sexta-feira, 30 de maio de 2008

Macacos 'controlam' braço de robô com força do pensamento


O Globo Online
Uma experiência realizada por cientistas americanos fez com que macacos conseguissem controlar o braço de um robô usando apenas a força do pensamento. Os especialistas, da Universidade de Pittsburgh, instalaram no cérebro dos animais um aparelho ...
Macacos controlam braço biónico com o cérebro Diário IOL
Prótese perfeita mais perto com a força do pensamento SRZD
Globo - veja on-line (Assinatura) - AFP
todos os 17 relacionados »

Brasil pode ter a 1ª linhagem de células ainda em 2008


Midiacon


Estadão
O Brasil pode ter, até o fim do ano, sua primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas. A previsão é da geneticista Lygia da Veiga Pereira da Universidade de São Paulo (USP). Linhagem é uma população de células-tronco embrionárias capazes de ...
STF aprova realização de pesquisas com células-tronco embrionárias Folha Online
Supremo já tem votos necessários para aprovação Pernambuco.com
todos os 886 relacionados »

quinta-feira, 29 de maio de 2008

COMO REDUZIR OS AGROTÓXICOS DOS ALIMENTOS

Esta é uma dica para reduzir os agrotóxicos dos alimentos. O melhor é consumir somente produtos orgânicos, mas nem sempre eles são encontrados facilmente.
No caso das frutas e legumes, o mais seguro é comer sem casca – é melhor perder alguns nutrientes que ingerir agrotóxico!

Quanto às verduras, a grande arma contra os agrotóxicos é o bicarbonato de sódio.

Primeiro, lave bem as verduras com água corrente. Em seguida, use vinagre para combater as bactérias: duas colheres para um litro de água. Água sanitária também serve: uma colher de chá para um litro de água. Deixe de molho por três minutos.

Lave novamente e ponha as verduras em uma solução de água com bicarbonato de sódio. Uma colher de bicarbonato para um litro de água. Deixe de molho de 20 a 30 minutos. Esse é o tempo suficiente para retirar os agrotóxicos. A seguir, essas verduras podem ser lavadas e consumidas.

Segundo técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o bicarbonato elimina de 80% a 90% do agrotóxico das verduras.

Mortes por dengue chegam a 123 no Estado do Rio neste ano

da Folha Online

O Estado do Rio confirmou nesta quarta-feira 123 mortes por dengue desde janeiro deste ano. Outros 116 casos estão sob investigação. Somente na cidade do Rio são 75 mortes, com 87.589 registros da doença até hoje. Em todo o Estado são 162.701 casos registrados de dengue.

Ontem (27), foram confirmados oito casos da doença na cidade do Rio. É a pior epidemia de dengue da história do Rio. Antes, o pior surto no Estado foi registrado em 2002, com 91 mortes.

Os municípios com maior número de casos são Angra dos Reis (10.591), Campos (7.171), Nova Iguaçu (10.865), Duque de Caxias (6.279), São João de Meriti (3.616), Niterói (4.367), Magé (2.930), Belford Roxo (3.054), São Gonçalo (1.821) e Rio de Janeiro (87.589).

A faixa etária com maior número de notificações --54%-- é a de 15 a 49 anos.

Das mores, 13 ocorreram em Duque de Caxias, uma em Miguel Pereira, cinco em Campos, cinco em São João de Meriti, três em Paracambi, três em Nova Iguaçu, três em São Gonçalo, oito em Angra dos Reis, uma em Belford Roxo, uma em Italva, uma em Itaguaí, uma em Mangaratiba, uma em Itaboraí e uma em Magé.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 42% das mortes foram em crianças de até 15 anos. Outros 45% foram por dengue hemorrágica.

O órgão passará a divulgar o relatório quinzenalmente. O próximo será no dia 11.

Levantamento

O governo adiantou o levantamento para diagnosticar os principais pontos do Estado com potencial para surtos de dengue. Geralmente o estudo é feito em outubro, pelo Ministério da Saúde, no entanto, o Corpo de Bombeiros começará o levantamento em junho.

No total, 400 bombeiros e 175 agentes de saúde começaram a aprender a coletar, armazenar e identificar possíveis larvas do Aedes aegypti. Eles farão treinamento até o próximo dia 30 e, depois, irão para as ruas coletar dados para o levantamento. A ação, segundo a Secretaria da Saúde, já faz parte do programa de prevenção de uma nova epidemia de dengue em 2009.

Segundo o Lira (Levantamento do Índice Rápido de Infestação) 2008, ao menos 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm alto risco de desenvolver uma epidemia de dengue. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio, Minas, Goiás, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, além do Distrito Federal. O ministério informou que notificou os Estados.

Mãe de 380 milhões de anos


Folha Online

Revista Pesquisa
Agência FAPESP – A mais velha mãe de que se tem notícia foi descoberta por um grupo de cientistas, em feito já considerado um dos mais importantes na história da paleontologia. O estudo, publicado na edição desta quinta-feira (29/5) da revista Nature, ...
A 'mãe dos peixes' tem 380 milhões de anos AFP
Cientistas encontram registro de parto mais antigo do mundo Globo
SIC - Diário de Notícias - Lisboa
todos os 15 relacionados »

Julgamento sobre células-tronco é suspenso


Midiacon


Globo
Ministro Cezar Peluso foi o último a ser ouvido no julgamento de ação contra estudos. Retomado nesta quarta-feira (28), o julgamento sobre o futuro das pesquisas com células-tronco embrionárias foi suspenso no início da noite e será retomado na ...
STF decide amanhã futuro de pesquisas com células-tronco embrionárias O Globo Online
Pesquisador citado por ministro fala sobre votação no STF Estadão
TV Canal 13 - Expresso da Noticia - Última Instância - Consultor Jurídico
todos os 533 relacionados »

Réptil voador gigante era 'supercegonha' que andava no chão ...


Folha Online

Globo
Talvez seja um destino inglório para os maiores animais alados da história da Terra: em vez de caçar em pleno vôo ou dilacerar grandes presas com suas mandíbulas, eles passariam a maior parte do tempo em terra firme mesmo, capturando pequenos ...
Paleontólogos afirmam que dinossauros alados andavam e caçavam no chão clicabrasilia.com.br
Apesar de terem sido répteis voadores, pterossauros seriam animais ... Folha Online
Revista Pesquisa
todos os 8 relacionados »

quarta-feira, 28 de maio de 2008

MEDICAMENTOS * MISTURAS ARRISCADAS

Atenção.
Uma simples ida à farmácia para comprar remédios que prometem acabar com aquela 'dorzinha' chata pode provocar uma séria intoxicação e até levar à morte. Saiba como evitar as misturas erradas entre os fármacos mais comuns para proteger a sua saúde

POR AGUINALDO PETTINATI

Aconteceu recentemente com o ator australiano Heath Ledger, de 28 anos. Após abusar de medicamentos prescritos, o cowboy loiro do filme O segredo de Brokeback mountain (2005) faleceu por intoxicação aguda provocada pelo efeito combinado de oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina – uma mistura fatal de analgésicos, tranqüilizantes e antialérgico.

Ledger tomou de uma só vez os analgésicos oxicodona (comercializada sob o nome OxyContin) e hidrocodona (o Vicodin), que, consumidos em excesso, baixam o ritmo cardíaco e a respiração e podem levar à morte. Ingeriu, ainda, os tranqüilizantes diazepam (conhecido comercialmente como Valium), temazepam (o Restoril) e alprazolam (o Xanax), junto com o antialérgico doxilamina, que teria efeitos sedativos.
Automedicação ou autoprescrição?
Assim como o ator, qualquer pessoa que toma remédios regularmente está sujeita a fazer uma má combinação entre os princípios ativos das drogas, situação que pode causar intoxicação ou até mesmo levar à morte. Os efeitos secundários e perigosos gerados pela superdosagem de medicamentos começam com a automedicação e se agravam com a autoprescrição.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), cerca de 80 milhões de pessoas no País são adeptas da automedicação. A escolha de medicamentos, em 51% dos casos, é baseada na recomendação de pessoas leigas e, em 40%, na influência de prescrições anteriores. Por essa razão, é preciso entender as diferenças entre a automedicação e a autoprescrição. Na automedicação, a pessoa já sabe de qual doença sofre, conhece os sintomas e consome o remédio que já usou antes e vem dando resultado. “Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a automedicação responsável é uma prática desejável e diminui a sobrecarga do sistema público de saúde”, diz o médico Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Já na autoprescrição, a pessoa usa remédios indicados por leigos, sem conhecer a doença. “Até 70% da população brasileira pratica a autoprescrição em algum momento da vida. A regra é simples: evite ao máximo qualquer medicamento e sempre procure um médico”, frisa Wong.




ATÉ 70% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA USA REMÉDIOS INDICADOS POR LEIGOS, SEM CONHECER A DOENÇA
MATEMÁTICA DAS COMBINAÇÕES
* ANTICOAGULANTE + ALIMENTOS COM VITAMINA K (BRÓCOLIS) = reduz o efeito do remédio
* REMÉDIO PARA BAIXAR PRESSÃO (ATENOL, PROPANOLOL) + SUCO DE LARANJA = reduz em até 49% a eficácia do medicamento
*ANTICONCEPCIONAL + CIGARRO = aumenta o risco de AVC e embolia
* MEDICAMENTOS + ÁLCOOL= aumenta a eliminação do antibiótico e potencializa a ação de depressores do sistema nervoso central, como antialérgicos e antidepressivos e ansiolíticos
* INSULINA + ÁLCOOL = o álcool aumenta a ação hipoglicemiante da insulina
* REMÉDIOS PARA DISFUNÇÃO ERÉTIL + NITRATOS (PARA COMBATER ANGINA DO PEITO) = baixa abruptamente a pressão sangüínea
*ANSIOLÍTICOS, HIPNÓTICOS E SEDATIVOS + ÁLCOOL = potencializa o efeito depressor do sistema nervoso central, podendo ocorrer depressão respiratória, hipotermia e falência cardiovascular
Associações arriscadas
Não há dúvida de que o organismo humano sofre com o uso de medicamentos variados ingeridos ao mesmo tempo ou em grandes doses. “Interações medicamentosas são alterações nos efeitos de um medicamento em razão da ingestão simultânea de outro medicamento”, explica Paulo Olzon Monteiro da Silva, chefe da disciplina Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Essas “combinações” intensificam ou diminuem a atuação de um medicamento ou agravam seus efeitos colaterais. O mais grave é que as interações medicamentosas não envolvem só as drogas que precisam obrigatoriamente de receita médica. “Também ocorrem com medicamentos de venda livre (aspirina, antiácidos e descongestionantes)”, afirma Sérgio Grassi, pediatra e toxicologista da Unifesp. Esse dado chama atenção se considerarmos o fato de que 37% dos brasileiros com dor de cabeça utilizam medicamentos errados, mas facilmente encontrados nas farmácias.
Cuidado com os mais comuns

* Antiinflamatórios e aspirinas
O uso prolongado dos antiinflamatórios não-hormonais provoca sangramentos intestinais, úlceras e gastrite. Com a combinação de antidepressivo, é liberada serotonina (neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar e sua falta pode levar a pessoa à depressão, por exemplo) e há aumento na chance do sangramento gastrointestinal. “Dipirona e aspirina podem provocar a diminuição de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos”, alerta Monteiro da Silva. De acordo com o médico, o uso de aspirina uma vez ou outra não causa danos à saúde, mas o consumo contínuo pode mascarar uma doença grave e postergar o diagnóstico.

FOTOS: SHUTTERSTOCK



INTOXICAÇÕES TAMBÉM OCORREM
COM MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE COMO ASPIRINAS





* Antibióticos, antiácidos e anticoncepcionais
A ingestão de antibióticos também requer cautela. “Para os processos virais não são usados antibióticos. Não pense que qualquer febre já é um sinal de infecção. Além dos efeitos colaterais, o organismo cria resistência aos remédios e as infecções ficam mais fortes”, avisa Monteiro da Silva. Até antiácidos que contêm alumínio, magnésio e cálcio, quando associados a antibióticos (tetraciclinas) têm seus efeitos reduzidos. Antibióticos ou antifúngicos de via oral associados a remédios para colesterol no sangue eleva o risco de danos nos rins. “Uma dica é repetir o uso do mesmo antibiótico apenas com indicação do médico”, diz o especialista. Os antibióticos influem até no funcionamento dos anticoncepcionais orais porque aceleram o metabolismo hepático, reduzindo as concentrações hormonais, e levam à perda de eficácia das pílulas.

* Antiinflamatório, antidepressivos e coração
Os antiinflamatórios atuam sobre os rins e diminuem a quantidade de líquido no organismo. “A retenção de líquido e sal no organismo pode ser fatal para quem sofre do coração. Gera o aumento da pressão arterial”, adverte Monteiro da Silva. A mesma situação se dá com quem tem problemas cardíacos e usam antidepressivos.

Em caso de gripe, o toxicologista Grassi alerta para o consumo de uma possível superdosagem. “Ingerir um antigripal e um analgésico pode causar problemas porque ambos contêm paracetamol. Assim, há risco de superdosagem e intoxicação”, avalia. Na gripe, o médico recomenda: “Calmantes e remédios para dormir misturados com antigripais e antialérgicos têm os efeitos dos depressores potencializados”.

* Gotinhas perigosas
Atenção na hora de misturar colírios com os desentupidores nasais. “Ambos possuem o princípio ativo (nafazolina) e agem como vasoconstritores para diminuir a vermelhidão dos olhos e combater a obstrução nasal. Em crianças isso pode ser fatal”, aponta o toxicologista Grassi. A medicação age no sistema circulatório, contraindo as veias e obrigando o coração a bater mais rápido para bombear o sangue a outras partes do corpo, fazendo com que os vasos vermelhos desapareçam. Por isso, nunca se deve usar nenhum desses remédios sem antes consultar um médico. Em levantamento no Hospital das Clínicas de São Paulo, 40% dos pacientes com problemas nos olhos usaram fórmulas caseiras antes de procurar o médico – água com sal ou açúcar, flores e até leite materno.

O uso indiscriminado dos descongestionantes nasais causaria taquicardia e hipertensão arterial, além de desenvolver doenças cardíacas ou rinite medicamentosa. Pessoas com hipertensão severa, retenção urinária, pacientes que usam antidepressivos ou têm glaucoma devem evitar o uso. Combinar remédio para enjôo e descongestionante nasal pode elevar a freqüência cardíaca e gerar parada.

SUA SEGURANÇA
A SEIS PASSOS

1 – Informe ao seu médico todos os medicamentos que está tomando. Inclua na lista vitaminas, suplementos e ervas.
2 – A qualquer nova prescrição, verifique se continuará ou não consumindo os medicamentos anteriores. Leia a bula dos remédios para se prevenir.
3 – Caso sinta qualquer sintoma inesperado, consulte o médico. Dores de cabeça ou erupções na pele indicam uma interação.
4 – Nas crianças, o metabolismo só se completa em torno dos sete anos. Por isso, não basta reduzir as doses dos adultos para as crianças. Nesse caso, só o médico é capaz de determinar a medicação e dosagens corretas.
5 – Nos idosos, o metabolismo e a função renal estão diminuídos, sendo necessário reduzir a dosagem ou aumentar o intervalo entre as doses.
6 - Não parta cápsulas ao meio porque elas são projetadas para passar pelo estômago e agir só no intestino. O ph ácido da região estomacal leva à perda da eficácia do medicamento. O mesmo acontece quando colocamos o comprimido embaixo da língua.

ATENÇÃO AOS FITOTERÁPICOS
Remédios naturais não são placebo, como muitos acreditam, pois possuem princípio ativo e geram a interação. “Precisam ser receitados por um médico, mas muitas vezes são adquiridos como se não fizessem mal à saúde”, aponta o toxicologista Sérgio Grassi. “A fitomedicina pode sim influenciar negativamente no tratamento alopático. Erva-de-são-joão, por exemplo, diminui de 30% a 40% do efeito dos remédios contra a aids”, explica o médico Anthony Wong. “O passiflora, uma espécie de trepadeira, cujo fruto é o maracujá, associado a diazepínicos, tranqüilizantes e hipnóticos, aprofunda o sono”. A matemática das combinações é tão complexa que até a alimentação influencia em certas medicações. “O leite diminui a absorção de antibiótico”, revela Wong.

* Corticóides
Os corticóides controlam a alergia ao inibir a ação do sistema imunológico do paciente. “Por isso alguns medicamentos exigem prescrição médica, mas outros antialérgicos, não”, afirma Grassi. O uso indiscriminado de corticóides pode gerar a síndrome de Cushing, cujas características são o rosto arredondado, tendência à obesidade e retenção de líquidos. O indivíduo também está propício a desenvolver hipertensão, fraqueza, depressão, acne, excesso e crescimento de pêlos. E infecções por fungo ou bactérias agravam-se com a superingestão de corticóide porque eles inibem as defesas do organismo.

* Glaucoma
“Colírios antibióticos desequilibram a flora normal da superfície ocular, predispondo ao aparecimento de infecções graves com microrganismos resistentes. O uso de corticosteróides pode desencadear catarata e glaucoma. Os colírios anestésicos lesam a córnea, desencadeando úlceras e inflamações”, alerta Denise de Freitas, médica do departamento de Oftalmologia da Unifesp.

Pingar soluções caseiras como água com sal ou açúcar, segundo a médica, agrava o quadro, não somente por adiar o tratamento correto, mas porque transmite uma infecção ou gera queimadura nos olhos. “Um paciente que pingava limão nos olhos contra conjuntivite precisou de transplante de córnea. Vários outros chegam ao meu consultório praticamente cegos, por uso inadvertido de colírios”.

REVISTA VIVA SAÚDE

Adeptos contam benefícios do vegetarianismo

Agência Estado

Adeptos contam benefícios do vegetarianismo Por Equipe AE São Paulo, 02 (AE) - Banir o bife do prato, encher a geladeira de maçãs, alface e legumes. À primeira vista, o vegetarianismo parece ser apenas isso: uma dieta simples, cujo sucesso depende só de resistir às tentações da carne.
Ser vegetariano, contudo, é uma opção mais complexa. Palavra de especialista. "Tirar a carne do cardápio não é garantia de alimentação saudável", diz o nutricionista George Guimarães, pesquisador do tema.

Para preservar a saúde, o vegetariano deve se informar sobre o valor nutritivo dos alimentos, sozinho ou por meio de profissionais, de modo que consiga balancear sua refeição. "É trabalhoso, mas perfeitamente viável para todos: de atletas a executivos", garante Guimarães. Experiência no assunto não lhe falta. Vegetariano desde os quatro anos, criou os filhos Lucas, 9 anos, e Lucius, 8, na mesma linha.

Os meninos da família Guimarães seguiram a linha vegana, uma das mais restritivas entre os vegetarianos, até os quatro anos: esse cardápio exclui, além das carnes, ovos e produtos à base de leite. "Por decisão da mãe, motivada pelo aspecto social, hoje eles são ovolactovegetarianos. Passaram a surgir situações complicadas: como ignorar o bolo da festinha do amigo, o queijo no macarrão na casa do colega?", indaga.

Para Guimarães, crianças são mais sensíveis à questão. "Quando me dei conta de que comia bichos mortos, fiquei confuso", lembra. O entretenimento infantil, aliás, já detectou esse viés emocional. No desenho "Procurando Nemo" há até um tubarão vegetariano. Em "A Fuga das Galinhas", é impossível não vibrar quando as penosas vão à forra contra uma cruel exploradora de aves. Para os crescidinhos, vale a postura de Lisa, a pequena notável de "Os Simpsons", que se recusa a comer ‘bichos mortos’.

Mesmo para um especialista em nutrição, apto a executar combinações certeiras entre os alimentos, há tarefas desafiadoras quando se trata de vegetarianismo. A principal delas é garantir o suprimento da vitamina B12. "Recomendamos, sobretudo ao vegano, fazer a suplementação da vitamina. Quanto ao ferro, feijão, melado de cana e castanhas são boas fontes."

A orientação dietética de Guimarães encontra respaldo nas conclusões de vários profissionais da área médica: é consenso entre eles que a manutenção da saúde não depende do consumo de carne. Vegetarianos bem-informados costumam ser, aliás, menos suscetíveis a doenças cardiovasculares, diabete e certos tipos de câncer do que carnívoros.

Aliado à motivação nutricional, o argumento ecológico embutido na abstenção de carne tem ajudado a esverdear o prato de muita gente. Acusado de incentivar a devastação florestal e o efeito estufa, o comércio de carne tem recebido ataques até da ONU. No mês passado, a BBC divulgou um pronunciamento de seu principal cientista climático, Rajendra Pachauri, sobre o tema: "Comam menos carne. As pessoas estão reduzindo as jornadas de carro, ansiosas sobre suas pegadas de carbono, mas não percebem que mudar o que está no prato pode ter efeito maior", disse.

No Brasil, o estilo verde tem despertado interesse. Segundo dados do grupo francês Ipsos, líder em pesquisas de opinião, 28% das pessoas entrevistadas no País disseram que "têm procurado comer menos carne". Se o consumidor quer, o mercado oferece. O Carrefour, por exemplo, investe na linha Viver, com alimentos orgânicos, dietéticos ou à base de soja. Criada em 2006 com 80 produtos, dispõe hoje de 290 itens. Marcas famosas, como Sadia e Perdigão, já têm versões naturebas de suas delícias: de lasanhas sem queijo a hambúrguer de soja.

Veteranos do vegetarianismo, que descobriram o poder da comida da terra muito antes de a dieta cair nas graças de artistas e virar moda, comemoram o crescimento da onda verde. É o caso da cantora Patrícia Marx, que se interessou pelo assunto há 17 anos. "Há cinco anos não tinha isso tudo, ser vegetariano era mais difícil. O que me tocou, no início, foi o sofrimento dos animais, mas apesar da minha convicção, não fico fazendo sermão. Conto, porém, dos benefícios, inclusive estéticos: perdi sete quilos que jamais recuperei ao adotar essa dieta. Minha digestão melhorou, as dores de estômago sumiram", relata.

Patrícia aderiu ao vegetarianismo de modo gradual. Aboliu primeiro a carne vermelha e, há nove anos, quando engravidou de Arthur, excluiu também aves e peixes. "Ficou mais fácil ser vegetariano. Encontro dezenas de restaurantes, há sanduíches vegetarianos até no supermercado. Esse estilo de vida vem conquistando o Brasil. Em 2002, quando morei em Londres, já havia até peito de peru feito de soja!", lembra.

A ONU estima que 10% dos ingleses sejam vegetarianos. Para o Brasil, faltam dados específicos sobre o mundo verde. Há, porém, indicativos do crescente interesse pelo tema. "Recebo cerca de 5 mil visitas diárias em meu site, o vegetarianismo (www.vegetarianismo.com.br).Vejo uma demanda cada vez maior por informações", diz a socióloga Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Marly é gaúcha e aboliu a proteína animal há 25 anos, mas conta que antes foi até churrasqueira. "Tenho marca de cortes nos dedos. Quando mudei a dieta, vivia tendo de justificar minha escolha, me sentia um ET. Hoje é diferente: as pessoas é que tentam explicar porque ainda comem animais."
Para evitar discussões indigestas, Marly escreveu em 1997 um livro introdutório ao assunto:
"Vegetarianismo - Elementos para uma conversa sobre". "Não gosto de patrulha. É preciso respeitar os demais. As pessoas já estão percebendo que há mais boi que gente no mundo. São 200 milhões! Falta conhecerem outros dados. Em estudos da SBV vimos, por exemplo, que o bandejão vegetariano traria uma economia de 30% para as empresas."

No lar da apresentadora Fernanda Lima, o cardápio é meio a meio. "Só eu sou vegetariana. Meus filhos já começam a comer papinha de legumes cozidos em caldo de carne, mais tarde poderão escolher como querem se alimentar. Não é fácil ser vegetariano quando o sistema empurra você para o consumo exagerado de carnes. Essa foi uma das razões que me levaram a abrir o restaurante Maní, com 50% de opções vegetarianas e outros 50% de pratos com carnes", conta.

Gaúcha, Fernanda é vegetariana há cinco anos e ainda se esforça para resistir aos prazeres da carne. "Foi difícil abandonar antigos hábitos. Gosto de churrasco e quando sinto o cheirinho me dá tanta vontade! O que incomoda é não saber quanto de hormônio é colocado nas carnes e quantas vezes aquilo já foi congelado e descongelado até chegar ao prato. Ao engravidar, senti muito desejo de carne e comi bastante. Aí, passava o dia sentindo um peso indigesto", lembra. Ela percebeu, então, que a carne já passou do ponto em sua vida. "Sem carnes a digestão fica rápida e o intestino funciona perfeitamente", conclui.

Para vegetarianos mais recentes, como Luis Godoy, 21 anos, que aderiu ao estilo há três anos, a geladeira sem carnes simboliza mais que uma dieta. Trata-se de um estilo de vida. "Vai além da tortura animal. O vegano colabora com o meio ambiente e com seu próprio corpo. Sinto a diferença na respiração, disposição e até no crescimento pessoal. Basta querer: hoje há muita informação."

Amigos do publicitário Fábio Chaves, 26 anos, podem obter dados instantâneos sobre vegetarianismo. "Trago no bolso um folheto que fiz com dados da ONU. Não fico constrangido com piadas, o humor traz a chance de iniciar o assunto. Quando me perguntam sobre o porquê de não comer animais, eu rebato com outra questão: afinal, por que comê-los?"

STF decide sobre pesquisa com embrião


Midiacon

Estadão
O julgamento da constitucionalidade do artigo da Lei de Biossegurança que trata das pesquisas científicas com células-tronco embrionárias no Supremo Tribunal Federal (STF) não será um "Fla-Flu", como disse um ministro, ou um "Palmeiras e Corinthians", ...
Brasil/Supremo vai julgar hoje liberação das pesquisa Correio da Bahia
STF retoma julgamento sobre células-tronco nesta quarta-feira Folha Online
JB Online - JC OnLine - Agência Brasil - O Globo Online
todos os 175 relacionados »

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Células-tronco: A medicina do futuro


Antonio Carlos Campos de Carvalho
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
As células-tronco embrionárias
As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos. Essas células são conhecidas pela sigla ES, do inglês embryonic stem cells (células-tronco embrionárias), e são denominadas pluripotentes, pois podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas também podem se diferenciar se forem modificadas as condições de cultivo (figura 3). De fato, é preciso cultivar as células ES sob condições muito especiais para que proliferem e continuem indiferenciadas, e encontrar essas condições foi o grande desafio vencido pelos cientistas.


Figura 3: As células-tronco embrionárias são denominadas pluripotentes, porque podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas se diferenciam se forem alteradas as condições de cultivo.
Outra característica especial dessas células é que, quando reintroduzidas em embriões de camundongo, dão origem a células de todos os tecidos de um animal adulto, mesmo as germinativas (óvulos e espermatozóides). Apenas uma célula ES, no entanto, não é capaz de gerar um embrião. Isso significa que tais células não são totipotentes, como o óvulo fertilizado.

A disponibilidade de células ES de camundongos tornou corriqueira a manipulação genética desses animais. A possibilidade de introduzir ou eliminar genes nas células ES in vitro e depois reimplantá-las em embriões permitiu gerar camundongos transgênicos (que expressam genes exógenos) e knockouts (que não têm um ou mais genes presentes em animais normais) essenciais para muitas pesquisas (figura 4). As células-tronco modificadas podem originar até células germinativas nos animais transgênicos adultos, permitindo em muitos casos a sua reprodução. Esses animais têm ajudado a caracterizar muitas doenças humanas resultantes de alterações genéticas.


Figura 4: Introduzindo ou eliminando genes nas células ES in vitro e em seguida reimplantando-as em embriões foi possível gerar camundongos transgênicos (que expressam genes exógenos) e knockouts (que não têm ou não expressam um ou mais genes presentes em animais normais).
O fato de as células ES reintroduzidas em embriões de camundongo gerarem tipos celulares integrantes de todos os tecidos do animal adulto revela que elas têm potencial para se diferenciar também in vitro em qualquer desses tipos, de uma célula da pele a um neurônio. Na verdade, vários laboratórios já conseguiram a diferenciação de células ES de camundongos, em cultura, em tipos tão distintos quanto as células hematopoiéticas (precursoras das células sangüíneas) e as do sistema nervoso (neurônios, astrócitos e oligodendrócitos), entre outras (figura 5).


Figura 5: Estudos em laboratórios de vários países já conseguiram que as
células-tronco embrionárias se diferenciassem, em cultura, em diversos tipos celulares.
A capacidade de direcionar esse processo de diferenciação permitiria que, a partir de células-tronco embrionárias, fossem cultivados controladamente os mais diferentes tipos celulares, abrindo a possibilidade de construir tecidos e órgãos in vitro, na placa de cultura, tornando viável a chamada bioengenharia.

Esse sonho biotecnológico tornou-se um pouco mais real em 1998, quando o biólogo James Thomson e sua equipe conseguiram, na Universidade de Wisconsin (Estados Unidos), imortalizar células ES de embriões humanos. No mesmo ano, também foram imortalizadas células embrionárias germinativas humanas (EG, do inglês embryonic germ cells), derivadas das células reprodutivas primordiais de fetos, pelo embriologista John Gearhart, da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) e equipe. Como as ES, as EG também são pluripotentes, ou seja, podem gerar qualquer célula do organismo adulto.

A disponibilidade de células ES e EG humanas abriu horizontes impensáveis para a medicina, mas também trouxe complexos problemas ético-religiosos. Se já podemos imaginar o cultivo de células ES humanas gerando neurônios em cultura, que substituiriam células nervosas danificadas em doenças como as de Parkinson e de Alzheimer, não podemos esquecer que esse cultivo é feito a partir de células retiradas de embriões humanos, e para isso eles precisam ser sacrificados. Além disso, com a disponibilidade de células ES humanas e com as experiências de transferência nuclear, a clonagem de seres humanos tornou-se uma possibilidade cada vez mais real.

Diante de questões tão polêmicas, é preciso que a sociedade como um todo se manifeste, através de seus legisladores, e defina o que é socialmente aceitável no uso de células-tronco embrionárias humanas para fins médicos. Inaceitável é impedir o progresso científico baseado na premissa de que o uso do conhecimento pode infringir conceitos religiosos ou morais. O Congresso dos Estados Unidos parece ter chegado a essa conclusão ao autorizar recentemente o uso de células ES humanas nas pesquisas financiadas pelo National Institutes of Health (NIH).

STF retoma julgamento sobre uso em pesquisa


BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, depois de amanhã, o julgamento para definir se o Brasil poderá ou não investir em pesquisas com células-tronco originárias de embriões. A mesma polêmica já foi enfrentada de diversas formas por outros países. Na maioria deles, a pesquisa ganhou. Um levantamento feito pela ONG Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, com recursos do Ministério da Saúde, mostra que, dos 26 países _ incluindo o Brasil _ que hoje têm condições e investem em pesquisas com células-tronco, apenas dois, Itália e Noruega, proíbem o uso de embriões completamente.

É na Alemanha que foi encontrada pela Anis a solução mais restritiva fora a proibição. Ainda sob os efeitos das manipulações genéticas ocorridas no período nazista, o governo alemão autorizou as pesquisas, desde que feitas com linhagens importadas de embriões e não embriões alemães. A Alemanha é o único país com esse grau de restrição nas pesquisas, mas também o financiamento federal nos Estados Unidos criou esse mesmo tipo de limite, influenciado por grupos religiosos. No entanto, é apenas o financiamento federal americano para pesquisas que só permite o uso de linhagens importadas. Vários estados usam seus próprios recursos para pesquisas com embriões americanos, assim como empresas privadas têm financiado trabalhos.

Religião - A vinculação com a questão religiosa está no centro do debate brasileiro. Autorizada em 2005 pela Lei Nacional de Biossegurança, a pesquisa no Brasil foi questionada por uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo então procurador geral da República Cláudio Fonteles. Católico fervoroso, Fonteles alegou que a Constituição Brasileira defende a integridade da vida _ que, para os católicos, começa no momento da concepção. É essa a visão que terminou por predominar, por exemplo, na Itália, sede da Igreja Católica, onde as pesquisas são proibidas em qualquer formato.

Na América Latina praticamente ficou de fora da pesquisa por falta não apenas de legislação, mas de trabalhos significativos nessa área. A exceção, como o Brasil, é o México, que autoriza a pesquisa. Uma das hipóteses levantada pelos pesquisadores é, primeiro lugar, a falta de competência técnica para conduzir pesquisas a ponto de haver um interesse na criação de uma legislação. A segunda possibilidade seria justamente a força da religião nesses países. O material preparado pela Anis foi entregue ontem aos ministros do STF, que irão retomar a votação depois de amanhã. Ele foi feito, com recursos do Ministério da Saúde, para auxiliar na tomada de decisão de uma lei que está parada desde 2005. A posição do governo federal _ que apoiou a aprovação da lei, depois sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva _ é amplamente favorável às pesquisas. (AE)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Beba água com estômago vazio


Hoje é muito popular no Japão beber água imediatamente após levantar, na parte da manhã. Além disso, a evidência
científica tem demonstrado estes valores.

Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.

Para idosos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedida. Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.


Método de tratamento:

1. Na parte da manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 x 160ml copos de água.
2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos.
3. Após 45 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.
6. O método de tratamento cura doenças e outros podem desfrutar de uma vida mais saudável.


A lista que se segue apresenta o número de dias que requer tratamento para curar/controle/reduzir as principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias 2. Gastrite - 10 dias 3. Diabetes - 30 dias 4. Obstipação - 10 dias 5. Câncer - 180 dias 6. TB - 90 dias? 7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento para apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.


Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar
frequentemente. É melhor, se continuarmos com o tratamento, porque este procedimento funciona como uma rotina de
nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.

Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria. Talvez tenha chegado o
momento de mudar seus hábitos de água potável para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar...

Para quem gosta de beber água fria, esta seção aplica-se a eles.

É bom beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição, porém, a água fria ou bebida fria solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.

Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto danificada o intestino. Muito em breve, isso vai se transformar em gordura e pode nos levar ao câncer. É melhor tomar uma sopa quente ou água quente após cada refeição.

Nota muito grave - perigoso para o coração:

As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo. Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco. Náuseas e sudorese intensa são sintomas muito comuns. 60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem é não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo. Sejamos cuidadosos e estamos vigilantes. Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência..

Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, enviá-la a pelo menos uma das pessoas que conhece, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Clonar animais extintos é possível, mas improvável, sugerem estudos


Agora MS


Globo
Devagar e sempre, a biologia molecular está chegando cada vez mais perto do sonho de recriar um animal extinto. O último feito do tipo, anunciado nesta semana, envolveu o tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus), uma espécie de lobo marsupial da ...
Cientistas reativam DNA de mamífero extinto O Globo Online
Cientistas 'ressuscitam' gene de tigre O Estado de São Paulo
AFP - Diário de Notícias - Lisboa
todos os 27 relacionados »

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Células-tronco: A medicina do futuro



Antonio Carlos Campos de Carvalho
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

As células-tronco embrionárias

As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos. Essas células são conhecidas pela sigla ES, do inglês embryonic stem cells (células-tronco embrionárias), e são denominadas pluripotentes, pois podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas também podem se diferenciar se forem modificadas as condições de cultivo (figura 3). De fato, é preciso cultivar as células ES sob condições muito especiais para que proliferem e continuem indiferenciadas, e encontrar essas condições foi o grande desafio vencido pelos cientistas.

Figura 3: As células-tronco embrionárias são denominadas pluripotentes, porque podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas se diferenciam se forem alteradas as condições de cultivo.

Outra característica especial dessas células é que, quando reintroduzidas em embriões de camundongo, dão origem a células de todos os tecidos de um animal adulto, mesmo as germinativas (óvulos e espermatozóides). Apenas uma célula ES, no entanto, não é capaz de gerar um embrião. Isso significa que tais células não são totipotentes, como o óvulo fertilizado.

A disponibilidade de células ES de camundongos tornou corriqueira a manipulação genética desses animais. A possibilidade de introduzir ou eliminar genes nas células ES in vitro e depois reimplantá-las em embriões permitiu gerar camundongos transgênicos (que expressam genes exógenos) e knockouts (que não têm um ou mais genes presentes em animais normais) essenciais para muitas pesquisas (figura 4). As células-tronco modificadas podem originar até células germinativas nos animais transgênicos adultos, permitindo em muitos casos a sua reprodução. Esses animais têm ajudado a caracterizar muitas doenças humanas resultantes de alterações genéticas.


Figura 4: Introduzindo ou eliminando genes nas células ES in vitro e em seguida reimplantando-as em embriões foi possível gerar camundongos transgênicos (que expressam genes exógenos) e knockouts (que não têm ou não expressam um ou mais genes presentes em animais normais).

O fato de as células ES reintroduzidas em embriões de camundongo gerarem tipos celulares integrantes de todos os tecidos do animal adulto revela que elas têm potencial para se diferenciar também in vitro em qualquer desses tipos, de uma célula da pele a um neurônio. Na verdade, vários laboratórios já conseguiram a diferenciação de células ES de camundongos, em cultura, em tipos tão distintos quanto as células hematopoiéticas (precursoras das células sangüíneas) e as do sistema nervoso (neurônios, astrócitos e oligodendrócitos), entre outras (figura 5).




Figura 5: Estudos em laboratórios de vários países já conseguiram que as
células-tronco embrionárias se diferenciassem, em cultura, em diversos tipos celulares.

A capacidade de direcionar esse processo de diferenciação permitiria que, a partir de células-tronco embrionárias, fossem cultivados controladamente os mais diferentes tipos celulares, abrindo a possibilidade de construir tecidos e órgãos in vitro, na placa de cultura, tornando viável a chamada bioengenharia.

Esse sonho biotecnológico tornou-se um pouco mais real em 1998, quando o biólogo James Thomson e sua equipe conseguiram, na Universidade de Wisconsin (Estados Unidos), imortalizar células ES de embriões humanos. No mesmo ano, também foram imortalizadas células embrionárias germinativas humanas (EG, do inglês embryonic germ cells), derivadas das células reprodutivas primordiais de fetos, pelo embriologista John Gearhart, da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) e equipe. Como as ES, as EG também são pluripotentes, ou seja, podem gerar qualquer célula do organismo adulto.

A disponibilidade de células ES e EG humanas abriu horizontes impensáveis para a medicina, mas também trouxe complexos problemas ético-religiosos. Se já podemos imaginar o cultivo de células ES humanas gerando neurônios em cultura, que substituiriam células nervosas danificadas em doenças como as de Parkinson e de Alzheimer, não podemos esquecer que esse cultivo é feito a partir de células retiradas de embriões humanos, e para isso eles precisam ser sacrificados. Além disso, com a disponibilidade de células ES humanas e com as experiências de transferência nuclear, a clonagem de seres humanos tornou-se uma possibilidade cada vez mais real.

Diante de questões tão polêmicas, é preciso que a sociedade como um todo se manifeste, através de seus legisladores, e defina o que é socialmente aceitável no uso de células-tronco embrionárias humanas para fins médicos. Inaceitável é impedir o progresso científico baseado na premissa de que o uso do conhecimento pode infringir conceitos religiosos ou morais. O Congresso dos Estados Unidos parece ter chegado a essa conclusão ao autorizar recentemente o uso de células ES humanas nas pesquisas financiadas pelo National Institutes of Health (NIH).

Cientistas reativam DNA de mamífero extinto


Em Tempo Real

O Globo Online
Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, reativaram um fragmento de DNA de um animal extinto, o Tigre da Tasmânia. Eles extraíram material genético de um animal da espécie que vinha sendo preservado em um museu há 100 anos e implantaram o ...
Cientistas 'ressuscitam' gene de tigre O Estado de São Paulo
Cientistas ressuscitam gene do extinto tigre-da-Tasmânia AFP
Diário de Notícias - Lisboa
todos os 25 relacionados »

AFP
ONU busca acordo para conter extinções antes de 2010
Estadão
BONN - A 9ª Conferência das Partes (COP9) da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB) começou nesta segunda-feira, 19, em Bonn (Alemanha) com a missão de criar um novo documento para preservar a biodiversidade e cumprir o objetivo ...
ONU realiza conferência sobre biodiversidade na Alemanha AFP
Indústria farmacêutica é criticada por não dividir lucros com ... O Globo Online
Público.pt - DW-World Brazil - AFP
todos os 11 relacionados »

Grã-Bretanha rejeita proibição a pesquisas com embriões híbridos


BBC

Os membros da Câmara Baixa do Parlamento britânico rejeitaram nesta segunda-feira uma proposta que pretendia proibir a realização de pesquisas com embriões híbridos, formados a partir da fusão de estruturas humanas e de origem animal.

A emenda analisada pela Câmara dos Comuns recebeu 336 votos contra e 176 a favor e provocou um intenso debate.

De um lado, a ministra-adjunta britânica de Saúde, Dawn Primarolo, disse que pesquisas com esses embriões podem levar a avanços no tratamento de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

Do outro, parlamentares contrários a esse tipo de pesquisa disseram que a prática coloca em risco a dignidade da vida humana.

A criação dos embriões híbridos havia sido autorizada pela Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia (HFEA, na sigla em inglês) da Grã-Bretanha em setembro de 2007.

A lei confirmada pelos parlamentares nesta segunda-feira autoriza e regula as pesquisas em embriões formados a partir de óvulos animais nos quais foram inseridos núcleos de células humanas.

Esses embriões poderão ser mantidos em laboratório por 14 dias, durante os quais será permitido extrair as chamadas células-tronco - que têm o potencial de se transformar em células de qualquer tecido.

Atualização das leis

Primarolo ressaltou que, para que seja realizada qualquer tipo de pesquisa com os embriões em questão, os interessados precisarão convencer a HFEA de que a pesquisa é "necessária ou desejável" e garantiu que nenhum embrião será implantado no útero de uma mulher ou animal.

Mas o parlamentar de oposição Edward Leigh, que apresentou a emenda contra a proposta, disse que não acreditar que a regulamentação desse tipo de pesquisa é suficiente.

"Nos embriões, temos a configuração genética completa de um ser humano e não podemos, nem devemos, fundi-la com a de um animal", afirmou Leigh.

A votação foi a primeira de uma série prevista nesta semana em que parlamentares vão decidir aspectos-chave relacionados à produção de embriões e à reprodução humana.

O Parlamento britânico está atualizando um conjunto de leis aprovado em 1990, passando a considerar os mais recentes avanços da ciência.

Ainda nesta segunda-feira, parlamentares deveriam se pronunciar sobre o desenvolvimento de embriões geneticamente selecionados para produzir tecidos saudáveis compatíveis com irmãs e irmãos que sofrem de algum tipo de mal genético que poderia ser amenizado com transplantes.

Na terça-feira, será debatida uma proposta acaba com a necessidade de que crianças nascidas em tratamentos de fertilidade tenham um pai - uma proposta que poderia facilitar o caminho para casais de lésbicas e mulheres solteiras terem um filho.

Um outro projeto que será colocado em votação diminui o prazo limite atual de 24 semanas para a realização de abortos.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

terça-feira, 20 de maio de 2008

Brócolis pode reverter danos do diabetes ao coração


Fonte G1 - 13/08/2008

Composto do vegetal reduz danos causados por excesso de açúcar a vasos e células.

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que o brócolis pode reverter danos causados pelo diabetes aos vasos sangüíneos do coração.

A equipe, da Universidade de Warwick, acredita que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e de moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar.

Segundo os especialistas, os diabéticos têm até cinco vezes mais chances de desenvolver doenças vasculares, como ataques cardíacos e infartos, ambos ligados ao mau funcionamento dos vasos sangüíneos.

O estudo, divulgado na publicação científica Diabetes, testou os efeitos do sulforafano em células dos vasos sangüíneos danificadas por altos níveis de glicose (hiperglicemia), associados a diabetes.

Eles verificaram que o composto encontrado no brócolis reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio (ROS, na sigla em inglês), produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar.

Segundos os especialistas, essas moléculas danificam as células humanas.

Eles também descobriram que o sulforafano ativou uma proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes.

O coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes.

"No futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolis e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode se traduzir em benefícios para os que sofrem da doença. Esperamos que sim", disse o pesquisador.

domingo, 18 de maio de 2008

Vinte e uma maneiras de tornar a vida melhor

Cuidar do corpo e da mente, fortalecer os laços sociais, confira as nossas dicas e decida o seu caminho
Conversamos com especialistas em saúde e bem-estar, gente habituada a apontar caminhos para uma vida mais feliz. Eis o resultado. Leia as dicas e, claro, fique à vontade para criar os seus próprios caminhos.

1. Cuide do seu corpo. Manter o peso sob controle, os índices de colesterol em níveis aceitáveis, consultar o médico periodicamente para exames de rotina são cuidados que podem garantir boa vida e alguns anos a mais.

2. Selecione o que vai à mesa. E não sente em qualquer mesa. A hora da refeição é sagrada. Por isso, não descuide. Lembre-se do que ouvia quando era criança: mastigue bem os alimentos, coma sem pressa, só coloque no prato o que vai dar conta de ingerir.

3. Não desperdice. E repita como um mantra: desperdiçar compromete a vida no planeta, a sua e as futuras gerações. Aproveite para reaproveitar. E a regra vale para tudo. Até mesmo para as relações humanas.

4. Consuma menos. Você consegue. Vá lá que uma casa bonita, uma conta polpuda, uma carteira recheada e um carro cheirando a novo garantem certostatus. Mas não transforme bens em razão de felicidade. Eles proporcionam conforto. Nada além disso.

5. Família é importante. A convivência é delicada, mas quem vive sem os parentes? Relativize. Manter projetos comuns com o cônjuge, os filhos, os irmãos ajuda a fortalecer os laços e as afinidades. Além disso, divida seus projetos. O apoio mais forte, com certeza, virá de dentro de casa.

6. Diante de conflitos, reflita, pondere, negocie. As crises, em geral, não mandam aviso prévio. Quando elas surgem, quanto mais serenidade, melhores serão os defechos.

7. Trate bem o seu chefe. Por que não? Aproveite para aprender e exercitar a tolerância. Manter boas relações na empresa torna o ambiente mais acolhedor e o trabalho mais produtivo.

8. Cultive o bom convívio social, faça amigos. Valorize os bons, os leais, os antigos. Mas abra o peito para os que virão.

9. Tente não ficar preso a uma só tribo. A troca de experiências com pessoas de outras faixas etárias pode ser muito gratificante. Quem já passou dos 50 pode se sentir revigorado em contato com crianças e adolescentes. Imagine um bebê que começa a andar ou um adolescente apaixonado?

10. Na medida do possível, dedique um tempo para atividades prazerosas. Encontrar os amigos, ler um bom livro, ouvir música. Tudo que é realizado com prazer nos traz momentos felizes. Ou não faça nada. Descansar também é importante.

11. Aprenda e faça coisas novas. Mas apenas se você realmente estiver disposto. Nada de seguir modismos. Escolha bem. Pense no que você se sentirá bem fazendo. Mas não tenha medo das descobertas. Você pode se surpreender fazendo coisas que nem imaginava ser capaz de realizar.

12. Se tiver paciência, dinheiro e vontade, adote um animal de estimação. Ele será sempre uma ótima companhia. Principalmente naqueles dias em que você não estiver bem, os amigos não estiverem disponíveis e a vizinhança em férias. E ainda pode fazê-lo dar boas voltas pelo quarteirão. Caminhar fará bem a ambos.

13. Você fuma? Tente parar. Diminuir o ritmo já alivia. Senão os danos, pelo menos a culpa.

14. Evite bebida alcoólica. Ah, mas uma taça de vinho tinto por dia pode? É o que os especialistas recomendam.

15. Experimente a meditação. Ela ajuda a manter a mente quieta e a relaxar a alma.

16. Faça uma aula experimental de yoga. Você vai gostar e, um dia, vai querer mais e retornar.

17. Estabeleça conexões com o divino. Cultivar a espiritualidade é bom, inclusive para manter a saúde. E você não precisa freqüentar templos.

18. Durma. O suficiente para você se sentir bem. A quantidade de horas é o seu corpo que vai determinar.

19. Fique sozinho de vez em quando. Mas não dispense a companhia de quem você ama.

20. Essa, para o bem de todos, é para seguir: seja gentil. Pesquisas mostram que as atitudes gentis permitem a liberação de endorfinas no corpo, capazes de provocar no indivíduo uma sensação de alegria, que pode se transformar em calma e bem-estar.

21. E não esqueça: a grama do vizinho é apenas diferente da sua. Não é melhor nem pior. Seja solidário, estenda a mão sempre que puder. Mas lembre-se de cuidar do seu próprio quintal.

Antibiótico pode diminuir tempo para tratar tuberculose


SRZD


A Tarde On Line
Uma pesquisa do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou resultados promissores na redução do tempo de tratamento da tuberculose, de seis meses para dois meses. A longa duração da terapia é a principal ...
Entenda a crise que atinge o Hospital do Fundão O Globo Online
Estudantes protestam contra situação do hospital universitário no Rio Folha Online
JB Online - Globo - O Tempo - Agência Brasil
todos os 58 relacionados »


UEA realiza Seminário no Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Portal Amazônia
MANAUS - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realiza nesta segunda (19), o Seminário do Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O evento acontecerá durante todo o dia, no auditório da Reitoria da UEA, avenida Djalma Batista, 3.578, Flores. ...
Atividade hoje em Ceilândia ComuniWEB
UNESP de Assis realiza eventos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial Universia Brasil
João Pessoa Governo Municipal - O Diário do Norte do Paraná (Assinatura) - O Documento - Repórter Diário
todos os 10 relacionados »



Estatura ajudou primatas a viver em árvores, diz estudo


Globo


O Globo Online
Cientistas dos Estados Unidos anunciaram ter concluído que a estatura pode ter permitido que pequenos primatas, ancestrais dos seres humanos, passassem a habitar as copas das árvores - uma mudança decisiva que ocorreu há cerca de 65 milhões de anos. ...
Para primatas pequeninos, vale mais a pena escalar do que andar Globo
Tamanho fez primata viver em árvore veja on-line (Assinatura)
RTP
todos os 12 relacionados »

sábado, 17 de maio de 2008

Abertas inscrições para prêmio em ações em DST


Agência de Notícias da Aids


Alemtemporeal
O Programa Nacional de DST/Aids anuncia prêmios para experiências bem sucedidas no controle das DST e da transmissão vertical da sífilis. As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de junho. Os candidatos poderão obter a ficha de inscrição eo modelo ...
PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS DE SÃO PAULO REALIZA AÇÃO DE ... Agência de Notícias da Aids
Saúde pública Diário do Nordeste (Assinatura)
todos os 14 relacionados »

Secretaria da Saúde libera R$ 13 mi a hospitais de SP


Bom Dia Rio Preto


A Tarde On Line
A Secretaria da Saúde paulista anunciou hoje a liberação de R$ 13 milhões para 334 entidades do Estado, entre santas casas, hospitais filantrópicos e unidades da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O dinheiro permitirá o pagamento de ...
Estado repassa R$ 13 milhões para santas casas em SP JB Online
Santas Casas discutem saída para as dívidas Cosmo Online
Bom Dia Rio Preto
todos os 9 relacionados »



A Capa
Atos públicos marcam "Dia Internacional Contra a Homofobia" no Brasil
Folha Online
Neste sábado (17), o mundo comemora o "Dia Internacional Contra a Homofobia". A data (17 de maio) foi escolhida para lembrar quando, em 1990, a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. ...
Chile terá plano de saúde gratuito para transexuais A Capa
PAÍSES DAS AMÉRICAS LANÇARAM PROGRAMAS PARA MELHORAR ATENÇÃO EM ... Agência de Notícias da Aids
todos os 3 relacionados »

Midiacon
Obesidade contribui para aquecimento global, diz estudo; calcule ...
Folha Online
Não bastassem os riscos que trazem para a própria pessoa, a obesidade agora é vista como uma vilã do planeta. Segundo um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, o excesso de peso contribui para o aquecimento global. ...
Culpa é dos obesos, diz estudo Abril
Estudo sugere que obesos contribuem para crise alimentar O Globo Online
todos os 14 relacionados »



Bahia vacina 900 mil idosos contra gripe e bate meta


Bondenews

A Tarde On Line
Até esta sexta-feira, 16, último dia da campanha nacional de vacinação de idosos contra gripe, 903.995 pessoas acima de 60 anos foram imunizadas na Bahia, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O número representa 82,18% ...
Vacinação atende 74% dos idosos no estado Diário de Natal
Quatorze estados eo DF já cumpriram meta de vacinação do idoso JB Online
Globo - TV Canal 13 - Amambaí News - João Pessoa Governo Municipal
todos os 388 relacionados »

SRZD
Entenda a crise que atinge o Hospital do Fundão
O Globo Online
RIO - Houve um tempo em que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão) era referência para a população e chegava a atender, por mês, a 25 mil pacientes. Nos últimos tempos, porém, vem passando por uma de suas piores crises, ...
Estudantes protestam contra situação do hospital universitário no Rio Folha Online
Hospital do Fundão pede socorro e protesta SRZD
JB Online - Globo - Agência Brasil - A Tarde On Line
todos os 36 relacionados »

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cafeína e Diabéticos

Uma dieta sem consumo de cafeína poderá ajudar a controlar o nível de açúcar nos diabéticos tipo II, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos.
Um aumento do nível da glicose pode estar associado à cafeína que transporta a glicose e que pode activar a libertação de adrenalina, o que contribui para o aumento do nível de açúcar.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Queda de doações de sangue coloca vidas em risco


Ponta Porã News


Ponta Porã News
A falta de hábito em doar sangue está colocando vidas em risco em Campo Grande. Nesta semana, duas cirurgias foram adiadas até que o Hemosul encontrasse doadores. Segundo a assistente de Serviço de Saúde da Hemosul, Inês Fernandes dos Santos, ...
Hemosul ainda necessita de sangue RH negativo Agora MS
Paciente precisa fazer cirurgia com urgência, mas não há sangue Midiamax
Maringá News
todos os 4 relacionados »

Celesc lança campanha de doação voluntária em prol da Apae
Folha Blumenauense
A noite desta quarta-feira, dia 14, será de muitas comemorações para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau. A Celesc lança, às 18 horas, a campanha de doação voluntária na fatura mensal em prol da entidade. ...
O parquinho foi reformado pelos voluntários do Projeto Acolher Itu.com.br
Apae será ampliada Correio do Povo do Paraná
EPTV - Estado Atual - Itu.com.br - Estado Atual
todos os 9 relacionados »

Rondoniaovivo

Porto Velho é sede do IV Encontro Multiprofissional em Saúde do ...
Rondo Notícias
Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, por meio da capacitação de profissionais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) irá sediar, em Porto Velho, o IV Encontro ...
Funjope inscreve até a próxima quarta-feira para oficina de teatro João Pessoa Governo Municipal
CEREST/RO promove IV encontro sobre saúde do trabalhador 12/5/2008 ... O Observador
Paulinia news - O Documento
todos os 7 relacionados »

Mix Brasil

Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo
Agência de Notícias da Aids
O impacto provocado pela epidemia no espaço de poucos anos (no Estado de São Paulo, de 1 caso em 1981 para 137.183 casos em 2007, segundo o Programa Estadual de DST/AIDS), associado às circunstâncias inter-individuais nas quais a transmissão ocorre, ...
Último trio elétrico da Parada será supresa, diz APOGLBT Mix Brasil
PEÇA GOOD MORNING SÃO PAULO RECEBE PRÊMIO CIDADANIA EM RESPEITO À ... Agência de Notícias da Aids
Agência de Notícias da Aids
todos os 9 relacionados »



Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.