sábado, 29 de novembro de 2008

Estudo encontra pistas sobre o envelhecimento no vinho

Nicholas Wade

Uma nova percepção sobre os motivos do envelhecimento foi desenvolvida por cientistas que estão tentando compreender como o resveratrol, um ingrediente menor do vinho tinto, propicia melhor saúde e mais longevidade a ratos de laboratório. Eles acreditam que a integridade dos cromossomos é comprometida à medida que as pessoas envelhecem, e que o resveratrol funciona ao ativar uma proteína conhecida como sirtuin, que restaura a saúde cromossômica.

A constatação, publicada quinta-feira na versão online da revista Cell, deriva do trabalho de um grupo de pesquisadores liderado por David Sinclair, da Escola de Medicina de Harvard. O projeto é parte de um crescente esforço dos biólogos para compreender a sirtuin e outros poderosos agentes que controlam os comandos do metabolismo nas células vivas, como por exemplo a maneira pela qual elas controlam gorduras e sua resposta à insulina.

Os pesquisadores estão apenas começando a compreender como esses agentes funcionam e de que maneira se poderia manipulá-los, na esperança de que isso torne possível desenvolver medicamentos que reforcem a resistência a doenças e retardem o envelhecimento.

A Sirtris, uma empresa que Sinclair ajudou a criar, desenvolveu diversos produtos químicos que reproduzem o comportamento do resveratrol e são potencialmente mais adequados para a produção de medicamentos, já que ativam a sirtuin em dosagem muito menor do que a necessária para que o resveratrol o faça.

Este mês, um desses produtos químicos, de acordo com estudo publicado pela Cell Metabolism, se provou capaz de proteger contra a obesidade ratos de laboratório que são alimentados com dietas de alto teor de gordura, e ampliou sua resistência em testes físicos ¿ um efeito semelhante ao do resveratrol.

Ainda que a pesquisa pareça ser um campo bastante promissor, as questões sobre essa proteína ainda não estão nem de longe respondidas. O resveratrol é um agente poderoso, com muitos efeitos diferentes, apenas alguns dos quais são exercidos pela sirtuin.

Assim, medicamentos que ativem a sirtuin podem não ser um tônico tão esplêndido para os seres humanos quanto o resveratrol provou ser para os ratos de laboratório.

A nova constatação se relaciona à manutenção dos cromossomos, as moléculas gigantes de ADN que compõem o genoma. Cada célula tem cerca de dois metros de ADN contidos em seu núcleo, e ele porta as cerca de 20 mil instruções genéticas necessárias à operação do corpo humano.

Cada célula precisa oferecer acesso instantâneo a um punhado desses genes necessários especificamente àquele tipo de célula, mas também bloquear firmemente as ações dos demais genes, para evitar uma situação de caos.

O papel normal da sirtuin é ajudar a amordaçar todos os genes que uma célula precisa manter sob controle. Ela o faz mantendo a cromatina, a substância que envolve o ADN, enrolada de maneira tão apertada que a célula não consegue acesso aos genes subjacentes.

Mas a sirtuin desempenha outro papel crucial, que é deflagrado por emergências como uma interrupção em ambos os feixes de ADN de um cromossomo. Quando um feixe duplo se quebra, a sirtuin acorre ao local rapidamente a fim de ajudar a remendar os dois pedaços do cromossomo que se separaram. Mas nessa operação de salvamento, ela deixa seu posto, e os genes que vinha reprimindo podem voltar a agir, o que causa confusão.

Isso, sugerem Sinclair e seus colegas, pode ser uma causa fundamental no envelhecimento dos ratos de laboratório, e possivelmente dos seres humanos também.

O papel de repressão genética da sirtuin foi descoberto nos anos 80 por biólogos que estavam estudando o fermento, um organismo que costuma ser estudado com freqüência em laboratórios. Sinclair e Leonard Guarente, do Instituto de Tecnologia de Massachussets, descobriu em 1997 que a sirtuin também pode reparar certas formas de dano genômico no fermento, e ao fazê-lo prolonga a vida das células de fermento. Mas essa forma específica de dano não ocorre em células de mamíferos, o que suscita o enigma de por que sirtuin adicional faria bem a elas.

O novo relatório de Sinclair, caso confirmado, resolve esse problema ao demonstrar que a sirtuin manteve seu papel de reparo genético nos organismos mais elevados, mas esse reparo se concentra em um tipo diferente de dano genômico ¿o de interrupção nos feixes de ADN dos cromossomos.

As experiências do grupo ¿demonstram com muita elegância¿ que a sirtuin trabalha de maneira parecida nos mamíferos e no fermento, disse o Dr. Jan Vijg, do Colégio de Medicina Albert Einstein, em comentário publicado na revista ¿Cell¿. A questão agora passa a ser determinar se a sirtuin é um fator que favorece maior longevidade nos mamíferos, ele afirmou em mensagem de e-mail.

Ronald Evans, biólogo do Instituto Salk, disse que o novo relatório era instigante, mas não provava o caso de que o reposicionamento da sirtuin era uma causa direta de envelhecimento. Testes com ratos de laboratório geneticamente alterados para excluir o gene da sirtuin poderiam demonstrar se esses espécimes apresentariam sintomas de envelhecimento prematuro, como a idéia de Sinclair preveria.

Sinclair afirmou que concordava em que a hipótese quanto ao papel da sirtuin no envelhecimento não estava provada. "Tomamos o cuidado de não afirmar de maneira categórica que essa é uma causa do envelhecimento, mas com base em tudo que sabemos, não é uma má hipótese", disse.

Seria interessante testar o envelhecimento em ratos de laboratório desprovidos do gene da sirtuin, como Evans propôs, mas eles morrem cedo demais, disse Sinclair.

O pesquisador vem tomando grandes doses diárias de resveratrol desde que ele e seus colegas descobriram que o produto ativava a sirtuin, cinco anos atrás. ¿Continuo a usar, e me sinto muito bem¿, ele afirma. "Mas é cedo demais para determinar se pareço jovem para a idade que tenho".

Tradução: Paulo Migliacci

Anorexia também pode atingir pessoas do sexo masculino

Tanto anorexia nervosa quanto bulimia tem afetado cada vez mais homens; saiba detectar os primeiros sinais desses transtornos alimentares que comprometem a percepção da forma e do peso.
Engana-se quem pensa que esses problemas - anorexia nervosa e bulimia - atingem apenas as mulheres. Os homens são cada vez mais afetados por essas doenças, que comprometem a percepção da forma e do peso levando as pessoas a passar fome ou a provocar o vômito.

O psiquiatra Arthur Kaufman, coordenador do Projeto de Atendimento ao Obeso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, explica como elas se manifestam e os tratamentos.

Anorexia nervosa
É diagnosticada pela privação da alimentação, pelo medo mórbido de engordar e pela busca incessante de ficar magro, fugindo do padrão estético.

Sintomas: níveis mais baixos de testosterona, o que causa diminuição do apetite e da atividade sexual. Quando estão seriamente abaixo do peso, muitos pacientes também manifestam sintomas depressivos, retraimento social, irritabilidade e insônia.

Como tratar: freqüentemente é necessária a internação, pois a pessoa se encontra fraca e desnutrida e, como ainda se vê gorda, continua sem vontade de comer.

Bulimia
Consiste em comer grandes quantidades de alimentos descontroladamente e provocar o vômito em seguida, além de usar laxantes e diuréticos em excesso por pelo menos duas vezes na semana durante três meses.

Sintomas: há obsessão pelo corpo perfeito, por dietas e exercícios. Também pode provocar dores musculares e cãibras, inflamação na garganta, cáries nos dentes, desidratação, desnutrição, fraqueza, desmaios, vômitos com sangue e rosto inchado por inflamação das glândulas salivares.

Como tratar: psicoterapia, uso de medicação e, em casos mais sérios, internação.

*Com informações da MEN'S HEALTH

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FÉRIAS CHEGANDO: É POSSÍVEL CURTIR 'DOCES' MOMENTOS MESMO COM DIABETES

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Erica D. Firmo
27-Nov-2008

É possível viver bem com diabetes e ter férias muito tranqüilas desde que o controle glicêmico adequado seja seu objetivo principal. Para que suas férias não sejam amargas, alguns cuidados devem ser tomados se você tem diabetes.
Ao dirigir:

Para quem vai curtir as férias em um destino próximo, e vai dirigindo, atenção com a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue). Este fenômeno faz com que o cérebro aja de maneira diferente devido à falta de glicose. Isso pode deixar mais lenta a capacidade de reação do motorista e gerar confusão e desorientação. Portanto, tome cuidado. Esta não é uma boa condição para dirigir.
Antes de assumir o volante, o portador de diabetes deve tomar algumas precauções:...continue lendo

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Salgadinhos também podem ser saudáveis

Pesquisadores desenvolvem opções de snacks sem gordura trans e com maior teor nutritivo. Saiba mais e confira dicas para incentivar seu filho a comer alimentos naturais.

"Mãe, eu quero salgadinho". Você deve ouvir essa frase muitas vezes, mas, preocupada com a alimentação do seu filho, raramente atende ao pedido. Já imaginou essas guloseimas sem gordura trans e com reduzido valor calórico, com o mesmo o sabor que tanto atrai a criançada? Essa é a proposta de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com Vanessa Caprille, responsável pelo projeto, a idéia é produzir snacks (salgadinhos de pacote) mais saudáveis. "Os que existem no mercado apresentam alto teor de gordura e valor calórico, além de baixos índices de proteína e fibra alimentar", diz. Para conseguir o "salgadinho saudável", o primeiro passo...continue lendo

Vale a pena trocar o pãozinho francês pelo pão integral?

Autoria: Da Redação
A maioria das pessoas pensa que seu maior erro alimentar é o consumo do pão. Associam a ele seu ganho de peso e sua dificuldade em emagrecer. Essa crença se originou na década de 70, com a mais famosa das dietas de moda, a Dieta do Dr Atkins.

De acordo com ela, os carboidratos são os principais responsáveis pelas cifras alarmantes de obesidade no mundo. “Atualmente, os carboidratos continuam sendo erroneamente classificados como os responsáveis pelo ganho de peso e substituídos por gorduras nos alimentos industrializados, contribuindo para que as dietas sejam ainda mais calóricas, mesmo sem a presença deles”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional, em São Paulo. “Para aliviar a consciência dessas pessoas, é bom saber que...continuação

Cuidado com "Dietas Milagrosas" nesta época do ano

Com a proximidade do verão aumenta a preocupação com a boa forma e todos querem estar “de bem” com a balança para as festas de final de ano. Porém, as dietas que prometem grande perda de peso em pouco espaço de tempo trazem um grande risco para a saúde das pessoas.

De acordo com a nutricionista do IATAS (Instituto de Acupuntura e Terapias Dr Adilson Seixas), Ana Cristina Miguez Ribeiro, as chamadas “Dietas Milagrosas” apresentam uma carência nutricional que pode comprometer a saúde do paciente. “Nessas dietas que são feitas em cima de determinados tipos de alimentos, como a dieta da sopa ou a de proteínas e gorduras, por exemplo, há uma carência muito grande de nutrientes essenciais para o dia a dia do paciente. Além disso, a substituição...leia mais

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Malhação aquática: novas opções

Malhação aquática: Hidrobol, Deep Running e Hidro Kickboxe são novas modalidades de treinamento

Além do bem-estar que o contato com a água proporciona, é possível conseguir bons resultados tanto em definição muscular como em condicionamento físico em exercícios praticados dentro da água. Muito mais do que a tradicional natação e a hidroginástica, academias vêm inserindo um quadro de novas atividades para espantar o calor e manter a forma.

Nas aulas de Hidro Local, por exemplo, trabalha-se grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras, aquatubes e outros equipamentos que flutuam e são próprios para atividades na água. A modalidade Deep Running exige que o aluno vista um colete de flutuação e corra. Como o impacto com o solo é zero, o trabalho cardiovascular aumenta em 30%.

Outro tipo de corrida é o Water Running, com variações de deslocamento em todas as direções usando braços e pernas, sem colete. Para os adeptos de socos e pontapés, a dica é o Hidro Kickboxe. Outra alternativa é o Hidro Sport, que consiste em movimentos de saque, cortadas, manchete, como se estivesse jogando vôlei, tênis, futebol ou basquete, sem bola.

A bola, por sua vez, está presente nas aulas de Hidrobol. Ao mesmo tempo em que se brinca com o objeto de borracha nas mãos, é possível desenvolver coordenação motora, equilíbrio e agilidade, além de melhorar a resistência cardiorrespiratória e neuromuscular.

Equipe Bem Star

André Valente garante empenho do governo nas ações contra a dengue


Marataízes
Alemtemporeal
A Secretaria de Estado da Saúde apresentou, nesta segunda-feira, durante reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a situação dos municípios alagoanos em relação à dengue. O secretário André Valente, os representantes do Conselho de ...
Lula sugere brigadas nos bairros contra dengue O Globo
Municípios mineiros devem ficar em alerta contra a dengue Barbacena On Line
Último Segundo - Gazeta OnLine - Diário de Cuiabá - A Tarde On Line
todos os 268 relacionados »

Capital News
Hemoam comemora Dia Nacional do Doador de Sangue
Portal Amazônia
MANAUS - A Fundação Hemoam, banco de sangue público do Amazonas, comemora nesta terça-feira (25), o “Dia Nacional do Doador de Sangue” e convoca os doadores fidelizados e novos voluntários para aumentar o estoque. Haverá programação destinada ao doador ...
Hemonúcleo convida população a doar sangue Umuarama Ilustrado
Hemocentro faz aniversário e lança campanha Goiás Agora
A Notícia - Jornal da Manhã - Uberaba - Paraiba.com.br - Jornal Cidade - Rio Claro
todos os 55 relacionados »
Luta contra Aids ganha show beneficente
Goiás Agora
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, o Hospital de Doenças Tropicais da Secretaria da Saúde realiza show beneficente com a dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho. Os comediantes doaram os cachês do show para a campanha Transmissão Vertical ...
Itanhaém promove caminhada no Dia Mundial da Luta Contra a Aids A Tribuna - Santos
3ª idade é alvo de campanha contra Aids Central Gazeta de Notícias
Portal Nacional de Seguros - ComuniWEB
todos os 5 relacionados »
Começa Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama
Estadão
RIO - Na abertura da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ricardo Chaves, criticou a subutilização dos mamógrafos na rede pública de saúde. A mamografia é o principal exame utilizado na ...
FALTA PREVENÇÃO Diário do Nordeste (Assinatura)
Câncer de mama: prevenção é o foco da nova campanha da Sociedade ... O Globo
todos os 5 relacionados »

Jornal Stylo
Faltam médicos em 69 cidades
Diário da Manhã - Goiânia
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremego) a falta de médicos é situação crítica em Goiás. A autarquia informa que há ausência de médicos em 69 municípios do Estado. O número confronta com conclusão de um estudo ...
Piauí tem 54 cidades sem médicos, diz OMS. Veja lista com as cidades TV Canal 13
Levantamento nacional aponta uma cidade de MS sem médico Ponta Porã News
todos os 30 relacionados »
Fiocruz: saúde para Mato Grosso do Sul
O Progresso - Dourados
Criada em 25 de maio de 1900 com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira, a Fundação Osvaldo Cruz é hoje a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Ao longo destes mais de 108 anos, ...
André Puccinelli entrega prêmios a técnicos campeões Midiamax
MS terá novo teste para detectar dengue com mais rapidez Amambaí News
todos os 4 relacionados »
Unioeste oferece curso de especialização na área da Saúde
Central Gazeta de Notícias
Um curso de especialização gratuito em Saúde Pública está sendo oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel. As inscrições começaram em 17 de novembro e prosseguem até 17 de dezembro deste ano. ...
Unioeste divulga gabarito provisório do Vestibular 2009 Jornal do Estado
Vestibular da Unioeste registra prova tranqüila; 4% dos candidatos ... Gazeta do Povo
Central Gazeta de Notícias - Central Gazeta de Notícias
todos os 7 relacionados »

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Alimentação Balanceada

Devagar se vai longe...
Nos dias atuais, comer muito rápido nos parece normal devido à correria do dia-a-dia. Mas quem deseja emagrecer deveria mudar esse comportamento!
Quem come rápido saboreia menos o alimento, como conseqüência come mais, o que leva ao acúmulo das gordurinhas e isso se torna um hábito.
Mastigar devagar, em média 30 vezes cada bocada, levando à boca pequenas porções, descansando os talheres enquanto mastiga, permite que o alimento entre em contato com as papilas gustativas, além de proporcionar mais saciedade deixando a digestão mais fácil, evitando dores, mal estar e azia.
Fazer da refeição um momento especial! Evite fazer as refeições em conjunto com outras atividades como: ler, assistir TV, conversar ao telefone, etc. Dessa forma você não se concentra no ato de se alimentar, perde a noção de quantidade não saboreia o alimento e dependendo do seu estado emocional, o fará mastigar mais rápido e comer mais.
Evite ficar mais do que três a quatro horas sem se alimentar pois os níveis de glicemia (glicose sangüínea) diminuem, estimulando a fome. Por isso é importante adotarmos uma alimentação equilibrada e fracionada a fim de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita evitando episódios de compulsão.
Lembre-se: a pressa é inimiga da saciedade. Isso sim pode ajudar a engordar!

Intestino livre, leve e solto

Todo mundo já sabe, ouviu dizer pelo menos alguma vez que é preciso incluir fibras na alimentação, isso porque elas ajudam no bom funcionamento intestinal e trazem vários benefícios à saúde do organismo.
Mas porque é tão importante que nosso intestino funcione bem? Você pode ainda não saber, mas ele tem várias funções que vão além de absorver nutrientes e a eliminação das fezes.
São dois os tipos de fibras: A solúvel, que absorve água e forma um gel que permanece mais tempo no estômago, isso contribuir para redução da fome. E a insolúvel, absorve água e agentes tóxicos, previne contra constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.
Quando o intestino não funciona bem isso se reflete em dores abdominais, formação de gases, flatulência, distensão abdominal, tudo isso contribui para uma barriguinha mais saliente.
Além disso, as fezes paradas no intestino podem levar o corpo a absorver um maior número de toxinas e resíduos, aqueles que deveriam ser eliminados são liberados novamente ao organismo e favorecem o aparecimento de espinhas, celulite, alergias de pele, etc...
No intestino é produzida boa parte da serotonina que nosso corpo precisa. Esse hormônio é importante porque regula o humor, ele nos deixa menos ou mais felizes, podendo até influenciar nos distúrbios depressivos.
Ele ainda serve como barreira com o exterior, hospeda a flora microbiana que exerce várias funções importantes: digere parte da celulose, ajuda na absorção de algumas vitaminas e combate microorganismos causadores de doenças.
Não menos importante é sua função protetora, o sistema imunológico do intestino é o mais importante do organismo.
Mas para que o intestino funcione bem e cumpra todas as suas funções, depende de uma mucosa íntegra e saudável.

O que é um bom funcionamento intestinal?

A freqüência do funcionamento intestinal não é igual para todos. Algumas pessoas vão ao banheiro todos os dias, enquanto outra, só a cada dois dias, então o que vai caracterizar o mau funcionamento intestinal ou a prisão de ventre é o aspecto das fezes, que nesse caso ficam mais endurecidas, e a dificuldade de eliminá-las.
É importante ficar atenta a qualquer mudança no hábito intestinal, se o intervalo entre as evacuações aumentar e não voltar ao normal é hora de procurar um médico, e só recorrer ao uso de laxantes quando indicado por esse profissional.

O que causa o mal funcionamento do intestino?

Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes, fibras e água, além do estresse físico e emocional, o sedentarismo podem provocar ou agravar problemas intestinais.
Por isso a inclusão de fibras na alimentação é tão importante, mas deve estar aliada a um consumo de água adequado e a prática de atividade física. Juntos, esses hábitos garantem um funcionamento 100% do seu intestino.

O poderoso COLÁGENO

Uma das grandes preocupações, principalmente das mulheres a partir dos 30 anos, é a diminuição da produção do colágeno pelo organismo. Pesquisas mostram que a partir dessa idade, o organismo começa a diminuir a produção dessa molécula. Aos 50 anos, o corpo só produz, em média, 35% do colágeno necessário. Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento.
Toda proteína é formada por uma cadeia de aminoácidos combinados entre si. Existem, ao todo, 28 tipos de aminoácidos, sendo que nove deles são classificados como essenciais, pois não são produzidos pelo organismo e, portanto, são provenientes da dieta alimentar. O organismo saudável necessita...Continuação

Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade

O consumo regular de grãos integrais reduz de 20% a 40% as chances de desenvolver o diabetes tipo 2, que tem causas relacionadas à má alimentação e à obesidade --e que, nos últimos anos, vem se tornando uma epidemia global. Os grãos contêm fibras e magnésio, e seu consumo ajuda a controlar a glicemia de diabéticos tipo 2, inclusive permitindo a redução da quantidade de medicamentos necessários ao tratamento.

As informações são do livro "A Dieta Milagrosa dos Grãos", da Publifolha. O volume oferece um programa alimentar baseado em grãos integrais que ajuda a emagrecer e traz benefícios à saúde comprovados cientificamente como redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de doenças como o diabetes....leia matéria completa

Semana de combate a focos do mosquito da dengue começa nesta segunda


Marataízes

Gazeta OnLine
Começa nesta segunda-feira e se estende até o próximo domingo (30) a Semana Estadual de Eliminação de Focos do Aedes aegypti, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A proposta é que o Estado e municípios atuem juntos para realizarem uma ...
Faltam médicos em 455 cidades brasileiras UAI
População é combatente indispensável na guerra contra a dengue Fax Aju
Agência Brasil - Alemtemporeal - O Globo - A Tarde On Line
todos os 261 relacionados »


Profissionais de saúde terão curso para identificar maus tratos em ...
24Horas News
Um olhar mais cuidadoso com crianças e adolescentes vítimas de violência. Com esse objetivo, profissionais da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), passarão pelo Curso de Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos, ...
Profissionais vão identificar maus-tratos Diário de Cuiabá
todos os 2 relacionados »


Consumo excessivo preocupa
Correio da Manhã
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) está a investigar o consumo excessivo de dois medicamentos campeões de vendas em Portugal. O regulador alerta para os riscos que corre quem toma estes fármacos sem justificação clínica ...
Medicamentos: Infarmed investiga dois campeões de vendas LUSA
Mais de 1700 reacções adversas a medicamentos comunicadas este ano Público.pt
Destak - Ciberjunta - LUSA
todos os 25 relacionados »


Piauí tem 54 cidades sem médicos, diz OMS. Veja lista com as cidades
TV Canal 13
O Brasil tem 455 municípios sem médicos, de um total de mais de 5.560 cidades no país. O problema é mais acentuado em regiões distantes dos maiores centros urbanos, como no Nordeste, que lidera a lista de cidades sem médicos, com 117, 25,7% do total do ...



domingo, 23 de novembro de 2008

Nozes e amêndoas ajudam a diminuir gordura abdominal

Frutas oleaginosas, como nozes, avelãs e amêndoas, ajudam a controlar a síndrome metabólica --associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados à gordura abdominal e à resistência à insulina --com mais eficiência do que uma dieta de baixo teor de gordura e do que o azeite de oliva. Foi o que constatou um estudo espanhol publicado no "Archives of Internal Medicine", realizado com 1.224 participantes -61,4% tinham três ou mais fatores da síndrome.
Durante um ano, os voluntários consumiram uma dieta mediterrânea suplementada com 30 g diárias de oleaginosas, a mesma dieta adicionada de um litro semanal de azeite ou uma dieta pobre em gorduras vegetais e animais, todas sem restrição calórica.
Entre os que usaram as frutas, a redução na prevalência dos fatores da síndrome metabólica foi de 13,7% --contra 6,7% de redução entre os que consumiram azeite e de somente 2% entre os que mantiveram dieta pobre em gordura. "Esse artigo gera uma hipótese interessante, mostra que reduzir gorduras pode não ser a melhor estratégia nesse caso", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
Uma das hipóteses para o baixo desempenho da dieta pobre em gordura é a compensação em carboidratos, que, em excesso, aumentam o nível de triglicérides, um dos fatores da síndrome metabólica. "A diminuição da gordura abdominal no grupo que consumiu as nozes é plausível, pois estão associadas ao aumento da saciedade e menor adiposidade. O efeito antiinflamatório dessa dieta pode estar ligado à redistribuição de gordura. Quando se substituem carboidratos de alto teor glicêmico pelas gorduras insaturadas do azeite e das nozes, os níveis de triglicérides caem e os de HDL sobem", disse à Folha Jordi Salas, professor de nutrição da Universidade de Rovira e Virgili (Espanha) e líder da pesquisa.
Azeite

Já o melhor resultado das frutas secas sobre o azeite pode ser explicado por inúmeros fatores. "As nozes poderiam ter efeito na síndrome metabólica por múltiplos mecanismos: são ricas em substâncias com propriedades antiinflamatórias (magnésio, fibra, arginina) e antioxidantes, que trariam efeitos benéficos", disse Salas.
A presença de triptofano nesses alimentos também pode ajudar. As nozes são ricas nesse substrato usado para fabricar serotonina, que ajuda na sensação de saciedade. O consumo das frutas, então, ajudaria na menor ingestão de outros alimentos. "Uma vantagem das oleaginosas é a riqueza em gordura monoinsaturada. Essas frutas têm bastante fibra, que diminui absorção de colesterol", acrescenta o cardiologista Heno Lopes, coordenador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo.
Para tirar proveito dos efeitos benéficos do azeite, a endocrinologista Cláudia Cozer aconselha o consumo de duas colheres de chá por refeição. "Se a dieta mediterrânea for seguida à risca, é possível usar à vontade nas principais refeições", acrescenta.

Dieta mediterrânea

Apesar dos diversos estudos que apontam a dieta mediterrânea --rica em vegetais, cereais integrais e gorduras insaturadas e pobre em laticínios, carne vermelha e doces-- como protetora do sistema cardiovascular, para a realidade do brasileiro ela não basta, argumenta Heno Lopes. "Para a síndrome metabólica, que virou até um modismo, o estresse contribui bastante, não basta comer bem. É o estilo de vida, é esse conjunto que é mais importante".
A atividade física é parte essencial nesse tipo de dieta e está na base da pirâmide alimentar.
Outro problema é misturar dietas, alega Cláudia Cozer. "Alguns alimentos da dieta mediterrânea são calóricos e podem engordar se consumidos em outras dietas." Quando se segue a dieta mediterrânea, é possível consumir até três porções de frutas oleaginosas (o equivalente a uma xícara e meia de chá por dia). Em uma dieta convencional, a indicação é de meia xícara diária.
Fonte: Folha Online

Combate ao câncer infantil


É importante que se tenha em mente que tanto quanto o tratamento, deve se dar atenção especial aos aspectos sociais da doença


O dia 23 de novembro marca no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A data, instituida por meio de lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi criada para estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates com vistas a ampliar a divulgação dos avanços científicos no combate à doença e oferecer apoio as crianças com câncer e seus familiares. Anualmente o câncer no Brasil atinge entre 12 e 13 mil crianças.

Os números são considerados alarmantes em vista da grande possibilidade de cura da doença se diagnosticada precocemente. O que pouco se sabe também é que cerca de 60% dos casos são passíveis de cura por serem mais sensíveis aos tratamentos. Como isso não vem acontecendo, o câncer infantil representa hoje no País a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade, já que nem metade das vítimas com câncer chega aos centros multidisciplinares de tratamento da doença.

Não há dúvida de que a falta de informação tem contribuido muito para esse quadro. Mesmo porque, os cânceres nessa faixa etária podem vir a ser confundidos com outras doenças menos graves. O aparecimento de gânglios pode vir a ser um linfoma ou leucemia. A barriga volumosa, por sua vez, pode indicar um tumor no rim. A demora no diagnóstico faz aumentar a intensidade do tratamento e abre a possibilidade de seqüelas como amputações, perda da qualidade de vida e até o óbito.

Concretizado o diagnóstico positivo, todavia, é importante que se tenha em mente que tanto quanto o tratamento, deve se dar atenção especial aos aspectos sociais da doença. Nesse sentido, merece ser louvado o trabalho que diversos voluntários espalhados pelo País dedicam a causa em favor dos pacientes e familiares de crianças acometidas de câncer. É esse suporte psicossocial que muitas vezes salva vidas e assegura a força necessária às famílias e pessoas próximas das pequenas vítimas da doença.

Como muitas das famílias que enfrentam o problema são de origem humilde e tem que arcar com o tratamento se valendo de parcos recursos, o suporte pode ir muito além da questão social, incluindo ajuda através de doações as mais variadas. Cabe ainda por parte do corpo clínico que presta os atendimentos a esse público uma atenção especial. Felizmente, não tem faltado pessoas com espírito generoso no trato da questão. São essas mesmas pessoas que admitem serem recompensadas pelo trabalho realizado. Não no sentido material. Mas na maneira de encarar a vida após lidarem com esse tipo de problema.

Depoimentos de voluntários e profissionais de saúde que atuam com crianças com câncer, em geral, reconhecem que seus conceitos mudam. Aprendem com eles que a luta pela vida é superar obstáculos. É amadurecer.
É encarar a vida como se cada momento fosse único.

sábado, 22 de novembro de 2008

Emagrecer de forma saudável depende de aspectos psicológicos


O primeiro passo para o emagrecimento saudável está relacionado à mudança de pensamento.

Redação Bem Paraná

A busca alucinada pelo padrão estético “ideal“ faz com que muitas pessoas cometam excessos e comprometam a própria saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é país onde mais se consome remédios para emagrecer. Baseada em dados, recentes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a OMS comprovou que até julho deste ano, somente nas farmácias de manipulação brasileiras, foram comercializadas 170 milhões de cápsulas de remédios para emagrecer....continuação

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O tratamento da dor neuropática

Sistema nervoso central: O tratamento da dor neuropática varia de acordo com a doença e com o estado em que ela se encontra

Apesar de misteriosa, a dor neuropática atinge uma ou mais partes do corpo e é associada a doenças que afetam o Sistema Nervoso Central, ou seja, os nervos periféricos, a medula espinal ou o cérebro.

A sensação dolorosa pode se manifestar de diversas maneiras, mas geralmente se assemelha a dor típica de queimaduras ou de um choque elétrico.

A sensação de desconforto pode, no entanto, ser conseqüência de algumas doenças degenerativas como o alcoolismo, o diabetes ou traumatismos.

Por vezes, as dores confundem não só o doente como também o médico, o que faz com que haja dificuldade em encontrar um profissional que faça o diagnóstico e o tratamento corretos.

O tratamento da dor neuropática varia de acordo com a doença e com o estado em que ela se encontra. O foco, porém, é atingir o nervo lesionado ou a doença causadora das dores. Anticonvulsivos, anestésicos e antidepressivos são muito usados pelos médicos.

E, apesar de provocarem em muitos casos, sonolência, tonturas, sensação de cabeça vazia, boca seca, provocam efeito duas ou três semanas após o início. O médico deve manter o acompanhamento constante para controlar dosagens e período de tratamento.

Equipe Bem Star

Alérgicos em atividade

Alérgicos em atividade: Algumas dicas para evitar crises na hora dos movimentos

Pessoas que praticam esportes recreativos ou mesmo atletas profissionais podem apresentar manifestações clínicas durante os exercícios.

Espirros em salva, coriza, prurido e obstrução nasal são sintomas, por exemplo, de quem sofre de rinite. No entanto, as alergias respiratórias quando adequadamente tratadas não impedem a prática de esportes. Pelo contrário, são casos em que as atividades devem ser estimuladas.

Estima-se que 40% das crianças com rinite alérgica apresentem broncoespasmo causado pelo exercício. A obstrução nasal é uma realidade importante. Durante a atividade física é possível que aumente a exposição de substâncias alergizantes, em função da maior quantidade de ar respirado durante os movimentos.

Para evitar a crise, a dica é utilizar sempre a respiração nasal para que o ar chegue condicionado aos pulmões; evitar ambientes muito quentes ou muito frios, poluídos, com odores fortes, mofos; manter o corpo hidratado e usar as roupas adequadas. Os esportes mais recomendáveis para os alérgicos são os aeróbicos.

Equipe Bem Star

Entenda como funcionam as dietas milagrosas

Por Bruna Iasi

Dieta da lua, dieta da proteína, dieta da sopa, existem diversas dietas conhecidas como dietas milagrosas. Numa banca de jornal, vejo revistas espalhadas com dietas milagrosas na capa (“emagreça 10 kg em uma semana com a dieta do quiabo!”) e ao entrar na livraria não é muito diferente, devido à gama de livros sobre o assunto no mercado. A oferta dos milagres de emagrecimento, associado ao ritmo de vida da maioria das pessoas, leva grande parte da população a seguir estas dietas milagrosas e posteriormente sofrer o famoso efeito sanfona....CONTINUAÇÃO

A mania dos orgânicos

Os alimentos sem agrotóxicos viram moda ao vender a idéia de que são mais saudáveis
Rosana Zakabi
Fabiano Accorsi
A refeição orgânica: nem o preço mais elevado assusta os consumidores


Modismos alimentares que prometem mais saúde costumam entrar e sair de moda no ritmo das estações do ano. A carne vermelha, a margarina e o chocolate são apenas três exemplos de alimentos que se alternam entre os papéis de herói e de vilão nos cardápios. O atual fenômeno no campo das dietas saudáveis...leia matéria completa

Veneno disfarçado de alimento

Por Giuliana Reginatto
São Paulo, 20 (AE) -

Atualizado em 21 de novembro
Comer frutas, legumes e verduras. O mantra da alimentação natural, protegido pela fama de saudável, pode esconder inimigos mais perigosos que calorias em excesso. A dupla alface com tomate, por exemplo, é inofensiva ao regime mas está entre os alimentos com o maior risco de exposição a agrotóxicos - o mesmo vale para o morango, outro queridinho das dietas.

"De acordo com os resultados da Anvisa para 2007, o percentual de amostras insatisfatórias entre as alfaces foi de 40%, índice que chega a 44,7% entre os tomates. Nos dois...leia matéria completa

Maceió apresenta situação de alerta em relação à dengue


Marataízes
Primeira Edição
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, revelou que no estado de Alagoas a capital (Maceió) apresentou situação de alerta (1%) contra a dengue. ...
Infestação pelo mosquito da dengue põe 14 capitais em alerta O Estado de São Paulo
Infestação de Aedes é baixa em Bauru Jornal da Cidade - Baurú
A Tarde On Line - JB Online - Diário do Nordeste (Assinatura) - Jornal Cidade - Rio Claro
todos os 195 relacionados »

Amanhã é dia de prevenção ao câncer de mama na Capital
Capital News
No próximo sábado (22.09), das 13 horas às 17 horas, nas unidades de saúde do bairro Santa Carmélia, Universitário, Coronel Antonino e do Aero Rancho, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) ea Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Mato ...
Mutirão vai realizar exame clínico e auto exame das mamas Pantanal News
Semana de Incentivo à Saúde Mamária acontece de 24 a 30 de novembro Fax Aju
Ponta Porã News
todos os 5 relacionados »
Secretaria da Saúde quer aumentar índice de vacinação contra rubéola
Bem Parana
Com o objetivo de definir estratégias para aumentar o índice de vacinação contra a rubéola e alcançar 95% de cobertura vacinal, o secretário de Saúde, Gilberto Martin, e técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde reuniram-se nesta quinta-feira ...
Saúde intensifica campanha de vacinação contra rubéola Goiás Agora
Itatiba continua vacinando população Portal Novidade
Correio de Noticias
todos os 4 relacionados »

CQCS
Plano Odontológico: Segmento avança sem temer crise
CQCS
Na contramão da crise econômica, o segmento odontológico ainda encontra terreno fértil para expansão e cresce a uma velocidade quatro vezes maior que a dos planos de saúde. Com preços acessíveis - ticket médio R$ 12 -, o benefício já é o 3º mais ...
Subcomissão da Saúde debate portabilidade dos planos de saúde Agência Senado
Plano de saúde deve ser fiscalizado com normas rígidas Portal Nacional de Seguros
CQCS
todos os 7 relacionados »
Farmácia Popular chega a 500 unidades em 4 anos
Farol Comunitário
Programa faz quatro anos e atende a 88 milhões de brasileiros. Em cinco mil drogarias da rede privada, governo arca com 90% do valor de alguns medicamentos Ao completar quatro anos de implantação, o Programa Farmácia Popular do Brasil – do Ministério ...
No Pará, Farmácia Popular inaugura a 500ª unidade do programa Último Segundo
todos os 4 relacionados »
REPRESENTAÇÃO DE GASTOS DE SE COM SAÚDE
Fax Aju
A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe – CUT-SE, em audiência no Ministério Público Estadual realizada nesta quarta feira (19), encaminhou representação sobre os gastos do estado com a saúde. A audiência com o Promotor da Curadoria dos Direitos ...
MPE apura denúncias na Secretaria da Saúde Correio de Sergipe
todos os 5 relacionados »

Campanha alerta sobre câncer de pulmão
Agência Brasil
Brasília - A Associação Brasileira do Câncer (ABCâncer) realiza hoje (21), até as 15h, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, uma campanha contra o câncer de pulmão, tipo da doença que atinge maior número de pessoas no mundo. ...
Capitais sediam ações de prevenção ao câncer de pulmão Portal Canção Nova
Campanha aborda câncer de pulmão clicabrasilia.com.br
Agência Brasil
todos os 11 relacionados »


O Girassol
Campanha fará preventivos de diversos tipos de câncer
Umuarama Ilustrado
Os interessados em prevenir diversos tipos de câncer podem comparecer amanhã, 22, à Casa de Apoio Vita Vitória. Das 8h às 12 horas serão oferecidos gratuitamente exames preventivos de câncer de pele, próstata, mama, boca e colo de útero. ...
Campanha contra o câncer começa hoje Goiás Agora
Shopping promove Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer Diário da Manhã - Goiânia
Jornal da Cidade - Baurú - O Girassol
todos os 7 relacionados »
Estabilidade é garantida mesmo sem comunicação de gravidez, diz TST
Última Instância
A 5ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) manteve decisão que reconheceu o direito à estabilidade provisória de uma empregada que foi demitida antes de comunicar à empresa que estava grávida. O tribunal entendeu que a garantia não está ...
20/11/2008 - Pleno do TST confirma norma da CLT que garante ... FISCOSoft
todos os 5 relacionados »

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Identificado o mais antigo registro genético de uma família no mundo

A ossada da família encontrada pelos pesquisadores - Reuters

RIO - Cientistas encontraram túmulos de 4.600 anos de idade na Alemanha, identificando o mais antigo registro genético de uma família no mundo. Em relato publicado na revista científica PNAS, os pesquisadores disseram que os ossos quebrados dessas pessoas da Idade da Pedra mostram que elas foram mortas violentamente.

Através de uma análise de DNA, os pesquisadores identificaram quatro corpos como sendo uma mãe, um pai e seus dois filhos, de 8 ou 9 anos e 4 ou 5 anos.

A descoberta corresponde ao mais antigo registro genético molecular já identificado de uma família no mundo.

- Estamos certos mesmo, com base em evidências biológicas, não estamos supondo ou assumindo - disse Wolfgang Haak, do Centro Australiano para DNA Antigo, em Adelaide, que conduziu as análises de DNA.

O filho e a filha foram enterrados abraçados a seus pais. Ao todo, foram necontrados quatro jazigos que continham 13 corpos - oito de crianças de entre seis meses a 9 anos de idade, e cinco adultos de entre 25 a 60 anos.

" Eles tinham grandes buracos na cabeça, dedos e punhos quebrados "

- Ao estabelecer um vínculo genético entre dois adultos e duas crianças enterrados juntos em um mesmo túmulo, demonstramos a presença de uma unidade familiar clássica em um contexto pré-histórico na Europa central - explicou o arqueólogo Wolfgang Haak da Universidade de Adelaida, principal autor do estudo.

Em duas covas, o DNA estava bem preservado, o que permitiu comparações entre os códigos genéticos de seus ocupantes.

- Até onde sabemos, esta é a mais antiga amostra genética molecular de uma célula familiar - disse.

pesquisador afirmou ter ficado "tocado" na primeira vez que viu os corpos.

- Você sente um tipo de simpatia por eles, é uma coisa humana, alguém realmente deve ter tido cuidado com eles - diz o especialista.

- Normalmente deve-se ser cuidadoso em pesquisas arqueológicas para não permitir que os sentimentos nos deixe fazer julgamentos com base nas idéias modernas. Não sabemos o quão dura a vida deles era e se havia algum espaço para o amor.

Segundo os pesquisadores, o aspecto mais "apavorante" da descoberta foi identificar a causa da morte.

- Com certeza eles foram assassinados - diz Alistair Pike, da Universidade de Bristol. - Eles tinham grandes buracos na cabeça, dedos e punhos quebrados.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Governo assina parceria do SUS com hospitais filantrópicos



Marataízes
O ministro José Gomes Temporão (Saúde) assinou convênio nesta segunda-feira com cinco hospitais filantrópicos de São Paulo e um de Porto Alegre para ajustar projetos de parceria das instituições com o SUS (Sistema Único de Saúde). ...
Lula participa de assinatura de convênios com hospitais particulares O Globo
Seis hospitais assinam termo para melhorar serviços do SUS Pernambuco.com
G1.com.br - Estadão - JB Online
todos os 25 relacionados »

Itu.com.br
Resistência ao exame de toque agravam cenário do câncer de próstata
JB Online
BRASÍLIA - No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata – lembrado nesta segunda-feira – a desinformação ea resistência dos homens ao exame de toque retal agravam o cenário da doença no Brasil e no mundo. O alerta é da Sociedade Brasileira de ...
Advogado conta como descobriu que tinha câncer de próstata G1.com.br
Médicos criticam orientação do Inca para câncer de próstata iParaiba
O Dia Online - A Tarde On Line - Portal Nacional de Seguros - Rondo Notícias
todos os 37 relacionados »

Jornal A Cidade
RP faz arrastão contra dengue
Jornal A Cidade
Agentes do Controle de Vetores de Ribeirão começaram ontem uma varredura em vários bairros da cidade contra o mosquito da dengue. A ação faz parte da Semana Estadual de Combate à Dengue, que em Ribeirão será estendida até o dia 29 deste mês. ...
Começa nesta terça-feira a Semana Estadual de Combate à Dengue VNews
Orientação ajuda a evitar casos de dengue Umuarama Ilustrado
A Tribuna - Santos - EPTV - Diário da Manhã - Goiânia - Prefeitura de Mogi das Cruzes
todos os 13 relacionados »

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Semusa extende o Dia do Combate ao Diabetes
Diário da Amazônia
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizará amanhã várias atividades na Capital, como extensão do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, fixado em 14 de novembro, cujo tema este ano é “Acenda uma luz pelo Diabetes – Diabetes em Crianças e ...
Brasil - Diabetes afeta 246 milhões de pessoas Gazeta de Ribeirão
Atividades na praça marcam Dia Mundial do Diabetes Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Alagoas 24 Horas - Alemtemporeal - 180graus - Midiamax
todos os 45 relacionados »
Saúde presta contas em audiência pública
Central Gazeta de Notícias
A Secretaria de Saúde de Cascavel realiza desde ás 16 horas de hoje (17) audiência pública de prestação de contas referente aos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Ao contrário das prestações anteriores, em que poucas pessoas acompanhavam, ...
Servidores municipais da área de saúde são capacitados em VG O Documento
Secretaria de Saúde de São Paulo abre inscrições para 284 vagas Correio Braziliense
Alemtemporeal
todos os 4 relacionados »

Arroz integral é opção mais saudável de alimentação

Na versão integral o grão tem maior quantidade de fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome.
O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco, e possui maior valor nutricional.
O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim a película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.
"Eu indico o arroz integral na maioria das dietas pelo fato de ter uma maior concentração de nutrientes. A película tem maior quantidade de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. Além disso, contém grande quantidade de Vitamina B1 que é praticamente ausente no arroz branco", explica o médico nutrólogo Maximo Asinelli.
O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água ingerida. Porém, é importante ressaltar que a quantidade da porção do arroz integral deve ser a mesma. Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor.
Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.