sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lipoaspiração: um alerta

Embora possa retirar de 5 a 10% da gordura total do corpo, a cirurgia estética não deve ser vista como uma medida terapêutica de emagrecimento.
De acordo com o cirurgião-plástico Helio Caprio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Ordem Médicos Italiana, a lipoaspiração, embora possa retirar de cinco a dez por cento da gordura total do corpo, não deve ser vista como uma medida terapêutica de emagrecimento. Preocupado com a grande demanda de pacientes que o procuram para “dar uma secada”, o médico explica que os benefícios da cirurgia estética para a saúde podem vir sim, indiretamente, mas que isso vai depender de cada paciente. “Após a retirada de gordura, o número de células adiposas diminui drasticamente, mas a lipo não altera o processo metabólico do organismo. O que ocorre é que o paciente recém-operado, por estar mais em forma, fica mais à vontade de se expor em academias e ao ar livre para a prática de exercícios físicos, e se engaja com mais estímulo em programas de reeducação alimentar. Mas ele deve ter consciência de que, se não mudar esses hábitos, ele vai voltar a ganhar peso”, afirma.
Segundo o médico, duas situações justificam a necessidade de uma lipoaspiração. A primeira seria relacionada ao índice de massa corporal, resultado do peso da pessoa dividido por sua altura, elevado ao quadrado, e que deve ser inferior a 30. "Quando o índice passa dos 40, estamos frente a um obeso mórbido. Reverter este quadro é essencial para que o indivíduo permaneça saudável", explica. A segunda tem a ver com a circunferência da cintura dos indivíduos, que deve ser menor que 102 centímetros em homens, e que 88 centímetros em mulheres. "Pesquisas científicas mostram que a gordura visceral intra abdominal em pessoas com circunferência abdominal aumentada é uma grande vilã, aumentando a chance do aparecimento de cardiopatias”, diz.
Apesar de raras, o médico lembra ainda que, como todo procedimento cirúrgico, a lipo pode provocar algumas intercorrências, que vão desde hematomas, seromas e má cicatrização a complicações mais sérias. Para se proteger, todo paciente deve procurar um médico especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, se submeter a uma avaliação pré-operatória completa, e obter informações sobre as condições do hospital onde será operado. "Segundo o Conselho Federal de Medicina, a lipoaspiração só deve ser realizada em centro cirúrgico e por um cirurgião-plástico especialista", alerta.
Por Daniele Monte

O perigo dos remédios para emagrecer

Conheça alguns mitos e verdades sobre a utilização de rémedios para emagrecer .

Com o período do fim do ano e início de 2009, muitas pessoas recorrem às dietas, remédios e exercícios para conseguir entrar em boa forma. De acordo com o presidente da Federação Latinoamericana para o Estudo da Obesidade e professor associado da Puc-RJ, Dr. Walmir Coutinho, a melhor maneira de perder peso de forma saudável é com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, os remédios para emagrecer podem ser utilizados apenas em alguns casos, mas sempre com indicação de um profissional.

O Dr. Coutinho explana o que se deve saber para utilizar remédios para emagrecer
- Qualquer pessoa pode tomar remédios para emagrecer?

Não são todos os casos que precisam de medicamento. Só o médico é apto a constatar se o paciente deve ou não recorrer ao uso de medicamentos, portanto, o ideal é que se procure um bom profissional. Recomendamos sempre associar o tratamento a uma dieta equilibrada e atividade física.

- Os remédios podem causar dependência?

Apenas os inibidores do apetite, como o femproporex, dietilpropiona e mazindol podem causar dependência.
- Por quê fazer dieta quando se está tomando remédio para emagrecer?

Mesmo com o uso de medicamentos, a meta principal do tratamento deve ser a mudança dos hábitos com uma melhor alimentação e a prática regular de atividades físicas. Mudando-se os hábitos que fizeram o paciente ganhar peso, evita-se o efeito sanfona.

- Como saber se um remédio é seguro e eficaz?

Só é possível avaliar adeqüadamente a segurança e a eficácia de um medicamento através de pesquisas clínicas controladas com placebo (pacientes submetidos apenas à dieta). Estas pesquisas permitem avaliar se o medicamento é mais eficaz que o placebo na perda de peso e na melhora dos fatores de risco associados à obesidade, como alterações de colesterol, diabetes e pressão alta.

- Quais são os efeitos colaterais mais comuns deste tipo de medicamento?

Eles variam conforme o grupo de medicamentos. Entre os inibidores do apetite predominam os decorrentes do estímulo do cérebro, como nervosismo e insônia. Entre os estimulantes da saciedade são mais freqüentes a boca seca, a constipação intestinal e a insônia. Já os inibidores de absorção das gorduras, quando não associados a um plano alimentar equilibrado, podem causar diarréia.

Com informações da Uol

Prometer é bom, mas cumprir, é melhor ainda

Ano Novo é assim mesmo. Muita vontade de renovar e de fazer tudo o que não conseguiu fazer no ano que passou.

Luiz Fernando Vieira
Da Redação

É clichê, tudo bem! Mas nesta época não dá para não falar de assuntos que são recorrentes e que dizem respeito à grande maioria das pessoas: as promessas e o planejamento para o novo período que está chegando. O fim de ano é aquele momento em que damos uma parada para refletir e vemos que, raras exceções, não conseguimos cumprir as promessas que foram feitas lá no finalzinho de 2007. Se brincar, nenhuma delas. Calma, de acordo com os especialistas isso é a coisa mais comum. A boa notícia é que o fato de fazer essa avaliação já é algo bastante positivo. Não haverá mudança se não houver consciência de que ela precisa ser implementada.

O fato de não cumprir promessas é, na verdade, algo bastante comum e não só no Brasil. Pesquisas que vêm sendo feitas há alguns anos mostram que boa parte delas não passa da primeira semana. E as promessas são as mais variadas possíveis e vão desde as que mexem com a saúde como parar de fumar e de beber ou comer menos até as mais altruístas como fazer trabalhos voluntários ou ajudar os amigos. Tem ainda quem prometa se cercar de formas de garantir que as promessas serão levadas à frente, como Mary Eliza, de 30 anos, que todo ano promete que vai utilizar uma agenda, mas não consegue. Conta que chegou a comprar duas no ano passado, mas elas têm anotações apenas nos primeiros dias de 2008, confessa.

Os estudos mostram que por volta de um terço das pessoas que decidem fazer dietas ou exercícios abandonam a idéia até o oitavo dia do ano novo. Pior, uma em cada sete desiste em apenas algumas horas, praticamente a mesma proporção o faz em apenas um dia. Já em relação àquelas que mantém-se firmes nos seus propósitos até o final do ano a relação é de uma a cada cinco pessoas. No que diz respeito às características masculinas e femininas, há uma diferença. Elas fazem mais compromissos, mas são eles que têm mais chances de levar à frente. Ou seja, não se sinta tão culpado(a) se as coisas não aconteceram como esperado.

A auxiliar administrativa Márcia Previate, de 32 anos, se encaixa no perfil da maioria, mas a diferença é que não se martiriza. Ela conta que, em seu caso, as promessas geralmente são feitas no calor da comemoração. A empolgação, a expectativa, o entusiasmo, as simpatias criam o clima, conta. Mas passado tudo isso, ou esquece ou passa a não dar tanta importância às promessas e planos feitos para o novo ano. Não passa do início do ano, calcula. "No dia-a-dia a gente nem lembra mais do que prometeu. Eu nem lembro o que prometi da vez passada", revela. Ela acredita que acaba não levando à frente justamente porque não é tão rígida consigo. "Se eu me cobrasse mais, talvez. Não sou muito exigente comigo", diz Márcia. O que a faria levar mais à sério, salienta, seriam as promessas feitas aos santos. "Promesa para santo a gente leva a sério. Por isso que não faço", brinca.

Tempo - Especialista em gerenciamento do tempo e produtividade, além de articulista em vários jornais (inclusive A Gazeta), Christian Barbosa lança uma pergunta para as pessoas que não têm conseguido cumprir as promessas: "você já parou para pensar que a maioria delas está ligada ao melhor aproveitamento do tempo para conquistas pessoais?" De acordo com ele, no geral, as pessoas desejam ter mais tempo para cuidar de si mesmas e ficar mais com aquelas pessoas que são importantes para a sua vida. Isso além do grande desejo por prosperidade. Ter planos para 2009 é algo muito positivo, diz ele, pois indica que a pessoa tem metas que quer cumprir e sabe o que precisa para sua vida ser melhor. O que falta, então, é planejar e executar.

O consultor dá uma definição simples para planejar. "É descobrir um modo de tornar viável todos os seus sonhos, é colocar no papel tudo aquilo que desejamos conquistar, quando chegaremos lá e de que maneira". Na verdade, frisa ele, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças, não é preciso ter medo da palavra planejamento. Sugere, sim, que cada um experimente uma nova forma de gestão, adequada à própria maneira de agir e de se organizar. Barbosa inclusive dá uma força para quem está realmente a fim de tentar, com sugestões simples.

Primeiramente, sugere que a pessoas pense nas suas relações pessoais, ou seja, com a família, com os amigos, namorado(a), cônjuge e colegas de trabalho. Pense no trabalho, no bem-estar, na saúde e defina o que falta, quais são os maiores desejos em cada um desses aspectos.

Dessa forma, estabelecerá as reais metas para 2009. Depois, é preciso registrar os planos. A melhor forma de definir suas metas é escrevê-las em algum local que seja mais adequado, salienta. "Faça em forma de tópicos e depois analise se realmente deseja aquilo e, também, se é viável. Assim, você visualizará melhor seus planos e poderá decidir com maior clareza como fará para realizá-los", orienta.

Depois, é necessário olhar cada uma das suas promessas e pensar quais serão os resultados obtidos com a realização delas. Por exemplo, se a pessoa pensa em conseguir uma promoção no trabalho e deseja trabalhar mais para conquistá-la, por exemplo, deve refletir sobre os prós e os contras dessa decisão. "Talvez ela comprometa outras áreas da sua vida, como a familiar e a de saúde, mesmo trazendo mais prosperidade", sugere.

Segundo ele, o próximo passo é analisar cada uma das promessas e pensar em como fazer para torná-las reais. Mas um item é importantíssimo, fazer. "Após todas as festividades, pegue sua lista de metas e comece a colocá-las em prática. Pense o que você pode fazer hoje. Se um dos seus sonhos é conquistar um emprego, vá atrás, não espere passar o Carnaval para fazer isso. As pessoas que possuem o hábito da procrastinação, isto é, o famoso "empurrar com a barriga", não obtêm muitos resultados em suas vidas e deixam muitas coisas passarem em branco, perdendo várias oportunidades". Ou seja, ""comece hoje o que você estava deixando para amanhã", avisa.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

45% das espécies da Amazônia estão ameaçadas

Luciana Abade, Jornal do Brasil

BRASÍLIA - Quase metade das espécies de árvores da Amazônia podem ser extintas até 2100 se as emissões mundiais de dióxodo de carbono continuarem aumentando. A temperatura média global pode subir 4,5 graus e o impacto imediato será a falta de água que, já em 2050, pode afetar de 1,6 a 2,6 bilhões de pessoas. A estimativa assustadora foi anunciada ontem, em Brasília, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês).
– O aquecimento global é inequívoco – afirmou Martin Parry, do IPCC. – Para o Brasil ainda há muita incerteza, mas já temos...Leia matéria completa

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Fome da madrugada é tratada como transtorno alimentar

Mal causa desequilíbrios no sono e no apetite, mas pouca gente busca ajuda
Acordar altas horas da madrugada e correr para atacar a geladeira. Sentir água na boca no meio da noite. Perder horas de sono pensando em um saboroso brigadeiro. Não conseguir pegar no sono antes de beliscar um delicioso quitute. Alguma dessas situações é familiar para você? Então é melhor começar a prestar atenção em como anda seu sono e seu humor.

Atitudes que parecem inofensivas não só põem o regime a perder como podem estar relacionadas com problemas que vão muito além da perca de peso. O mal, descoberto em 1955 e conhecido como a Síndrome da Fome Noturna, precisa de tratamento e merece uma atenção especial.

O grupo de risco é enorme e atinge homens e mulheres entre 20 e 30 anos, mas é entre as pacientes do sexo feminino que os estragos são maiores. "A fome (3988) da madrugada é considerada um transtorno alimentar quando combinada ao desequilíbrio do sono e do humor. Geralmente, eles são causados por stress e disfunções de substâncias secretadas no cérebro: a leptina e a melatonina", afirma a nutricionista do Instituto Saúde Plena, Daniela Cyrulin. A leptina age no centro de fome e saciedade, já a melatonina é responsável pela manutenção do sono.

Sem marcar hora, a fome aparece no meio da noite (entre 20h e 6 horas da manhã) e não deixa que sono continue. "A vontade de comer é tanta que é impossível não levantar da cama, passo horas tentando pegar no sono e evitando ir até a cozinha, mas sempre acabo cedendo. Eu sei que não estou com fome, e sim com vontade de comer. Mesmo assim, não consigo evitar", diz a professora de literatura Margarida de Oliveira.

Mas, nada de pânico. A situação pode ser facilmente ajustada quando um especialista entra em ação. "Terapia, exercícios e, em último caso, os remédios para diminuir a ansiedade são empregados no tratamento. O problema é que as pessoas não reconhecem isso como uma síndrome e acabam deixando a situação se prolongar por anos", diz a nutricionista.

No regime
A síndrome oferece diversos riscos para a saúde e para o regime. "A doença é considerada inimiga das dietas (3727), podendo até mesmo levar a obesidade, já que as pessoas acometidas por esta síndrome consomem muitas calorias durante a noite (cerca de 50% do total de calorias que são consumidas durante todo o dia) e comem principalmente alimentos como frituras e doces, muito calóricos. Assim, os riscos de adquirir diversas doenças ligadas à má alimentação, como gastrite, também crescem".

O principal problema que envolve a fome da madrugada está relacionado com o desconhecimento dela. "Quando a pessoa não percebe que está enfrentando um problema de saúde ela deixa a síndrome virar um ciclo vicioso, causando falta de fome pela manhã, longos períodos de jejum durante o dia, falta de energia e alterações de humor. Tudo isso contribui ainda mais para a fome no meio da noite",explica Daniela Cyrulin.

Solução
Procurar ajuda nos primeiros sinais de fome no meio da madrugada é a melhor solução para evitar doenças e ainda colaborar com o regime. "Recomendo às pessoas que sofrem com esta síndrome o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, ou seja, médico, terapeuta e nutricionista. A evolução do tratamento depende da reeducação alimentar e de mudanças de comportamento", finaliza a nutricionista.

Escavações podem confirmar existência histórica de 'minas do rei Salomão'

Mineração seria feita por reino vassalo; especialista contesta estudo.Extração industrial de cobre na Jordânia é contemporânea do monarca.
Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo
A velha briga para determinar o que é fato e o que é lenda nos textos bíblicos acaba de passar por mais uma reviravolta -- e quem saiu ganhando foi o glorioso reino de Salomão, filho de Davi, que teria governado os israelitas há 3.000 anos. Escavações na Jordânia sugerem que a extração de cobre em escala industrial no antigo reino de Edom -- região que, segundo a Bíblia, teria sido vassala dos reis de Israel -- coincide, em seu auge, com a época do filho de Davi. Em outras palavras: as célebres "minas do rei Salomão" podem ter existido do outro lado do rio Jordão....Leia matéria completa

terça-feira, 28 de outubro de 2008

FÉRIAS CHEGANDO: É POSSÍVEL CURTIR 'DOCES' MOMENTOS MESMO COM DIABETES

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Erica D. Firmo
27-Nov-2008

É possível viver bem com diabetes e ter férias muito tranqüilas desde que o controle glicêmico adequado seja seu objetivo principal. Para que suas férias não sejam amargas, alguns cuidados devem ser tomados se você tem diabetes.
Ao dirigir:

Para quem vai curtir as férias em um destino próximo, e vai dirigindo, atenção com a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue). Este fenômeno faz com que o cérebro aja de maneira diferente devido à falta de glicose. Isso pode deixar mais lenta a capacidade de reação do motorista e gerar confusão e desorientação. Portanto, tome cuidado. Esta não é uma boa condição para dirigir.
Antes de assumir o volante, o portador de diabetes deve tomar algumas precauções:

Faça o teste de 'ponta de dedo' (glicemia capilar) para ver como estão os níveis de açúcar no sangue;
Leve os equipamentos necessários para a realização do teste (glicosímetro, tiras-teste);
Leve também algum tipo de açúcar simples e também um lanche com proteína, estando sempre preparado para situações inesperadas como um engarrafamento ou carro quebrado. Tenha suco em caixinha e tabletes de glicose no porta-luvas.

"Se você sentir sintomas de hipoglicemia, saia da estrada e espere até que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal e os sintomas parem. Sempre que possível, dirija com uma companhia. Pare a cada 3 ou 4 horas para fazer o teste de níveis de açúcar no sangue ou a qualquer momento que você suspeite de hipoglicemia", aconselha a Dra. Karla Melo, médica endocrinologista e assessora médica da Novo Nordisk do Brasil.

Para quem vai de avião:

Se para chegar ao tão sonhado destino você precisa viajar de avião, nunca esqueça de programar como irá controlar seu diabetes. A recomendação é que tenha alimentos suficientes na bagagem de mão para repor os carboidratos que consome normalmente numa refeição. Biscoitos e barras de cereais são fáceis de carregar. Caso você seja usuário de insulina, ela deve ser transportada em um recipiente térmico, principalmente se o turista estiver embarcando para um clima quente.

Se você não tem um regime flexível de insulina, é possível ligar para a companhia aérea e perguntar a que horas geralmente fazem o serviço de bordo. As companhias aéreas preparam refeições especiais, solicitadas 24 horas antes do vôo, o que poderá privilegiar o equilíbrio do organismo da pessoa em trânsito.

Ao praticar atividades:

Se você tem diabetes e deseja caminhar, andar de bicicleta, escalar montanha ou velejar, leve alimentos e algum tipo de açúcar simples. Caso utilize insulina, deve levar um kit de glucagon e ensinar alguém sobre como e quando usá-lo. Carregue também o monitor de glicose. Em caso de crianças ou jovens é interessante viajar acompanhado.

Viagens longas para o exterior:

Ao viajar para o exterior, peça uma declaração do médico dizendo que você tem diabetes e que precisa levar as seringas ou canetas de aplicação. O registro médico e as receitas podem ser úteis para apresentar a Polícia Federal, caso perguntem algo.

Mudar de fuso horário pode atrapalhar os horários de administração de medicamentos. Dependendo da distância, a pessoa perde ou ganha um dia. O médico pode ajudar na adaptação do horário, evitando, assim, que as diferenças de fuso afetem a alimentação do paciente e os horários de medicamentos.

Deixar o relógio com o horário de casa até chegar ao destino é uma boa dica. Isso permite que você ajuste corretamente o relógio no novo fuso horário. Pedir ajuda ao nutricionista para auxiliar com os diferentes tipos de alimentos também é uma boa recomendação. Em alguns países, carne, frutas frescas ou verduras podem ser raridades. As dietas podem consistir de um complexo de carboidratos, como feijão, milho, pão e arroz, e a pessoa precisará ajustar o medicamento de acordo com os alimentos.[14]

O portador de diabetes deve estar instruído e conscientizado da importância do seu tratamento para ter qualidade de vida. Em caso de viagens, converse antes com seu médico, oriente-se e programe-se para o tempo e as peculiaridades do local aonde vai.

A médica Dra. Karla Melo, endocrinologista da equipe de diabetes do Hospital das Clínicas da FM-USP e Assessora Médica da Novo Nordisk do Brasil está disponível para entrevistas.

De olho na freqüência cardíaca

De olho na freqüência cardíaca: O controle da freqüência cardíaca determina a intensidade certa de exercícios.
Quem freqüenta a academia constantemente sabe que é preciso estar de olho na freqüência cardíaca (FC) – quantidade de vezes que o coração bate por um período determinado, que geralmente é de um minuto.
Quando uma pessoa está em repouso, por exemplo, os batimentos cardíacos por minuto podem variar entre 70 e 90. Mas quando há um esforço, os batimentos aumentam automaticamente para manter o bombeamento do sangue.
É importante ressaltar que a FC é um dado individual, mas que deve estar de acordo com o objetivo da atividade. Se a intenção é emagrecer, a dica é aumentar a intensidade do exercício e, consequentemente os batimentos.
Mas atenção: na hora da atividade física, a freqüência cardíaca ideal deve variar entre 65% e 85% da FC máxima e para saber se este valor está na média é preciso observá-la a cada 10 minutos ou ao mudar a intensidade da atividade. Se estiver abaixo da freqüência desejada, a dica é aumentar o ritmo ou diminuir se acontecer o contrário.

Equipe Bem Star

Obesidade: problemas na pele e no cabelo

Publicado em 27.10.2008, às 10h51
CLÁUDIA MAGALHÃES é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Socidade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia

A cada dia, verificamos nos consultórios médicos uma situação bastante preocupante: à medida que aumentam os cuidados com o corpo, cresce em grandes proporções os casos de obesidade, um grave problema de saúde pública mundial. A associação obesidade / colesterol (principalmente da fração LDL - Low Density Lipid - gordura de baixa densidade) propicia o aparecimento da doença cardiovascular artelosclerótica.

O aumento dessas substâncias interfere também em outros sistemas do corpo humano, em especial no seu maior órgão em extensão: a pele e seu anexos, cabelos e unhas. Uma pessoa é considerada...Leia matéria completa

Adeptos contam benefícios do vegetarianismo

Agência Estado

Adeptos contam benefícios do vegetarianismo Por Equipe AE São Paulo, 02 (AE) - Banir o bife do prato, encher a geladeira de maçãs, alface e legumes. À primeira vista, o vegetarianismo parece ser apenas isso: uma dieta simples, cujo sucesso depende só de resistir às tentações da carne.
Ser vegetariano, contudo, é uma opção mais complexa. Palavra de especialista. "Tirar a carne do cardápio não é garantia de alimentação saudável", diz o nutricionista George Guimarães, pesquisador do tema....Leia matéria completa

Elementos básicos de diagnóstico da Gota




Gota é uma doença articular inflamatória causada pelo depósito do monourato de sódio no tecido articular e periarticular (Figura 1). As características clínicas da artrite gotosa foram reconhecidas por Hipócrates. Galeno foi quem primeiro descreveu o tofo gotoso (Figuras 2, 3, 4 e 5). Celsus reconheceu que a gota era doença característica dos poderosos. Garrod foi quem primeiramente incluiu a gota como doença relacionada a erro do metabolismo. Em 1797, Wollaston identificou urato como o grande constituinte de um tofo. Mc Carty e Hollander descreveram a presença de cristais de monourato de sódio do fluido sinovial em pacientes com crise aguda de gota. Figura 1 - Crise aguda de gota no hálux. Figura 2 - Tofos de uratos. Gota crônica.

Aloysio J. Fellet Professor titular de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospitais Casa de Saúde - HTO - Hospital Reunidos. (HSPE -"FMO").

EPIDEMIOLOGIA

A doença é mais comum no sexo masculino, no adulto jovem, sendo rara a gota primária na mulher jovem (a gota na mulher é mais comum na menopausa, sendo que se ocorrer antes se deve pensar em gota secun- dária: uso de diuréticos, insuficiência renal, poli- citemia vera etc.).
Figura 3 - Grandes tofos bilaterais nos cotovelos. Figura 4 - Gota tofácea generalizada.

Após 40 anos, FDA aprova nova droga para tratar gota

IARA BIDERMAN
colaboração para a Folha de S.Paulo

Neste fim de ano, o governo norte-americano aprovou a primeira nova droga em quatro décadas para tratamento de gota, considerada a forma de artrite inflamatória mais comum em homens acima dos 40 anos.
Há um mês, o comitê consultivo para artrite da FDA (agência americana reguladora de medicamentos) indicou, por unanimidade, o medicamento com o princípio ativo febuxostat para o controle da hiperuricemia (aumento dos níveis de ácido úrico no sangue) associada à gota....leia mais

Anemia falciforme é uma doença sem cura com grande incidência em negros

O dia 27 de outubro é considerado o Dia Nacional de Luta dos portadores de anemia falciforme, uma doença hereditária, que provoca a deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), desencadeando o formato semelhante a uma meia lua ou foice (de onde vem o nome da doença). Os glóbulos vermelhos são células ricas em hemoglobina, molécula que dá a cor vermelha ao sangue e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos. Com o formato mutante tem dificuldade de se locomover nos vasos sanguíneos e possui vida útil limitada....Leia matéria completa

GAZETA: Pesquisa sobre obesidade pode estar em risco


Folha da Manha
Gazeta Mercantil
LONDRES, 28 de outubro de 2008 - O fracasso da pílula para perda de peso Acomplia, da Sanofi-Aventis, ameaça o desenvolvimento de novos medicamentos para o combate da obesidade. A suspensão das vendas na Europa da "pílula da barriga", como era chamada, ...
Sanofi fará reembolso do medicamento Acomplia O Globo Online
Depressão e ansiedade tiram Acomplia do mercado JB Online
Em Tempo Real - Gazeta Digital
todos os 11 relacionados »

AFP
Cientistas criam tomate roxo que 'pode evitar câncer'
O Globo Online
A fruta é rica em um pigmento antioxidante chamado antocianina - encontrado também em frutas como amoras -, conhecida por ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas. Um equipe do John Innes Centre, em Norwich, na Inglaterra, ...
Tomates transgênicos roxos protegem contra o câncer G1.com.br
Tomate púrpura contém antioxidantes que previnem o câncer Diário da Saúde
Abril - O Globo Online - G1.com.br
todos os 39 relacionados »

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cientistas querem desenvolver alimentos para emagrecer

Eles enganariam o corpo, dando a sensação de saciedade através do atraso do sistema digestório
AP
LONDRES - Quer perder peso? Tente comer. Essa é uma das estratégias desenvolvidas por cientistas experimentando com alimentos que enganam o corpo, fazendo com que se sinta satisfeito.
No Instituto de Pesquisas Alimentares de Norwich, Inglaterra, Peter Wilde e seus colegas estão desenvolvendo comidas que atrasam o sistema digestório, que então manda um alarme para o cérebro suprimir o apetite.
"Isso engana você fazendo com que pense que comeu muito mais do que realmente comeu", disse. Ele disse que será possível fazer diversos tipos de comidas, de pão a iogurtes, que tornarão as dietas mais fáceis.
Enquanto a pesquisa é preliminar, a abordagem de Wilde é a que alguns médicos dizem que pode ser a chave para combater a epidemia de obesidade.
"Conseguir desligar o apetite seria uma grande ajuda para as pessoas que vivem o problema de perder peso", disse Steve Bloom, professor de medicina investigativa no Imperial College de Londres.
Cientistas na América do Norte e na Europa também estão tentando controlar o apetite, concluindo injeções químicas e implantes no sistema digestório.
Bloom disse que regular o apetite através de alimentos modificados é teoricamente possível. Outros mecanismos no corpo, como a produção de colesterol, já são rotineiramente controlados com remédios.
No entanto, ele alertou que esse controle pode ser desafiador. "O corpo tem muitos mecanismos para prevenir que regulações sejam ativadas", disse.

domingo, 26 de outubro de 2008

Salgadinhos também podem ser saudáveis

Pesquisadores desenvolvem opções de snacks sem gordura trans e com maior teor nutritivo. Saiba mais e confira dicas para incentivar seu filho a comer alimentos naturais.

"Mãe, eu quero salgadinho". Você deve ouvir essa frase muitas vezes, mas, preocupada com a alimentação do seu filho, raramente atende ao pedido. Já imaginou essas guloseimas sem gordura trans e com reduzido valor calórico, com o mesmo o sabor que tanto atrai a criançada? Essa é a proposta de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com Vanessa Caprille, responsável pelo projeto, a idéia é produzir snacks (salgadinhos de pacote) mais saudáveis. "Os que existem no mercado apresentam alto teor de gordura e valor calórico, além de baixos índices de proteína e fibra alimentar", diz. Para conseguir o "salgadinho saudável", o primeiro passo foi eliminar a gordura trans. "Os snacks comercializados, além de desequilibrados nutricionalmente, apresentavam em média 0,2 g de gordura trans a cada 30g, o que é uma porção elevada. E as crianças consomem muito mais do que isso", explica.

Depois disso, o objetivo era tornar estes salgadinhos mais atrativos. Ou seja, não deixá-los perder o sabor. "A gordura trans é o que confere sabor e textura ao produto. Então, após uma série de testes, desenvolvemos uma solução aromatizante para substituí-la e ainda enriquecemos os produtos com fibras". O resultado foi um snack com 0% de gordura, 14% de fibra e 35% menos calorias do que os comercializados atualmente. E a pesquisadora garante: eles continuaram gostosos. "Fizemos testes com consumidores, e eles aprovaram o sabor".

O novo salgadinho já está patenteado, mas ainda aguarda o interesse de alguma empresa em fabricar e comercializar os produtos.

Manutenção da saúde

Ainda não se convenceu a preparar a lancheira do seu filho com produtos mais naturais - ou oferecer um lanche da tarde mais saudável? Para Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos, muita gente ainda associa o alimento integral a dietas de emagrecimento. Essa percepção, no entanto, está errada. "Ter uma alimentação saudável ajuda na manutenção da saúde, e não apenas a perder peso", diz Flávia.

Outra idéia, também equivocada, é de que este tipo de alimento é sem graça. Hoje em dia, há várias opções de sabores e não apenas as tradicionais, como aveia ou castanha. "Atualmente há outros sabores, como frutas vermelhas, cacau e até papaia com cassis. Com essa variedade, é mais fácil atrair as crianças, que têm um paladar seletivo", diz.


Dicas para seu filho ter uma alimentação saudável

-Ofereça alimentos saudáveis diariamente. Assim, ele cria o hábito de ingeri-los regularmente. O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, e incluir preparações criativas. Se, mesmo assim, ele rejeitar o alimento, prepare os pratos de outras formas, como creme, sopa ou suflê;

-Deixe as frutas em um lugar visível, de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão;

-Evite adoçar os sucos de frutas, pois seu sabor original é, sem dúvida, mais saudável;

-Fixe horários e rotina para as refeições. A criança deve se alimentar em um lugar calmo, arejado e limpo. A refeição feita em frente à televisão contribui para que ela coma mais do que o necessário e não deguste devidamente os alimentos;

-Dê exemplo. Não adianta insistir para a criança comer verduras e estar com o prato cheio de frituras;

-Prefira lanches saudáveis, como sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, balas de banana sem adição de açúcar, frutas secas e crocantes, cookies de cacau e chocolate com pelo menos 40% de cacau;

-Prepare a lancheira de seu filho com biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais;

-Estimule atividades físicas (sempre obedecendo ao gosto da criança, é claro).

Vale a pena trocar o pãozinho francês pelo pão integral?

Autoria: Da Redação
A maioria das pessoas pensa que seu maior erro alimentar é o consumo do pão. Associam a ele seu ganho de peso e sua dificuldade em emagrecer. Essa crença se originou na década de 70, com a mais famosa das dietas de moda, a Dieta do Dr Atkins.

De acordo com ela, os carboidratos são os principais responsáveis pelas cifras alarmantes de obesidade no mundo. “Atualmente, os carboidratos continuam sendo erroneamente classificados como os responsáveis pelo ganho de peso e substituídos por gorduras nos alimentos industrializados, contribuindo para que as dietas sejam ainda mais calóricas, mesmo sem a presença deles”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional, em São Paulo. “Para aliviar a consciência dessas pessoas, é bom saber que os carboidratos, após numerosos estudos científicos, ainda são recomendados por todas as associações internacionais de Nutrição e Saúde, devendo compor em torno de 50% das calorias ingeridas diariamente em dietas balanceadas”, esclarece a médica.

São importantes fontes de energia, principalmente para o cérebro, e garantem que o corpo poupe suas preciosas proteínas musculares da queima metabólica. A indústria vem investindo no refino dos alimentos para melhorar o seu sabor e para ampliar sua utilização na fabricação de vários outros alimentos. “Assim, acontece com a farinha de trigo. Entretanto, esse processo de refinamento retira vitaminas, minerais e fibras, tornando os pães muito saborosos, mas também empobrecidos de micronutrientes”, explica a nutricionista do Citen, Amanda Epifânio. Na farinha refinada, os carboidratos são mais fáceis de serem digeridos e rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando maiores e mais rápidas elevações da glicose sangüínea após a refeição, o chamado “índice glicêmico dos alimentos”.

O pão francês foi considerado padrão, com índice glicêmico de 100%, e todos os outros alimentos tiveram seu índice glicêmico comparado ao dele. A preferência popular e o incremento na fabricação dos pães integrais atualmente vêm superlotando as prateleiras dos supermercados e isso tem a ver com as reiteradas recomendações do consumo de fibras, dando a elas o status de alimento funcional. “O consumo de fibras proporciona melhora no trânsito intestinal, diminuição do esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade; redução da absorção do colesterol e da glicose, com efeitos metabólicos claramente benéficos. Para isso, recomenda-se a ingestão de no mínimo 25 gramas de fibras diariamente”, afirma Amanda Epifânio.

Ao analisarmos os pães integrais com maior teor de fibras comercialmente disponíveis (2,5g/fatia), seriam necessárias 12 fatias diárias para alcançarmos as recomendações ideais. “Por isso, a idéia é a de que nossa dieta precisa contar com uma grande variedade de alimentos também ricos em fibras, para que não se torne monótona e muito calórica”, diz a nutricionista. A tarefa de escolher nosso pão matinal não é fácil. Encontramos mais de 130 tipos de pães nas gôndolas dos supermercados. Pão integral, 100% integral, sete grãos, nove grãos, doze grãos, light, diet, cenoura, quinua, iogurte, nozes, soja, sírio integral, francês integral e até italiano integral. São muitas as variações. Tantas opções causam mais confusão do que ajudam o consumidor.

“O jeito é ler os rótulos e se informar para não cair em algumas armadilhas. Por exemplo, o fato de ter vários grãos não significa que o pão apresente um número maior de fibras - o pão doze grãos e nove grãos têm menos fibras que o sete grãos. A inscrição de zero gordura trans também não deve ser levada ao pé da letra, pois obedecendo às normas da Anvisa, um alimento pode conter pequenas quantidades de gordura hidrogenada por unidade, sem a obrigatoriedade de informar no rótulo tal valor. Contudo, esse valor não declarado pode se tornar significativo, quando o consumo alcança maiores porções desse alimento”, alerta a nutricionista Amanda Epifânio. O avanço da engenharia dos alimentos tem permitido a fortificação dos pães com inúmeros nutrientes como vitaminas, ômega 3 e ômega 6, que, pelas pequenas quantidades, poucos benefícios trazem para a saúde, não justificando a opção por esses alimentos suplementados.

“As informações dos rótulos, muitas vezes, não apresentam significância real, constituindo-se apenas numa estratégia para atrair o consumidor e buscar um diferencial num mercado tão competitivo”, observa a nutricionista.“Já o teor em sódio, em média 125mg por fatia de pão, causa preocupação, pois assim como a maioria dos alimentos industrializados, integrais ou não, o pão contém excesso de sódio, o que dificulta a adequação do consumo recomendado, sem ultrapassar a recomendação máxima de 12 gramas de sal/dia (5 gramas de sódio)”, observa a endocrinologista Ellen Simone Paiva. Os pães são fontes práticas, baratas e saudáveis de carboidratos para as nossas refeições, principalmente para o café da manhã. Como todo alimento, o pão pode se tornar deletério quando consumido de maneira abusiva, pois tem considerável valor calórico, seja ele integral ou de farinha branca.

“Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais”, informa Amanda Epifânio. As versões lights dos pães integrais foram questionadas em pesquisa recente realizada pelo Imetro e veiculada pela mídia televisiva. “O órgão fiscalizador constatou que as versões lights possuem fatias menores e com menor teor de carboidrato, o que pode não garantir a saciedade conferida pelas versões integrais normais, favorecendo o consumo de porções maiores.

Assim, estes pães não cumprem sua função de alimento light, são mais caros e não apresentam vantagens em relação às versões integrais normais”, observa a nutricionista.“Diante das informações disponíveis, não há fundamento para abolir o consumo dos carboidratos e muito menos dos pães. Quando abolimos esse nutriente, seguimos uma dieta desequilibrada, pois abolindo os carboidratos, definitivamente excedemos no consumo de gorduras e proteínas. Com isso, além de comprometer a normalidade do metabolismo do nosso organismo, não garantimos a perda de peso”, adverte a endocrinologista Ellen Simone Paiva.

Cuidado com "Dietas Milagrosas" nesta época do ano

Com a proximidade do verão aumenta a preocupação com a boa forma e todos querem estar “de bem” com a balança para as festas de final de ano. Porém, as dietas que prometem grande perda de peso em pouco espaço de tempo trazem um grande risco para a saúde das pessoas.

De acordo com a nutricionista do IATAS (Instituto de Acupuntura e Terapias Dr Adilson Seixas), Ana Cristina Miguez Ribeiro, as chamadas “Dietas Milagrosas” apresentam uma carência nutricional que pode comprometer a saúde do paciente. “Nessas dietas que são feitas em cima de determinados tipos de alimentos, como a dieta da sopa ou a de proteínas e gorduras, por exemplo, há uma carência muito grande de nutrientes essenciais para o dia a dia do paciente. Além disso, a substituição da refeição por chás e shakes, que também prometem milagres, não fará com que a pessoa passe a comer de forma correta. Com isso, ao final do tratamento o paciente terá sim perdido peso, mas voltará a se alimentar de forma errada, criando assim o 'efeito balão', ou seja, irá engordar novamente”, explica.

Ana Cristina alerta para os riscos de outro método bastante utilizado nesta época do ano: os medicamentos. Ela explica que os anorexígenos são muito perigosos pois alteram todo o metabolismo do paciente. “O processo é semelhante ao das 'Dietas Milagrosas', mas com um agravante, o remédio retira a fome, traz diuréticos e laxantes, que dão ao paciente uma falsa sensação de emagrecimento e acelera o metabolismo que irá exigir um valor calórico maior do organismo. Existem casos de desenvolvimento de câncer e até de doenças cardiovasculares devido ao uso dessas substâncias”, afirma.

Para Ana Cristina a melhor opção para emagrecer com segurança é a reeducação alimentar aliada à atividade física. “Com a reeducação, o paciente demora mais para ver os resultados, mas o emagrecimento é definitivo, já que a pessoa aprende a se alimentar de forma correta, priorizando os alimentos naturais, como frutas e verduras, por exemplo”. Algumas dietas, como a “Dieta dos Pontos”, costumam trazer um resultado satisfatório, pois permitem ao paciente que se alimente de todos os tipos de alimentos, desde que não ultrapasse um determinado valor calórico. “Com isso o paciente se alimenta de uma forma correta, pois como os alimentos são medidos em pontos, ele dará prioridade aos alimentos mais saudáveis, pois estará educado para isso. É uma forma de promover a reeducação alimentar e perder peso ao mesmo tempo”, afirma Ana Cristina.

Sobre o IATAS

O Instituto de Acupuntura e Terapias Dr Adilson Seixas (IATAS) é um local que oferece aos pacientes um atendimento multidisciplinar, fundamentado nos conceitos da Medicina Chinesa. No instituto estão disponíveis profissionais como Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicóloga, Dermatofuncional, Profissionais especialistas em Acupuntura, Educadores Físicos, entre outros. O IATAS fica na Rua Padre Anchieta, 1846 – 10° andar – sala 1008 – Biocentro. Consultas podem ser marcadas pelo telefone: (41) 3072-0833.
Fonte: evidencia@evidenciacomunicacao.com

Julgamento humano pode ser influenciado pela temperatura de uma bebida

WASHINGTON (AFP) — Nosso julgamento sobre a personalidade de outra pessoa pode ser influenciado por coisas tão simples quanto a temperatura da bebida que temos entre as mãos, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira(23/10/2008) nos Estados Unidos.

As experiências realizadas por psicólogos da Universidade de Yale (Connecticut, leste) apontam que os indivíduos percebem o outro como mais generoso e atento se tiverem acabado de beber uma xícara de café quente, mais do que com uma bebida gelada.

A pesquisa mostra que dizer que alguém é "distante" ou "caloroso" não é apenas força de expressão. Isso descreve literalmente sentimentos, explica John Bargh, professor de psicologia da Universidad de Yale e co-autor do estudo, que será publicado na revista Science de 24 de outubro.

"Parece que os efeitos da temperatura física não só influem na maneira como percebemos os outros, mas também afetam nosso comportamento (...), tornando-nos mais calorosos e confiantes", estimou Bargh.

sábado, 25 de outubro de 2008

Crescem casos de alergia a alimentos, dizem especialistas


Badauê online
G1.com.br
Especialistas estimam que entre 4% e 8% das crianças e de 2% a 4% dos adultos têm algum tipo de alergia e esse número vem crescendo. O aumento e por quais razões os casos vêm ocorrendo estarão entre os principais temas do 35º Congresso Brasileiro de ...
Proporção da população com alergia vem aumentando Estadão
todos os 21 relacionados »

A Semana Caieiras
Dia da Saúde Bucal é comemorado Além das várias atividades, três ...
A Voz da Cidade
Hoje é o Dia Nacional da Saúde Bucal e em comemoração da data diversas palestras educativas aconteceram, ontem, nos Programas de Saúde da Família (PSF) do município que contam com unidades odontológicas. Além das atividades, foram doadas três mil ...
O Médico Odontologista A Semana Caieiras
Palestras em comemoração ao Dia do Dentista A Voz da Cidade
todos os 3 relacionados »
Dia 8, inicia campanha no país
Diário de Cuiabá
A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza, no próximo dia 8, a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele que tem como propósito, a longo prazo, diminuir o número de casos da doença no Brasil. Em Mato Grosso, cerca de 50 ...
CÂNCER DE PELE: 10ª edição da campanha de prevenção acontece dia 8 Jornal Agora
todos os 2 relacionados »
Doença dos ossos acomete mais as mulheres
Correio de Sergipe
Doença associada à carência de cálcio nos ossos e que acarreta uma redução da massa óssea, a osteoporose atinge hoje 1/3 das mulheres acima de 50 anos. Para o coordenador do Núcleo de Promoção da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde - SES, ...
Estado, Município e Igreja promovem Ação no combate a tuberculose Circuito Mato Grosso
Secretaria de Estado da Saúde implanta notificação compulsória de ... O Barriga Verde On-Line
Circuito Mato Grosso
todos os 9 relacionados »

Diário de Natal
Médicos: greve não prejudica
Diário de Natal
Clima de tranquilidade no primeiro dia da greve dos médicos da rede estadual de saúde. A procura por atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital público do estado, era pequena na manhã de ontem, sem maiores filas ou procura por atendimento ...
Serviços de urgência vão funcionar durante a greve da saúde Tribuna do Norte - Natal
Médicos ampliam greve na saúde Diário de Natal
todos os 3 relacionados »

Agora MS
Médicos do SUS decidem na quarta sobre greve e até demissões coletivas
Agora MS
Médicos do município de Dourados, que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), decidem sobre movimento de greve na próxima quarta-feira (29), durante assembléia na Associação Médica da Grande Dourados. A categoria reclama de baixos salários pagos aos ...
Médicos que atendem pelo SUS ameaçam greve em Dourados Fatima News
todos os 8 relacionados »
Ariquemes se mobiliza pela qualidade da saúde dos dentes
Diário da Amazônia
A Secretaria de Saúde e Saneamento de Ariquemes (Semsau) promove neste sábado, a partir de 8h, uma passeata para chamar a atenção da comunidade para a importância da saúde bucal. A largada será em frente à sede da secretaria, na Avenida Tancredo Neves. ...
Secretaria de Saúde da cidade de Arandú realiza projeto “Saúde Bucal” Jornal A Voz do Vale
todos os 2 relacionados »

Teste de DNA poderá detectar 15 mil males em embriões

Jornal do Brasil
AGÊNCIAS INTERNACIONAIS


Um teste de mapeamento genético capaz de revelar a futuros pais se seus embriões carregam cerca de 15 mil doenças hereditárias poderá estar disponível a partir de 2009, segundo a equipe do instituto de pesquisas London's Bridge Center, do Reino Unido.

Em contraste, os atuais testes se baseiam em mutações genéticas específicas ou requerem um tempo muito longo para gerar resultados.

O problema principal dessas técnicas é que utilizam um teste padrão para analisar os cromossomos de famílias diversas em vez de personalizá-lo.

No novo procedimento, chamado de karyomapping, uma única célula é retirada de um embrião de oito dias, gerado através da fertilização in vitro.

Amostras de DNA são retiradas dos pais, dos avós do embrião, e geralmente de um outro membro da família afetado por uma condição relevante.

Os DNAs são comparados a 300 mil marcadores específicos, permitindo que cientistas criem um mapa genético da familia.

– A eficácia deste procedimento é bem exaltante e o fato de ser mais rápido significa que poderá advertir casais em risco sobre doenças hereditárias – disse Mark Hamilton, diretor do British Fertility Society. – Mas, obviamente, a questão ética permanece: se podemos identificar tudo, onde devemos designar os limites.

Passar fome dá mau hálito

Sex, 24 Out, 03h02

(BR Press*) - Dietilpropiona, Femproporex, Fluoxetil, Sibutramina... Quaisquer que sejam as substâncias presentes nas fórmulas para perder peso, elas poderão ser bastante eficientes para muita gente e durante algum tempo, mas não para todos e durante todo tempo. Não fosse verdade, os consultórios de endocrinologistas 'experts' em dietas para emagrecer estariam às moscas. Mas, passar horas sem sentir fome ou aquela vontade quase incontrolável de avançar sobre os doces pode desencadear outro problema também muito grave para a saúde e, principalmente, para a apresentação pessoal: o mau hálito.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care e e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, um dos grandes problemas das dietas é que, com a rotina agitada, as pessoas acabam não dando ouvidos conselhos médicos de se alimentar a cada três horas. "A má alimentação é a terceira causa mais comum do mau hálito. Há pessoas que saem de casa sem nada no estômago, dispensando uma das principais refeições do dia, que é o café da manhã. O agravante é que, com o estômago vazio, o suco gástrico passa a ser sentido na boca. Isto vale para outros longos intervalos de tempo entre uma refeição e outra. Alimentos como alho, cebola, atum e algumas bebidas alcoólicas também podem deixar 'vestígios' no hálito das pessoas".

O especialista diz que, no caso de quem não se alimenta bem e regularmente, as duas primeiras causas do mau hálito também são ativadas. "Como a pessoa quase não ingere alimentos, acaba negligenciando a higiene bucal apropriada. Esse hábito favorece a formação das placas bacterianas e do tártaro. Esse material torna o Ph da boca mais ácido e causam mau cheiro".

Sem comida, sem higiene

A segunda causa se interliga com as duas outras já citadas. Se a pessoa não come direito, acaba não escovando bem os dentes e fazendo bochechos regulares. Conclusão: está mais sujeita ao aparecimento de cáries. "Isso sem contar que se a pessoa não adotar uma dieta equilibrada e saudável, seu sistema imunológico acabará ficando comprometido, facilitando a ocorrência de herpes labial, úlceras bucais e um conjunto de lesões que podem se agravar. Ou seja, todo esforço para ficar sem comer só vai piorar o 'conjunto da obra'", diz o especialista.

Por isso, independentemente da dieta que se adotar, vale a máxima de ingerir pequenas porções várias vezes ao dia e cuidar muito bem da higiene bucal, que é a porta de entrada de muitas outras doenças. "Mais vale uma mulher roliça com um sorriso encantador, do que uma magrinha com 'bafo de onça'. Isso também se aplica aos homens", enfatiza.

(*) Com Press Página Projetos de Comunicação.

Conheça os erros mais comuns das dietas

Pressa para emagrecer, jejuar e não investir em atividade física são falhas comuns.
Da Redação

Existem pessoas que estão sempre fazendo dieta, mas nunca conseguem emagrecer.

Deslizes pequenos, mas corriqueiros podem colocar todo esforço de lutar contra a balança a perder. Um dos erros mais usuais é querer emagrecer muito em pouco tempo....Leia matéria completa

Drª Kelly Adan - Nutricionista

A Operação Verão do iBahia.com não pára. Nesta semana o bate papo foi com a nutricionista Kelly Adan. Ela, que é coordenadora de nutrição do Hospital Espanhol, esclareceu muitas dúvidas a respeito das dietas milagrosas que algumas pessoas recorrem para perder peso em pouco tempo. Em entrevista a drª Kelly explicou o mal que as famosas dietas da sopa, da lua, entre outras, podem causar no organismo de uma pessoa. Confira na íntegra todas as dicas da médica!
iBahia.com - Com a chegada do Verão muitas pessoas recorrem as dietas milagrosas para emagrecer porque as consideram ágeis. Dieta da lua, do abacaxi, da sopa. Na maioria das vezes elas funcionam?
As dietas milagrosas que prometem uma rápida perda de peso, em um curto espaço de tempo, infelizmente não consideram as necessidades nutricionais individuais. São lançadas na mídia para atingir um público que busca soluções extremamente rápidas para o problema de sobrepeso ou mesmo obesidade, sem imaginar ou mesmo...Leia matéria completa

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cinturinha fina é mais que moda, é saúde

Até bem pouco tempo o que indicava saúde era estar com um peso considerado adequado. O excesso de gordura sempre foi visto como o vilão responsável por uma série de doenças – de infartos e derrames, passando pela apnéia do sono, além de vários tipos de câncer e problemas na coluna. Mas agora, estudos mostram que a relação entre o peso e a saúde vai muito além do excesso de gordura, o importante é saber também onde essa gordura está localizada.

A obesidade que ocorre mais nas mulheres, chamada também ginóide ou "a pêra", caracteriza-se pelo depósito da gordura região dos quadris, coxas e nádegas. Sabe-se atualmente que as pessoas com o corpo nesse formato acumulam mais gordura subcutânea (logo abaixo da pele) e, por isso, sofrem menos riscos, pois a gordura não está próxima dos órgãos vitais, o que não compromete tanto a saúde.
Já a gordura que está situada na região do abdôme, a famosa “barriguinha de chope”, também chamada de ginóide ou do tipo “maçã”, tem maior incidência nos homens e oferece perigo por está próxima aos órgãos importantes, como: fígado, intestino, rins e pâncreas.
Por isso, agora, além da balança, é preciso enfrentar a fita métrica para ter o aval da boa saúde. A circunferência abdominal passa a ser usada como parâmetro que avalia os riscos que a gordura está causando ao coração.
Quanto menor a circunferência abdominal, melhor – e isso não é mais um padrão estético, é uma recomendação médica.

Para calcular:

A medida da circunferência abdominal é a maior medida entre última costela e o osso superior do quadril (normalmente 2 dedos acima do umbigo). Relaxe o abdome e expire no momento de medir. Os valores você encontra abaixo:

Valores de referência para Circunferência Abdominal

Circunferência Abdominal Risco aumentado Risco muito aumentado

Homens > 94 cm >102 cm

Mulheres > 80 cm > 88 cm

III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias. Arq. Brás. Cardiol, 2001

Esse novo conceito associa o tipo de obesidade à problemas cardíacos, mas é bom lembrar que o excesso de peso pode oferecer outros riscos à saúde e que a obesidade, independente de onde a gordura está armazenada deve ser tratada. E dica é a mesma: controle alimentar aliados a exercícios físicos.

Cortes nutritivos da carne de porco

Cortes nutritivos da carne de porco: O lombo e o pernil apresentam pouco teor de gordura e são ricos em proteínas.

Por ser criado em condições de pouca higiene, a carne de porco sempre esteve associada ao alto teor de gorduras e colesterol, que poderia ser um grande aliado de doenças cardíacas e outros males da modernidade.

Mas a evolução da indústria alimentícia conseguiu vencer algumas dessas barreiras. Hoje a carne suína apresenta menos teor de gorduras, calorias e colesterol em relação há 25 anos.

Evidente que cortes que privilegiam a camada adiposa do animal, como o toucinho, permanecem com alto teor de gordura e colesterol e, por isso devem ser evitados rotineiramente.

Peças como o lombo e o pernil, no entanto, são consideradas as partes nobres do porco. O lombo suíno, em especial, localiza-se em região similar ao filé mignon no boi e é uma das carnes com menor teor de gordura do animal. Pode ser incluído tranqüilamente na dieta diária desde que alternado com outros alimentos.

A riqueza nutritiva da carne suína está principalmente no conteúdo de proteínas de alto valor biológico (por possuir todos os aminoácidos essenciais) e de fácil digestão. Ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B (especialmente tiamina e riboflavina), ferro, selênio e potássio completam a lista de benefícios deste tipo de carne.

Equipe Bem Star

Órgãos públicos estaduais não funcionam na segunda-feira

Correio do Estado
Com a antecipação do feriado do Dia do Servidor, que acontece no dia 28, para segunda-feira dia 27, diversos órgão públicos estaduais não vão funcionar nesta data, exceto os serviços de saúde que funcionam em regime de plantão. ...
Dia do Servidor Público é comemorado na segunda-feira O POVO Online
Confira funcionamento na segunda-feira dos serviços públicos JC OnLine
Diário do Nordeste (Assinatura) - Agora MS - Correio do Estado
todos os 7 relacionados »

Agência de Notícias da Aids
BRASIL INUTILIZA 260 MIL BOLSAS DE SANGUE POR FALHA EM ESTOCAGEM ...
Agência de Notícias da AidsO Brasil inutilizou parcialmente 260 mil bolsas de sangue armazenadas em hemocentros em São Paulo e Minas Gerais. Auditoria concluída em julho pela empresa francesa LFB, contratada pelo Ministério da Saúde para processar o plasma do sangue recolhido, ...
Hemoce vai fornecer plasma para a Europa Diário do Nordeste (Assinatura)
Sangue doado é desperdiçado em hemocentros de SP e MG Estadão
Estadão
todos os 46 relacionados »
» Oswaldo Braga
O Tempo
E stamos diante de mais um novo desafio: descobrir outros modelos de prevenção à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que tragam melhores resultados. Foi com essa proposta que o Ministério da Saúde reuniu essa semana em Brasília os ...
Companhia brasileira apresenta "Auto da Camisinha" em São Tomé África 21 Digital
CIA DE TEATRO BRASILEIRA APRESENTA 'AUTO DA CAMISINHA' EM SÃO TOMÉ ... Agência de Notícias da Aids
todos os 3 relacionados »
SaúdeHospital Geral do Estado não tem mais leitos disponíveis ...
Alagoas 24 Horas
Em funcionamento há apenas três dias, o Hospital Geral do Estado (HGE) já não tem mais leitos disponíveis para atender satisfatoriamente a população alagoana. Os 260 leitos estão todos ocupados e macas com pacientes já começam a ser colocadas nos ...
Governador cobra dos municípios maior investimento no PSF Primeira Edição
Unidade de Emerrgência funciona hoje pela última vez Alemtemporeal
Alagoas 24 Horas - Alemtemporeal - Primeira Edição - Primeira Edição
todos os 18 relacionados »
Operação Sorriso garante que não há falta de anestesistas na equipe
Alemtemporeal
O cirurgião plástico André de Mendonça, coordenador da equipe médica da Operação Sorriso, que hoje à tarde dá início às cirurgias, gratuitas, para correção de lábios leporinos e fendas palatinas, assegurou ao Ministério Público de Alagoas que sua ...
Operação Sorriso: cirurgias serão iniciadas nesta sexta-feira Primeira Edição
SaúdeFalta de anestesista deixa crianças sem cirurgia 19h36, 23 de ... Alagoas 24 Horas
Alemtemporeal - Alemtemporeal - Alagoas 24 Horas - Alemtemporeal
todos os 12 relacionados »
Samu entra em greve em Londrina
Tribuna News Norte do Paraná
O atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Londrina, não foi prejudicado nesta sexta-feira (24), primeiro dia da greve deflagrada por funcionários terceirizados que prestam serviços ao órgão. ...
Mesmo com greve, Samu mantém atendimento Bondenews
Funcionários do Samu de Londrina entram em greve Bem Parana
Bondenews
todos os 4 relacionados »

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Alongamento e respiração para aliviar dores na coluna

Eixo saudável: O alongamento e a respiração são formas eficazes de aliviar dores da coluna.

O jeito torto de se sentar em frente à TV ou no trabalho, os ombros contraídos durante grande parte do dia e sensações de ansiedade, raiva, remorso, depressão e baixa-estima pesam sobre a coluna, ocasionando desde incômodos suportáveis a fortes dores. Para aliviar este problema fisioterapeutas dão algumas dicas.

A coluna é um verdadeiro eixo: sustenta a cabeça, centraliza os ombros e os quadris, protege órgãos vitais de impactos e permite as pessoas ficarem em pé. Quando inclinada demais para frente ou para trás, a força da gravidade atua mais fortemente sobre as costas, exigindo dos músculos um trabalho extra para compensar o desvio.

A primeira condição para ter músculos resistentes, que dêem uma boa sustentação à coluna, é a prática do alongamento. Um movimento fácil, que pode ser feito a qualquer hora do dia – algo como espreguiçar-se. Nesta hora vale respirar profundamente e devagar, prestando atenção na entrada e saída do ar.

Mas se as dores forem muito fortes, a dica é buscar a ajuda de um especialista, que pode recomendar várias alternativas, como massagem, reeducação postural global (RPG), acupuntura, quiropatia, entre outras técnicas.

Equipe Bem Star

Controle de colesterol deve ser rígido

Estudo que serve de alerta: O controle das taxas de colesterol deve ser mais rígido

É comprovado. Para manter as taxas de colesterol sob controle basta levar uma vida saudável, principalmente no que diz respeito à alimentação. O problema é que o desafio, depois de uma norma baixada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), parece ser maior.

Se antes os valores aceitos eram de 100 a 130 miligramas por decilitro no sangue, que até então era o limite saudável, os níveis destas placas de gordura agora devem girar em torno de 70. Esse objetivo precisa ser almejado principalmente por quem já foi diagnosticado positivamente com as taxas de LDL lá em cima.

Apesar de oficialmente os níveis ideais de LDL não terem mudado para grande parte da população, o que se faz é um alerta. Afinal de contas, segundo estudos da SBC, 40% dos brasileiros se encontram no chamado grupo de risco mediano, ou seja, são pessoas que estão acima do peso, fumantes e com pressão alta.

Equipe Bem Star

Reportagem sobre a novidade da BIODIETA

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.