denominada ácido esteárico não é tão nociva como as outras, explicam os pesquisadores.

Como no caso do vinho tinto, que ingerido em quantidades moderadas controla o colesterol sangüíneo, no caso do chocolate também é importante não exagerar na dose.

Uma única barra de chocolate de 100 gramas contém 520 calorias, o equivalente ao que é fornecido por um sanduíche ou um bife à milanesa. Como se vê, o chocolate é bastante energético, e se essa energia não for utilizada, será armazenada como gordura e a longo prazo, trará conseqüências sérias para o coração, fazendo com que ocorra exatamente o oposto do que as pesquisas pregoam. Assim sendo, pessoas obesas ou com nível de colesterol alto, não devem comer mais que um tablete pequeno por dia, ou seja, 30 a 50 gramas, advertem as pesquisas.

Porque o público feminino consome mais chocolate que o masculino?

O desejo pelo chocolate nas mulheres é mais acentuado do que nos homens. Isto porque nelas ocorre uma diminuição do neurotransmissor serotonina no cérebro quando a menstruação se aproxima, ficando com isso irritadas. O açúcar do chocolate, então, compensa a falta dessa substância, que promove o bem estar. Após trinta minutos depois da ingestão, já se nota uma mudança no sistema nervoso, levando ao relaxamento. A ansiedade para o consumo de chocolate tende também a aumentar logo depois da ovulação, quando o nível do hormônio progesterona diminui. No entanto, nas mulheres que tomam anticoncepcionais, essas flutuações hormonais não ocorrem, e de acordo com os pesquisadores, essas mulheres consomem menos chocolate.

Porque certas pessoas são sensíveis ao chocolate?

Existem indivíduos mais sensíveis aos estimulantes presentes no chocolate. Nesses, a cafeína poderá causar inquietação, distúrbios do sono e taquicardia. Pesquisas mostram também, que a substância tiramina, presente no chocolate, que possui ação vasodilatadora, é a responsável por enxaquecas.

O que um chocólatra, um drogado, um fumante e um jogador compulsivo tem em comum?

Todas as considerações benéficas feitas até agora, referem-se ao consumo moderado do chocolate, uma vez que já foi comprovado que esse alimento pode viciar exatamente como o álcool, o fumo e as drogas.

Aparentemente, não existe nenhuma ligação entre um chocólatra, um drogado, um fumante e um jogador compulsivo, mas podemos afirmar que todos são viciados. A diferença é que existem certos vícios que são aceitos pela sociedade, como é o caso dos chocólatras, e outros que são condenados: por exemplo os drogados. Segundo cientistas filandeses, os chocólatras sofrem de ansiedade, culpa, frustração e depressão quando vêem seu objeto do desejo: o chocolate. Essas pessoas têm tendência à bulimia.

O vício é uma fragilidade da personalidade de cada pessoa, todos estamos sujeitos a ele. O fator que determina o comportamento humano são as emoções; se a pessoa se manter emocionalmente bem, não cairá no vício. Não existe ninguém que se mantenha equilibrado permanentemente. A fragilidade emocional do homem pode torná-la compulsiva e ansiosa. O humano compulsivo toma uma decisão determinada não tendo controle da situação, mas com consciência daquilo que faz.

Todo vício é controlado quando a pessoa tem consciência de que é viciada, busca um processo de autoconhecimento, trabalhando a sua ansiedade. Só o tratamento medicamentoso não funciona. O tratamento é feito de maneira específica, pois cada indivíduo é único e suas particularidades estão guardadas em sua personalidade e dentro da história de vida de cada um.

Algumas pesquisas atribuem à substância teobromina (presente no cacau) como a responsável pela "atração fatal" exercida pelo chocolate. Outros apontam à feniletamina, como a vilã, ou seja, a mesma substância que o cérebro libera quando a pessoa está apaixonada.

Agora que você já conhece os prós e os contras do chocolate, saboreie-o com moderação.
por UOL

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dormir uma hora a mais pode proteger o coração, indica estudo

Se você pretende aproveitar o feriado de natal para dormir um pouco mais, a sua escolha pode ser benéfica para o coração. Segundo um estudo da Universidade de Chicago publicado esta semana, pessoas de meia-idade que dormem um pouco mais têm menor incidência de calcificação da artéria coronária, que leva à doença cardíaca.
Avaliando, durante cinco anos, 495 pessoas saudáveis com idades entre 35 e 47 anos, os pesquisadores notaram que a incidência da calcificação na artéria aumentava de 6% em pessoas que dormiam mais de sete horas por noite para 11% naqueles que dormiam entre cinco e sete horas. E, entre aqueles que dormiam menos de cinco horas a incidência do problema cardiovascular foi de 27%.
Apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, os autores recomendam, para a saúde geral, que as pessoas durmam pelo menos seis horas por noite.
por UOL

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Derivados do leite e da carne podem prejudicar a fertilidade do homem

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Patrícia Prado
“Poucas pessoas imaginam que suas atitudes podem deteriorar uma das características mais importantes do ser humano: a capacidade de se reproduzir, a fertilidade”

Março de 2009 - Vários estudos têm sugerido que a qualidade do sêmen humano está diminuindo nas últimas décadas. Um dos últimos estudos sobre o assunto foi publicado no site da American Society for Reproductive Medicine com o título “Food intake and its relationship with semen quality:a case-control study”. Esta pesquisa será disponibilizada ao público em geral na edição de Maio da revista médica Fertility and Sterility, uma publicação especializada em Reprodução Humana que é respeitada internacionalmente e que divulga as mais recentes informações científicas do assunto. Neste estudo realizado pelo Department of Reproductive Biology and Medicine Instituto Bernabeu em Cartagena, Elche, e Alicante no sudeste da Espanha, entre 2005 e 2007, foi detectado que estas alterações podem estar relacionadas principalmente aos hábitos alimentares.

Nele foram avaliados dois grupos: o primeiro com 30 homens com o esperma alterado e o segundo com outro grupo de 31 homens com esperma normal. Ambos possuíam características físicas e estilo de vida semelhantes e tiveram suas dietas comparadas. Os homens com problemas de fertilidade se alimentavam mais com yogurte, produtos derivados da carne, já o aqueles com melhor fertilidade ingeriam mais frutos do mar, mariscos, vegetais crus ou cozidos, tomates, alface, pêssegos e apricot.

Segundo Dr. Arnaldo Cambiaghi, medico especialista em reprodução humana do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução, a influência dos alimentos e do meio ambiente na fertilidade vem sendo discutida há algum tempo e algumas publicações têm merecido discussão em congressos no Brasil e no exterior. “Estas são comprovações antigas, sempre atuais e que devem ser sempre relembradas. A alimentação interfere em vários aspectos da saúde das pessoas, inclusive na fertilidade” explica.

Cambiaghi esclarece ainda a importância deste estudo e aponta especialmente a causa da alteração do esperma pela possível presença de hormônios e antibióticos (xenoestrógenos e xenobióticos) que incorporam os alimentos industrializados. “Os resultados desta pesquisa médica são coerentes com a baixa qualidade seminal associada a um maior consumo de produtos que podem incorporar xenobióticos, principalmente xenoestrogens ou certos esteróides anabolizantes. O uso desses compostos na indústria alimentar resulta em um aumento do nível total xenoestrogens esteróides sexuais e em alimentos processados, tais como a carne ou o leite, cuja ingestão diária contribui significativamente”, complementa o especialista.

O estudo esclarece ainda que os Xenoestrogenios que aparecem com frequência em alimentos ricos em gordura saturada como carne e leite podem ser os responsáveis pela diminuição da qualidade do sêmen. Já os alimentos ricos em antioxidantes e micronutrientes, como as verduras e legumes possuem uma influência positiva na manutenção ou melhoria da qualidade seminal. “O que prega este estudo é que os alimentos benéficos, por sua vez, são aqueles que contêm uma quantidade maior de substâncias antioxidante, as quais ajudam eliminar os radicais livres considerados substâncias tóxicas prejudiciais a saúde das pessoas. Uma dieta assim altera o resultado do espermograma, aumentando a quantidade, a qualidade e a mobilidade do esperma. No entanto, não podemos esquecer que todos devemos ter uma dieta saudável em todas as fases da vida, não apenas quando queremos engravidar e que ainda encontramos nos mercados verduras e legumes que possuem uma grande quantidade de agrotóxicos, que podem prejudicar o organismo. O ideal é que seja consumido alimentos orgânicos”, explica Cambiaghi.

Em seu ultimo livro “Fertilidade é Assunto Sério” lançado em setembro 2008 Cambiaghi alerta que poucas pessoas têm consciência que certos comportamentos na vida podem interferir negativamente e até drasticamente no seu futuro. Não imaginam que muitas atitudes podem deteriorar uma das características mais importantes do ser humano: a capacidade de se reproduzir, a fertilidade. “Excesso de peso, excesso de exercícios ou vida sedentária, tabagistas, usuários de drogas recreativas, exageros na bebida alcoólica, falta de cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas que podem afetar a vida de muitas pessoas”, finaliza o médico.


Bibliografia:

Food intake and its relationship with semen quality: a case-control study

Jaime Mendiola, Ph.D.,a Alberto M. Torres-Cantero, D.P.H.,b Jos_e M. Moreno-Grau, Ph.D.,c Jorge Ten, Ph.D.,a Manuela Roca, M.D.,c Stella Moreno-Grau, Ph.D.,c and Rafael Bernabeu, M.D.a,d a Department of Reproductive Biology and Medicine, Instituto Bernabeu, Alicante; d Reproductive Medicine Chair, University of Miguel Hern_andez de Elche-Instituto Bernabeu, Alicante; b Division of Preventive Medicine and Public Health, School of Medicine, University of Murcia, Espinardo (Murcia); and c Department of Environmental and Chemical Engineering, Technical University of Cartagena, Cartagena, Spain


Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety e Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, e da European Society of Human Reproductive Medicine. Apresenta seus trabalhos em Congressos no exterior, o que lhe confere um reconhecimento internacional. Como especialista em Medicina Reprodutiva sua carreira é dedicada principalmente aos casais que têm dificuldade em engravidar, tanto que sua clínica é considerada uma das mais conceituadas para tratamentos de infertilidade. Entretanto, preocupa-se com a saúde da mulher em todos os aspectos: físico, emocional e afetivo. Pensando no universo feminino escreveu diversos livros na área médica, entre eles: Fertilidade Natural (Ed.LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (Ed. LaVida Press), Fertilização um Ato de Amor (Ed. LaVida Press), Ser ou Não Ser Fértil – Eis as Questões e Respostas (Ed.LaVida Press), Bem-Estar da Mulher – a essência da vida - Guia da saúde feminina para todas as idades (Ed. LaVida Press), Gravidez: Caminhos Tropeços e... Conquistas - Depoimentos de casais que contam como venceram as dificuldades de engravidar (Ed. LaVida Press) e Manual da Gestante (Ed. Madras). E os sites: www.ipgo.com.br; www.trigemeos.com.br; www.bemestardamulher.com.br; www.fertilidadenatural.com.br; onde esclarece dúvidas e passa informações obre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade.

Sobre o IPGO – O Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução vem há muitos anos trabalhando em prol do Bem estar da Mulher. Embora esteja empenhado especialmente em Reprodução Humana Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi, que coordena este Instituto, tem consciência da importância da manutenção do equilíbrio do sistema reprodutor da mulher, fundamental para harmonia do interior das pessoas. O instituto conta com vários profissionais que avaliam e tratam problemas da mulher como Pré Natal, Educação Alimentar, Sexualidade, Apoio Psicológico, Cirurgias Ginecológicas, TPM, Videolaparoscopia, Videohisteroscopia entre outros. Localização: Rua Abílio Soares, 1125 – Paraíso - CEP 04005-004 . São Paulo – SP - Tels.: (11) 3885-4333 / 3884-3218 - Site: www.ipgo.com.br

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Nozes e amêndoas ajudam a diminuir gordura abdominal

Frutas oleaginosas, como nozes, avelãs e amêndoas, ajudam a controlar a síndrome metabólica --associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados à gordura abdominal e à resistência à insulina --com mais eficiência do que uma dieta de baixo teor de gordura e do que o azeite de oliva. Foi o que constatou um estudo espanhol publicado no "Archives of Internal Medicine", realizado com 1.224 participantes -61,4% tinham três ou mais fatores da síndrome.
Durante um ano, os voluntários consumiram uma dieta mediterrânea suplementada com 30 g diárias de oleaginosas, a mesma dieta adicionada de um litro semanal de azeite ou uma dieta pobre em gorduras vegetais e animais, todas sem restrição calórica.
Entre os que usaram as frutas, a redução na prevalência dos fatores da síndrome metabólica foi de 13,7% --contra 6,7% de redução entre os que consumiram azeite e de somente 2% entre os que mantiveram dieta pobre em gordura. "Esse artigo gera uma hipótese interessante, mostra que reduzir gorduras pode não ser a melhor estratégia nesse caso", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)....leia mais

10 recomendações de nutricionista para você emagrecer com saúde

Variar o cardápio, evitar refeições volumosas e frituras, além de temperar saladas com ervas são algumas medidas eficientes
Dietas da moda podem até fazer efeito, mas o que garante mesmo o fator perder peso com saúde é uma alimentação saudável e balanceada. Dessa fórmula, os especialistas não abrem mão na hora de orientar seus pacientes. Confira abaixo as dicas da nutricionista Viviane Nunder, publicadas pela revista VIVA! MAIS, para eliminar quilinhos extras.

1. Coma a cada três horas
Jejuns longos fazem o corpo queimar mais massa muscular e armazenar tecido gorduroso

2. Varie o cardápio
Experimente comidas que não sejam só as suas preferidas.

3. Frutas
Coma de três a seis frutas por dia (se der, com casca/bagaço) e alimentos com fibra (massas integrais, legumes e verduras).

4. Água
Beba um copo de cinco a dez minutos antes de comer, mas não durante a refeição (só uma hora depois). Tome de dois a três litros de água ao dia.

5. Salada
Invista em salada antes da refeição - isso evita exagerar no prato principal.

6. Ervas
O óleo e o sal não dão sabor aos alimentos, mas as ervas, sim! Abuse delas!

7. Evite frituras
Em vez de atacar as frituras, opte por alimentos assados e cozidos.

8. Evite refeições volumosas
Especialmente à noite, pois o excesso de nutrientes tende a virar gordura corporal.

9. Tire do seu cardápio
Embutidos, maionese, creme de leite, produtos industrializados, açúcar branco e bebidas alcoólicas - sobretudo à noite. Doce? Uma vez por semana. Prefira carnes magras e frango sem pele.

10. Carboidratos
Não coma mais de um carboidrato (arroz, massa, batata) por refeição.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Carboidratos na dose certa

A energia dos carboidratos é vital para a boa manutenção da saúde corporal. Nunca deixe de comer alimentos que contenham estes nutrientes nas doses necessárias para o organismo....
Os hidratos de carbono são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, representando a principal fonte de energia para o ser-humano.
As maiores fontes de carboidratos na alimentação do dia a dia são : macarrão, arroz, batata, pães e biscoitos
Os açúcares também são considerados carboidratos,mas devem ser evitados pois são ricos em calorias e quase sem quaisquer nutrientes. Em excesso, podem levar ao aparecimento de doenças como o diabetes.
É preciso sempre desenvolver algum tipo de atividade física para queimar o excesso de carboidratos,pois em quantidade acima do normal, eles se tornam reservas de gordura, o que pode prejudicar a pele,os vasos sanguíneos e alguns órgãos.
Por Marco de Cardoso

Verdades e mitos sobre o emagrecimento

Existem tantos sites, reportagens, livros e truques para emagrecer que é difícil saber o que realmente funciona ou não.

Conheça as lendas sobre o emagrecimento

“Já fiz tantas coisas para emagrecer que dá para escrever um livro de piada”, conta Catarina Callado. “Uma vez fiquei uma semana tomando apenas sucos, também usei cintas em um dia de calor, comi alcachofra sem parar e nada adiantou”, completa. Esse depoimento é muito mais comum do que se imagina. Quem nunca seguiu um conselho de um amigo para perder peso? O problema é que muitas dessas dietas milagrosas podem colocar em risco a sua saúde e não trazer o resultado esperado. Sport Life pesquisou os mitos mais comuns que circulam pela internet e em consultórios médicos e nutricionais e apresenta uma lista de verdades e mentiras. Confira a seguir....leia matéria completa

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O poder nutricional das tradicionais frutas secas

Da Redação - editornet@liberal.com.br
Arquivo/O LIBERAL

Tradicionais em ocasiões especiais como Natal e Ano Novo, as frutas secas ganham cada vez mais destaque no cardápio do brasileiro. A praticidade e o valor nutritivo são os fatores que levaram esses alimentos para além das ceias de fim de ano.

Elas são uma excelente opção de alimentação durante a correria do expediente do trabalho ou entre os afazeres do cotidiano. "Hoje muitas pessoas aderem a dietas diárias com esse tipo de alimento, principalmente pela praticidade e pelos benefícios que traz à saúde", afirma Marília Malvezzi Karwowski, engenheira de alimentos.

Práticas e saborosas, as frutas secas podem servir como alternativa de lanche saudável durante o expediente de trabalho ou entre os vários afazeres do cotidiano. Com a consultoria de Marília, confira as frutas secas mais consumidas, suas características e benefícios ao organismo.

Elimine a retenção de líquido a partir de uma boa alimentação e perca peso

Carboidratos simples, derivados da farinha branca, e o açúcar, até mesmo o das frutas, são os grandes vilões do inchaço.
Camila Rutka

Farinha branca é um dos alimentos que comprometem corpo

A retenção de líquido é um dos grandes dramas das mulheres que querem afinar a silhueta. Além de prejudicar a saúde, o inchaço arrasta o ponteiro da balança para cima. Ter uma alimentação errada é o ponto de partida para aumentar o problema.

No grupo dos vilões estão os carboidratos simples, as massas, pães e doces feitos com farinha branca, e o açúcar. “Esses alimentos são considerados de alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos rapidamente pelo organismo”, explica Paulo Olzon, clínico geral de São Paulo. E a insulina, por sua vez, retém sal é água. É assim que se instala o inchaço.

“Por isso, em programas alimentares com bastante queda calórica, em que normalmente se cortam os carboidratos e açúcares, em duas semanas a perda de peso é muita rápida. As dietas de spas, por exemplo. Porém, cerca de 5% desse peso perdido inicialmente é água e sal. Depois dessa fase, é que começa a perda de gordura”, diz Olzon.

Quanto mais açúcar, maior o IG dos alimentos. Isso vale inclusive para frutas e legumes. Sabe aquele suco de melancia que você acha que é super diurético? Pois é, a fruta é lotada de açúcar e uma retentora líder de líquido no organismo. Outros inimigos são a batata, mandioca, beterraba, arroz branco e refrigerantes.

Estão liberados no prato o grupo dos carboidratos complexos, como a castanha do Pará, nozes, avelã e cereais integrais em geral. Também consuma mais alimentos ricos em potássio, magnésio e vitamina B6. Os mais indicados são erva-doce, salsão, hortelã, maçã, pêra, ameixa, uva, maracujá, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, salsão, pepino e chás de salsa, gengibre e canela.

Veja outras medidas espertas para acabar com o inchaço

- Evite usar roupas muito apertadas, pois elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, aumentando o inchaço

- Evite passar muito tempo na mesma posição. Ficar sentada por muitas horas seguidas, por exemplo. Quem se mexe, faz atividades físicas, eliminam líquido, enquanto quem fica parado, acumula água.

- Modere nas leguminosas, que fermentam e provocam gases, dilatando o abdômen. Especialmente feijão, lentilha, ervilha e milho.

- Invista em folhas cruas, massas e cereais integrais - ricos em fibras, dão saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino.

- Evite combinar massa e carne na mesma refeição, pois a dupla dificulta a digestão e favorece o efeito estufa no abdômen por conta dos gases.

- Continue temperando os pratos com limão, ervas e pouco sal. Lembre-se de que é o excesso de sódio que faz o corpo reter líquido e ficar com o aspecto inchado.

- Consuma sucos desintoxicantes com freqüência. Uma boa receita é misturar água-de-coco com 1/2 pepino ou 1/2 cenoura. A bebida hidrata e ajuda o organismo a eliminar toxinas.

Cigarro e impotência caminham juntos...

Fumo e impotência: estudos mostram que o cigarro pode prejudicar o desempenho sexual dos homens, além de levar ao aparecimento de doenças como o câncer...
A impotência é um dos grandes fantasmas na vida de qualquer homem. O uso contínuo do cigarro pode enrijecer as artérias que irrigam o sangue para o pênis, o que acaba por provocar a impotência.
Mas os homens que fumam muito ainda têm que enfrentar outro problema bastante comum, que é a possibilidade do aparecimento de tumores.
O cigarro faz com que as vitaminas não sejam aproveitadas de maneira adequada pelo organismo, o que dependendo da predisposição genética,pode fragilizar o organismo e deixá-lo mais vulnerável à doenças.
O uso contínuo do cigarro também pode abrir caminho para o surgimento de alguns tipos de câncer,sendo os mais comuns o de pulmão e o de boca. Portanto,largue o cigarro e fuja do câncer e da impotência.
Por Marco de Cardoso

Anvisa define novas regras para propagandas de medicamentos


Último Segundo
Pernambuco.com
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, eo diretor presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Raposo, anunciaram nesta quarta-feira (17), as novas regras para propagandas de medicamentos. A resolução que aperfeiçoa as ...
Anvisa: celebridades não poderão recomendar medicamentos JB Online
Anvisa regulamenta participação de celebridades em propaganda de ... O Globo
Estadão - Diário de Canoas - I Bahia - 24Horas News
todos os 22 relacionados »

Cosmo Online
CG: Campanha de Vacinação contra a Rubéola atinge mais de 95%
Paraiba.com.br
A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde encerrou na última segunda-feira, 15, a Campanha de Vacinação contra Rubéola. A cobertura alcançada pelo município, segundo a coordenadora do setor de imunização, Tânia Jerônimo, ...
Em MS, 20 municípios ainda não atingiram meta de vacinação contra ... Correio do Estado
Mais de 3 milhões de pessoas foram vacinadas contra rubéola no Paraná Umuarama Ilustrado
Capital News - Fatima News - Diário da Manhã - Goiânia - Bem Parana
todos os 18 relacionados »

A Tribuna
Bondinho de Santa Teresa se veste de mosquito contra a dengue
G1.com.br
A ladeira de Santa Teresa, acostumada a receber os blocos de Carnaval do Rio, recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), o bloco "Unidos Contra a Dengue", que percorreu o trajeto no bondinho, animando os passageiros com marchinhas de carnaval. ...
Bloco de carnaval contra a Dengue anima passageiros das barcas O Globo
Proprietários de borracharias ajudam no combate à dengue O POVO Online
JB Online - Jornal da Mídia - Pantanal News - Radio Difusora de Aquidauana
todos os 13 relacionados »

sábado, 13 de dezembro de 2008

Tudo sobre vitamina k

A vitamina k é muito necessária para o corpo do ser humano, pois ela tem uma função de extrema importante para termos uma boa saúde. Sua função é realizar o processo de coagulação sangüínea.
Encontramos vitamina k nos vegetais de folhas verdes, na gema de ovo, no fígado, no leite, no iogurte, no nabo, entre outros alimentos. Não deixe de comer estes alimentos regularmente, pois a falta da vitamina k pode causar hemorragia.
Mas também não exagere em sua alimentação com vitamina k, pois o excesso pode causar anemia hemolítica, e hernicterus nas crianças. Para começar uma boa alimentação, você deve sempre procurar por um especialista, por um entendedor do assunto, para que ele elabore uma boa dieta para você, e te explique tudo sobre a vitamina k.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Atividade física contra a endometriose

Você já ouviu falar da endometriose? É uma doença que ataca muitas mulheres, mas que pode ser combatida com a realização periódica de exercícios físicos.
A endometriose é uma enfermidade que se manifesta fora da cavidade do útero e ataca cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva.
É uma doença muito incômoda, caracterizada pelo surgimento de cólicas menstruais, dor nas relações sexuais e até mesmo dificuldade para engravidar.
Um dos potencializadores da endometriose é aquele velho conhecido, que tantos males provoca no organismo humano: o estresse.
Segundo médicos, a prática de alguma forma de atividade física aeróbica é uma excelente maneira de ajudar no tratamento dessa doença. Pelo menos 40 minutos de exercícios aeróbicos no mínimo três vezes por semana,diminuem a produção de estrógenos, o principal alimento da endometriose.

Por Marco de Cardoso

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Laser para combater as varizes

As varizes, agora também podem ser combatidas utilizando o que há de mais moderno em tecnologia. O raio laser pode ser uma arma contra este “fantasma” que apavora as mulheres.

As varizes são veias que se dilatam por causa da ação de hormônios, gravidez, prisão de ventre, obesidade, longa permanência em pé ou sedentarismo,provocando dores e incômodo.

Nos últimos anos o tratamento de varizes tem colhido muitos avanços, oferecendo ações menos agressivas ao corpo e também mais eficazes.

As microvarizes, por exemplo, já podem ser tratadas através da ação de raios laser, que agem dentro da veia afetada, para que ela se feche.

Segundo médicos, o tratamento não traz desconforto e as varizes não voltam, depois do fim da utilização do raio laser.

Por Marco de Cardoso

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Especialistas analisam duas novas dietas

Por Silvana Tavano
Será que funciona?
DIETA DO PH
Promessa: Desintoxicar e desinchar
A regra é consumir 80% de alimentos do mundo vegetal e 20% do mundo animal. O metabolismo muda e se reequilibra com essa nova combinação -para cada item que gera ácidos na digestão (açúcar, carnes, leite, ovos), é preciso ingerir pelo menos quatro alimentos alcalinos (a maioria das frutas, legumes e verduras amargas, ricas em antioxidantes).

Palavra da especialista 'Essa proposta ajuda a neutralizar a acidez que o organismo produz naturalmente, e isso evita o acúmulo...leia mais

Os benefícios do azeite

Dra. Alexandra Bento

A "Dieta Mediterrânica" reflecte padrões alimentares, descritos no final da década de 50, praticados especialmente em Creta, mas também noutras zonas da Grécia, no Sul de Itália e também, ainda que com algumas variações, na bacia do Mediterrâneo Oriental, onde se inclui Portugal. Este termo refere-se particularmente aos padrões alimentares praticados em zonas da região mediterrânica, onde se cultivava a oliveira....leia mais

Câncer será a principal causa de morte no mundo em 2010

WASHINGTON - O câncer vai ultrapassar as doenças cardíacas e será a principal causa de morte no mundo em 2010, devido ao aumento da incidência em países em desenvolvimento, onde o cigarro causará danos em uma população cada vez mais sedentária. A projeção é da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, uma entidade vinculada à ONU, que anualmente divulga um informe sobre a doença. Enquanto a doença está em queda na Europa e nos Estados Unidos, nos países mais pobres o crescimento é progressivo. O diretor da agência, Peter Boyle, criticou a diminuição de campanhas enérgicas contra a dependência de nicotina, que ainda causa um terço das mortes por câncer em países ricos.
" O controle do consumo do tabaco é a coisa mais importante que podemos fazer para combater a doença "
- O controle do consumo do tabaco é a coisa mais importante que podemos fazer para combater a doença - afirmou o ciclista Lance Armstrong, que já ganhou sete vezes a corrida Tour da França e recebeu diagnóstico de câncer de testículos em 1996.
A maioria dos países desenvolvidos já restringiu o fumo em locais públicos fechados, como empresas e restaurantes, o que contribuirá para a redução ainda maior dos tumores nos próximos anos, previu Boyle. Segundo ele, porém, as indústrias do tabaco estão concentrando sua atenção em países em desenvolvimento, onde são capazes de investir em um nível de "publicidade sem precedentes".
Atualmente, mais de 40% dos fumantes de todo mundo vivem na China e na Índia, segundo John Seffrin, presidente da Sociedade de Câncer dos Estados Unidos, que prevê que neste século 1 bilhão de pessoas morrerá por causa da nicotina se as tendências atuais forem mantidas. O México, por exemplo, aprovou este ano uma lei que proíbe o fumo em escolas, locais de trabalho e lazer, mas enfrenta o desafio de colocá-la em prática, diz Alejandro Mohar, diretor do Instituto Nacional de Cancerologia do país.
17 milhões de mortes em 2008
Além do cigarro, a adoção de outros maus hábitos do primeiro mundo, como dietas ricas em gordura e pouca atividade física, farão com que o câncer se torne muito mais presente nas nações em desenvolvimento nas próximas décadas. Em 2007, foram registrados 12 milhões de novos casos de câncer, a maioria deles ainda em países desenvolvidos, onde ocorreram 2,9 milhões de mortes. Em países mais pobres, houve 5,6 milhões de novos casos e 4,7 milhões de mortes. Estas cifras sofrerão um aumento substancial em conseqüência das deficiências dos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento para responder à pandemia, como qualificou Seffrin. Só este ano as mortes chegarão a 17 milhões de acordo com o informe. Esta perspectiva poderia ser evitada com o aumento da oferta de exames rotineiros para câncer de colo de útero, de mama e de intestino, e de vacinas contra o vírus HPV e da hepatite B.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Alimentos funcionais são nutritivos e também ajudam a perder peso

Nem todos os alimentos saudáveis são indicados para quem quer emagrecer. Caso do abacate, rico em gordura e que pede moderação. Mas, nem tudo são más notícias. Certos legumes, verduras e frutas, além de não engordar, ainda ajudam a emagrecer.
Esse é o caso do agrião. Seu consumo purifica o sangue, além de auxiliar na queima de gorduras acumuladas no organismo. Outro grande aliado das dietas é o aipo, vegetal com enorme capacidade desintoxicante e diurética e baixíssimo valor calórico.
Brócolis e couve também devem ser consumidos com freqüência. Eles contêm substâncias que estimulam as enzimas do fígado, o que também ajuda a eliminar gordura.

Direto da fruteira

Entre as frutas, abacaxi, laranja e limão estão no topo da lista. O abacaxi porque desincha e tem fibras que produzem sensação de saciedade. A laranja pois, entre outras qualidades, tem potássio, que depura e dissolve as gorduras acumuladas. Já o limão faz uma limpeza geral no fígado, permitindo que ele coloque as impurezas para fora. E para quem não sabe qual fruta incluir no café da manhã, fique com o mamão. Além de ser rica em vitamina C, a fruta favorece o processo digestivo.

Comer nozes pode trazer benefícios para o coração, diz estudo

Associação de nozes ou castanhas a uma dieta rica em peixes, vegetais e azeites aumenta a resistência
CHICAGO - Aqui está uma dica saudável que cabe em uma casca de noz: comer um punhado de nozes por dia durante um ano - juntamente com uma dieta mediterrânea rica em frutas, verduras e peixe - pode ajudar a combater diversos fatores de risco para doenças do coração.
Pesquisadores espanhóis descobriram que acrescentar nozes funcionava melhor que aumentar o azeite de oliva na típica dieta mediterrânea. Ambos os regimes cortam os fatores de risco cardíacos, conhecidos como síndrome metabólica, em mais pessoas que uma dieta de baixa caloria....leia mais

Dieta rica em hidratos de carbono benéfica para distúrbio muscular raro

Resultados de um pequeno estudo indicaram que uma dieta rica em hidratos de carbono, em vez de proteínas, melhora a capacidade de praticar exercício físico das pessoas com doença de McArdle.
Dois pequenos estudos anteriores tinham sugerido que uma dieta rica em proteínas poderia ser benéfica para os pacientes com doença de McArdle.
No estudo actual, o Dr. S. T. Andersen e o Dr. John Vissing, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, examinaram comparativamente os efeitos de uma dieta rica em hidratos de carbono e de uma dieta risca em proteínas na tolerância do exercício físico, em sete adultos com doença de McArdle. Os pacientes seguiram aleatoriamente uma das duas dietas durante três dias, tendo-se exercitado numa bicicleta estacionária após a dieta.
Os investigadores descobriram que a performance no exercício físico foi melhor com a dieta rica em hidratos de carbono do que com a dieta rica em proteínas. Por exemplo, o ritmo cardíaco e o esforço percebido foram consistentemente mais baixos, e o consumo máximo de oxigénio foi 25 por cento mais elevado nos pacientes da dieta com hidratos de carbono, em comparação com os da dieta com proteínas.
Este estudo, publicado na ediçao de Dezembro da “Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry”, sugere que os pacientes com doença de McArdle devem ser mantidos numa dieta com um elevado conteúdo de hidratos de carbono para melhorarem a sua capacidade de tolerar o exercício físico.
A doença de McArdle é um distúrbio muscular metabólico. As pessoas que sofrem desta doença são incapazes de produzir uma enzima chamada fosforilase muscular, que é importante na produção da fonte de energia requerida pelos músculos para o exercício físico.
As pessoas com doença de McArdle desenvolvem dores musculares graves e fadiga nos primeiros minutos da prática de exercício físico, frequentemente seguidos por espasmos musculares graves se continuarem a exercitar.
Isabel Marques

sábado, 6 de dezembro de 2008

Elimine quilinhos adquiridos nas festas

(BR Press*) - Uma dieta desintoxicante para eliminar os quilinhos adquiridos nas festas de fim de ano. Quem sugere é o Dr. Wilmar Jorge Accursio, médico endocrinologista, diretor do Centro de Estudos de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento (Sobrae). "Após as festas de fim de ano é comum muitas pessoas adquirirem peso, desde um, dois, até seis, sete, quilos ou mais", justifica.

No entanto, antes mesmo de dar a receita da dieta, ele ressalta que "é sempre bom lembrar que dietas de exceção ou mágicas não funcionam a longo prazo. Devem ser usadas por períodos curtos e por pessoas que não tenham problemas específicos que contra indiquem a dieta (grávidas, idosos, doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, etc.)".

O objetivo será tão somente diminuir o estrago das festas de fim de ano. Para isso, cabe uma dieta de desintoxicação, por 5 ou no máximo 7 dias, que poderá eliminar de um a três quilos. "Trata-se de uma dieta de desintoxicação saudável pode ser a base de frutas e vegetais, associada a pouca proteína de baixa caloria", explica.

Ei-la:

- 1 copo de leite desnatado ou Iogurte dietético, pela manhã;

- 1 file de frango ou de peixe por dia (almoço ou jantar);

- 10 frutas por dia, para comer ou ingerir com sucos, a qualquer hora do dia;

- Vegetais à vontade, crus ou cozidos, bem temperadinhos, a qualquer hora do dia - exceções: batata, mandioca, beterraba;

- Duas barrinhas de cereais por dia;

- Tomar 2 litros de água, chá ou limonada, sem açúcar por dia.

Reeducação alimentar

Após a desintoxicação, deve-se iniciar uma dieta equilibrada pelo tempo necessário para se chegar ao peso correto. Uma boa dieta tem 55% a 60% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% de proteínas. As fibras, grandes aliadas na luta para emagrecer, também devem estar presentes – de 20 a 30 gramas por dia.

"Mas não basta apenas controlar a alimentação: exercícios físicos também são muito importantes para queimar calorias. Entretanto, nessa fase pós-festas, não adianta querer compensar todos os exercícios que não foram realizados no decorrer do ano, em apenas uma ou duas semanas. Além de não funcionar, provavelmente você conseguirá algum tipo de lesão articular ou muscular", alerta o médico.

Para saber qual o exercício físico correto, o ideal é procurar um profissional da área, que indicará o exercício adequado às particularidades individuais, após realizar uma avaliação cardiovascular e exames musculares e ortopédicos.

(*) Com Majmaluf Assessoria de Comunicação.

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.